Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Novo Amplificador, colunas e Network Music player

+3
ricardo onga-ku
Rui_Rodrig
MiguelG
7 participantes

Ir para baixo

colunas - Novo Amplificador, colunas e Network Music player Empty Novo Amplificador, colunas e Network Music player

Mensagem  MiguelG 9/3/2013, 02:00

Saudações a todos,

Gostaria de conhecer as v/sugestões para a aquisição de novo equipamento (para substituir um velhinho Sony TA - F3000ES e respectivos CD e Tuner da mesma série) que permita resolver a "salganhada" que se tornou as ligações com LCD LED, leitor DVD, Zon Iris e LaCinema HD.

Como a música é primordial, a nota mais importante será sempre o amplificador e o jogo de colunas. Quanto ao resto, estou inclinado para um Network Music Player c/DAC, sendo que a preferência vai para o CA Stream Magic 6 (com base nas ligações, no Wi-Fi incluído e reviews). Parece que a Yamaha lançou agora um novo modelo com CD player, mas os preços deverão ser proibitivos. Mas adiante porque este equipamento será o último a ser adquirido.

Entre os amplificadores (o preço é infelizmente factor de peso) e à primeira vista os candidatos seriam o Rotel RA - 11/12, o Onkyo A-5VL (ou A-9050), o CA 651A e finalmente o Yamaha A-S500. Quanto mais compacto melhor, mas a qualidade de som sempre acima de tudo.

Já as colunas são uma perfeita incógnita. As limitações são o espaço (sala relativamente pequena e rectangular) e a estética, pelo que procuro colunas "bookshelf". Vi umas CA minúsculas e também as Diamond(estas um pouco maiores). Um subwoofer seria obrigatório neste caso, presumo?

Agradeço os vossos comentários e sugestões para poder preparar o roteiro de testes aos equipamentos acima mencionados. E já agora, qual a v/opinião dos Network Music Players?

Obrigado
MiguelG
MiguelG
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 7
Interesses : Musica, Fotografia Digital
Data de inscrição : 08/03/2013
Pontos/Reputação : 20

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Novo Amplificador, colunas e Network Music player Empty Re: Novo Amplificador, colunas e Network Music player

Mensagem  MiguelG 9/3/2013, 18:59

Anyone?
MiguelG
MiguelG
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 7
Interesses : Musica, Fotografia Digital
Data de inscrição : 08/03/2013
Pontos/Reputação : 20

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Novo Amplificador, colunas e Network Music player Empty Re: Novo Amplificador, colunas e Network Music player

Mensagem  Rui_Rodrig 9/3/2013, 21:46

Viva MiguelG:

Não posso ajudar muito com os amps que elencou porque não os ouvi ...
Mas posso dar-lhe um conselho (muito repetido por aqui) mas que no meu caso até se aplicou em cheio, mas veio tarde ! Poderia ter tomado outra decisão quanto ao amp que escolhi se tivesse feito audições mais aturadas e variadas ... Por isso não acredite em revistas e visite várias lojas onde poderá ser bem surpreendido com audições que à primeira vista podem parecer pouco interessantes ...

Ouça com os seus próprios ouvidos antes de tomar uma decisão ! Cuidado com a carteira ... Cool

Quanto aos network players, também fico a aguardar a monitorização deste tópico para saber o que outros foristas com experiência desses componentes nos possam elucidar.

Cumps,
Rui
Rui_Rodrig
Rui_Rodrig
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 129
Idade : 66
Localização : Porto
Ocupação : Técnico Superior de Lazer
Interesses : Autos, motos, computadores e música
Data de inscrição : 16/02/2012
Pontos/Reputação : 197

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Novo Amplificador, colunas e Network Music player Empty Re: Novo Amplificador, colunas e Network Music player

Mensagem  MiguelG 10/3/2013, 01:55



Não posso ajudar muito com os amps que elencou porque não os ouvi ...
Mas posso dar-lhe um conselho (muito repetido por aqui) mas que no meu caso até se aplicou em cheio, mas veio tarde ! Poderia ter tomado outra decisão quanto ao amp que escolhi se tivesse feito audições mais aturadas e variadas ... Por isso não acredite em revistas e visite várias lojas onde poderá ser bem surpreendido com audições que à primeira vista podem parecer pouco interessantes ...

Ouça com os seus próprios ouvidos antes de tomar uma decisão ! Cuidado com a carteira ... Cool

Quanto aos network players, também fico a aguardar a monitorização deste tópico para saber o que outros foristas com experiência desses componentes nos possam elucidar.

Cumps,
Rui

Obrigado Rui.

Quanto aos amps tenho a sorte de poder dar um salto a uma loja da especialidade aqui bem perto, e como terei mais equipamentos para experimentar para além das primeiras escolhas, conto ficar com uma ideia mais abrangente sobre as opções para o som que procuro.
Mas continuo a estar interessado em ouvir as v/opiniões relativamente aos speakers que poderiam combinar com um novo amplificador? Concordo em absoluto quando diz que as revistas/sites são altamente voláteis, e por isso gostaria de partir com alguma vantagem antes de "ir às compras".

Cumprimentos
MG
MiguelG
MiguelG
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 7
Interesses : Musica, Fotografia Digital
Data de inscrição : 08/03/2013
Pontos/Reputação : 20

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Novo Amplificador, colunas e Network Music player Empty Re: Novo Amplificador, colunas e Network Music player

Mensagem  ricardo onga-ku 10/3/2013, 17:22

Caro Miguel,

Para poder efectuar algumas sugestões é importante saber qual o valor que pretende investir no sistema, se tenciona efectuar upgrades num futuro próximo e as dimensões da sua sala.
Convém acima de tudo ter em conta que as colunas (e a relação destas com a sala) são o componente que mais afecta (negativamente) o sinal pelo que é nelas que deverá ser investido o grosso do orçamento.

Cumprimentos,
Ricardo
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Novo Amplificador, colunas e Network Music player Empty Re: Novo Amplificador, colunas e Network Music player

Mensagem  enxuto 10/3/2013, 18:00

Se não é indiscrição o Miguel é de onde?

enxuto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 672
Data de inscrição : 15/11/2008
Pontos/Reputação : 588

http://anos80.abportal.net

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Novo Amplificador, colunas e Network Music player Empty Re: Novo Amplificador, colunas e Network Music player

Mensagem  MiguelG 10/3/2013, 19:01

Boa tarde Ricardo

Obrigado pelo seu feedback.

O orçamento é limitado: gostaria de não ultrapassar os €1500 entre amp, speakers e subwoofer. Já o Network Music Player, em função dos preços que já fui encontrando, será para mais tarde.

No que respeita as dimensões e geometria da sala, esta tem aproximadamente 40m2, mas a ligação TV (cabo) obriga à disposição de todos os elementos num quadrado com cerca de 9m2 (tenho portanto TV + amp + colunas viradas para a parede oposta). Naturalmente que gostaria de, ao fazer este investimento, ter alguma margem de manobra para permitir outro aproveitamento do equipamento (amp). Por essa razão colocava a questão relativamente aos speakers bookshelf por agora, e eventualmente mais tarde evoluir para outra potência ao nível dos speakers.

Fundamental é poder encontrar um amp com ligações digitais, por forma a poder canalizar a biblioteca musical concentrada no NAS e também fazer a ligação do LCD ao sistema.

Confesso que após correr vários fóruns, e de ter lido muitos reviews, estou menos esclarecido do que quando me propus a tentar perceber quais as características mais importantes a levar em linha de conta.

Para o post posterior, vivo em Campo de Ourique, Lisboa.

Mais uma vez, obrigado pelas sugestões que aqui possam deixar.

Cumpts
Miguel


MiguelG
MiguelG
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 7
Interesses : Musica, Fotografia Digital
Data de inscrição : 08/03/2013
Pontos/Reputação : 20

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Novo Amplificador, colunas e Network Music player Empty Re: Novo Amplificador, colunas e Network Music player

Mensagem  jpinto 10/3/2013, 20:18

Não percebo porque pretende um amplificador com entradas digitais. Se a ideia é ter a colecção num NAS e adquirir um Network Music Player c/DAC não as vai utilizar.
Será que não está a limitar a escolha por uma funcionalidade que não vai utilizar?
jpinto
jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 267
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 10/03/2009
Pontos/Reputação : 422

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Novo Amplificador, colunas e Network Music player Empty Re: Novo Amplificador, colunas e Network Music player

Mensagem  MiguelG 10/3/2013, 20:28

O NMP só poderá ser adquirido mais tarde,devido ao elevado preço dos equipamentos, e de qualquer forma a ligação deste ao amp, a ser feito por entrada digital preservará mais qualidade do sinal, pelo menos presumo que assim seja.
De qualquer forma, e até poder adquirir o NMP, terei que fazer a ligação e streaming do NAS via LCD.

MiguelG
MiguelG
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 7
Interesses : Musica, Fotografia Digital
Data de inscrição : 08/03/2013
Pontos/Reputação : 20

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Novo Amplificador, colunas e Network Music player Empty Re: Novo Amplificador, colunas e Network Music player

Mensagem  ricardo onga-ku 10/3/2013, 21:31

MiguelG escreveu:Confesso que após correr vários fóruns, e de ter lido muitos reviews, estou menos esclarecido do que quando me propus a tentar perceber quais as características mais importantes a levar em linha de conta.

É natural; a audiofilia é uma disciplina onde impera o subjectivismo e conforme imortalizou o ditado "cada cabeça, sua sentença".
Quanto às reviews, esqueça-as, deite-as no lixo ou pegue-lhes fogo para acender a sua lareira...não passam de estímulos ao consumo, publicidade encapuçada ou na melhor das hipóteses mais uma opinião (subjectiva) que até pode ser bem intencionada mas é completamente inútil para o esclarecimento do consumidor.

O melhor conselho que lhe posso dar é que se desloque a um revendedor com grande variedade de equipamentos e fabricantes e proceda a uma avaliação comparativa dos equipamentos que "caem" dentro do seu orçamento.

MiguelG escreveu:No que respeita as dimensões e geometria da sala, esta tem aproximadamente 40m2, mas a ligação TV (cabo) obriga à disposição de todos os elementos num quadrado com cerca de 9m2 (tenho portanto TV + amp + colunas viradas para a parede oposta). Naturalmente que gostaria de, ao fazer este investimento, ter alguma margem de manobra para permitir outro aproveitamento do equipamento (amp). Por essa razão colocava a questão relativamente aos speakers bookshelf por agora, e eventualmente mais tarde evoluir para outra potência ao nível dos speakers.

Fundamental é poder encontrar um amp com ligações digitais, por forma a poder canalizar a biblioteca musical concentrada no NAS e também fazer a ligação do LCD ao sistema.

À primeira vista talvez faça sentido investir uma boa maquia num amplificador com entradas digitais mas caso não se trate de um amplificador digital (em que as colunas são "alimentadas" pelos D/AC) estou em crer que será certamente uma solução de compromisso...por norma desconfio sempre dos "canivetes suiços" que nos desenrascam na maior parte das situações mas nunca são verdadeiramente eficazes ou optimizados para as várias funções.
Convém também ter em conta que certas colunas (talvez aquelas que irá adquirir no futuro) "apresentam" uma carga considerável e como tal requerem um amplificador capaz de produzir muita corrente.

Quanto às colunas, evite os modelos mais pequenos, especialmente se tenciona substituí-las a médio prazo para evitar que tenha de o fazer antecipadamente.
Proponho que escute os modelos da PSB e Wharfedale que me parecem apresentar uma boa relação preço/desempenho.
Se não torcer o nariz ao material usado pode comprar um desempenho muito superior pelo mesmo valor.
Tenha em conta que este tipo de coluna necessita de suportes adequados para garantir um bom desempenho e esses suportes constituem um acréscimo ao valor das colunas com alguma expressão.

As duas limitações das colunas de suporte, reduzida extensão de baixas frequências (o som mais grave produzido não vai tão "baixo") e nível de pressão sonora limitado (começam a distorcer a níveis de "volume" menos elevados), são em certa medida atenuadas pela adição de colunas de sub-grave (se o budget não permitir, pode remediar-se com apenas uma unidade) e o facto de estas últimas serem independentes das caixas principais permite a optimização do posicionamento por forma a obter a resposta de frequências mais plana (caso não saiba, a curva de resposta de frequências representa a intensidade a que cada frequência é produzida por um equipamento ou sistema quando alimentada por um sinal de intensidade constante e deve ser plana para evitar que o sinal registado no suporte seja alterado, de modo a reproduzi-lo com fidelidade).

Evite, acima de tudo, gastar dinheiro em cabos.
É um verdadeiro desperdício...

Boas escutas,
Ricardo
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Novo Amplificador, colunas e Network Music player Empty Re: Novo Amplificador, colunas e Network Music player

Mensagem  MiguelG 10/3/2013, 22:56

Caro Ricardo,

Agradeço, desde já, os seus comentários. Já anteriormente o Rui havia sinalizado que, nesta matéria de fazer escolhas sem dedicar algum tempo à experimentação, pode conduzir a decisões pouco fundamentadas, e por isso demasiado onerosas mesmo quando as primeiras impressões não o indiciem.

Até breve.

Cumprimentos

Miguel

MiguelG
MiguelG
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 7
Interesses : Musica, Fotografia Digital
Data de inscrição : 08/03/2013
Pontos/Reputação : 20

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Novo Amplificador, colunas e Network Music player Empty Re: Novo Amplificador, colunas e Network Music player

Mensagem  FBatista 14/3/2013, 23:54

Na minha opinião, havendo contenção de custos e a procura pela melhor qualidade possível, o MiguelG deve adquirir um amplificador com entradas digitais. Tem a vantagem de as poder utilizar com a parafernália que já possuí, Box Zon, LCD, DVD, etc... Provavelmente o seu LCD também já não deve ter saída analógica.
E evita também problemas de ground loop que por vezes são irredutíveis.

Não tenha medo de um DAC incluido no seu futuro amplificador integrado.
Pessoalmente acho uma bobalhice um DAC externo num sistema HIFI integrado de custos contidos. Ou seja a configuração HIFI de orçamento tem todo o sentido, incluir um DAC externo é que não. Veja que este contracenso no seu caso representa 1/3 do seu orçamento num DAC....

No campo amplificador sou suspeito, dos modelos que indicou eu escolhia o ROTEL RA-12 de olhos fechados.
Adquiri o RA-11 há 6 meses. Veja aqui a minha review neste forum sobre este amplificador.

E dou por muito bem empregue o e$trago. Também não conhecia a sonoridade da marca e considero que foi um excelente cartão de visita. Sem dúvida que olharei para a ROTEL quando um dia decidir evoluir para uma solução de separados por ex: .

No RA-11 posso-lhe dizer que desde há 5 meses para cá que não utilizo entradas analógicas. Vai tudo por alguma das 4 entradas digitais, com cabos ópticos normalíssimos (QED) ou coaxial RG6 para ITED 2 feito por mim. Na entrada que utilizo com o meu compurator, modifiquei há pouco tempo o parâmetro de resolução no Windows7 de 44khz 16bits até ao máximo suportátvel 24bit 92Khz. Sendoo que o DAC do ROTEL faz até 192khz. Nunca, absolutamente nunca constatei qualquer episódio de erros ou imperfeições na música derivado do DAC interno.

Há 6 meses o meu plano era muito semelhante ao seu : novo amplificador, novo network player e novas colunas.
Até agora ainda só cumpri com o amplificador.
Dificilmente comprarei colunas, porque sou um experimentalista neste campo.

Quanto ao Network player, para a minha cabeça a confusão é tanta, de marcas, refªs e conceitos que pura e simplesmente com a falta de tempo, fui deixando passar. Encontrei alguém que no Youtube tem o que considero ser a melhor solução low cost : um velho portátil com saída audio digital a fazer de servidor de música. E a comandar a aplicação XBMC atraves do smartphone. Para mim chegou ! Embora sinta falta de uma aplicação mais versátil e que consiga ler FLACS e afins.

Portanto em termos de Network player resta o sintonizador FM e a sintonia online, spotify que em muitos deles vêm incluidos. No meu caso o FM é uma neura da qual nao sofro, pois não tenho sintonizador normal (o RT-11 por ex:) nem NAP, mas sinto falta de ouvir rádio. Ora no meu prédio acontece o habitual : a ZON aproveita o chicote coaxial de entrada em minha casa e lá se vai a ligação à antena FM do prédio que é de longe, melhor que qualquer antena dentro de casa.
Portanto vejo vantagem na sintonia FM via NET.

Qualquer informação não hesite.
Boas pesquisas
FBatista
FBatista
FBatista
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 48
Data de inscrição : 02/06/2010
Pontos/Reputação : 102

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Novo Amplificador, colunas e Network Music player Empty Re: Novo Amplificador, colunas e Network Music player

Mensagem  Fulci 8/5/2013, 15:21

O melhor será tentar arranjar um Naim Uniti usado a bom preço... vendem-se no eBay por €1600, tens um excelente amplificador com DAC, streamer e leitor de CD, e rádio e mais não sei... ou um UnitiQute por €900, mas só tem 30w (bons watts, não são daqueles watts faz de conta) por isso não penses que te enche uma sala com umas colunas pouco sensíveis.

Se não quiseres ir tão longe, minha recomendação será um Rega Brio-R, por €500 é uma máquina fenomenal. Eu tenho um ligado a um Bushmaster DAC do Beresford, custa uns €250, com um Airport Express ou uma Apple TV e fazes o stream de um iCoiso ou de um PC. O Rega é muito bom, compacto e com um grande preço, vale bem mais do que aquilo que custa, e vem com um pre de phono muito bom. Se quiseres metes o DAC da Rega mas é mais caro.

Se necessitares mesmo de um Network Player, a Denon tinha o DNP-720 que se arranja por €200, mas não sei se será muito bom.

A Yamaha tem um novo leitor de CD com streamer ou network player e funciona como DAC por uns €500.

Já agora, as colunas REGA RS-3 são umas colunas de chão compactas que se arranjam por €600 na loja de Bilbao. São muito discretas, tocam que se fartam e custam tanto como umas monitoras decentes, sem necessitarem de uns suportes. Alternativamente, eu tentaria ouvir as KEF LS50 se o orçamento esticar até lá.

Fulci
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 75
Idade : 43
Localização : Porto
Data de inscrição : 05/02/2011
Pontos/Reputação : 149

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Novo Amplificador, colunas e Network Music player Empty Re: Novo Amplificador, colunas e Network Music player

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos