Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo...

+14
ricardo onga-ku
Sweet Mastering Studio
Admin
manel1
joevalve
Blink
MCA.hifi
bluemonday
Astra
Ouvinte
luis lopes
Orion
Paulo André
EkvalkppK
18 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

cabo - Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo... Empty Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo...

Mensagem  EkvalkppK 8/1/2011, 14:18

Boas! Amigos foristas e entusiastas do DIY!

Vou apresentar aqui a construção passo a passo de um cabo de setor de corrente, qualquer forista pode-se aventurar pelo projeto, visto este ser simples e de utilizar materiais que possam adquirir por baixo custo.

Lista de material: torcida de três condutores de cobre, corda de nylon de alpinista, fita de teflon para canalizador, fita de blindagem de aluminio extraída de um cabo coaxial de RF, manga termo-retrátil com encolhimento de 9,0 a 4,5mm diâmetro, folha de PVC preto para embalagens.

Passo1: fazer torcida dos três condutores elétricos; fase, neutro e terra.
Photobucket
Passo2: cobrir a torcida com a fita de teflon.
Photobucket

Photobucket
Passo3: cobrir o cabo com a fita de alumínio do cabo coaxial, enrolando em sentido contrário da de teflon.
Photobucket

Photobucket
Passo4: enrolar as tiras da folha de PVC preta ao longo cabo, e nas extremidades esticando-a para melhor fixação.
Photobucket
Passo5: colocação da corda de nylon para o acabamento estético.
Photobucket
Passo6: aplicação da manga termo-retrátil e para evitar que o nylon derreta durante este procedimento, enrolar um bocado de fita de teflon nas pontas, visto esta não derreter-se com o calor do chama do maçarico.
Photobucket

Photobucket
Passo7: depois do processo de encolhimento do termo-retrátil, aplicar nas terminações a fita de teflon para o acabamento ficando o cabo com um aspeto muito bonito.
Photobucket

A todos um bom DIY!!!!
EkvalkppK
EkvalkppK
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 363
Idade : 50
Localização : São Miguel - Açores
Ocupação : Técnico Comercial
Interesses : Hi-end, Car audio, DIY, Música com excelente qualidade.
Data de inscrição : 25/02/2009
Pontos/Reputação : 629

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo... Empty Re: Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo...

Mensagem  Paulo André 8/1/2011, 14:27

Os meus parabéns, isso ficou com muito bom aspecto.
E acabadinho já com as fichas? não há aí uma fotozinha?

Só uma dica, no lugar do maçarico pode-se perfeitamente usar um secador de cabelo para encolher a manga termoretrátil.
Paulo André
Paulo André
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 5978
Idade : 51
Localização : Barreiro
Ocupação : Ferroviário
Interesses : Audio DIY
Data de inscrição : 19/12/2007
Pontos/Reputação : 3209

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo... Empty Re: Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo...

Mensagem  EkvalkppK 8/1/2011, 14:33

Paulo André escreveu:Os meus parabéns, isso ficou com muito bom aspecto.
E acabadinho já com as fichas? não há aí uma fotozinha?

Só uma dica, no lugar do maçarico pode-se perfeitamente usar um secador de cabelo para encolher a manga termoretrátil.

Boas Paulo! Um bom ano!!

As fichas ainda não as adquiri, visto estar á procura aqui no mercado, depois coloco fotos das mesmas com o cabo.
Sim tb pode-se utilizar o secador, mas preferi utilizar o maçarico, e tb pode-se utilizar o ferro de soldar encostando a parte anterior do bico.

A simplicidade deste projecto é bem acessível a quem se iniciar no DIY.
EkvalkppK
EkvalkppK
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 363
Idade : 50
Localização : São Miguel - Açores
Ocupação : Técnico Comercial
Interesses : Hi-end, Car audio, DIY, Música com excelente qualidade.
Data de inscrição : 25/02/2009
Pontos/Reputação : 629

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo... Empty Re: Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo...

Mensagem  Orion 8/1/2011, 17:36

Os meus parabéns também amigo EkvalkppK cheers

Que belo trabalho e obrigado pela partilha, pois é esse o espírito deste sector muito especial Very Happy

Um grande bem-haja.

PS - Sim, agora ficamos de água na boca para ver o produto final cabo - Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo... 581248 cabo - Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo... 346205
Orion
Orion
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4626
Idade : 52
Localização : bem localizado
Ocupação : escutophilia
Interesses : so many
Data de inscrição : 28/06/2007
Pontos/Reputação : 2573

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo... Empty Re: Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo...

Mensagem  luis lopes 8/1/2011, 18:07

ficou aí um belo cabinho
cabo - Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo... 403861
luis lopes
luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2877
Idade : 57
Localização : Maiorca F.Foz
Ocupação : Motorista á espera de melhores dias...
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Data de inscrição : 19/04/2009
Pontos/Reputação : 3131

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo... Empty Re: Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo...

Mensagem  Ouvinte 8/1/2011, 18:11

Parabéns pelo belo cabo. Qual o diâmetro dos condutores? 2,5mm?
Ouvinte
Ouvinte
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 87
Idade : 61
Localização : Póvoa de Varzim
Interesses : Música, Literatura, Fotografia
Data de inscrição : 20/09/2010
Pontos/Reputação : 121

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo... Empty Re: Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo...

Mensagem  EkvalkppK 8/1/2011, 20:22

Boa noite a todos!

Aproveito para agradecer as palavras de bom apreço!

Respondendo á questão do forista Ouvinte: os condutores têm diâmetro de 1,5mm medidos aqui com o paquímetro, em questão ao AWG Rating, acho que já vi por aqui uma tabela com esses valores, e optei por cada um dos condutores o comprimento de 1,5mts.

A utilização do cabo, em princípio deverá ser utilizado para a minha fonte Digital, depois de um "tweak" no painel traseiro a colocação de uma ficha de 3 pinos de 10Amp.

Saudações. Até +
EkvalkppK
EkvalkppK
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 363
Idade : 50
Localização : São Miguel - Açores
Ocupação : Técnico Comercial
Interesses : Hi-end, Car audio, DIY, Música com excelente qualidade.
Data de inscrição : 25/02/2009
Pontos/Reputação : 629

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo... Empty Re: Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo...

Mensagem  Astra 9/1/2011, 13:05

Enrolam-se três condutores de secção indefinida com fita de canalizador, embrulha-se tudo isto com revestimento de corda e de repente passamos a ter (a julgar pelas intervenções entusiastas) a “next big thing” dos cabos de alimentação eléctrica. O facto do mercado ter soluções estruturalmente idênticas mais baratas e melhor construídas é completamente irrelevante. Alguém se questionou sobre a fundamentação técnica (se é que existe alguma) que está por detrás desta realização? Que problemas associados à qualidade da energia que chega às fontes de alimentação dos nossos equipamentos ele vem resolver? Quais os parâmetros afectados? A amplitude da onda de tensão ficou mais estável? A distorção harmónica baixou? A banda de variação da frequência fundamental estreitou?

Bem vistas as coisas o cabo até ficou bonitinho… e, provavelmente, ao contrário do que eu pensava, este tópico não tenha nada a ver com Hi-Fi, mas com decoração. Assim sendo as minhas desculpas.

Astra
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 207
Data de inscrição : 03/06/2007
Pontos/Reputação : 84

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo... Empty Re: Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo...

Mensagem  bluemonday 9/1/2011, 16:32

Caro Astra com todo o respeito é um cabo Do it Yourself . Desde que o obreiro goste das melhorias que introduziu no sistema...

Diria que 90% dos projectos DIY que estão na net não são testados cientificamente , daí a experiência empirica que é o DIY.
bluemonday
bluemonday
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2351
Localização : Coimbra
Interesses : audio , vjing
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 571

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo... Empty Re: Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo...

Mensagem  MCA.hifi 10/1/2011, 00:37

Boa Noite

Parabéns ao belíssimo acabamento que o amigo EKval...K deu ao seu cabo.

Quanto ao desempenho, vamos acreditar que melhorou alguma coisa no sistema. Mas deixe que lhe diga, um cabo de rede para fazer diferenças significativas terá que obedecer a estudos e testes que não são assim tão lineares como isso e as questões levantadas pelo amigo Astra são pertinentes e com sentido.
No fundo o amigo fez um esforço e pelos vistos consegui alguns resultados, mas permita que lhe diga, pelo que vejo nas fotos existe aí um lapso fundamental que destinge os cabos estudados dos normais que é no mínimo uma blindagem destinada a impedir a entrada de rádio frequência nos cabos (os melhores normalmente utilizam várias). O meu amigo na realidade utilizou fita de aluminium mas não está ligada a nada e sendo assim nada faz no conjunto dos condutores sendo assim continua a ter um cabo igual aos do mercado dos electricistas.
Certamente que conhece um dos mais populares e funcional cabo de sector de rede, estou a referir-me ao Supra. O Supra tem o mesmo tipo de construção que o meu amigo utilizou (ou vice versa), mas existe um truque que esse cabo tem. Trata-se do "isolamento" do condutor da terra não ser completamente isolante, pois é composto de um material resistivo na ordem de 1M que por contacto tem passagem à blindagem. A Supra foi um dos primeiros, se não o primeiro fabricante de cabos a por a questão dos cabos de sector, e funcionavam bem. Mas havia por de traz um longo e persistente estudo e investigação.
Existem entretanto inúmeras marcas a fabricar cabos de rede, para todos os gostos e bolsas, mas todas elas têm os seus processos de isolamento ou emissão de parasitas existem outras que são pura e simplesmente barretes, enfim há de tudo. Por experiência própria uma coisa eu lhe posso garantir os cabos de rede ou sector são actualmente das peças mais importantes do equipamento, mas têm que ser de qualidade e só obtém resultados satisfatórios se os substituir todos em todos os aparelhos e claro o mesmo problema se põe na régua de tomadas.

No seu caso concreto, vale o amortecimento mecânico que construiu em torno do cabo e isso também é importante.
Para superar o problema que notei haver e na impossibilidade de consegui um condutor com as características do isolamento do condutor da terra da supra, aconselhava-o a introduzir ao longo do cabo um fino fio descarnado antes da fita de aluminium e depois ligar um conjunto com o condutor de terra à ficha de entrada de tensão, normalmente sechulk.(não liga na ficha da saída normalmente IEC)

Permitir-me-ia ainda discordar da definição de DIY descrita pelo bluemonday.

Um DIY, não tem que ser propriamente um experiente empírico, esse não é o espírito do DIY, esse é o espírito aventureiro e muitas vezes de afirmação pessoal ou interesseiro de algumas pessoas ditas DIY.
Mas tem toda a razão quando diz que é o espírito de 90% dos ditos que escrevinham na NET, mas a net é isso mesmo... está aberta a tudo o que há de melhor e do que há de pior. Mas este assunto dava pano para mangas ... e certamente o poste não foi feito com a intenção de discutir este assunto que infelizmente nos preocupa cada vez mais.

O minha opinião acerca do espírito de DIY está resumida no rodapé da minha apresentação.
O meu conceito de DIY está presente na minha participação neste fórum como DIY, demonstrada nos cerca de 70 posts dos links:

http://www.audiopt.net/t6912-ptphones-um-hibrido-com-classe
http://www.audiopt.net/t9661-ptphones-um-hibrido-com-classe

Um Abraço DIY, para todos aqueles que num espírito amador, estudam, desenvolvem e constroem aquilo que amam.

MCA.Hifi
cat
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo... Empty Re: Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo...

Mensagem  Astra 10/1/2011, 09:13

bluemonday escreveu:Caro Astra com todo o respeito é um cabo Do it Yourself . Desde que o obreiro goste das melhorias que introduziu no sistema...

Diria que 90% dos projectos DIY que estão na net não são testados cientificamente , daí a experiência empirica que é o DIY.

Como eu demonstrei AQUI e que, sintomaticamente, o fórum olímpicamente ignorou o diy pode e deve ser tecnicamente sustentado.
Gostaria de pensar que as intervenções no fórum fossem um repositório de conhecimentos adquiridos, muitas vezes, ao longo de uma vida e não uma mera actividade diletante, inócua e inconsequente.

Astra
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 207
Data de inscrição : 03/06/2007
Pontos/Reputação : 84

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo... Empty Re: Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo...

Mensagem  bluemonday 10/1/2011, 11:45


"Um DIY, não tem que ser propriamente um experiente empírico, esse não é o espírito do DIY, esse é o espírito aventureiro e muitas vezes de afirmação pessoal ou interesseiro de algumas pessoas ditas DIY.
Mas tem toda a razão quando diz que é o espírito de 90% dos ditos que escrevinham na NET, mas a net é isso mesmo... está aberta a tudo o que há de melhor e do que há de pior. Mas este assunto dava pano para mangas ... e certamente o poste não foi feito com a intenção de discutir este assunto que infelizmente nos preocupa cada vez mais"


Se calhar não me fiz entender : Actualmente o espirito que a comunidade DIY leva hoje em dia é grande parte empirica . Antigamente o espirito era outro , assim como a maneira de abordar a audiofilia hoje em dia é totalmente diferente dos anos 80/90 "quando a internet ainda estava no seu começo".

O espirito aventureiro nunca pode ter a creditação que tem o científico . Passa pela cabeça das pessoas filtrar o que é credível e o que não é . Basicamente é o problema da informação e desinformação que existe hoje na internet sobre os mais diversos asssuntos.


Não acho que o forum tenha ignorado o DIY : ha alturas de maior participação outras de menor , ha topicos devidamente fundamentados outros nem tanto.

bluemonday
bluemonday
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2351
Localização : Coimbra
Interesses : audio , vjing
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 571

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo... Empty Re: Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo...

Mensagem  Blink 10/1/2011, 12:18

Parabéns ao forista EkvalkppK pelo seu trabalho em construir um cabo para si, e ao trabalho que nos presenteou em colocar aqui as sua fotos.

Espero que continue a partilhar com o Forum outros trabalhos e obrigado pelo tempo dispendido. cheers
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo... Empty Re: Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo...

Mensagem  joevalve 10/1/2011, 12:37

Eu gostava de deixar aqui uma palavra de apreço para quem se "mete" a construir coisas destas, por muito simples que sejam, e tem a "coragem" de aqui as expôr.

É uma coisa simples (dirão muitos), nem se sabe se a coisa funciona em condições (dirão outros), o que é certo é que apenas o seu autor nos poderá deixar o testemunho da sua satisfação em função do resultado sonoro final e no fundo isso é o que importa para o ego individual.

Como eu não me metia (nem meto) a fazer o que quer que seja DIY por desconhecimento e muita preguiça, apenas o meu incentivo a quem mais foristas se aventurem nestes caminhos, sendo certo que todos os dias aparecem novas "invenções", umas mais crediveis outras nem tanto.

fiquem bem

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo... Empty Re: Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo...

Mensagem  manel1 10/1/2011, 15:48

vinilsuporter escreveu:Eu gostava de deixar aqui uma palavra de apreço para quem se "mete" a construir coisas destas, por muito simples que sejam, e tem a "coragem" de aqui as expôr.

É uma coisa simples (dirão muitos), nem se sabe se a coisa funciona em condições (dirão outros), o que é certo é que apenas o seu autor nos poderá deixar o testemunho da sua satisfação em função do resultado sonoro final e no fundo isso é o que importa para o ego individual.

Como eu não me metia (nem meto) a fazer o que quer que seja DIY por desconhecimento e muita preguiça, apenas o meu incentivo a quem mais foristas se aventurem nestes caminhos, sendo certo que todos os dias aparecem novas "invenções", umas mais crediveis outras nem tanto.

fiquem bem

Subscrevo por inteiro, pois pretendo fazer algo em várias áreas do audio e sem dúvida deixarei aqui o meu testemunho dos passos que vou dando na construção dos meus projecto. Sou por natureza perfeccionista e dou muita importância à relação qualidade/preço, por isso, quando me meto a fazer algo é sempre com o intuito de o fazer com qualidade e se o que eu fizer já existir no mercado, pois bem, que eu o tenha conseguido fazer gastando menos dinheiro.

Dou no entanto grande importância a quem se mete a fazer projectos pelo puro prazer de experimentar uma solução diferente, sem garantias de que no final a obra corresponda ás suas expectativas, pois certamente o tempo gasto na construção e projecto será bem empregue, pois entretanto aprendeu algo e com sorte pode ser brindado com uma boa surpresa.

A partilha destas experiências aqui no fórum é importante, pois aquelas bem sucedidas poderão ser copiadas, as outras..., bem pelo menos ficamos a saber o que não fazer.

Gostaria no entanto de apelar a todos os que se têm aventurado nestas coisas do DIY para que se possível comentem o resultado final, comparem com aquilo que conhecem, se soa melhor ou pior, caracterizem o mais possível sob o ponto de vista sonoro o resultado dos vossos projectos, pois só deste modo passamos nós os foristas do ''sim senhor muito bonito, parabéns'' para o ''sim senhor, muito bonito, valeu a pena o investimento, ficaste aí com um grande som sem gastar muito dinheiro, será que poderias disponibilizar detalhes do projecto? quero tentar algo igual, parabéns''.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo... Empty Re: Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo...

Mensagem  bluemonday 10/1/2011, 15:54

manel1 escreveu:
Gostaria no entanto de apelar a todos os que se têm aventurado nestas coisas do DIY para que se possível comentem o resultado final, comparem com aquilo que conhecem, se soa melhor ou pior, caracterizem o mais possível sob o ponto de vista sonoro o resultado dos vossos projectos, pois só deste modo passamos nós os foristas do ''sim senhor muito bonito, parabéns'' para o ''sim senhor, muito bonito, valeu a pena o investimento, ficaste aí com um grande som sem gastar muito dinheiro, será que poderias disponibilizar detalhes do projecto? quero tentar algo igual, parabéns''.


subscrevo, o termo de comparação é essencial na compreenção do projecto .
bluemonday
bluemonday
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2351
Localização : Coimbra
Interesses : audio , vjing
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 571

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo... Empty Re: Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo...

Mensagem  Astra 10/1/2011, 16:49

Verifico agora que o enquadramento mais técnico que tenho procurado dar às minhas intervenções é de todo desadequado para aquilo que são os objectivos do fórum. Resta-me, portanto, pedir desculpa e solicitar à moderação o favor de apagar as minhas intervenções.

Astra
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 207
Data de inscrição : 03/06/2007
Pontos/Reputação : 84

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo... Empty Re: Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo...

Mensagem  manel1 10/1/2011, 22:40

Astra escreveu:Verifico agora que o enquadramento mais técnico que tenho procurado dar às minhas intervenções é de todo desadequado para aquilo que são os objectivos do fórum. Resta-me, portanto, pedir desculpa e solicitar à moderação o favor de apagar as minhas intervenções.

Permita-me discordar, mas da mesma maneira que no futebol temos vária ligas ou divisões também aqui podemos ter elementos com poucos conhecimentos a iniciarem-se no DIY e outros como você com maiores conhecimentos para melhores projectos, para aconselhar os outros, para dar uma opinião técnica.

Os comentários que surgiram após a sua intervenção a criticar o trabalho do membro EkvalkppK foram nitidamente no sentido de este não se sentir desencorajado para continuar a colocar aqui os seus trabalhos de DIY. Sinceramente, aquilo que achei de mal na sua intervenção não foi propriamente o que disse, mas a maneira como disse e penso que foi isso que desencadeou as mensagens seguintes. Li quase todos os seus comentário aqui no fórum e constatei que este tópico não é o único em que exaltou alguns ânimos.

De tudo o que tenho aprendido neste fórum o mais importante é sem dúvida a interacção com as pessoas e não estou a dizer disparate nenhum se disser que os seus conhecimentos são uma mais valia para este forum, nisto penso que todos estarão de acordo, mas a maneira como são expostos também é importante. Se de cada vez que ensinamos algo a alguém o fazemos sentir pequeno, ignorante ou estúpido, certamente essa pessoa não fica com vontade de aprender, pelo menos com esse professor e vai procurar ''outra escola''. Por isso digo: ensine, tudo bem, óptimo, mas seja um bom professor.

Cumprimentos


manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo... Empty Re: Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo...

Mensagem  Admin 10/1/2011, 22:56

manel1 escreveu:Permita-me discordar, mas da mesma maneira que no futebol temos vária ligas ou divisões também aqui podemos ter elementos com poucos conhecimentos a iniciarem-se no DIY e outros como você com maiores conhecimentos para melhores projectos, para aconselhar os outros, para dar uma opinião técnica.

Os comentários que surgiram após a sua intervenção a criticar o trabalho do membro EkvalkppK foram nitidamente no sentido de este não se sentir desencorajado para continuar a colocar aqui os seus trabalhos de DIY. Sinceramente, aquilo que achei de mal na sua intervenção não foi propriamente o que disse, mas a maneira como disse e penso que foi isso que desencadeou as mensagens seguintes. Li quase todos os seus comentário aqui no fórum e constatei que este tópico não é o único em que exaltou alguns ânimos.

De tudo o que tenho aprendido neste fórum o mais importante é sem dúvida a interacção com as pessoas e não estou a dizer disparate nenhum se disser que os seus conhecimentos são uma mais valia para este forum, nisto penso que todos estarão de acordo, mas a maneira como são expostos também é importante. Se de cada vez que ensinamos algo a alguém o fazemos sentir pequeno, ignorante ou estúpido, certamente essa pessoa não fica com vontade de aprender, pelo menos com esse professor e vai procurar ''outra escola''. Por isso digo: ensine, tudo bem, óptimo, mas seja um bom professor.

100% de acordo. Nem mais nem menos, aquilo que é aconselhado por esta administração na prossecução e encorajamento de novos projectos por parte de todos os iniciados quantos aqueles que tenham a coragem de ousar arriscar Wink . Para isso é salutar toda a ajuda de outros que, pela sua experiência e conhecimento, de forma desinteressada e incondicional, possam partilhar a sua sapiência cordial e educadamente. Esta Administração a isso muito agradece e louva, na defesa de todos os seus foristas.

Admin
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 325
Idade : 46
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 60

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo... Empty Re: Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo...

Mensagem  EkvalkppK 11/1/2011, 00:54

Boas! Amigos foristas e entusiastas do DIY.

O projeto que demonstrei aqui ao fórum, é apenas uma partilha pessoal dos conhecimentos que possúo a nível do DIY, dos quais ponho em prática, mas não ponho de parte a vontade de saber e aprender mais, menos prezando toda e qualquer crítica, isso só alimenta uma tentativa de atingir a perfeição, a qual todos nós pretendemos alcançar.

As possíveis alterações ou modificações não estão postas de parte a este projeto, quero isto dizer, este projeto poderá dar continuidade a uma versão melhorada posteriormente, o tal MKII.

Um apontamento aqui proferido pelo amigo MCA.hifi, o qual me senti muito lisonjeado e grato pelas suas palavras sábias, e todas as suas intervenções quer pela sua partilha de conhecimentos a este fórum é de louvar. De facto esta construção é um ponto de partida para outras possíveis melhorias em projectos semelhantes como este, tenho a salientar o seguinte: a blindagem, sim, esta não foi totalmente ignorada neste projeto, sei que existe um pequeno senão, o tal fio fino que posso acrescentar para efectuar a dissipação dos residuais da linha dos 220 volts, mas será novamente revisto por mim noutra altura mais propícia, o qual apresentarei mais tarde, até lá veremos.

Quero aqui aproveitar novamente para agradecer todas as intervenções dos membros deste fórum, o qual se faz a partilha de conhecimento e experiências pessoais e colectivas neste mundo que é o Áudio e a Música.

Um bem haja a todos!
EkvalkppK
EkvalkppK
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 363
Idade : 50
Localização : São Miguel - Açores
Ocupação : Técnico Comercial
Interesses : Hi-end, Car audio, DIY, Música com excelente qualidade.
Data de inscrição : 25/02/2009
Pontos/Reputação : 629

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo... Empty Re: Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo...

Mensagem  EkvalkppK 8/2/2011, 00:55

Boas amigos!

Depois de ter ponderado a alteração á construção do cabo de setor, eis as modificações, o tal MKII.

Colocação de dois fios nus cruzados na fita de alumínio, a qual já permite uma maior blindagem do cabo
Photobucket

O enrolamento da fita de teflon com duas camadas para o isolamento dos fios nus
Photobucket

Photobucket

A colocação da fita de PVC para a proteção do isolamento do teflon
Photobucket

O acabamento com o revestimento de nylon e respetiva manga termo-retrátil, soldaduras nas pontas dos condutores e respectiva junção do fio nu ao condutor Terra
Photobucket

A ficha macho já montada
Photobucket

A meu ver, acho que agora o cabo vai ter outro comportamento, a nível mecânico mais estável a vibrações.

Até+
EkvalkppK
EkvalkppK
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 363
Idade : 50
Localização : São Miguel - Açores
Ocupação : Técnico Comercial
Interesses : Hi-end, Car audio, DIY, Música com excelente qualidade.
Data de inscrição : 25/02/2009
Pontos/Reputação : 629

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo... Empty Re: Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo...

Mensagem  luis lopes 8/2/2011, 14:13

cabo - Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo... 403861
fico um belo cabo!
depois manda-nos o feedback acerca do comportamento,...
luis lopes
luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2877
Idade : 57
Localização : Maiorca F.Foz
Ocupação : Motorista á espera de melhores dias...
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Data de inscrição : 19/04/2009
Pontos/Reputação : 3131

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo... Empty Re: Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo...

Mensagem  Blink 8/2/2011, 17:40

Ficou bonito, vai comportar-se bem para o efeito a que é destinado, levar os 230V, a mais valia é a blindagem que vai minimizar muito a contaminação para a restante cablagem, e isso já é um salto em frente. cheers
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo... Empty Re: Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo...

Mensagem  Orion 8/2/2011, 21:36

Parabéns pelo upgrade ao cabo, estará decerto mais protegido Wink .
Orion
Orion
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4626
Idade : 52
Localização : bem localizado
Ocupação : escutophilia
Interesses : so many
Data de inscrição : 28/06/2007
Pontos/Reputação : 2573

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo... Empty Re: Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo...

Mensagem  Sweet Mastering Studio 8/2/2011, 22:12

Muito obrigado pela partilha Ekva... Smile

Já me encorajou ( pois andava muito preguiçoso ) em fazer alguns cabos. hehehe


Sweet Mastering Studio
Sweet Mastering Studio
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 118
Localização : Almeirim
Interesses : Som & Música
Data de inscrição : 12/01/2011
Pontos/Reputação : 179

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo... Empty Re: Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo...

Mensagem  MCA.hifi 8/2/2011, 22:20

Viva ilustre EkvalkppK Very Happy Very Happy

Não sei porque carga de água não recebi o movimento de post's neste topico, razão porque não intervi.
Desde já o meu reconhecimento pela simpatia das suas palavras em relação à minha intervenção.
Vejamos a importância das coisas simples: Tudo rodou sobre um simples tópico de construção de um cabo de sector.
decorreu uma discussão interessante da qual eu quero salientar um resultado que concordo e considero deveras importante em tudo na vida, não basta ser professor também é necessário saber ensinar
concordo em pleno. Vejam o filme [b]uma história louca do mundo de Mel Broocks e no inicio do sapiente CRITICOessa personagem é a perfeita ilustração desta teoria.

Por outro lado verifica-se que não basta bater palmas para encher, temos que partilhar e incentivar quem quer na realidade participar num forum(nem que seja com um simples cabo de sector).

Mais ensinamentos teóricos ou basóficos poderíamos comentar destas duas pequenas páginas, mas isso certamente em nada ajudaria a encontrar um maior êxito sónico do seu projecto.

Mais uma vez parabéns pelo sua habilidade e destreza em construir esse cabo a um preço reduzido, a sua simplicidade ao apresentar sem medo um projecto baratinho mas bem acabado, a sua abertura a alterações e sugestões e agora por ultimo e para colocar a cereja em cima do bolo, só falta o meu amigo publicar o resultado comparativo entre a 1ª versão e a MKII. De certeza absoluta que existem diferenças, sem problemas diga o que sentiu com uma versão ou outra.

Cumprimentos
MCA.HIFI

cat
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo... Empty Re: Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo...

Mensagem  EkvalkppK 9/2/2011, 20:56

Boas! Amigos foristas e entusiastas do DIY!

Desde já quero agradecer pelos elogios ao meu trabalho, aos intervenientes neste tópico e visitantes.

Este espaço é de partilha de conhecimentos, no entanto, talvez veio encorajar outros possíveis entusiastas do DIY a colocarem também o seu contributo.

Vamos então analisar as duas versões do projecto.
1ª versão: o cabo além de ter sido feito com os principais componentes tinha um bom comportamento mecânico, mas o som soava um pouco magro, a evidenciar mais as frequências médias e altas.

2ª versão:o MKII, agora sim, o cabo demonstra o qual foi feito prepositadamente, o palco sonoro aumentou, os baixos ficaram mais evidentes, com mais presença nos transientes, é o que o caracteriza mais, os médios mais aveludados, os agudos mais naturais, noto isso muito com música Jazz, tenho ainda de salientar de que o meu leitor Sony se parece outro. A blindagem do cabo acaba já por fazer o seu papel, atenuando os resíduos da rede dos 230V, a fita de alumínio já se torna condutora, era o principal senão da primeira versão, aí com a dica do ilustre amigo MCA.hifi, em vez ser uma passagem do fio nu pelo cabo, optei por colocar mais outro em cruz para melhorar também a condutividade e a robustez do cabo.
O tweak ao leitor ainda não foi feito, tenho de encontrar uma ficha de três pinos ou de dois de boa qualidade, por enquanto está sendo ligado a uma ficha fêmea do cabo, com óptimos resultados.

Estou a pensar já noutro projecto de cabo de sector, um com topologia tipo Kimber PJB, poderá ser muito interessante, fica aqui um pequeno aperitivo!! Laughing




Photobucket

Até +
EkvalkppK
EkvalkppK
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 363
Idade : 50
Localização : São Miguel - Açores
Ocupação : Técnico Comercial
Interesses : Hi-end, Car audio, DIY, Música com excelente qualidade.
Data de inscrição : 25/02/2009
Pontos/Reputação : 629

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo... Empty Re: Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo...

Mensagem  ricardo onga-ku 9/2/2011, 22:17

Essa topologia tem uma capacidade muito elevada que provoca alguma atenuação das altas frequências.
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo... Empty Re: Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo...

Mensagem  Joao Paulo 10/2/2011, 14:19

onga-ku escreveu:Essa topologia tem uma capacidade muito elevada que provoca alguma atenuação das altas frequências.

A capacidade pode ter influencia nos cabos de coluna e ICs... nos de corrente nunca ouvi semelhante coisa

Para além disso, nos cabos de coluna, a maior parte parte dos fabricantes mais conhecidos (QED, Ixos, Supra, Kimber,etc) diz que é a alta indutância que pode provocar atenuação nas altas frequências...
Joao Paulo
Joao Paulo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 635
Data de inscrição : 08/02/2010
Pontos/Reputação : 819

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo... Empty Re: Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo...

Mensagem  ricardo onga-ku 10/2/2011, 16:43

É verdade! cabo - Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo... 165844

Só agora reparei que não se trata de um cabo de coluna...
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo... Empty Re: Construção passo a passo de cabo de setor a baixo custo...

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos