Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

opinioes para fazer colunas DIY

+4
rjbv17
Mfigueiredo
Diplomata
Antero Pereira
8 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

colunas - opinioes para fazer colunas DIY Empty opinioes para fazer colunas DIY

Mensagem  Antero Pereira 12/2/2013, 22:48

boa noite

agora que o F5 esta quase concluido, precisava de umas opinioes/ideias para fazer umas colunas de raiz com um orçamento maximo de 500€.
tava a pensar em fazer isto http://www.quarter-wave.com/Gallery/Fostex206E.jpg mas com mais um super tweeter http://www.madisoundspeakerstore.com/images/products/ft17h.jpg.

que acham?

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - opinioes para fazer colunas DIY Empty Re: opinioes para fazer colunas DIY

Mensagem  Diplomata 13/2/2013, 13:59

Viva

Tendo em conta todos os elogios que o F5 já recebeu não será de considerar um tipo de coluna mais performante que o que é permitido por uma unidade full range?

Por ex:

tem vários modelos à escolha daqui

http://www.troelsgravesen.dk/Diy_Loudspeaker_Projects.htm

e daqui...

http://www.zaphaudio.com/

boa pesquisa.

carlos barata
Diplomata
Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 153
Idade : 50
Localização : Massamá
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 270

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - opinioes para fazer colunas DIY Empty Re: opinioes para fazer colunas DIY

Mensagem  Mfigueiredo 13/2/2013, 16:29


.......
E aqui: http://www.audioxcel.com/

E aqui: http://www.audiocomponents.nl/

E aqui: http://www.madisoundspeakerstore.com/speaker-kits/

Há muitas mais lojas que vendem kits. Mas estas eu conheço-as e recomendo.

Os kits do Troels são muito elaborados. Estou a preparar um projecto para um par de colunas a partir de um kit deste senhor. O problema é que os componentes do crossover, só por si, são quase tão caros como os 4 altifalantes. Mas a qualidade destes assim o exige.

Há muitas mais lojas que vendem kits. Mas estas eu conheço-as e recomendo.
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - opinioes para fazer colunas DIY Empty Re: opinioes para fazer colunas DIY

Mensagem  rjbv17 13/2/2013, 22:31

Antero Pereira escreveu:boa noite

agora que o F5 esta quase concluido, precisava de umas opinioes/ideias para fazer umas colunas de raiz com um orçamento maximo de 500€.
tava a pensar em fazer isto http://www.quarter-wave.com/Gallery/Fostex206E.jpg mas com mais um super tweeter http://www.madisoundspeakerstore.com/images/products/ft17h.jpg.

que acham?

abraço

Caro Antero,

Há muito que não vinha ao Fórum e, nem de proposito ...

Esse foi o meu primeiro projeto com os FR, em 2004, inicialmente os FE206E, e a seguir com os DX4 da Lowther. Muito e-mail com o Martin King que foi de uma disponibilidade assombrosa. Primeiro sem o filtro baffle step, depois com o dito. É muito melhor sem o filtro.

Depois tentei os OB e, meu caro, tenho as TL na garagem. Os OB embora com uma sonoridade semelhante, são muito mais dinâmicos e o grave (com os Eminence), meu caro, o grave não tem adjetivos.

colunas - opinioes para fazer colunas DIY Mltlfostexfe206e01r



P.S. - Hoje chegaram os FE 206En que, já estão a tocar na vez dos Hemp FR8C. São muito diferentes dos Fe206E, para melhor, muito melhor.


Última edição por rjbv17 em 14/2/2013, 11:38, editado 1 vez(es)
rjbv17
rjbv17
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 205
Idade : 67
Localização : Porto
Interesses : Hi-Fi, carros, música, selos, astronomia, desporto
Data de inscrição : 23/02/2012
Pontos/Reputação : 380

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - opinioes para fazer colunas DIY Empty Re: opinioes para fazer colunas DIY

Mensagem  Antero Pereira 13/2/2013, 23:07

eu tambem andei a ver as ob´s mas pelas caracteristicas da minha sala penso nao ser o melhor (corrijam-me se estiver enganado) as colunas têm de ficar muito perto das paredes e nao posso exceder os 40/45cm de largura, em altura estou á vontade ate 3 metros Smile a sala tem 48m2 mas o sistema esta só numa parte que tem 2.16 metros de movel em 3 de parede

consegue-se fazer umas OB´s com o orçamento que referi ?

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - opinioes para fazer colunas DIY Empty Re: opinioes para fazer colunas DIY

Mensagem  rjbv17 13/2/2013, 23:46

O meu segundo projeto OB com os Hemp e graves assegurados por um único sub Rel Quake. A largura do painel era cerca de 45 cm.

Os painéis ficaram por €200 e o par de Hemp por um preço semelhante. Já não me lembro qual o preço do Rel mas existem alguns à venda em segunda mão à volta dos 200-300 euros.

colunas - opinioes para fazer colunas DIY Obhempr



No primeiro projeto os painéis custaram €10 cada um (no AKI). A largura do painel era cerca de 40 cm.

colunas - opinioes para fazer colunas DIY Hifi00010r


rjbv17
rjbv17
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 205
Idade : 67
Localização : Porto
Interesses : Hi-Fi, carros, música, selos, astronomia, desporto
Data de inscrição : 23/02/2012
Pontos/Reputação : 380

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - opinioes para fazer colunas DIY Empty Re: opinioes para fazer colunas DIY

Mensagem  Diplomata 14/2/2013, 14:52

Viva


Se está "mais virado" para o conceito OB penso que deverá dar uma olhadela a este blog...


http://gainphile.blogspot.pt/

bom projecto

carlos barata
Diplomata
Diplomata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 153
Idade : 50
Localização : Massamá
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 270

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - opinioes para fazer colunas DIY Empty Re: opinioes para fazer colunas DIY

Mensagem  rjbv17 14/2/2013, 21:49

Sei quem é e, ocasionalmente, já trocamos alguma correspondência.

(veja este tópico: http://www.audiopt.net/t12550-desafio-ob-open-baffle)
rjbv17
rjbv17
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 205
Idade : 67
Localização : Porto
Interesses : Hi-Fi, carros, música, selos, astronomia, desporto
Data de inscrição : 23/02/2012
Pontos/Reputação : 380

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - opinioes para fazer colunas DIY Empty Re: opinioes para fazer colunas DIY

Mensagem  vinyl33 14/2/2013, 22:12

Viva Rui,

Faça-me um favor....please....
Clarifique o seu postscript Suspect

rjbv17 escreveu:
P.S. - Hoje chegaram os FE 206En que, já estão a tocar na vez dos Hemp FR8C. São muito diferentes dos Fe206E, para melhor, muito melhor.

Abraço e obrigado
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - opinioes para fazer colunas DIY Empty Re: opinioes para fazer colunas DIY

Mensagem  Antero Pereira 14/2/2013, 22:38

vi este video e achei fantastico https://www.youtube.com/watch?v=g3xvnmWQS5A


Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - opinioes para fazer colunas DIY Empty Re: opinioes para fazer colunas DIY

Mensagem  rjbv17 14/2/2013, 23:21

vinyl33 escreveu:Viva Rui,

Faça-me um favor....please....
Clarifique o seu postscript Suspect

rjbv17 escreveu:
P.S. - Hoje chegaram os FE 206En que, já estão a tocar na vez dos Hemp FR8C. São muito diferentes dos Fe206E, para melhor, muito melhor.

Abraço e obrigado

Viva Artur,

Segue com imagem
colunas - opinioes para fazer colunas DIY Img0069rf


Têm algumas horas de rodagem, apenas. Quando comparados com os 206E, são bem menos agressivos nestas primeiras horas. Mantêm o tom "seco" mas são muito mais toleráveis à subida de impedância. Fazem-me lembrar os DX4 no que respeita à gama média, refinada, e média-alta, embora neste último aspeto os Lowther sejam mais "pontudos" e pertencentes a uma equipa da Premier League. Quando comparados com os Hemp, estes últimos parecem necessitar de uma injeção de adrenalina.

Neste momento o grave (como eu o conhecia com os Hemp) parece ter desaparecido Question mas qualquer atuação no volume traz promessas de maior complementaridade com os Eminence. Como só a estas horas consigo "pegar no vício", a consideração que tenho pelos vizinhos obriga-me a manter um nível de convivência socialmente aceitável ... por muito que custe refrear o impulso de puxar pelo volume. Ainda faltam umas dezenas de horas, espero, para tirar conclusões (e não centenas como com os 206E).
rjbv17
rjbv17
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 205
Idade : 67
Localização : Porto
Interesses : Hi-Fi, carros, música, selos, astronomia, desporto
Data de inscrição : 23/02/2012
Pontos/Reputação : 380

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - opinioes para fazer colunas DIY Empty Re: opinioes para fazer colunas DIY

Mensagem  vinyl33 15/2/2013, 08:07

rjbv17 escreveu:
P.S. - Hoje chegaram os FE 206En que, já estão a tocar na vez dos Hemp FR8C. São muito diferentes dos Fe206E, para melhor, muito melhor.

Madre mia....
Só agora reparei que estava a falar de dois Fostex diferentes... o 206E e o 206En.
Fez-se luz. lol!
Obrigado pelo esclarecimento, Rui.
Experimente fazer isto aos 206En.....vai ficar surpreendido !!

colunas - opinioes para fazer colunas DIY Plugs

colunas - opinioes para fazer colunas DIY 15colocados2

Abraço
vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - opinioes para fazer colunas DIY Empty Re: opinioes para fazer colunas DIY

Mensagem  Antero Pereira 15/2/2013, 23:55

é possivel utilizar este atenuador http://www.europe-audio.com/Product.asp?Product_ID=7993 com um fullrange e outro no tweeter?
assim penso que seria mais facil acertar a integraçao entre woofer/fullrange/super tweeter e ajustar ao gosto de cada um certo?

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - opinioes para fazer colunas DIY Empty Re: opinioes para fazer colunas DIY

Mensagem  vinyl33 16/2/2013, 07:45

Antero Pereira escreveu:é possivel utilizar este atenuador http://www.europe-audio.com/Product.asp?Product_ID=7993 com um fullrange e outro no tweeter?
assim penso que seria mais facil acertar a integraçao entre woofer/fullrange/super tweeter e ajustar ao gosto de cada um certo?

abraço

Viva Antero,

É a maneira mais expedita de se conseguir a integração entre os drives e a que utilizei no meu projecto Open Baffle.
Se espreitar o meu post

http://www.audiopt.net/t12550p45-desafio-ob-open-baffle#147410

verificará que utilizei o L-Pad que mencionou (R80B) para o tweeter.

colunas - opinioes para fazer colunas DIY Hpfz

Abraço


vinyl33
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 668
Idade : 72
Localização : Vila Nova de Gaia
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Data de inscrição : 28/10/2008
Pontos/Reputação : 1160

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - opinioes para fazer colunas DIY Empty Re: opinioes para fazer colunas DIY

Mensagem  Antero Pereira 16/2/2013, 22:57

eu estava a pensar em usar um woofer e um fullrange com atenuador para ja, mais tarde adicionar um tweeter ou super tweeter, qual o melhor fulrange para integrar com o eminence alpha 15A e mais tarde com o tweeter(qual?) ?

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - opinioes para fazer colunas DIY Empty Re: opinioes para fazer colunas DIY

Mensagem  ricardo onga-ku 17/2/2013, 13:45

Antero Pereira escreveu:eu estava a pensar em usar um woofer e um fullrange com atenuador para ja, mais tarde adicionar um tweeter ou super tweeter, qual o melhor fulrange para integrar com o eminence alpha 15A e mais tarde com o tweeter(qual?) ?

abraço

Quais foram os critérios para a selecção do Eminence?
Acho que deve usar os mesmos para a selecção dos restantes altifalantes, tendo em conta as características técnicas dos mesmos de modo a evitar grandes atenuações no filtro e por forma a conseguir uma resposta de "potência" (ou padrão de dispersão) equilibrada.

R
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - opinioes para fazer colunas DIY Empty Re: opinioes para fazer colunas DIY

Mensagem  Antero Pereira 17/2/2013, 16:14

ricardo onga-ku escreveu:

Quais foram os critérios para a selecção do Eminence?


R

boas os criterios foram mais pela maioria de todos os projetos de colunas OB os usarem e como alguem ja me disse "equipa que ganha nao se mexe".

mas para frequencias mais acima nao encontro a unanimidade que existe nos eminence , como nunca ouvi vou pela experiencia e opinioes de cada um e filtro o que mais se aproxima dos meus gostos.

a ideia é tirar o maximo de qualidade possivel sem passar o orcamento disponivel

obrigado a todos

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - opinioes para fazer colunas DIY Empty Re: opinioes para fazer colunas DIY

Mensagem  ricardo onga-ku 18/2/2013, 12:07

O Nuno da http://http-www-nlaudiospeakers.webnode.pt fez em tempos uma sugestão:

http://www.audiopt.net/t843p240-colunas-de-som-diy#117943

Bom trabalho,
Ricardo
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - opinioes para fazer colunas DIY Empty Re: opinioes para fazer colunas DIY

Mensagem  123jaesta 19/2/2013, 17:54

Boas Ricardo...essa sugestão por mim feita em tempos neste momento não aconselho.Tanto o Visatom B200 como o Fostex FT17 são boas unidades mas julgo serem de dificil integração com unidades de graves com 96/98db em colunas sem caixa.O tempo passa e vamos aprendendo á custa da experimentação,(que tem o inconveniente dos custos altos das unidades já para não falar no trabalho) que temos de ir por outros caminhos.

Abraço

NL.
123jaesta
123jaesta
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 257
Idade : 59
Localização : Sintra
Ocupação : Desocupado
Data de inscrição : 15/06/2007
Pontos/Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - opinioes para fazer colunas DIY Empty Re: opinioes para fazer colunas DIY

Mensagem  Antero Pereira 19/2/2013, 22:13

123jaesta escreveu:Boas Ricardo...essa sugestão por mim feita em tempos neste momento não aconselho.Tanto o Visatom B200 como o Fostex FT17 são boas unidades mas julgo serem de dificil integração com unidades de graves com 96/98db em colunas sem caixa.O tempo passa e vamos aprendendo á custa da experimentação,(que tem o inconveniente dos custos altos das unidades já para não falar no trabalho) que temos de ir por outros caminhos.

Abraço

NL.

boa noite

tive a ver essa sugestão e a ler todo o topico e o que entendi que para ter bons graves com bom SPL é usar dois eminence alpha 15A em paralelo, ja nos medios e os agudos que "outros caminhos" nos aconselha?

mais uma duvida ao usar dois alpha 15a a inpedancia final das colunas vai baixar certo?

partilhe mais um pouco da sua experiencia que todos nós agradecemos.

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - opinioes para fazer colunas DIY Empty Re: opinioes para fazer colunas DIY

Mensagem  123jaesta 20/2/2013, 09:42

Boas Antero...é a opção para conseguires mais Spl assim como uma sonoridade mais distriduida e grande/presente.Já experimentei os Alfas assim como mais umas quantas unidades até já perdi a conta de quantas, ouvi,medi e comparei e para o orçamento que acima mencionas julgo ficares mais bem servido com os Betas pois teem um Qt suficiente mas conseguem vir mais abaixo na frequencia e teem mais Spl.Com 2 Alfas consegues 99db no conjunto e com os Betas cerca de 101 na frequencia média de 200hz.A impedancia passa a ser de 4 e não de 8ohm o que não traz qq inconveniente pois a maioria dos amps tem as duas saidas.Assim será possivel utilizares médios entre 92/95 db sendo os 95 já um limite e só conseguirás integrá-los com filtro de 6 db por ex. e de preferencia widerange e não fullrange.Se já tens um fullrange com técnica duplo cone ao removeres o mesmo limitas a frequencias altas passando a estar mais perto de um wide range.De qq forma e tendo em conta o orçamento vai uma dica ,que tal um Monacor SP200x para médio (remover duplo cone do mesmo) e para os agudos algo perto dos 101 db.Filtro de 12/6/6db e ter atenção á fase do médio,e ai sim será interessante uma maneira de fazeres medições para otimizares/afinares as curvas de resposta ou então fazeres experiências e ver como te soa melhor sendo esta ultima forma trabalhosa e de dificil perceção.Quando tiveres as colunas feitas e andares nas afinações o que necessitares para solucionar alguns problemas que se deparem mediante informação das caracteristicas do projeto é só perguntares e te darei a minha opinião.

Abraço

NL.
123jaesta
123jaesta
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 257
Idade : 59
Localização : Sintra
Ocupação : Desocupado
Data de inscrição : 15/06/2007
Pontos/Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - opinioes para fazer colunas DIY Empty Re: opinioes para fazer colunas DIY

Mensagem  ricardo onga-ku 20/2/2013, 10:27

123jaesta escreveu:Já experimentei os Alfas assim como mais umas quantas unidades até já perdi a conta de quantas, ouvi,medi e compare

É por isso que desaconselho grandes experimentações para quem tem budgets apertados...o melhor é ficar pelos modelos de qualidade comprovada e medida.
A maioria dos DIYers atira-se de cabeça, muitas vezes enfeitiçada pelos mitos audiófilos que envolvem algumas tipologias como por exemplo as monovias, as cornetas que utilizam a onda traseira numa corneta exponencial (back-loaded horns) ou os ridículos Zigmahornet, e rapidamente perde o pé.
Claro que a experiência ensina, aprendi muito como aquisições enganadas, mas corre-se o risco de ficar com o dinheiro encalhado num projecto de desempenho medíocre; se essa aprendizagem pelos nossos erros não for intencional e financeiramente desprezável é uma chatice.

Existem diversos sites na net que disponibilizam os recursos necessários à compreensão do funcionamento de colunas como por exemplo o http://lenardaudio.com/education/05_speakers.html que a meu ver devem ser consultados antes do início de qualquer projecto.

R
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - opinioes para fazer colunas DIY Empty Re: opinioes para fazer colunas DIY

Mensagem  Antero Pereira 20/2/2013, 22:08

boas 123jaesta e ricardo onga-ku
obrigado pelas vossas opinioes muito mais sabias que as minhas. o amplificador é de baixa potencia 25w classe A a 8ohms e queria que as colunas lá estivessem o mais proximo possivel para tirar partido da class A, nao existe woofers de 16ohms ? assim dois em paralelo ou dois de 4ohms em serie mantinha os 8ohms é possivel?

os Monacor parecem-me interessantes, eu ainda nao tenho nenhuma unidade , ando em investigaçao como o orcamento é um pouco apertado para fazer experimentações, dai tentar obter o maximo informaçao e fazer o melhor possivel, a curto prazo inicio o projeto. quanto ao tweeter andei a ver se via algo com mais de 100dbs e nao encontrei nada acessivel, o que aconselha? se nao quiser partilhar publicamente o que compreendo perfeitamente peço-lhe que envie por MP.

abraço e obrigado por tudo

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - opinioes para fazer colunas DIY Empty Re: opinioes para fazer colunas DIY

Mensagem  rjbv17 20/2/2013, 23:32

Duas opções do Bert Doppenberg
colunas - opinioes para fazer colunas DIY Quasarmki


colunas - opinioes para fazer colunas DIY Quasarmkii
rjbv17
rjbv17
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 205
Idade : 67
Localização : Porto
Interesses : Hi-Fi, carros, música, selos, astronomia, desporto
Data de inscrição : 23/02/2012
Pontos/Reputação : 380

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - opinioes para fazer colunas DIY Empty Re: opinioes para fazer colunas DIY

Mensagem  r4f4 23/2/2013, 16:49

colunas - opinioes para fazer colunas DIY Hifi00010r

Este tipo de colunas é feito com um painel de madeira em vez de uma caixa? Como é que isto funciona?

r4f4
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 33
Data de inscrição : 02/12/2008
Pontos/Reputação : 58

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - opinioes para fazer colunas DIY Empty Re: opinioes para fazer colunas DIY

Mensagem  Antero Pereira 23/2/2013, 19:44

boas se tiver tempo e interesse leia este topico http://www.audiopt.net/t12550-desafio-ob-open-baffle .

eu vou avançar a curto prazo com as minhas OB 3 vias (2 beta 15A+fullrange+tweeter)por coluna e vou contar com o apoio tecnico (a distancia) do Nuno Lopes http://http-www-nlaudiospeakers.webnode.pt/ uma pessoa muito prestavel

abraço

Antero Pereira
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 07/04/2012
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - opinioes para fazer colunas DIY Empty Re: opinioes para fazer colunas DIY

Mensagem  r4f4 23/2/2013, 20:00

Vou ler esse tópico com mais atenção noutra altura.
A minha dúvida é, é possível construir umas colunas boas para um espaço pequeno por menos de 100€ o par?

Por exemplo estas da imagem

colunas - opinioes para fazer colunas DIY Fig1a-OB-Frontcolunas - opinioes para fazer colunas DIY Fig2a-OB-back

São extremamente simples, parece óptimo para quem se vai iniciar nisto dos DIY de hi-fi, mas depois o preço... (Retail price: US$423.98 per channel )

r4f4
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 33
Data de inscrição : 02/12/2008
Pontos/Reputação : 58

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - opinioes para fazer colunas DIY Empty Re: opinioes para fazer colunas DIY

Mensagem  ricardo onga-ku 23/2/2013, 21:08

As colunas dipolo, como é o caso das open-baffle, precisam de estar afastadas da parede traseira.
Como o espaço é reduzido as colunas da imagem não são as mais aconselháveis.
Estas Zaph de duas vias c/ configuração d'Appolito são baratas mas não ficam por menos de 100€ o par...talvez seja melhor comprar umas colunas usadas.

R
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - opinioes para fazer colunas DIY Empty Re: opinioes para fazer colunas DIY

Mensagem  r4f4 24/2/2013, 00:28

Eu estou só a tentar juntar alguma informação.
Não precisam de ser OB, mas é possível montar umas colunas decentes dentro desse orçamento? Para fazer conjunto p.ex. com uns amplificadores iguais aos deste tópico http://www.audiopt.net/t13328-diy-mini-av-gainclone

r4f4
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 33
Data de inscrição : 02/12/2008
Pontos/Reputação : 58

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - opinioes para fazer colunas DIY Empty Re: opinioes para fazer colunas DIY

Mensagem  ricardo onga-ku 24/2/2013, 09:51

Eu tive em tempos um amplificador que utilizava esse op-amp.
É fraquinho, precisa de colunas "fáceis" de alimentar.
Será que o pode utilizar numa configuração de multi-amplificação?

As colunas são o componente mais importante do sistema, aquele onde não se devem poupar €sforço$, e ainda por cima está a reduzir o leque de escolha com esse amplificador...
Quais são as dimensões da sala?

R
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - opinioes para fazer colunas DIY Empty Re: opinioes para fazer colunas DIY

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos