Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Construção de colunas monitoras!

2 participantes

Ir para baixo

colunas - Construção de colunas monitoras!  Empty Construção de colunas monitoras!

Mensagem  solrac611 30/8/2012, 14:53

Caros foristas,

Depois de mergulhar de cabeça no mundo do Hi-fi, experimentei algumas colunas, e havia sempre algo em falta (ou a mais) em cada uma.. Embora tenha umas em mente, que ouvi na Vilasound, que irei adquirir dentro de (espero) pouco tempo.
Contudo, não sou homem de um par só Cool ...
Ouvi estes dias umas Rogers LS4a/2 e fiquei deliciado com o som. Contudo precisam de uma reforma, e estou já a tratar disso.
Ao procurar um tweeter para elas na AudioKit, naveguei pelos materiais que eles dispoem e fiquei com o bichinho do DIY para fazer umas de raíz Very Happy
Poderia ser algo tipo "clonagem" destas, já que gostei muito do resultado..

As minhas dúvidas serão a escolha do woofer/midwoofer, e o crossover silent pois não percebo nada disso
O tweeter destas é excelente (SEAS H414), o woofer (8,5") penso que já não se fabrica (Swisstone Eletronics)
É relativamente facil a escolha dos componentes, ou estou a tentar dar o passo maior que a perna?
2 vias, caixa selada, se possivel sensibilidade alta, e que aguente o pedal de um ampli de 100W/canal
Caso avance, farei uma reportagem minuciosa Wink
Obrigado a todos!
solrac611
solrac611
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 111
Idade : 40
Localização : Barcelos
Data de inscrição : 27/09/2011
Pontos/Reputação : 195

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Construção de colunas monitoras!  Empty Re: Construção de colunas monitoras!

Mensagem  Carlomar 2/9/2012, 01:48

Viva solrac,

Não quero desencoraja-lo, mas construir umas colunas é fácil.

Afinar umas colunas é MUITO difícil.

por isso aconselhava a partir de um projeto estudado, com as referencias das unidades, dimensões das caixas e esquema do crossover.

Caso contrario vai andar meses ou até anos(como eu) para afinar as colunas e podem mesmo chegar a nunca ter muita qualidade.

Acredite , afinar uma coluna é como afinar um instrumento musical.

Essa ideia que tem, dificilmente vai alguma vez tocar como umas Rogers.

Mas não desista, pois é a errar que se aprende. No entanto convém partir de uma boa base de projeto, Troels ou Zaph, ou Tony Gee, entre outros

cumpr.

Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Construção de colunas monitoras!  Empty Re: Construção de colunas monitoras!

Mensagem  solrac611 2/9/2012, 22:39

Caro Carlomar,

Uma vez que, o tweeter ainda se fabrica e é facil de encontrar, o crossover penso que seja facil de "replicar", as caixas não terei qualquer problema em fazer umas iguais, a principal dúvida até seria o woofer. Não encontro specs do woofer em lado nenhum Sad Pois se tivesse esses dados ajudaria bastante na procura de um substituto, não?? Rolling Eyes
obrigado pelos conselhos Wink
solrac611
solrac611
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 111
Idade : 40
Localização : Barcelos
Data de inscrição : 27/09/2011
Pontos/Reputação : 195

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Construção de colunas monitoras!  Empty Re: Construção de colunas monitoras!

Mensagem  Carlomar 3/9/2012, 00:15

solrac611 escreveu: Não encontro specs do woofer em lado nenhum Sad Pois se tivesse esses dados ajudaria bastante na procura de um substituto, não??
Claro que sim.

não percebi que teria acesso a umas colunas originais para replicar. Nesse caso fica mais fácil.

O problema de facto é o woofer. Usando outro mesmo que parecido o crossover teria de ser alterado.

Comece por tentar perceber qual é o material do woofer? papel, polypropyleno, ou outro?

Isso já levará a reduzir a o leque de oferta.

Existe software que possibilita fazer todas as medições dos parâmetros Ts dessa unidade. A partir dai já seria mais fácil.
Infelizmente eu não tenho nada disso, nem conheço ninguém que tenha.

Não sei se a Ajasom ou a Carvox,(fabricante português) teriam possibilidade de medir estes parâmetros.

O parâmetro mais fácil de medir é a frequência de ressonância ao ar livre, que seria revelada pela curva de impedância e que não requer equipamentos muito sofisticados. Bastava um amplificador, uma resistência ai de 100ohms, um Cd de frequências e um Voltímetro.
E claro um woofer fora da caixa.

Cumprimentos


Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Construção de colunas monitoras!  Empty Re: Construção de colunas monitoras!

Mensagem  Carlomar 3/9/2012, 07:54

Carlomar escreveu:
Comece por tentar perceber qual é o material do woofer? papel, polypropyleno, ou outro?
Fiz uma pequena pesquisa e de facto não é fácil encontrar informação sobre estes woofers.

Há muito mais informação sobre as LS2/3 ou LS5/9, e sobre estas até consegui descobrir alguns crossovers.

Uma coisa é certa: o woofer que procura é Polypropileno.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Construção de colunas monitoras!  Empty Re: Construção de colunas monitoras!

Mensagem  Carlomar 3/9/2012, 08:33

A forma da bobine é Kapton (kapton coil former)
http://www.mhennessy3.f9.co.uk/showpic.htm?rogers/1991_p7.jpg

O woofer poderá ser igual ao das LS8a
http://www.mhennessy3.f9.co.uk/showpic.htm?rogers/1991_p5.jpg

Já tentou no Ebay? Pode sempre aparecer alguém a vender uns woofers destes.

São poucos os dados mas foi o que se arranjou.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Construção de colunas monitoras!  Empty Re: Construção de colunas monitoras!

Mensagem  solrac611 3/9/2012, 08:38

Sim, é em Polypropileno quase transparente.. se ajudar, foram feitos pela Swisstone Eletronics, que pelo que pesquisei, já nao existe ha algum tempo. E é tudo o que sei...

Edit: Carlomar, agradeço-lhe a preciosa informaçao! Logo vou pesquisar mais sobre isso..
solrac611
solrac611
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 111
Idade : 40
Localização : Barcelos
Data de inscrição : 27/09/2011
Pontos/Reputação : 195

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Construção de colunas monitoras!  Empty Re: Construção de colunas monitoras!

Mensagem  solrac611 3/9/2012, 22:51

Carlomar escreveu:...

Já tentou no Ebay? Pode sempre aparecer alguém a vender uns woofers destes.
....


Cá está um deles..
http://www.ebay.co.uk/itm/Rogers-8-5-8Ohm-Mid-Range-Bass-Speaker-/370573739663?pt=UK_AudioVideoElectronics_HomeAudioHiFi_HiFiSpeakers&hash=item5647ea868f#ht_5058wt_1396
embora ache demasiado caro para um usado. comprei uma coluna completa por bem menos de metade.. aliás, nem chegou a 60eur.. não devo encontrar outro negócio desses...

Tinha esperança que "alguem" fabricasse woofers iguais, mesmo material, tamanho e caraterísticas.. é pena Crying or Very sad
solrac611
solrac611
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 111
Idade : 40
Localização : Barcelos
Data de inscrição : 27/09/2011
Pontos/Reputação : 195

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Construção de colunas monitoras!  Empty Re: Construção de colunas monitoras!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos