Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos

+4
luis lopes
joevalve
Sonik
hromana
8 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

colunas - O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos Empty O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos

Mensagem  hromana 29/5/2013, 07:35

Viva,

Este é o meu 1º post e gostaria de deixar aqui uma descrição do meu sistema:

Amplificador: Marantz Sr6007
Colunas: Boston Acoustic A360
Gd: Rega Rp1
Cabos: Transparent

O Rega foi adquirido muito recentemente e não estou satisfeito com a sua prestação, já que até à data e após ter testados apenas alguns discos, todos edições muito recentes (Best Of Dire Straits / Thriller do MJ), não notei qualquer diferença em comparação com uma fonte digital: ex: Spotify com uma resolução de 320kbps. Na vossa opinião, porque razão não noto diferença na qualidade de som, será que estes discos por serem edições recentes, foram produzidos (quase de certeza) a partir de uma fonte digital e não de um master analógico?

Nos próximos dias vou ter acesso a alguns discos antigos, entre eles uma edição do Japonesa do "The Dark Side of the Moon" pelo que poderei comprovar esta minha ideia.

Cumprimentos a todos.

hromana
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 11
Localização : Espanha
Interesses : Música / Automóveis / Informática
Data de inscrição : 28/05/2013
Pontos/Reputação : 32

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos Empty Re: O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos

Mensagem  Sonik 29/5/2013, 08:27

Bem vindo ao forum!

Na minha opinião pode estar perante várias possibilidades para não ter o som que pretende.

Primeiro pode ser o Pré-Phono que está a utilizar. No seu sistema não refere qual é. Será o pré do amplificador?
Se for este, pode ser que o mesmo seja de baixa qualidade e esteja a limitar a prestação do Rega. Mas é apenas uma suposição pois não conheço o amplificador que possui.

Testou o Rega noutro sistema antes de comprar e gostou mais daquilo que ouviu? Pode ser o seu amplificador e colunas que esteja a limitar a qualidade de som e não o Gira Discos.

Cumprimentos
Sonik
Sonik
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 374
Idade : 51
Localização : Barreiro
Ocupação : Designer
Interesses : Musica, Fotografia, Ovnilogia
Data de inscrição : 07/04/2009
Pontos/Reputação : 377

http://www.almasonica.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos Empty Re: O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos

Mensagem  hromana 29/5/2013, 08:55

Sonik escreveu:Bem vindo ao forum!

Na minha opinião pode estar perante várias possibilidades para não ter o som que pretende.

Primeiro pode ser o Pré-Phono que está a utilizar. No seu sistema não refere qual é. Será o pré do amplificador?
Se for este, pode ser que o mesmo seja de baixa qualidade e esteja a limitar a prestação do Rega. Mas é apenas uma suposição pois não conheço o amplificador que possui.

Testou o Rega noutro sistema antes de comprar e gostou mais daquilo que ouviu? Pode ser o seu amplificador e colunas que esteja a limitar a qualidade de som e não o Gira Discos.

Cumprimentos

Bom dia Sonik,

Muito obrigado pela pronta resposta.

Efectivamente o Pré-Phono é o do amplificador, deixo aqui uma imagem das ligações deste Marantz:
Imagem do SR6006

Não testei o Rega em nenhum outro sistema, o meu descontentamento deve-se ao facto de não notar diferenças entre o som digital ( Ex: Spotify em máxima resolução ou de ficheiros FLAC) o qual é muito bom. A questão é que não consigo aferir reais vantagens de ter o Rega Vs. Fontes de som digital.


hromana
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 11
Localização : Espanha
Interesses : Música / Automóveis / Informática
Data de inscrição : 28/05/2013
Pontos/Reputação : 32

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos Empty Re: O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos

Mensagem  Sonik 29/5/2013, 09:55

Caro Hromana,
Parece-me que acima de tudo estava com espectativas muito altas relativamente ao Rega e ao som analógico.

Efectivamente diz-se por aqui e noutros foruns que a prensagem dos vinis actualmente não traz qualquer vantagem porque a maioria das gravações são feitas digitalmente ao contrário do que acontecia nos anos 70 e grande parte dos 80 onde todo o processo era analógico. Mas ao ouvir no mesmo sistema uma fonte analógica de entrada de gama como é o RP1 e uma fonte digital não permitirá ter uma diferença de qualidade abismal entre elas, uma vez que provavelmente a master que serviu para produzir o vinil terá sido a mesma que vai ouvir no ficheiro digital.

Se não tiver uma colecção razoável de vinis antigos para poder reproduzir no Rega e a sua ideia é comprar vinis novos não me parece que venha a ter uma grande mais valia porque efectivamente qualquer vinil actualmente é bastante mais caro do que o equivalente em Cd ou ficheiro digital e basicamente vai ficar desiludido com o som quando o comparar com o digital. No entanto, aconselho-o a ouvir com mais atenção o vinil porque o som analógico normalmente primeiros estranha-se mas depois entranha-se. Verá que é mais natural e menos cansativo.

Eu tenho um Technics já com uns anos valentes e também tenho em espera a compra de um Rega. Vá dando o seu feedback sobre a experiência com ele porque é neste momento a minha primeira escolha.



Vá dando noticias
Sonik
Sonik
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 374
Idade : 51
Localização : Barreiro
Ocupação : Designer
Interesses : Musica, Fotografia, Ovnilogia
Data de inscrição : 07/04/2009
Pontos/Reputação : 377

http://www.almasonica.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos Empty Re: O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos

Mensagem  hromana 29/5/2013, 10:15

Caro Sonic,

Acaba de confirmar a minha teoria, a de que de uma forma geral não vale a pena comprar vinis novos, apenas antigos. Como tal já encomendei alguns via Discogs (The Dark Side of the Moon - Edição Japonesa / Dire Straits - Comuniqué / Dire Straits - Brothers in Arms) . Seguindo a sua sugestão vou ouvir com mais atenção os vinis antigos, tenho a certeza de que irei desfrutar do verdadeiro som analógico e nas próximas semanas deixarei as minhas impressões sobre a experiência com o Rega.

Cumprimentos.

hromana
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 11
Localização : Espanha
Interesses : Música / Automóveis / Informática
Data de inscrição : 28/05/2013
Pontos/Reputação : 32

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos Empty Títulos incontornáveis para teste de amplificador e colunas

Mensagem  hromana 29/5/2013, 11:30


Caros Foristas,

Uma outra questão, que CD´s Vini´s aconselham por forma a testar um amplificador e respectivas colunas, alguns títulos incontornáveis?

Obrigado.

hromana
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 11
Localização : Espanha
Interesses : Música / Automóveis / Informática
Data de inscrição : 28/05/2013
Pontos/Reputação : 32

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos Empty Re: O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos

Mensagem  joevalve 29/5/2013, 12:48

meu caro hromana

É sempre desagradável saber que alguém investiu num determinado formato e se arrependeu pois ele não correspondeu minimamente ao que lhe propalaram. Há muita gente dos tempos actuais a dizer maravilhas do vinil, muitas vezes até sem conhecimento próprio, o que leva a erros de casting. Para mim o vinil é um nicho de mercado e pouco mais do que isso, com virtude e defeitos como tudo na vida. Ter um bom gira discos não é muito barato e depois há todo um cuidado na sua manutenção e conservação não esquecendo depois que equipamento se coloca a jusante. A sua aquisição junto de uma loja onde existam profissionais a saber do assunto parece-me importante para quem não domina a coisa.

A regra fundamental na aquisição de um sistema de som é OUVIR OUVIR e ao que parece tu não o fizeste.

O teu GD é muito fraco, a célula presumo será um OM e dai não se pode extrair grande coisa.
O teu amplificador é um receiver, mais vocacionado para filmes e som surround e que no audio poderá ter algumas dificuldades. A entrada phono que possui será necessariamente de baixa qualidade como é apanágio desse tipo de equipamentos.
As colunas não conheço
Os cabos transparent são muito capacitativos

Um sistema de som vale (na minha opinião) o que valer o seu elemento mais fraco e dai a tua insatisfação natural. Estou até convencido que o som de GD é pior que o digital no teu sistema.

Para saires desse estado de "desgraça" muito terás de fazer, o que não se afigura fácil.

Comprar discos "novos" pode ser muitas vezes um erro e são carissimos e ao comprar "antigos" podem vir com mazelas e defeitos (batata frita) pelo que não é fácil.

Às vezes fico admirado como é que foristas se aventuram no vinil sem possuirem à partida uma colecção minimamente importante de discos e sem terem testado o que compram, mas cada um torra o dinheiro no que entender e ninguém tem nada a ver com isso.

Ter um sistema de vinil a tocar minimamnente é bem barato, basta terem um thorens TD160 ou TD165 afinado com uma célula MM adequada, um vintage integrado tipo A-400 (que já tem entrada phono), uns cabos que não alterem o som, umas colunas a condizer e o prazer pode ser imediato.

O gosto é uma coisa pessoal e intransmissivel, dai o OUVIR ser fundamental.

Espero ter ajudado

jose mario


joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos Empty Re: O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos

Mensagem  Sonik 29/5/2013, 13:48

Como lhe tinha dito anteriormente não conhecia esse amplificador. Se é um reciever A/V e quer qualidade stereo esqueça-o!
A entrada Phono deve ser mediocre. Eu tenho um Denon avr-1803 e já testei a entrada phono. A do seu marantz deve estar no mesmo nivel.

Mas vamos por partes:

Agora que já tem o Gira discos o melhor será pensar num sistema stereo dedicado em vez de desistir. Ao contrário de outros foristas eu não acho o RP-1 um prato mediocre e muito menos a Rega enquanto marca. Para muita gente os pratos da Rega são uma tábua com uma agulha. Vai ouvir e ler isso em muitos lados mas não vá em cantigas. Deixe os seus ouvidos decidir!!!Aliás, dentro do mesmo nivel de preços e no estado novo ainda não ouvi nenhum prato superior. É um prato competente, pode fazer um upgrade da célula quando lhe for possivel e se não tem uma grande colecção de vinis é um bom elemento para começar. Com um orçamento não muito alto poderá ter um amplificador e umas colunas bastante boas e conseguir um sistema que lhe dará muitas horas de boas audições.
Faça uma visita à Audioteam e esperimente ouvir o seu prato com amplificação e colunas Rega. Vai ver o que o seu prato vale!!!

Sonik
Sonik
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 374
Idade : 51
Localização : Barreiro
Ocupação : Designer
Interesses : Musica, Fotografia, Ovnilogia
Data de inscrição : 07/04/2009
Pontos/Reputação : 377

http://www.almasonica.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos Empty Re: O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos

Mensagem  luis lopes 29/5/2013, 20:13

desde já parabens pela escolha do vinil Very Happy
esse rega é bastante agradavel.
-qual a celula dele?
-troca obrigatoria desse amp. AV.
-discos novos, por ex. http://www.musiconvinyl.com/
com optimas prensagens.
depois, claro precisam de muito carinho e limpeza.
essas prensagens made in japan, são muito boas.
luis lopes
luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2877
Idade : 57
Localização : Maiorca F.Foz
Ocupação : Motorista á espera de melhores dias...
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Data de inscrição : 19/04/2009
Pontos/Reputação : 3131

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos Empty Re: O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos

Mensagem  hromana 30/5/2013, 08:21

Desde já quero agradcer a todos pelos esclarecimentos, os quais confirmaram algumas das suspeitas que tinha. Considero que a opção mais sensata, do ponto de vista de alguém que apesar dos poucos conhecimentos técnicos sabe que gosta de apreciar uma boa qualidade sonora, será a de continuar a investir nos próximos meses - até final do ano - num sistema stereo. Não tenciono assim realizar uma troca directa pelo Marantz SR6007, mas sim montar um sistema à parte numa diferente sala.

[b]Calculo um orçamento disponível para o novo sistema (Amplificador + Colunas) de aproximadamente €400/€500.

Dentro deste orçamento que opções me podem aconselhar? Muito Importante, por forma apoder utilizar o Spotify em conjunto com este sistema, resumo do que procuro:

Sistema Stereo, equipado com:

1) Entrada Phono e Airplay.
ou
2) Apenas entrada Phono mas colunas deverão possibilitar a ligação ao AirportExpress (nota: Tenho uma AppleTV com saída óptica, poderá ser uma alternativa para fazer o streaming para o Stereo?).



Um vez mais o meu muito obrigado pelas vossa ajuda.

hromana
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 11
Localização : Espanha
Interesses : Música / Automóveis / Informática
Data de inscrição : 28/05/2013
Pontos/Reputação : 32

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos Empty Re: O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos

Mensagem  luis lopes 30/5/2013, 12:14

deve de optar por:
-amplificador (usado/novo) eu aconselho usado!, pois sempre se pode
ter um aparelho de gama superior a baixo preço.
-pré de phono
-colunas? desconheço essas mas acho que fazia a experiência com elas.
ligação airplay ficaria mesmo no amp. AV.
conselhos de aparelhos só mesmo sabendo se interessa novo ou usado?
luis lopes
luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2877
Idade : 57
Localização : Maiorca F.Foz
Ocupação : Motorista á espera de melhores dias...
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Data de inscrição : 19/04/2009
Pontos/Reputação : 3131

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos Empty Re: O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos

Mensagem  luis lopes 30/5/2013, 12:32

também ajudava saber a localização? Suspect
pois não está no avatar...
para assim dar dicas dessa mesma zona.
luis lopes
luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2877
Idade : 57
Localização : Maiorca F.Foz
Ocupação : Motorista á espera de melhores dias...
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Data de inscrição : 19/04/2009
Pontos/Reputação : 3131

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos Empty Re: O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos

Mensagem  hromana 30/5/2013, 12:56

Boa tarde Luís,

Equipamento em 2ª mão é uma opção, sem dúvida. No entanto a minha preocupação com esta configuração é a possibilidade de poder escutar o Spotify, quer seja através de AirPlay directo para o streo ou via AppleTv (através do cabo óptico que ela dispõe).

Actualmente estou a residir em Espanha mas vou a Lisboa com alguma frequência pelo que poderei comprar o equipamento na zona de Lisboa.

hromana
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 11
Localização : Espanha
Interesses : Música / Automóveis / Informática
Data de inscrição : 28/05/2013
Pontos/Reputação : 32

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos Empty Re: O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos

Mensagem  luis lopes 30/5/2013, 13:05

em primeiro temos de separar por completo,
analogico e digital.
centra-te num amp. c/ ou s/ pré de phono.
nos SS (solid state) têns um optimo c/ uma bela entrada de phono, o pionner A400 (se não me engano no modelo...)
mas existem por ai muito bom material... em espanha não consegues preços mais em conta??
luis lopes
luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2877
Idade : 57
Localização : Maiorca F.Foz
Ocupação : Motorista á espera de melhores dias...
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Data de inscrição : 19/04/2009
Pontos/Reputação : 3131

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos Empty Re: O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos

Mensagem  hromana 30/5/2013, 13:20

Comparando com Portugal a diferença de preço do material novo aqui em Espanha não é sginificativa, pelo que se tiver que comprar novo prefiro fazê-lo em Portugal até porque na zona onde resido não existe mt oferta.

Já conhecia esse Pioneer e será certamente um candidato a ter em conta até porque existem algumas (poucas) unidades a muito bom preço no eBay do UK: http://www.ebay.co.uk/sch/i.html?_trksid=p5360.m570.l1313.TR0.TRC0&_nkw=pioneer+A400+&_sacat=0&_from=R40 em Espanha, no site segundamano.es, não encontrei nenhum.

A questão que coloco é a de saber como posso emitir, sem fios, o spotify para este amplificador, alguma ideia?


hromana
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 11
Localização : Espanha
Interesses : Música / Automóveis / Informática
Data de inscrição : 28/05/2013
Pontos/Reputação : 32

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos Empty Re: O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos

Mensagem  luis lopes 30/5/2013, 13:27

amplificador
http://www.custojusto.pt/Setubal/Fotografia/Amplificador+Pionner+A+443-9151701.htm?xtcr=1&

colunas
http://sintra-lisboa.olx.pt/mordaunt-short-ms40-iid-413523285
http://www.custojusto.pt/Lisboa/Fotografia/B+W+DM305+Colunas+de+Chao-9088969.htm?xtcr=470&
http://www.custojusto.pt/Lisboa/Fotografia/Colunas+Monitor+Audio+RX6+como+novas-8906774.htm?xtcr=501&

ou colunas monitoras com apoios,...
luis lopes
luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2877
Idade : 57
Localização : Maiorca F.Foz
Ocupação : Motorista á espera de melhores dias...
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Data de inscrição : 19/04/2009
Pontos/Reputação : 3131

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos Empty Re: O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos

Mensagem  luis lopes 30/5/2013, 13:30

A questão que coloco é a de saber como posso emitir, sem fios, o spotify para este amplificador, alguma ideia?

se queres um bom som analogico essa parte é mais dificil,...
mas penso que exista Suspect algum aparelho wi-fi com entradas analogicas...
luis lopes
luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2877
Idade : 57
Localização : Maiorca F.Foz
Ocupação : Motorista á espera de melhores dias...
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Data de inscrição : 19/04/2009
Pontos/Reputação : 3131

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos Empty Re: O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos

Mensagem  luis lopes 30/5/2013, 13:39

será uma coisa destas??
http://vianadocastelocity.olx.pt/dac-usb-musiland-iid-437830944

http://www.custojusto.pt/Faro/Fotografia/PS+audio+DL+Three+DAC-8807194.htm?xtcr=11&
luis lopes
luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2877
Idade : 57
Localização : Maiorca F.Foz
Ocupação : Motorista á espera de melhores dias...
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Data de inscrição : 19/04/2009
Pontos/Reputação : 3131

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos Empty Re: O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos

Mensagem  luis lopes 30/5/2013, 13:49

aqui está uma opção wi-fi
http://gadgets.clix.pt/musica-do-pc-para-o-hi-fi%E2%80%A6-sem-fios/
luis lopes
luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2877
Idade : 57
Localização : Maiorca F.Foz
Ocupação : Motorista á espera de melhores dias...
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Data de inscrição : 19/04/2009
Pontos/Reputação : 3131

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos Empty Re: O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos

Mensagem  hromana 30/5/2013, 13:56

Luís,

Uma vez mais muito obrigado pelos links, acabei de enviar mensasgem para o vendedor do amplificador a pedir-lhe fotografias do mesmo.

Em relação às colunas gostei muito da Qualidade Vs. Preço. Já percorri, em busca das mesmas colunas, um site de usados Espanhol (segundamano.es) mas não encontrei nada. Vou continuar a minha busca e assim que tive novidades aviso.

Cumprimentos.

hromana
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 11
Localização : Espanha
Interesses : Música / Automóveis / Informática
Data de inscrição : 28/05/2013
Pontos/Reputação : 32

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos Empty Re: O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos

Mensagem  luis lopes 30/5/2013, 13:57

ficou por saber qual a agulha que está no rega?
luis lopes
luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2877
Idade : 57
Localização : Maiorca F.Foz
Ocupação : Motorista á espera de melhores dias...
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Data de inscrição : 19/04/2009
Pontos/Reputação : 3131

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos Empty Re: O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos

Mensagem  enxuto 30/5/2013, 14:08

Olá,

O vinil, quanto a mim, vale tanto "ritual", pelas capas e por outros motivos como pelo som.

O formato que utilizas já é bom, é natural que o vinil não fique melhor. E ess gira-disco já de ser competente.

Ou seja, eu poderia optar pelo vinil por gostar mais, mas não por ser melhor.

Acho boa ideia ter stereo e AV separados, embora se a exigência não for muito elevada um receiver AV possa fazer o trabalho.

Boa sorte então na pesquisa.

enxuto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 672
Data de inscrição : 15/11/2008
Pontos/Reputação : 588

http://anos80.abportal.net

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos Empty Re: O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos

Mensagem  luis lopes 30/5/2013, 14:23

Quem já apreciou uma música de um disco de vinil, não consegue sentir a mesma vibração, quando ouve a mesma música em CD. Parece que falta alguma coisa, o som parece artificial...
O som é uma onda mecânica, ou seja, uma vibração que propaga em vários meios (exceto no vácuo). No ar, é a vibração das moléculas do ar em forma de uma onda, com variação analógica. Portanto, um som digitalizado, para reproduzir, precisa ser convertido para analógico, e é produzido pela vibração do cone do alto-falante. Esta vibração está dentro da frequência audível do ser humano, situada entre 20Hz a 20000Hz (Hz ou Hertz = ciclos por segundo).

Analógico: A grande vantagem é a sua fidelidade com o som original. Sendo totalmente analógico, representa exatamente como ele é. Mas a sua desvantagem, é o problema normal da natureza, tudo tem interferência (pior interferência, é do homem na natureza). É sensível a pó, vibração, campo eletromagnético, ruído da rede elétrica, desgaste, etc., e etc.

Digital: Praticamente é oposto do sinal analógico, por ser constituído somente de código binário (0 e 1), não sofre interferências da natureza, é limpo e sem ruído. Mas para ser fiel a sinal analógico original, é necessário um enorme número de amostragem, o que acarretaria em grande volume de dados e alta taxa de transferência. Antes de fazer a digitalização, é necessário filtrar as frequências superiores que não serão amostradas (Nyquist Frequency), para não criar o efeito Aliasing, podendo com isso retirar até os sinais necessários à fidelidade. Dependendo da frequência e amplitude da amostragem, um sinal pode não ser interpretado, ou interpretado erroneamente, gerando sinal analógico, diferente do original.
luis lopes
luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2877
Idade : 57
Localização : Maiorca F.Foz
Ocupação : Motorista á espera de melhores dias...
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Data de inscrição : 19/04/2009
Pontos/Reputação : 3131

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos Empty Re: O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos

Mensagem  enxuto 30/5/2013, 15:37

Ok, de acordo.

Mas parece-me que os estúdios normalmente gravam para digital...

enxuto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 672
Data de inscrição : 15/11/2008
Pontos/Reputação : 588

http://anos80.abportal.net

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos Empty Re: O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos

Mensagem  vfarias 30/5/2013, 17:08

Nem todos. Existem muitos que mantém o processo de captura em analógico antes de passar para o digital.
vfarias
vfarias
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 894
Idade : 48
Localização : Barreiro
Ocupação : Engº Sistemas
Interesses : Musica, Aikido, Fotografia
Data de inscrição : 17/09/2008
Pontos/Reputação : 1088

http://www.myaudiophilestore.eu/

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos Empty Re: O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos

Mensagem  joevalve 30/5/2013, 18:26

caro hromana

eu falei no Pioneer A-400 apenas como exemplo de um vintage com uma razoável entrada phono (até tem MM e MC) mas podia falar do Audiolab 8000A e de outros do género dessa época.

Como os Pioneer A-400 são por norma caros, podes optar pelo pioneer A-447 que é rigorosamente igual e muito mais barato nos usados. Eu tenho um e foi ao preço da uva mijona como se costuma dizer pois muita malta desconhece esse facto.

CUIDADO: NÃO COMPRES o Pioneer A-400 X pois esse não presta (comparativamente ao irmão mais velho).

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos Empty Re: O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos

Mensagem  enxuto 30/5/2013, 18:36

vfarias escreveu:Nem todos. Existem muitos que mantém o processo de captura em analógico antes de passar para o digital.

Ainda bem.

Eu também gosto bastante de vinil embora não pela sua superioridade técnica.


enxuto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 672
Data de inscrição : 15/11/2008
Pontos/Reputação : 588

http://anos80.abportal.net

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos Empty Re: O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos

Mensagem  manel1 30/5/2013, 19:54

Viva

Com o orçamento que refere não consegue melhorar a qualidade de som relativamente aos componentes que já tem, aconselharia a ir por partes e assim notar bastantes diferenças para melhor, deste modo sugeria o mercado de usados. Neste caso falo apenas do que conheço. Já fui possuidor por muitos anos do Pioneer A400 e é uma boa maquina, com uma entrada de phono muito boa. Outro excelente amplificador que passou cá por casa foi o Musical Fidelity A3.2, neste caso a entrada phono é mesmo muito boa, está uns furos acima da do Pioneer e dizem os criticos que para melhorar esta entrada phono é necessário gastar tanto como o preço do amplificador e eu creio que é verdade. Quando me desfiz deste último amplificador, decidi investir numa unidade de phono dedicada para ligar ao meu pré-amplificador e optei pelo Cambridge 640p, falavam maravilhas desta unidade, mesmo considerando o seu muito modesto preço (130€), só posso dizer que fiquei muito desiludido, a entrada de phono do Pioneer era muito superior, quanto á do MF, nem se fala, portanto prés de phono bons custam bom dinheiro, o ideal é comprar um intergrado que lhe permita ligar o gira-discos. Já agora, eu tinha um Rega Planar 3, com uma celula da treta e mesmo assim o som era muito bom, melhor que o do leitor de CD que erá bem mais caro do que ele.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos Empty Re: O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos

Mensagem  enxuto 30/5/2013, 19:57

Eu também tive um rega planar 3 e gostei. E também era uma tábua Smile

enxuto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 672
Data de inscrição : 15/11/2008
Pontos/Reputação : 588

http://anos80.abportal.net

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos Empty Re: O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos

Mensagem  hromana 31/5/2013, 12:01

luis lopes escreveu:ficou por saber qual a agulha que está no rega?

Luís, o RP1 tem agulha MM.

hromana
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 11
Localização : Espanha
Interesses : Música / Automóveis / Informática
Data de inscrição : 28/05/2013
Pontos/Reputação : 32

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos Empty Re: O meu Sistema - Descontente com a prestação do Giradiscos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos