Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Amortecimento interior em colunas - materiais

3 participantes

Ir para baixo

interior - Amortecimento interior em colunas - materiais Empty Amortecimento interior em colunas - materiais

Mensagem  Insomniac 22/10/2014, 14:35

Olá,

Venho pedir ajuda aos membros mais experientes que eu em questões de DIY audiófilo (isto é, a todos Laughing ) para o seguinte:

Estou a pensar melhorar as colunas que estou a utilizar actualmente, umas Sony com mais ou menos 20 anos, que apresentam bastante coloração no som já que não têm qualquer tipo de revestimento interior e parece-me que os graves são muito amplificados e descontrolados. Queria aplicar algo que absorvesse alguns desses graves, eliminando algumas reflexões internas. A minha questão é que material se adequa mais a esse objectivo e onde se pode comprar na área do Porto.

Obrigado desde já.

Cumps,

Fernando
Insomniac
Insomniac
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 16
Data de inscrição : 08/07/2014
Pontos/Reputação : 32

Ir para o topo Ir para baixo

interior - Amortecimento interior em colunas - materiais Empty Re: Amortecimento interior em colunas - materiais

Mensagem  ricardo onga-ku 22/10/2014, 15:48

De que tipo de colunas se trata?
- se tiverem um pórtico apenas as paredes deverão ser revestidas
- caso se tratem de colunas de caixa selada então toda a cavidade terá de ser preenchida

Quanto a materiais, porque não encomenda pela internet?

Tem aqui alguns exemplos:
http://www.troelsgravesen.dk/cabinet-damping.htm (tradução)

Boas compras,
R
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

interior - Amortecimento interior em colunas - materiais Empty Re: Amortecimento interior em colunas - materiais

Mensagem  Insomniac 22/10/2014, 16:06

Obrigado pela resposta rápida.

Vou investigar o link.

De facto, deveria ter explicado melhor a tipologia das colunas.

São colunas com três drivers de papel (cones) com um pórtico frontal. Foi através do pórtico que vi que não tem qualquer revestimento interno.

Cumps,

Fernando
Insomniac
Insomniac
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 16
Data de inscrição : 08/07/2014
Pontos/Reputação : 32

Ir para o topo Ir para baixo

interior - Amortecimento interior em colunas - materiais Empty Re: Amortecimento interior em colunas - materiais

Mensagem  Carlomar 15/12/2014, 23:40

O mais simples é ir a uma retrosaria e comprar Drakalon. È barato e muito similar ao usado em muitas colunas comerciais.

Melhor ainda é usar Lã de carneiro da Visaton

http://www.audiophonics.fr/en/traitement-acoustique-absorbants/visaton-lambs-whool-absorbant-pour-enceintes-125g-p-6271.html

Ou melhor ainda e mais caro Twaron Angel air

http://www.audiophonics.fr/en/traitement-acoustique-absorbants/visaton-lambs-whool-absorbant-pour-enceintes-125g-p-6271.htmlwww.audiophonics.fr/en/traitement-acoustique-absorbants/twaron-angel-hair-absorbant-pour-enceintes-100g-p-6111.html
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

interior - Amortecimento interior em colunas - materiais Empty Re: Amortecimento interior em colunas - materiais

Mensagem  Insomniac 17/12/2014, 09:45

Carlomar,

Obrigado pela resposta, que só agora vi.

Devo fazer uma correcção ao que indiquei nos post anteriores, pois após ver melhor, reparei que há um pouco de enchimento por trás do driver dos graves, do tipo Drakalon mas menos denso, talvez a meia altura de coluna, do qual não me tinha apercebido antes.

Após um pouco de pesquisa, seguindo a ligação deixada pelo Ricardo, comecei a pensar em aplicar nas superficies interiores tela asfáltica para dar alguma massa aos paineis, que nem sequer são em MDF mas sim aglomerado de madeira e de reduzida espessura. Consegui arranjar umas placas da Wurth, com 2 mm de espessura, normalmente usadas em automóveis. Por cima dessa tela, pensei aplicar um aglomerado de espumas com 10 mm de espessura, mantendo o enchimento que vinha nas colunas.

Será uma boa ideia ou nem por isso? Não sei se assim a coluna até ficará amortecida em demasia, penalizando os graves.

Não pretendia gastar muito dinheiro, acho que as colunas não valem o investimento. Será mais como uma primenira experiência em DIY, a ver se tenho jeito...

Cumps,

Fernando
Insomniac
Insomniac
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 16
Data de inscrição : 08/07/2014
Pontos/Reputação : 32

Ir para o topo Ir para baixo

interior - Amortecimento interior em colunas - materiais Empty Re: Amortecimento interior em colunas - materiais

Mensagem  Carlomar 24/12/2014, 23:41

Insomniac escreveu:...Por cima dessa tela, pensei aplicar um aglomerado de espumas com 10 mm de espessura, mantendo o enchimento que vinha nas colunas.

Será uma boa ideia ou nem por isso? Não sei se assim a coluna até ficará amortecida em demasia, penalizando os graves.

Fernando,

Tem de ser feito experimentalmente.
É daquelas coisas que não dá para prever.
demasiado enchimento "mata" a musica. A coluna até pode medir melhor, ou seja ter uma resposta mais flat mas depois pode lhe faltar vivacidade. Parece que fica a tocar para dentro.
Na questão particular dos graves mais amortecimento deve controlar melhor o grave, mas pode perder dinamica.

Mas uma vez que diz que a coluna tem muita coloração e graves mal controlados, com mais enchimento deve melhorar.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

interior - Amortecimento interior em colunas - materiais Empty Re: Amortecimento interior em colunas - materiais

Mensagem  Insomniac 25/12/2014, 10:40

Obrigado pelo input.

Vou experimentar faseadamente, primeiro com a tela e depois com o aglomerado de espuma, mantendo no fim a configuração que me soar melhor. Não tenho equipamento para medir, com excepção de uma app que simula um sonometro.

Cumps,

Fernando
Insomniac
Insomniac
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 16
Data de inscrição : 08/07/2014
Pontos/Reputação : 32

Ir para o topo Ir para baixo

interior - Amortecimento interior em colunas - materiais Empty Re: Amortecimento interior em colunas - materiais

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos