Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda na reparação de um Marantz

+3
enxuto
luis lopes
miguelf10
7 participantes

Ir para baixo

marantz - Ajuda na reparação de um Marantz Empty Ajuda na reparação de um Marantz

Mensagem  miguelf10 3/2/2013, 05:10

Boas Pessoal

estou aqui com uns problemas com o meu Marantz pm 7000. foi me oferecido assim já estragado e eu com algum conhecimento de electronica decidi repara-lo eu.
Tinha muita coisa avariada na parte do amplificador tanto de pre como de saida, condensadores, drivers, resistências, alguns diodos.... bem uma carrada de coisas. Mudei tudo e consegui dar vida ao gajo, mas só por 10min. 10min a tocar e os transistores de saida do canal esquerdo vao á vida e o fusível também. Já andei a ver se aqueciam e não me parece, não encontro nada estragado. Ja fiz isto por 2 vezes, as 2 no mesmo canal.
Pessoal entendido não tem algumas sugestões no assunto?

Cumps

miguelf10
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 6
Data de inscrição : 03/02/2013
Pontos/Reputação : 18

Ir para o topo Ir para baixo

marantz - Ajuda na reparação de um Marantz Empty Re: Ajuda na reparação de um Marantz

Mensagem  luis lopes 3/2/2013, 11:03

esse amp. merece um checkup de um tecnico Cool
luis lopes
luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2877
Idade : 57
Localização : Maiorca F.Foz
Ocupação : Motorista á espera de melhores dias...
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Data de inscrição : 19/04/2009
Pontos/Reputação : 3131

Ir para o topo Ir para baixo

marantz - Ajuda na reparação de um Marantz Empty Re: Ajuda na reparação de um Marantz

Mensagem  miguelf10 3/2/2013, 19:06

pois luis, mas isso é ai que eu entro Razz
Este amp quando veio para mim estava morto, tinha um canal morto, transistores, drivers, condensadores, e algumas resistências que estam queimadas... ando de roda dele a cerca de 2 meses. e agora já tem vida mas queima ao fim de 10min, já é um com começo para um técnico amador como eu. Já reparei uns quantos lcds e tvs mas áudio este e o primeiro e veio-me logo calhar um marantz que tem o triplo da complexidade de um amp dito normal...

se alguem quye lide com electronica de audio, pode dar me umas dicas...

miguelf10
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 6
Data de inscrição : 03/02/2013
Pontos/Reputação : 18

Ir para o topo Ir para baixo

marantz - Ajuda na reparação de um Marantz Empty Re: Ajuda na reparação de um Marantz

Mensagem  enxuto 3/2/2013, 19:25

Mas como é que se avaria tanta coisa num amp. desses?

Eu calculo que não sejas bruxo, mas é muita coisa.

enxuto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 672
Data de inscrição : 15/11/2008
Pontos/Reputação : 588

http://anos80.abportal.net

Ir para o topo Ir para baixo

marantz - Ajuda na reparação de um Marantz Empty Re: Ajuda na reparação de um Marantz

Mensagem  Antero Pereira 3/2/2013, 21:09

boas podes tirar umas fotos em promenor da etapa de amplificaçao e da fonte de alimentaçao?

pode ser que a fonte esteja a exceder a voltagem e dai queimar, ou algum transistor que controla os transistores de potencia.

mas mete as fotos que pode ser que de uma ajuda

isto deve ajudar http://akdatabase.org/AKview/albums/userpics/10004/Marantz%20PM7000PM8000%20Service.pdf

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

marantz - Ajuda na reparação de um Marantz Empty Re: Ajuda na reparação de um Marantz

Mensagem  miguelf10 4/2/2013, 03:04

o modulo é este:

marantz - Ajuda na reparação de um Marantz CIMG0537

esta imagem não é a do meu, pois só tenho o telemóvel para fotos e não consigo nenhuma de qualidade.

Ja testei todas as resistências e mudei os condensadores do lado esquerdo tentei mais uma vez 10 15 a tocar e buff...

os drivers também me dão correto no multímetro... é qualquer coisa que não estou a ver, ele rebenta certamente por excesso de carga porque de temperatura não é, das colunas também não, agora testei de phones...

já ouvi falar de transistores falsificados, não sei se será o caso, se for há como saber?

Preciso de umas dicas pessoal

miguelf10
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 6
Data de inscrição : 03/02/2013
Pontos/Reputação : 18

Ir para o topo Ir para baixo

marantz - Ajuda na reparação de um Marantz Empty Re: Ajuda na reparação de um Marantz

Mensagem  manel1 4/2/2013, 21:22

Viva

Partindo do principio que usou componentes iguais para substituição, vale a pena quando em funcionamento ir monitorizando a temperatura de alguns componentes que considere mais criticos e comparar os valores com os respectivo do outro canal, pode e deve usar um daqueles dispositivos que medem a temperatura apontando para o componente em questão, algo como este: http://www.ebay.co.uk/itm/THERMOMETER-DIGITAL-INFRARED-temperature-measure-PRO-/400102475847?pt=UK_Lifting_Moving_Equipment&hash=item5d27f74847. Depois vale a pena tentar medir as tensões nos terminais dos componentes com temperatura critica, pelo menos deste modo chega mais proximo do problema.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

marantz - Ajuda na reparação de um Marantz Empty Re: Ajuda na reparação de um Marantz

Mensagem  Antero Pereira 4/2/2013, 21:47

ja vistes os diodos? pode existir algum residuo de solda/fluxite ou pode haver um bocado de carvão (pcb queimada) que vai conduzindo e chega aos 10/15 min e queima

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

marantz - Ajuda na reparação de um Marantz Empty Re: Ajuda na reparação de um Marantz

Mensagem  Blink 4/2/2013, 22:31

Pode ser muita coisa, mas penso que poderão ser os transistores de saida (4?), este tipo de avarias pode acontecer por um curto inadvertido nos terminais das colunas, ou por velhice...

- Eu começaria por desligar a fonte de alimentação do sistema, depois ligá-la e vêr se o fuse não estoura, pode meter um fuse de 3.15A.

- Veja se os contactos dos relés de segurança não estão corroídos e se as bobinas têm continuidade.

- Se não for da Fonte começava por medir os transistores mesmo sem os tirar da placa. Mêta o multimetro na medição de diodos e veja se existe algum curto entre os pinos.

Tem aqui um tuto sobre medir transistores. http://www.audiokarma.org/forums/showthread.php?t=201303

- Alguns transistores têm que estar isolados do dissipador de calor, e também devem levar pasta térmica.

Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

marantz - Ajuda na reparação de um Marantz Empty Re: Ajuda na reparação de um Marantz

Mensagem  spyke88 16/2/2013, 02:48

_

spyke88
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 27/02/2008
Pontos/Reputação : 2

Ir para o topo Ir para baixo

marantz - Ajuda na reparação de um Marantz Empty Re: Ajuda na reparação de um Marantz

Mensagem  miguelf10 16/2/2013, 03:14

Obrigado pessoal desde ja pelas dicas

este menino anda mesmo a dar cabo da minha cabeça...
Agora o ultimo teste ate correu bem. Desconfiei do isolamento dos transistores do lado esquerdo, melhorei voltei a meter novos, liguei...
ficou a tocar cerca de 2 horas, 2 horas de pura ansiedade... pronto disse para mim era aquilo... monto tudo no sitio, bora la ouvir um som com isto montado... 10min e pumm fogo...

apos recuperar desta grande decepção voltei a ver o que se tinha passado. Já não foi no canal esquerdo, agora foi no direito, ficaram os transistores em curto e uma resistência aberta. Será do isolamento que com o calor altera e chega a tocar no dissipador? é que aquilo tem uma especie de papel com borracha e ele já esta um pouco gasto (as vezes vem colado aos transistores). Estou um pouco desesperado com esta coisa...

Em relação a pasta térmica pode ser das dos cpus? é que se for é mais facil de encontrar. Tambem já ouvi falar do DC OFFSET... vi no manual como se faz mas como o som é porreiro... não sei. Acham que tambem pode ter a ver com isto?

Outra coisa, a lampada em serie que se custura ligar, neste amp não dá ele entra em proteção com a lampada, não haverá outra maneira? é que ja não ganho para transistores...

E obrigado mais uma vez pessoal

miguelf10
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 6
Data de inscrição : 03/02/2013
Pontos/Reputação : 18

Ir para o topo Ir para baixo

marantz - Ajuda na reparação de um Marantz Empty Re: Ajuda na reparação de um Marantz

Mensagem  Blink 16/2/2013, 10:17

Tente isolar os transistores com mica grossa, ou o ideal seria cerâmica de oxido de alumínio, pode meter pasta témica dos CPUs.

http://pt.mouser.com/ProductDetail/Aavid-Thermalloy/4180G/?qs=%2fha2pyFadujEiv9QGKdO8Pilj7lBkAO9sA%252b%2feivwyZc%3d
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

marantz - Ajuda na reparação de um Marantz Empty Re: Ajuda na reparação de um Marantz

Mensagem  miguelf10 16/2/2013, 18:50

Blink escreveu:Tente isolar os transistores com mica grossa, ou o ideal seria cerâmica de oxido de alumínio, pode meter pasta témica dos CPUs.

http://pt.mouser.com/ProductDetail/Aavid-Thermalloy/4180G/?qs=%2fha2pyFadujEiv9QGKdO8Pilj7lBkAO9sA%252b%2feivwyZc%3d

vou comprar e depois digo os resultados

Obrigado

miguelf10
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 6
Data de inscrição : 03/02/2013
Pontos/Reputação : 18

Ir para o topo Ir para baixo

marantz - Ajuda na reparação de um Marantz Empty Re: Ajuda na reparação de um Marantz

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos