Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Monitor Audio BR1 ou BRFX para traseiras

+2
New Challenger
carlosfer
6 participantes

Ir para baixo

colunas - Monitor Audio BR1 ou BRFX para traseiras Empty Monitor Audio BR1 ou BRFX para traseiras

Mensagem  carlosfer 23/3/2011, 15:22

Boas,
Na sala o sofa está encostado à parede traseira, onde vou colocar as colunas traseiras, lateralmente ao sofá.
Eu tenho as BR1 que pretendo usar como traseiras, mas a minha dúvida é:

-O som não seria mais envolvente se usasse antes umas Monitor Audio BR FX, tendo em conta que o sofa está encostado à parede? Segundo verifiquei em alguns tópicos parece-me que as BR1 ou colunas do genero costumam ser usadas quando a parede traseira está afastada do sofa e assim o som viria de trás. E nos casos como o meu, em q a coluna está lateralmente, fixada na parede, relativamente perto dos ouvidos das pessoas, penso q li que o ideal seriam as colunas sorround tipo as BRFX.

As BR1 tem 70W RMS e as BRFX tem 80W.
Nas BR1 a frequencia varia entre 55Hz e 30 KHz e nas BRFX varia entre 65Hz e 30 KHz
As BR1 tem saída de ar traseiro (poderei ter de tapar se encostar mesmo à parede) e as BRFX não (penso), mas tb não tem lógica pois encostam à parede.

Agradeço a ajuda.
Tenho as BR1, e o investimento nas BRFX tem de ser ponderado bem, mas mesmo assim agradeço toda a informação possivel.
O mais provável será vender as BR1 para tentar minimizar o investimento nas BR-FX, isto se estas forem melhor opção
carlosfer
carlosfer
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 64
Idade : 44
Localização : Norte
Ocupação : Professor
Interesses : Música, Desporto, Tecnologia, Fotografia...
Data de inscrição : 19/10/2010
Pontos/Reputação : 144

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Monitor Audio BR1 ou BRFX para traseiras Empty Imagem da sala

Mensagem  carlosfer 24/3/2011, 04:14

Não estou a conseguir inserir uma imagem a explicar onde ficarão as colunas e como é a sala.
Quando der eu coloco aqui.
Mas deixo as informações mais importante: a sala tem 7 x 3 metros. Numa das paredes laterias, está a TV, encostada à parede. As colunas frontais estão ao seu lado. Junto a uma das frontais está o Subwoofer e perto do Receiver, por baixo da Tv estará a central. O sofa está de frente para a tv, encostado à parede oposta à tv, a 3 metros da mesma. As colunas satelites (surround) estão colocadas por cima do sofa, em ambas as suas pontas.
Assim, tendo em conta esta ordenação, aguadeço o envio de o máximo de informações, principalmente para decidir para quê e porquê o colocar como satelite (BR1 e BR-FX)

Obrigado, cumprimentos
carlosfer
carlosfer
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 64
Idade : 44
Localização : Norte
Ocupação : Professor
Interesses : Música, Desporto, Tecnologia, Fotografia...
Data de inscrição : 19/10/2010
Pontos/Reputação : 144

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Monitor Audio BR1 ou BRFX para traseiras Empty Re: Monitor Audio BR1 ou BRFX para traseiras

Mensagem  New Challenger 24/3/2011, 22:08

Tenho umas Silver FXi na parede. O Sofá ficava encostado à parede e ao lado tenho a parede também...e do outro lado do sofá um móvel alto...assim tive que subir as colunas, não é o ideal mas é o possível!

Quando andámos a renovar a pintura da sala foi metida uma calha por dentro da parede e aquilo agora a nível estético está um "must". Creio que será a escolha mais acertada, até pelas características e finalidades dessas FX.

Amanhã posto umas fotos para teres uma ideia, embora haja algumas diferenças nas gamas e na solução apresentada pelas mesmas sendo bipolares, creio, com dois tweters.


Última edição por New Challenger em 25/3/2011, 07:32, editado 1 vez(es)
New Challenger
New Challenger
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 1742
Idade : 53
Localização : Barreiro / Serra da estrela
Ocupação : Mandar políticos à fava
Interesses : Dedicar-me aos hobbies
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 736

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Monitor Audio BR1 ou BRFX para traseiras Empty Colunas MABR1 e BRFX

Mensagem  carlosfer 24/3/2011, 23:24

Agradeço as informações fornecidas. Fico a aguardar as imagens para ver como ficou a sala.
Eu também queria colocar algumas imagens da sala onde pretendo colocar as colunas e até fiz um desenho com o local onde penso coloca-las, pois assim podiam dar alguma opinião, vendo o local e as ideias, mas não sei como faze-lo (não vale rir de gozo, mas é a verdade). Se poderes ajudar, agradecia.

Cumprimentos.
carlosfer
carlosfer
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 64
Idade : 44
Localização : Norte
Ocupação : Professor
Interesses : Música, Desporto, Tecnologia, Fotografia...
Data de inscrição : 19/10/2010
Pontos/Reputação : 144

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Monitor Audio BR1 ou BRFX para traseiras Empty Re: Monitor Audio BR1 ou BRFX para traseiras

Mensagem  New Challenger 25/3/2011, 10:11

Para teres uma ideia, aqui ficam umas fotos.

Na altura devia ter feito o mesmo (calha na parede da coluna central)...mas passou...

As limitações de espaço exigiram uma solução como esta que vês.

colunas - Monitor Audio BR1 ou BRFX para traseiras Salasurround1


colunas - Monitor Audio BR1 ou BRFX para traseiras Salasurround2


colunas - Monitor Audio BR1 ou BRFX para traseiras Salasurround3


Já no caso da central, ficou assim....e lá está o cabo!

colunas - Monitor Audio BR1 ou BRFX para traseiras Salacentral


Espero que tenha ajudado!
New Challenger
New Challenger
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 1742
Idade : 53
Localização : Barreiro / Serra da estrela
Ocupação : Mandar políticos à fava
Interesses : Dedicar-me aos hobbies
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 736

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Monitor Audio BR1 ou BRFX para traseiras Empty Montagem colunas traseiras

Mensagem  carlosfer 25/3/2011, 10:35

Realmente as tuas traseiras ficaram um pouco altas (penso), mas ficou muito porreiro pois não se vê nenhum cabo e o cabo que se vê na central nem fica muito mal. Podes sempre colocar uma pequena calha ou então pinta-lo da cor da parede e talvez fique mais discreto.
Na minha casa, tenho um tubo que vai pelo interior da parede frontal até à traseira pelo tecto, deixando duas saídas, uma de cada lado do sofá. Infelizmente projectei isso com uma falha de 20/25cm cm, em relação inicialmente previsto, pois pensava colocar um sofa com cerca de 2,60, mas acabei por comprar um de 2,85. Assim, a saída da coluna direita traseira fica algo interior (em cima do sofa) e ao colocar a coluna, se optar pelas FX, provavelmente vai ver-se uns 5 cm de cabo, lateralmente a não ser que tente disfarçar ligeiramente, colocando-as mais para dentro, mas como também tenho quadros na parede, devo ter de se ver uns 5 cm mesmo.
Queria postar fotos, não queres explicar como posso faze-lo?

Obrigado
carlosfer
carlosfer
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 64
Idade : 44
Localização : Norte
Ocupação : Professor
Interesses : Música, Desporto, Tecnologia, Fotografia...
Data de inscrição : 19/10/2010
Pontos/Reputação : 144

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Monitor Audio BR1 ou BRFX para traseiras Empty Re: Monitor Audio BR1 ou BRFX para traseiras

Mensagem  New Challenger 25/3/2011, 12:49

enviei-te PM com indicações de como fazeres! Very Happy
New Challenger
New Challenger
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 1742
Idade : 53
Localização : Barreiro / Serra da estrela
Ocupação : Mandar políticos à fava
Interesses : Dedicar-me aos hobbies
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 736

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Monitor Audio BR1 ou BRFX para traseiras Empty Fotos da sala e locais onde penso colocar as colunas!

Mensagem  carlosfer 25/3/2011, 13:35

Aqui ficam algumas imagens da minha sala com postits onde pretendo colocar o sistema 5.1. As minhas primeiras imagens aqui no forum, hehehe.

colunas - Monitor Audio BR1 ou BRFX para traseiras Sala1lo

Como dá para verificar, provavelemente as Monitor Audio BR1 não irão ficar muito bem como traseiras, quer esteticamente (pois provavelmente teriam de ficar algo de lado, viradas paras o sofá) quer sonoramente (caso as coloque directamente na parede e não as vire para o sofá - penso eu que assim o som não vá sair tão bem para quem está no sofá, mais aí voces poderão dar opinião e dizer se será melhor vira-las ou não ou se as BRFX farão sempre melhor trabalho, pois ja tem os agudos automaticamente virados para o sofá)
colunas - Monitor Audio BR1 ou BRFX para traseiras Sala2m

Dá para ver que do lado esquerdo, a tampa onde vai sair o fio da coluna não ficou bem na ponta do sofá, pois como já referi anteriormente, resolvi fazer um sofa algo maior (25cm) do que estava previsto:)
colunas - Monitor Audio BR1 ou BRFX para traseiras Sala3

Pretendo colocar a coluna central por baixo da TV, ao lado do Receptor da Meo, uma coluna frontal à esquerda, junto à vitrine (não tenho outro local, a não se desviasse algo o móvel, mas aí ia deslocar mais ainda a TV para a direita que já não está 100% centrada), a outra coluna frontal à direita do Móvel da Tv e o Swbwoofer ao seu lado. Também tenho a hipotese de colocar o Subwoofer junto à outro coluna frontal, entre a vitrine e o sofá ou então, posso colocar no local onde tenho o Puff, ao lado do sofá. Mas parece-me que a 1ª opção será a melhor pois está a meio da sala, não fica perto da vitrine (que não sei se não poderá vibrar com o sub perto) e não fica perto das pessoas e o som consegue envolver mais, penso!!!!
colunas - Monitor Audio BR1 ou BRFX para traseiras Sala4

colunas - Monitor Audio BR1 ou BRFX para traseiras Sala5

Aqui vai um desenho, que fiz, com o local onde em princípio, pretendo colocar as colunas. coloquei as dimensões pois assim podem dar alguma opinião para alguma alteração que possa ser mais acertada.
colunas - Monitor Audio BR1 ou BRFX para traseiras Sala6

Comentem e estejam à vontade nas opiniões, que são sempre bem vindas e podem ajudar.
Obrigado
carlosfer
carlosfer
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 64
Idade : 44
Localização : Norte
Ocupação : Professor
Interesses : Música, Desporto, Tecnologia, Fotografia...
Data de inscrição : 19/10/2010
Pontos/Reputação : 144

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Monitor Audio BR1 ou BRFX para traseiras Empty Re: Monitor Audio BR1 ou BRFX para traseiras

Mensagem  manel1 25/3/2011, 16:57

Viva

Eu utilizaria as BRFX, pois como as colunas têm de ficar junta à parede estas são mais apropriadas e esteticamente é uma solução mais agradável.

Não sei quis são as colunas frontais , mas, eu arredava o móvel da TV 50cm para a direita para colocar nesse espaço uma das colunas, arredava o sofá a mesma distância no mesmo sentido e colocaria no canto entre o sofá e a parede uma mesa de apoio (com candeeiro para leitura por exemplo), deste modo continuaria quase centrado com a TV e poderia colocar as colunas traseiras um pouco mais afastadas do sofá, porque apanhar com os efeitos traseiros tão perto dos ouvidos não é boa opção (disso tenho eu experiência em muitos cinemas e sei que quando os efeitos traseiros entram em acção não se ouve mais nada senão estes, fica pouco realista).

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Monitor Audio BR1 ou BRFX para traseiras Empty Re: Monitor Audio BR1 ou BRFX para traseiras

Mensagem  jpinto 25/3/2011, 22:54

Com essa disposição de sala colocaria as colunas laterais no tecto aos lados do sofá (uma delas junto à parede lateral), apontadas para o meio do sofá. Numa configuração 7.1 adicionava no tecto (mas junto à parede traseira) as colunas adicionais.

Quanto às colunas optava por colunas menos intrusivas, tipo MA A10 só como exemplo, pois existem outras marcas.

As BRFX não me parecem muito adequadas nesta situação.

jpinto
jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 267
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 10/03/2009
Pontos/Reputação : 422

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Monitor Audio BR1 ou BRFX para traseiras Empty Colunas MA e sofá

Mensagem  carlosfer 25/3/2011, 23:47

Boa noite,
a solução de afastar o armário é uma opção viável, pois tem espaço, no entanto afastar o sofá nem por isso, pois assim, ganho dois problemas: 1- Perco espaço pois o sofá vem para o meio da sala, que já não é muito grande (e com visitas lá ia ficar apertado) e alem disso ao desviar mais o sofá para a esquerda, a saída das colunas traseiras, colocada do lado esquerdo do sofá vinha ainda mais para o meio do sofá. Aí depois é que precisava mesmo de uma calha. Quanto à colocação no tecto, é uma solução que nunca me tinha passado pela cabeça. Se me tivesse lembrado disso antes tinha comprado umas colunas de embutir, por exemplo MA e colocava no tecto. Mas estanto, com o tecto a 2,65m do chão, achava que iam ficam um pouco longe das pessoas.
Quanto ao facto do som traseiro sair directo para os ouvidos posso subir as colunas uns 15 a 20 cm, ficando o local onde saem os fios da parede tapados pela parte inferior das mesmas, em vez de tapar a saida dos fios com a parte superior das colunas. Não sei se será boa opção fazer o som sair mais alto (menos alinhado com os ouvidos e talvez com menos efeito sonoro traseiro).
Continnuem a dar as vossas soluções.
Agradeço todas as ideias que estão a enviar.

Obrigado
carlosfer
carlosfer
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 64
Idade : 44
Localização : Norte
Ocupação : Professor
Interesses : Música, Desporto, Tecnologia, Fotografia...
Data de inscrição : 19/10/2010
Pontos/Reputação : 144

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Monitor Audio BR1 ou BRFX para traseiras Empty Re: Monitor Audio BR1 ou BRFX para traseiras

Mensagem  jpinto 26/3/2011, 00:37

Estar longe não é um problema, os sons traseiros/laterais devem ser algo difusos (é o que tentam fazer as colunas bi-polares como as RXFX da MA), o muito directo é que pode ser um problema principalmente quando estão várias pessoas no sofá.
Já tive uma configuração com o sofá encostado à parede, mas com espaço de lado, e acabei com suportes altos (penso que tinham 1 metro) e as colunas apontadas para a parede traseira.
O melhor é experimentar e ver o que gosta mais.
jpinto
jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 267
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 10/03/2009
Pontos/Reputação : 422

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Monitor Audio BR1 ou BRFX para traseiras Empty Colunas

Mensagem  carlosfer 28/3/2011, 13:12

Bem, mas a minha dúvida era mesmo se colocava as BR1 como traseiras ou se comprava umas BRFX. E depois, quanto às BR1 tinha duas hipoteses: ou colocava à venda ou ficavam para uma aparelhagem que tenho em casa com umas colunas originais mais fracas. A compra das BRFX está decidida e quanto às BR1 ainda não sei, mas talvez fique mesmo com elas, pois apesar de serem pequenas, tocam muito bem.

Obrigado pelas dicas
carlosfer
carlosfer
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 64
Idade : 44
Localização : Norte
Ocupação : Professor
Interesses : Música, Desporto, Tecnologia, Fotografia...
Data de inscrição : 19/10/2010
Pontos/Reputação : 144

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Monitor Audio BR1 ou BRFX para traseiras Empty Re: Monitor Audio BR1 ou BRFX para traseiras

Mensagem  Omar 29/3/2011, 11:20

Boas

Tens as brfx a um preço de outlet na Delaudio.

Se puderes telefona ao Delfim q ele resolve o teu problema

Cumprimentos,

Omar
Omar
Omar
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 595
Idade : 59
Localização : Portalegre/Margem Sul
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 218

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Monitor Audio BR1 ou BRFX para traseiras Empty monitor audio fx

Mensagem  carlosfer 21/4/2011, 13:29

Ja aqui tenho as Monitor Audio Bronze Fx.
Quanto as BR1 vou manter-me com elas (não consigo dizer-lhes adeus). Ainda estão por usar e vão começar a ser usadas com uma aparelhagem sony ja com uns aninhos.

Agora falta o Receiver.
A opção passa provavelmente por um Onkyo 709 mas ja pensei em perder a cabeça pelo denon 4810, apesar que o investimento ´e muito muito superior.

A minha duvida prende-se com o seguinte:
-será que com o denon 4810 terei um receiver muito bom para cinema mas também com qualidade de amplificador Hi-fi para ouvir em stereo? Assim teria dois em um, sendo topo nas duas opções. Ou pelo menos perto de topo em stereo que em cinema penso que ainda será um topo.
- será que o onkyo não tem qualidade Hi-fi para stereo?
carlosfer
carlosfer
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 64
Idade : 44
Localização : Norte
Ocupação : Professor
Interesses : Música, Desporto, Tecnologia, Fotografia...
Data de inscrição : 19/10/2010
Pontos/Reputação : 144

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Monitor Audio BR1 ou BRFX para traseiras Empty Colunas traseiras e receiver

Mensagem  carlosfer 22/4/2012, 12:58

Podem encerrar o tópico, colunas traseiras adquiridas há bastante tempo e receiver acabado de adquirir.

Obrigado
carlosfer
carlosfer
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 64
Idade : 44
Localização : Norte
Ocupação : Professor
Interesses : Música, Desporto, Tecnologia, Fotografia...
Data de inscrição : 19/10/2010
Pontos/Reputação : 144

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Monitor Audio BR1 ou BRFX para traseiras Empty Re: Monitor Audio BR1 ou BRFX para traseiras

Mensagem  nilo123 17/6/2012, 17:58

e quais foram as opções?

nilo123
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 24
Idade : 54
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 30/03/2010
Pontos/Reputação : 73

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Monitor Audio BR1 ou BRFX para traseiras Empty Colunas e Receiver

Mensagem  carlosfer 18/6/2012, 12:07

Tinha as MA BR1 que me permitiam ter o sistema 5.1 completo, mas como me dava jeito ter mais um par de colunas, optei por comprar as MA BXFX para surround e passei as BR1 para esse sistema stereo que precisava de um par.

Opções finais do sistema (5.1):
Colunas: MA RX6 + MA BRCLR + MA BXFX + MA BRW10
Receiver: Marantz SR 7005

Se mais tarde pretender passar para 7.1 tenho as BR1 no tal sistema stereo e fico com todo o material mais ou menos equivalente, excepto as frontais onde procurei algo melhor.

Penso que respondi à sua questão, pois não percebi bem se quando perguntou opções pretendia saber qual escolhi ou quais as opções que tive em conta para a compra final recair sobre as BXFX. Confesso que não tinha outras opções. Como já tinha o sistema da MA optei por procurar material semelhante e da mesma marca, tendo recaído a escolha pelas BXFX.
Quanto ao receiver, foi a compra mais demorada e ponderada.

Cumprimentos
carlosfer
carlosfer
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 64
Idade : 44
Localização : Norte
Ocupação : Professor
Interesses : Música, Desporto, Tecnologia, Fotografia...
Data de inscrição : 19/10/2010
Pontos/Reputação : 144

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Monitor Audio BR1 ou BRFX para traseiras Empty Re: Monitor Audio BR1 ou BRFX para traseiras

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos