Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colunas de pé ou monitoras + subwoofer?

5 participantes

Ir para baixo

colunas - Colunas de pé ou monitoras + subwoofer? Empty Colunas de pé ou monitoras + subwoofer?

Mensagem  nmoc hifi 19/12/2016, 23:45

Boas,

De momento vejo-me diante deste "dilema" ... tenho actualmente o seguinte material:

Fontes: Thorens TD160; Cambridge Audio 640C
Amplificação: Cambridge Audio Topaz AM10 ; Rotel RA 930AX
Colunas: Xavian Mia II

Já passei por vários outros equipamentos, tanto de ampLificação como de colunas, inclusive umas Whaferdale 9.5 de pé, e um sistema 5.1 com subwoofer Whaferdale SW150, entre outras, tais como as B&W CM1 monitoras, até que, já desde á uns 6 anos "parei" , nestas Xavian Mia II, que de facto são as colunas mais musicais, e com mais detalhe que já me passaram cá por casa.

Recentemente, fiz uma audição em casa de uma pessoa com umas colunas de chão, e com o meu Rotel inclusive, e fiquei espantado com a profundidade de som , com um baixo bastante definido que este sistema conseguia.

Ora, eu tenho consciência das limitações que tenho no meu espaço de audiçoes, tenho uma sala pequena, em que as colunas não têm muito espaço, e ficam mais perto da parede que o recomendável.

A musica ê maioritáriamente Rock classico (60s, 70s, 80s) e Hard N Heavy.

Procuro opiniões, sei que para ter umas colunas de pé que me fizessem sentir que os baixos estavam totalmente preenchidos, e, ao mesno tempo, manter a qualidade e detalhe que tenho com as minhas Xavian, teria de apontar provavelmente para outro patamar de preços, que dificilmente teria hipotese actualmente. Por outro lado, seria de considerar a aquisição de um sub, como o SW150 que já tive anreriormente, e usa-lo como complemento das Xavian? E nesta opção, como seriam as ligações, uma vez que os amps que utilizo não têm saida para Subwoofer, e nem pre-outs?

Para colunas de pé, o que recoendariam, com estas caracteristicas,que não fossem uito exigentes em termos de colocação,por forma a que pudessem ficar posicionadas junto da parede sem comprometer a qualidade, e que mantivessem toda a nitidez e detalhe que tenho actualmente.

Obrigado.
nmoc hifi
nmoc hifi
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 136
Idade : 51
Localização : Setubal
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 120

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Colunas de pé ou monitoras + subwoofer? Empty Re: Colunas de pé ou monitoras + subwoofer?

Mensagem  _nimitz_ 21/12/2016, 09:57

Bom dia,

Para o teu setup, com a descrição da sala, e com a qualidade que reportas das Xavian (do que conheço da Xavian são magníficas colunas), não hesito sequer sugerir-te que não vás para colunas de chão, mas sim adicionar um Sub.
Mas aqui é que reside a questão, não será um sub qualquer, mas sim um REL IMO.
Consoante as dimensões da sala, diria um S/3 ou S/5.
_nimitz_
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 865
Localização : Oeste
Ocupação : IT
Interesses : Musica, Fotografia
Data de inscrição : 28/02/2011
Pontos/Reputação : 972

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Colunas de pé ou monitoras + subwoofer? Empty Re: Colunas de pé ou monitoras + subwoofer?

Mensagem  nmoc hifi 22/12/2016, 23:24

_nimitz_ escreveu:Bom dia,

Para o teu setup, com a descrição da sala, e com a qualidade que reportas das Xavian (do que conheço da Xavian são magníficas colunas), não hesito sequer sugerir-te que não vás para colunas de chão, mas sim adicionar um Sub.
Mas aqui é que reside a questão, não será um sub qualquer, mas sim um REL IMO.
Consoante as dimensões da sala, diria um S/3 ou S/5.

Boa noite

Obrigado pela opinião.
Então, e no caso de optar pelo subwoofer, como é que seriam as ligações, visto que nenhum dos amps que tenho dispõem de saidas pre-out, nem para subwoofer?

nmoc hifi
nmoc hifi
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 136
Idade : 51
Localização : Setubal
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 120

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Colunas de pé ou monitoras + subwoofer? Empty Re: Colunas de pé ou monitoras + subwoofer?

Mensagem  _nimitz_ 23/12/2016, 16:46

Os sistema de graves da REL (vulgo subwoofer), têm uma ligação tipo High-Level que é feita nos terminais das colunas, no lado do amplificador (ou das colunas, apenas possível com um par).
Não necessita dessa forma de ligação específica, recebendo o mesmo sinal que é enviado para as colunas.
_nimitz_
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 865
Localização : Oeste
Ocupação : IT
Interesses : Musica, Fotografia
Data de inscrição : 28/02/2011
Pontos/Reputação : 972

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Colunas de pé ou monitoras + subwoofer? Empty Re: Colunas de pé ou monitoras + subwoofer?

Mensagem  nmoc hifi 23/12/2016, 18:09

_nimitz_ escreveu:Os sistema de graves da REL (vulgo subwoofer), têm uma ligação tipo High-Level que é feita nos terminais das colunas, no lado do amplificador (ou das colunas, apenas possível com um par).
Não necessita dessa forma de ligação específica, recebendo o mesmo sinal que é enviado para as colunas.

Isso quer dizer que teria 2 cabos de coluna a sair de cada saída do Amp, um para a coluna e outro para o sub?

E isso não é prejudicial ao Amp?

nmoc hifi
nmoc hifi
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 136
Idade : 51
Localização : Setubal
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 120

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Colunas de pé ou monitoras + subwoofer? Empty Re: Colunas de pé ou monitoras + subwoofer?

Mensagem  _nimitz_ 23/12/2016, 18:19

É um cabo com ligação Speakon do lado do Sub e três "pernas" do lado do amp: + sinal esq + sinal dto - neutro.


_nimitz_
_nimitz_
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 865
Localização : Oeste
Ocupação : IT
Interesses : Musica, Fotografia
Data de inscrição : 28/02/2011
Pontos/Reputação : 972

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Colunas de pé ou monitoras + subwoofer? Empty Re: Colunas de pé ou monitoras + subwoofer?

Mensagem  nmoc hifi 23/12/2016, 20:01

_nimitz_ escreveu:É um cabo com ligação Speakon do lado do Sub e três "pernas" do lado do amp: + sinal esq + sinal dto - neutro.



Peço desculpa pois sou um bocado desconhecedor destas materias mais técnicas, só conheço os cabos de coluna e os normais cabos audio, ou RCA, não estou aver que cabo seria esse !?

nmoc hifi
nmoc hifi
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 136
Idade : 51
Localização : Setubal
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 120

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Colunas de pé ou monitoras + subwoofer? Empty Re: Colunas de pé ou monitoras + subwoofer?

Mensagem  nmoc hifi 24/12/2016, 01:00

_nimitz_ escreveu:É um cabo com ligação Speakon do lado do Sub e três "pernas" do lado do amp: + sinal esq + sinal dto - neutro.


nmoc hifi
nmoc hifi
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 136
Idade : 51
Localização : Setubal
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 120

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Colunas de pé ou monitoras + subwoofer? Empty Re: Colunas de pé ou monitoras + subwoofer?

Mensagem  luis lopes 27/12/2016, 17:16

o ideal seria poderes levar as colunas para o teu posto de escuta, só assim terás certezas,
no entanto poderias por mexer nas tuas colunas e aplicar placas acusticas/outros,
para ver se melhorava...
as unicas colunas que eu te aconselho sem delimita¢ões são as open baffle, das quais
conhe¢o as Nuno Lopes.
https://www.facebook.com/NLaudiospeakers-214352895256449/?fref=ts
luis lopes
luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2877
Idade : 57
Localização : Maiorca F.Foz
Ocupação : Motorista á espera de melhores dias...
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Data de inscrição : 19/04/2009
Pontos/Reputação : 3131

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Colunas de pé ou monitoras + subwoofer? Empty Re: Colunas de pé ou monitoras + subwoofer?

Mensagem  ricardo onga-ku 30/12/2016, 17:37

O sub permite maior flexibilidade no posicionamento e por conseguinte uma melhor integração com a sala.
Mas o ideal seria utilizar dois subs e nesse caso talvez seja mais económico optar por um par de colunas de pavimento.

Se gosta do som da Xavian porque não contacta o representante para saber o que ele tem disponível?
Umas Giulia (descontinuadas) a preço de demonstração seriam uma excelente aquisição.

R
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Colunas de pé ou monitoras + subwoofer? Empty Re: Colunas de pé ou monitoras + subwoofer?

Mensagem  radamel 18/1/2017, 10:17

Uma vantagem adicional de se usar um sub (ou idealmente um par de subs) + monitoras vs colunas de chão é a tipicamente menor exigência em termos de amplificação.

Também concordo com a recomendação do Nimitz relativamente à REL.

Mais, como sempre, nada como ouvir preferencialmente na nossa sala.

Boas escolhas!
radamel
radamel
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 93
Localização : Porto
Interesses : Música e (muitos) outros
Data de inscrição : 22/08/2012
Pontos/Reputação : 136

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Colunas de pé ou monitoras + subwoofer? Empty Re: Colunas de pé ou monitoras + subwoofer?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos