Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S?

+7
RuTrA
joevalve
rafp01
VilaSound
frncscraimundo
Fernando Novais
correia200
11 participantes

Ir para baixo

colunas - PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S? Empty PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S?

Mensagem  correia200 1/6/2012, 14:44

Boa Tarde.


Preciso de um conselho vosso. Uma vez que a qualidade de som final se trata de compatibilidades e sinergias entre marcas, venho pedir um conselho a quem já conhecer alguma destas combinações.

Quero adquirir um Plinius 9200 usado porque já se arranjam bons negócios.

Quais será a melhor escolha em termos de colunas para este amplificador e para a marca Plinius? Ouço algum rock e tenho medo que as GX300 fiquem com um som muito agressivo/cansativo com o Plinius. Tenho umas Monitor Audio RS1 a tocar um Rotel RA05 e reconheço que para rock tenho uma combinação que poderia ser melhorada.

Estou em dúvida entre as Monitor Audio GX300 ou as B&W 804S.

Obrigado.

Carlos Correia

correia200
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 20
Idade : 48
Localização : Famalicão
Ocupação : Gestor de Produto - Mat. Primas Plásticas
Interesses : Musica, Cinema, Parapente, Ar Livre...
Data de inscrição : 12/01/2011
Pontos/Reputação : 59

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S? Empty Re: PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S?

Mensagem  Fernando Novais 1/6/2012, 15:31

Carlos é um belo amplificador Very Happy Ouvi na Vilasound o Hiato com umas MA e gostei Very Happy
Cumprimentos
Fernando Novais
Fernando Novais
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2644
Idade : 55
Localização : Gondomar/Porto
Ocupação : Funcionario Publico
Interesses : Musica/Cinema/Vespas
Data de inscrição : 18/02/2008
Pontos/Reputação : 1764

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S? Empty Plinius + MA

Mensagem  frncscraimundo 1/6/2012, 16:15

Caro amigo, esqueça a Monitor Audio. A concepção das colunas, com os seus cones em alumínio, tornam o som muito agressivo, acabando por se cansar rapidamente. Ainda por cima, os seus gostos são o rock, que é algo sempre muito dinâmico.

Não conheço bem as características das Bowers & Wilkins, mas tenho plena convicção que serão uma combinção bem mais feliz do que com qualquer Monitor Audio.

Boa sorte e óptimas audições.
Francisco Raimundo

frncscraimundo
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 45
Data de inscrição : 02/09/2010
Pontos/Reputação : 91

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S? Empty Re: PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S?

Mensagem  VilaSound 1/6/2012, 16:30

Há quem defenda que para dinamica, e rock, nada bate os cones metálicos. Podem ser mais difíceis de controlar mas também mais recompensadores. Daí que o Plinius case muito bem com MA.

tornam o som muito agressivo, acabando por se cansar rapidamente.

As colunas são objectos muito pessoais e nem toda a gente compra Monitor Audio como nem toda a gente compra Mercedes ou Renault. Mas nunca ninguém saiu daqui queixar-se de cansaço depois de uma audição com Monitor Audio, embora muita gente venha com essa ideia pre-concebida. Será um mito?
VilaSound
VilaSound
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 188
Localização : Vila do Conde
Ocupação : Loja de Alta Fidelidade
Data de inscrição : 16/12/2010
Pontos/Reputação : 324

http://www.vilasound.pt

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S? Empty Re: PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S?

Mensagem  rafp01 1/6/2012, 16:41

Boa tarde

Concordo com o que foi escrito pela VilaSound, ouvi estas GX300 na Delaudio e só posso dizer que fiquei muito bem impressionado com o som (mesmo nada agressivo). Estavam a tocar com um power + pré da PRIMARE e um leitor de CD´s da ESOTERIC e o conjunto tocava mm muito bem, pelo que, penso, que também casará muito bem com o Plinius. Mas nestas coisas, nunca é demais dizer, tente ouvir a combinação numa loja dedicada/espaço dedicado.

Cumprimentos

RAFP01

rafp01
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 250
Localização : Abunheira - Sintra
Data de inscrição : 03/07/2007
Pontos/Reputação : 77

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S? Empty Re: PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S?

Mensagem  joevalve 1/6/2012, 17:06

frncscraimundo escreveu:Caro amigo, esqueça a Monitor Audio. A concepção das colunas, com os seus cones em alumínio, tornam o som muito agressivo, acabando por se cansar rapidamente. Ainda por cima, os seus gostos são o rock, que é algo sempre muito dinâmico.

Não conheço bem as características das Bowers & Wilkins, mas tenho plena convicção que serão uma combinção bem mais feliz do que com qualquer Monitor Audio.

Boa sorte e óptimas audições.
Francisco Raimundo

Isto de dar opiniões por convicção, tenha lá paciência, não lembra nem ao diabo.

Pois eu acho que as MA que aqui são referidas não são nada disso, antes umas excelentes colunas. Claro que se lhe meterem lixo atrás elas vão refletir o lixo que é colocado a montante o que só vem provar a sua boa qualidade. Tive oportunidade de as ouvir recentemente e eu que até era descrente das novas gamas da MA fiquei agradavelmente surpreendido.

A chatice é que são 3 vias e é preciso espaço para elas poderem dar o seu melhor. E mais de 3400 euros também não é para qualquer um.

Eu como não gosto das B&W em geral (não conheço as 804S nem tenho curiosidade) até poderei ser suspeito, mas nada como uma audição para tirar as dúvidas pois comprar sem ouvir é um erro que pode ser economicamente fatal.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S? Empty Re: PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S?

Mensagem  correia200 1/6/2012, 17:30


Boas.


Esta review assustou-me um pouco relativamente à combinação Plinius /Monitor Audio... Para o meu tipo de música...

http://www.witchdoctor.co.nz/index.php/2010/08/plinius-30th-anniversary-components-%E2%80%93-listening-evening/

Eles testaram o Plinius Aniversary (que é um Plinius 9200...) com as Platinum PL300 e dizem muito bem da combinação! No entanto, tb dizem que que este amplificador a trabalhar com os twitters tipo Fita (Ribbon Twitters) das MA, fica no limite...

Ao ler isto veio-me logo à cabeça a minha combinação Rotel RA05 com as Monitor Audio RS1, que sendo dois excelentes produtos ficam com o som a tender para o "metálico". Uma vez li que as Monitor Audio RS1 se não fossem bem casadas poderiam ficar com um som um estridente e percebi logo o que isso era...

A solução passa por ir à Delaudio (Distribuidor dos dois) e levar meia dúzia de CD's porque eles tem lá isso montado.

Muito Obrigado a todos...




correia200
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 20
Idade : 48
Localização : Famalicão
Ocupação : Gestor de Produto - Mat. Primas Plásticas
Interesses : Musica, Cinema, Parapente, Ar Livre...
Data de inscrição : 12/01/2011
Pontos/Reputação : 59

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S? Empty Re: PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S?

Mensagem  VilaSound 1/6/2012, 17:46

correia200 escreveu:
Esta review assustou-me um pouco relativamente à combinação Plinius /Monitor Audio... Para o meu tipo de música...

http://www.witchdoctor.co.nz/index.php/2010/08/plinius-30th-anniversary-components-%E2%80%93-listening-evening/

Carlos,

Já sabe o que eu acho das reviews... Very Happy
Falando objectivamente, acho que eles "esticaram-se" um pouco com o Anniversary. As PL300 são colunas bastante diferentes das GX300, mais exigentes na amplificação. Preferia que as tivessem emparelhado com um Hiato (ou um Passlabs!). As GX300 com um 9200 ou Hautonga fazem um conjunto mais equilibrado.

Cumprimentos,
VilaSound
VilaSound
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 188
Localização : Vila do Conde
Ocupação : Loja de Alta Fidelidade
Data de inscrição : 16/12/2010
Pontos/Reputação : 324

http://www.vilasound.pt

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S? Empty Re: PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S?

Mensagem  frncscraimundo 1/6/2012, 18:09

Gostaria de saber porque razão coloco duas menagens de resposta a este tópico que não foram postadas.

Francisco Raimundo

frncscraimundo
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 45
Data de inscrição : 02/09/2010
Pontos/Reputação : 91

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S? Empty Re: PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S?

Mensagem  correia200 1/6/2012, 18:23

Não sei Francisco.

Eu não fiz nada, e não posso ajudar porque é o segundo post que coloco aqui...

Cumprimentos.

Carlos

correia200
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 20
Idade : 48
Localização : Famalicão
Ocupação : Gestor de Produto - Mat. Primas Plásticas
Interesses : Musica, Cinema, Parapente, Ar Livre...
Data de inscrição : 12/01/2011
Pontos/Reputação : 59

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S? Empty PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S?

Mensagem  RuTrA 6/6/2012, 10:21

Caro Correia

Tenho um Plinius 9200 ligado a umas colunas MA RS8 e posso dizer que o som é excelente (para mim...).
Por isso, teóricamente, se ligar o Plinius a umas Monitor Audio GX300 ainda terá melhor som.
Em rock o Plinius ataca muito bem as colunas e não é nada cansativo (para o meu gosto, mas que poderá ser diferente do seu).

Cumprimentos

RuTrA
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 17
Idade : 65
Localização : Almada
Interesses : Cinema, musica
Data de inscrição : 07/08/2009
Pontos/Reputação : 26

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S? Empty Re: PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S?

Mensagem  ricardo onga-ku 6/6/2012, 11:14

VilaSound escreveu:Há quem defenda que para dinamica, e rock, nada bate os cones metálicos. Podem ser mais difíceis de controlar mas também mais recompensadores. Daí que o Plinius case muito bem com MA.

tornam o som muito agressivo, acabando por se cansar rapidamente.

As colunas são objectos muito pessoais e nem toda a gente compra Monitor Audio como nem toda a gente compra Mercedes ou Renault. Mas nunca ninguém saiu daqui queixar-se de cansaço depois de uma audição com Monitor Audio, embora muita gente venha com essa ideia pre-concebida. Será um mito?

O cansaço vem depois...
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S? Empty Re: PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S?

Mensagem  VilaSound 6/6/2012, 11:48

Ricardo, (suspiro) epá... às vezes nem sei que te diga. Achas que eu não saberia se se "cansavam depois"? Especialmente depois de as comprarem e conviverem com elas? As pessoas saem daqui porta fora e nunca mais voltam, nem trocam emails nem usam o telefone?
Ou achas que resolvi omitir alguma verdade-inconveniente?

É fácil demonstrar "o som cansativo" com um amplificador fraco + colunas de alta resolução, já fiz essa experiencia com algumas pessoas.
VilaSound
VilaSound
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 188
Localização : Vila do Conde
Ocupação : Loja de Alta Fidelidade
Data de inscrição : 16/12/2010
Pontos/Reputação : 324

http://www.vilasound.pt

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S? Empty Re: PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S?

Mensagem  ricardo onga-ku 6/6/2012, 12:32

VilaSound escreveu:Ricardo, (suspiro) epá... às vezes nem sei que te diga. Achas que eu não saberia se se "cansavam depois"? Especialmente depois de as comprarem e conviverem com elas? As pessoas saem daqui porta fora e nunca mais voltam, nem trocam emails nem usam o telefone?
Ou achas que resolvi omitir alguma verdade-inconveniente?

É fácil demonstrar "o som cansativo" com um amplificador fraco + colunas de alta resolução, já fiz essa experiencia com algumas pessoas.

Essa mania da perseguição...

Mito ou facto: (algum)as Monitor Audio têm um som brilhante e cansativo?
Não acho que estejas a "omitir alguma verdade-inconveniente", trata-se da tua experiência.
Na minha é um facto, por exemplo as PL-100, as PL-300 ou as RS8 (salvo erro).
Mas não nego que certos modelos que nunca escutei possam ter uma tonalidade mais equilibrada, ou que seja possível "domesticar" esse brilho com certos cabos ou amplificadores, e haverá mesmo quem aprecie esse brilho e a "falsa resolução" que daí resulta.
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S? Empty Re: PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S?

Mensagem  correia200 6/6/2012, 20:54

Eu pessoalmente tenho um respeito muito grande pela Monitor Audio...

Quando comprei as minhas RS1 verifiquei que são umas excelentes colunas, tinha umas KEF e quando recebi as MA dei as como prenda KEF á minha mãe tal era a diferença de umas para as outras. Prometi fidelizar-me à marca pois gostei muito delas.

No entanto, da minha limitada experiência em som acho que a combinação amplificador / colunas é muito importante. Parece-me que as minhas RS1 necessitam de uma amplificação "relativamente" mais suave.

Generalizar, dizendo que são as piores ou as melhores do mundo não me parece que seja uma informação válida.

Vou tentar ouvi-las com o Plinius 9200 a ver o que acho... A questão é se não gostar, considero outras colunas ou outro amplificador?! Vamos ver.

Obrigado a todos.

Carlos.


correia200
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 20
Idade : 48
Localização : Famalicão
Ocupação : Gestor de Produto - Mat. Primas Plásticas
Interesses : Musica, Cinema, Parapente, Ar Livre...
Data de inscrição : 12/01/2011
Pontos/Reputação : 59

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S? Empty Re: PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S?

Mensagem  ricardo onga-ku 6/6/2012, 21:28

frncscraimundo escreveu:Caro amigo, esqueça a Monitor Audio. A concepção das colunas, com os seus cones em alumínio, tornam o som muito agressivo, acabando por se cansar rapidamente. Ainda por cima, os seus gostos são o rock, que é algo sempre muito dinâmico.

Não conheço bem as características das Bowers & Wilkins, mas tenho plena convicção que serão uma combinção bem mais feliz do que com qualquer Monitor Audio.

Independentemente do equilíbrio tonal da maior parte das MA tender para o "brilhante", julgo que não estou em erro se afirmar que o som algo agressivo dos cones de alumínio se deve às fortes ressonâncias dos mesmos no topo da gama útil...não é por acaso que os sinos ou os pratos da bateria são feitos de metal.
Essa ressonâncias eram muito óbvias em certas colunas dos primórdios do alumínio (p.ex. a série Studio da Monitor Audio) mas julgo que hoje os fabricantes conseguem minimizá-las talvez recorrendo a algum tipo de amortecimento dos cones ou a filtros mais eficazes (a julgar pelas medições das RS6 e das AE-1mk3).

Reparem no pico aos 5500Hz da unidade de médios (a azul) e do tweeter aos 25kHz (a vermelho) das MA Studio 15:

colunas - PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S? 692MAfig02

The acoustic crossover, shown in fig.2 (the tweeter's output is shown in red, the woofer's in blue), indicates the crossover to lie just above 3kHz, as specified, and also reveals the very strong tweeter resonance at 25kHz.
While the tweeter rolls in fairly smoothly, the metal/ceramic woofer cone features a peak in its on-axis response nearly an octave above crossover that almost brings its output back up to that from the tweeter.
This is presumably due to its first cone-breakup mode, which doesn't seem that well notched out (though it is less prominent than the similar resonance in Monitor Audio's Studio 20).
More on that later, but note that the tweeter also seems to have a little peak at the same frequency.
This peak can also be seen in the quasi-anechoic response averaged across a 30° window on the tweeter axis (fig.2, black trace), which breaks up an otherwise smooth, very slightly rising response trend.


As ressonâncias do mid-woofer de 6,5'' e do tweeter são bem visíveis nesta waterfall:

colunas - PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S? 692MAfig10

Nas Studio 50 o pico da ressonância é ainda mais notável (e nocivo):

colunas - PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S? Mastud50FIG2
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S? Empty MA ou B&W

Mensagem  MikeJazz 6/6/2012, 22:36

De facto a Monitor Audio parece estar a tornar-se mais interessante do que era.

Eu ainda tenho algum trauma desde os tempos em que fiz umas audições a umas MA da série Bronze, que se revelavam uma tortura medieval para os ouvidos. E fiquei com um certo "odio de estimação" à marca.

A recente audição de umas pequenas da serie GX fizeram-me pensar: "espera, isto até toca bem!".
Faria um belo sistema 2.2 com maquinaria da Lyngdorf... depois segui por outro caminho...

Em todo o caso é preciso gostar da sonoridade de uma ou de outra, são propostas diferentes.
Nenhum delas especialmente neutral. Ainda algo brilhante, de "contornos bem pronunciados", a MA. Mais cheio o som da B&W, a meu ver um certo empolamento da gama média...

Mas se calhar, para música rock, com muita "electricidade", interessa mais gostar da assinatura sónica do que da neutralidade. Então é levar o plinius e experimentar!

MikeJazz
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 30
Data de inscrição : 23/04/2008
Pontos/Reputação : 54

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S? Empty Re: PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S?

Mensagem  VilaSound 17/6/2012, 09:36

Primeiro, acho que é pouco útil basear o conhecimento sobre as colunas em medições feitas há 20 anos atrás.
Segundo, os sinos são feitos de ferro, os pratos da bateria de latão. Os cones destes altifalantes são feitos em elaboradas ligas de alumínio-magnésio, revestidas por ceramica em sandwich, e geometrias desenhadas para conferir a máxima rigidez e mínimo peso.
Terceiro, mesmo que fossem de facto "brilhantes", ou seja, que tivessem um empolamento nos agudos, não percebo porque razão isso pode ser cansativo. É como dizer que ouvir Maria Callas é cansativo, ou que podemos ouvir música o dia todo desde que baixemos o "treble". Não é verdade. O som cansativo vem da distorção alta, da compressão da dinamica e de volumes elevados.
Eu não defendo as colunas brilhantes nem colunas com qualquer desequilíbrio tonal. Quero apenas diferenciar a questão do "brilho" e do cansaço auditivo.
O brilho pode ser subjetivo pois existe sempre o problema de não sabermos exatamente o que está na gravação, e existem salas mais ou menos vivas. O cansaço auditivo é demonstrável e estou à disposição para o fazer.
VilaSound
VilaSound
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 188
Localização : Vila do Conde
Ocupação : Loja de Alta Fidelidade
Data de inscrição : 16/12/2010
Pontos/Reputação : 324

http://www.vilasound.pt

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S? Empty Plinius+Monitor Audio

Mensagem  frncscraimundo 17/6/2012, 17:20

Desde que o Mo Iqbal saiu da Monitor audio, nos idos anos 80, que a Monitor Audio é uma autêntica fábrica de "encher chouriços"

Boas audições,
Francisco Raimundo

frncscraimundo
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 45
Data de inscrição : 02/09/2010
Pontos/Reputação : 91

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S? Empty Re: PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S?

Mensagem  joevalve 17/6/2012, 18:22

As opiniões valem o que valem, mas por curiosidade e já que se está a falar das GX300 aqui deixo uma thread num forum similar:

Eu também gostei muito das GX300 quando as ouvi mas como não sou eu que tem colunas para comprar.....

Os gostos são coisas muito pessoas, complicadas até de explicar, mesmo que os "entendidos" nestas coisas das medições digam que as minhas MA Studio 20 SE "medem mal", têm todos os defeitos e mais um por terem cones metálicos, continuam a ser as minhas preferidas para o meu modesto sistema em que fazem um casamento perfeito com as minhas válvulas chinocas modificadas. É a vida.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S? Empty Re: PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S?

Mensagem  ricardo onga-ku 17/6/2012, 19:13

É universalmente aceite que o acentuar da zona do espectro onde o ouvido humano é mais sensível (2-5kHz) provoca fadiga...p.ex:

http://www.teachmeaudio.com/production/mixing/4-techniques/10-audio-spectrum
http://www.independentrecording.net/irn/resources/freqchart/main_display.htm

E como se pode ver no gráfico as Monitor Audio Studio 15 apresentam não só um pico nessa gama como é aí que se localiza a ressonância do cone.
Quanto à "sandes" de cerâmica, é mais um mito audiófilo pois a dita cerâmica pelo que sei não é mais do que a oxidação do alumínio também conhecida por anodização.



Nota de rodapé: a medição foi efectuada com o Fuzzmeasure cujo fabricante apenas tem 7 anos de existência...
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S? Empty Re: PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S?

Mensagem  frncscraimundo 18/6/2012, 06:32

[quote="onga-ku"] pois a dita cerâmica pelo que sei não é mais do que a oxidação do alumínio também conhecida por anodização.

Acho que anda a ler os livros errados. Cerâmica é barro, é argila, que depois de tratada e cozida, toma esta designação. Anodização é, de facto, a oxidação de uma peça metálica, mas nada tem a ver com a argila ou com a dita cerâmica.

Boas audições,
Francisco Raimundo


frncscraimundo
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 45
Data de inscrição : 02/09/2010
Pontos/Reputação : 91

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S? Empty Re: PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S?

Mensagem  ricardo onga-ku 18/6/2012, 07:33

"Monitor Audio's solution is to fabricate the cone by a pressing plus destressing process, by turning down a 2mm lip at the periphery under the edge of the rubber surround and by anodizing the aluminium which puts a very hard thin layer of aluminium oxide on the surfaces.
Monitor Audio call this a ceramic sandwich but all my dictionaries insist that firing is a part of ceramic manufacture, so perhaps they are stretching a point here!
However, the result is a relatively benign cone with all the life and inner cleanliness over its working range that theory predicts and a sparkling response to dynamics in the music which goes a long way to justify the undoubtedly costly construction."

http://www.gramophone.net/Issue/Page/February%201991/130/840599/MONITOR+AUDIO+STUDIO+10+LOUDSPEAKER#header-logo
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S? Empty Re: PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S?

Mensagem  VilaSound 18/6/2012, 10:00

Ongaku,
É muito difícil ter uma discussão séria quando se assumem verdades universais inabaláveis baseadas em pesquisas do Google. Se procurarmos bem, o Google irá sempre dar-nos a resposta que procuramos, mesmo que não seja a mais correta.
O conhecimento científico não assenta em verdades universais e conclusões mas sim em dúvida, experimentação e discussão. Tu és muito cético em relação a muita propaganda audiófila. Tenho pena que não partilhes algum desse ceticismo no que diz respeito a muita informação que les na internet.
Também continuo sem perceber porque razão as Monitor Audio da série Studio, com 20 anos, continuam a ser debatidas aqui. É que são bem diferentes das GX300.
VilaSound
VilaSound
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 188
Localização : Vila do Conde
Ocupação : Loja de Alta Fidelidade
Data de inscrição : 16/12/2010
Pontos/Reputação : 324

http://www.vilasound.pt

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S? Empty Re: PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S?

Mensagem  ricardo onga-ku 18/6/2012, 10:45

Talvez seja importante recordar quem questionou o som "cansativo" dos cones de alumínio.
Foi a propósito desta dúvida que falei na série Studio aqui e nas ressonâncias dos cones das mesmas.
Também referi que as colunas mais modernas medidas pela Stereophile (PL200, RS6, RX6) não apresentam sinais de ressonância nas waterfalls, que poderão ter sido removidas não só pelo filtro como por alterações à composição mais moderna dos cones.
Mas o som "cansativo" tradicionalmente associado às Monitor Audio poderá ter uma outra origem, nomeadamente na tendência (pós série Studio) da marca para acentuar as três últimas oitavas (>2kHz), embora esse tempero me pareça menos óbvio nas medições das colunas mais recentes.
Segue a informação do fabricante sobre os cones:

Ceramic-Coated Aluminium/Magnesium is a material originally developed by the aerospace industry for jet engine components. Its properties are ideal for loudspeaker cones being extremely rigid, yet light enough to yield high overall efficiency. In manufacture, aluminium/magnesium alloy undergoes a three-stage stress-relieving process to remove surface deformation and molecular weakness. Once formed, the alloy cone is subjected to a high temperature anodic coating process in which a layer of pure ceramic alumina is depleted onto its surfaces to a depth of 50 microns, producing a completely rigid sandwich of alloy and heat-dissipating ceramic material.

Conventional cones are liable to flex or twist in operation, producing a significant level of audible distortion. C-CAM cones have a much higher resistance to bending stress and therefore exhibit much greater fidelity over their entire operating range. C-CAM tweeters and woofers share an audible consistency producing a smooth transition of frequencies and a sense of realism and cohesion in the soundstage.


São eles quem fala em "sandes" mas trata-se, julgo, de uma cristalização da superfície.
O Francisco que se pronuncie se está mais dentro do assunto.



P.S.: não questiono a eficácia do "tratamento"
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S? Empty Re: PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S?

Mensagem  neo2009 18/6/2012, 15:35

As series GX/PL da MA usam um tweeter de fita : http://www.monitoraudio.co.uk/products/gold-gx/#/overview

neo2009
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 279
Data de inscrição : 28/10/2009
Pontos/Reputação : 173

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S? Empty Re: PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S?

Mensagem  Valkilm 18/6/2012, 20:30

Não questiono as qualidades inegáveis da Monitor Audio, pas já tendo ouvido quer estas quer B&W seguramente prefiro as B&W, não apresentam o tal som cansativo, embora nas MA nunca denotei isto...
Valkilm
Valkilm
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 659
Idade : 55
Localização : ILHA DE S. MIGUEL - AÇORES
Interesses : AUDIO
Data de inscrição : 18/01/2009
Pontos/Reputação : 1073

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S? Empty Re: PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S?

Mensagem  correia200 26/6/2012, 19:29


Só por curiosidade vou comentar convosco, isto do som é como as personalidades, umas encaixam e outras não... Smile

Vendi o meu Rotel RA05 (40w 8ohms) porque não gostava da combinação com as RS1. Ficava com um som muito metálico e exagerado nas frequências médias. Tinha um cabo de coluna Atlas Hyper 2.0 de 2mm de secção.

Tenho actualmente a tocar o meu rotel ra06 (70w 8ohms) as mesmas RS1 desta vez com um cabo de 3mm de secção da Ecosse (MS2.4).

Fiquei com o som completamente equilibrado, um bom baixo, a gama de frequências baixou significativamente. Até dá gosto ouvir tocar estas RS1 agora...

Descobri com isto que mesmo dentro das marcas há combinações que tocam bem e outras que tocam mal...

Parece-me que a Monitor Audio é uma grande marca de colunas, estas RS1 tem um som brutal para o tamanho e para o preço. No entanto é necessário ter muito cuidado com a amplificação que escolhemos, e se necessário fazer ajustes com as cablagens.

Cumprimentos.

Carlos

correia200
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 20
Idade : 48
Localização : Famalicão
Ocupação : Gestor de Produto - Mat. Primas Plásticas
Interesses : Musica, Cinema, Parapente, Ar Livre...
Data de inscrição : 12/01/2011
Pontos/Reputação : 59

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S? Empty Re: PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S?

Mensagem  Valkilm 30/6/2012, 09:40

Caro Amigo,

Posso lhe dizer que muito provavelmente o cabo Atlas Hyer 2.0 estaria a condicionar o som tal como se apresentava, penso que não se deveria ao Rotel, pois comigo aconteceu o mesmo com o Atlas 2.0, contudo mudei para o Atlas Hyper 3.0 e o som ficou exactamente como o amigo agora descreve...
Valkilm
Valkilm
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 659
Idade : 55
Localização : ILHA DE S. MIGUEL - AÇORES
Interesses : AUDIO
Data de inscrição : 18/01/2009
Pontos/Reputação : 1073

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S? Empty Re: PLINIUS 9200 com Colunas Monitor Audio GX300 ou B&W 804S?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos