Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

1 coluna 2 amplificadores

3 participantes

Ir para baixo

coluna - 1 coluna 2 amplificadores Empty 1 coluna 2 amplificadores

Mensagem  brasas 21/7/2011, 07:00

Boa Pessoas

Comprei recentemente um umas colunas Jmlab chorus 725, estou bastante contente com elas, o que se passa é que tenho 2 amplificadores um a valvulas e outro a transistors, utilizo o a valvulas para jazz, blues, e musicas acusticas e o transistors para rock estilo de musica que também aprecio bastante.

a questão é a seguinte, existe a possibilidade de ligar ambos os amplificadores na mesma coluna utilizando apenas 1 amplificador de cada vez?
Isso afecta alguma coisa no som?

Sei que p ideal era mesmo comprar outras colunas mais para já nao posso fazer tal investimento, mesmo porque a minha mulher ainda tem que se habituar a essa brincadeira toda Very Happy

Desde já obrigado pessoal.

brasas
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 300
Data de inscrição : 25/03/2011
Pontos/Reputação : 120

Ir para o topo Ir para baixo

coluna - 1 coluna 2 amplificadores Empty Re: 1 coluna 2 amplificadores

Mensagem  ricardo onga-ku 21/7/2011, 07:30

A única forma correcta e segura é utilizar um switch mas não sei se existe algum produto comercial.

Está aqui o esquema de um para fabrico caseiro:

http://www.amplifier.cd/Technische_Berichte/Lautsprecher_Umschalter/speaker_switch.htm
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

coluna - 1 coluna 2 amplificadores Empty Re: 1 coluna 2 amplificadores

Mensagem  brasas 21/7/2011, 18:34

Bem mais o que me parece isso faz o mesmo efeito que ter 2 cabos diferentes nas colunas um para um amplificador e outro para o outro ou estou enganado?

brasas
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 300
Data de inscrição : 25/03/2011
Pontos/Reputação : 120

Ir para o topo Ir para baixo

coluna - 1 coluna 2 amplificadores Empty Re: 1 coluna 2 amplificadores

Mensagem  ricardo onga-ku 21/7/2011, 19:09

Este circuito faz o mais importante que é evitar que os dois amplificadores estejam fisicamente ligados às colunas em simultâneo pois mesmo que um esteja desligado irá afectar a estabilidade e a resposta daquele que se encontra em funcionamento, degradando o som e causando um esforço desnecessário.
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

coluna - 1 coluna 2 amplificadores Empty Re: 1 coluna 2 amplificadores

Mensagem  brasas 21/7/2011, 20:08

a ok, estou a perceber, tenho que ver se faço uma coisa dessas, mais essa caixa posso utilizar a mesma coluna e o mesmo cabo é isso?

brasas
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 300
Data de inscrição : 25/03/2011
Pontos/Reputação : 120

Ir para o topo Ir para baixo

coluna - 1 coluna 2 amplificadores Empty Re: 1 coluna 2 amplificadores

Mensagem  Mfigueiredo 21/7/2011, 21:19


Podes tentar arranjar um comutador que faça a ligação alternadamente entre um amplificador e o outro. Há equipamentos desses até para montagens eléctricas. A preocupação maior é saber se os contactos são de boa qualidade. Também podes utilizar um comutador de entrada rotativo, como os utilizados nos pre-amplificadores para seleccionar a fonte, só tem é de ser robusto para aguentar a corrente que o vai atravessar. Há no tópico do PTphones um bom exemplo. Penso que terá boa robustez para aguentar a corrente que o amplificador debitará para as colunas. Pede informação sobre essa questão muito importante.

Procura assegurar-te de que em nenhuma circunstância tens hipóteses de ter os dois amplificadores ligados em simultâneo. Eles podem não ficar muito felizes......

Mas vais mesmo ter é de comprar mais um par de colunas!



Última edição por Mfigueiredo em 21/7/2011, 21:20, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correcção)
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

coluna - 1 coluna 2 amplificadores Empty Re: 1 coluna 2 amplificadores

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos