Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil

4 participantes

Ir para baixo

vinil - Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil Empty Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil

Mensagem  SergioRZ 4/6/2017, 23:36

vinil - Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil 18893223_1425315554178399_3702770589950420870_n

Depois alguém pergunta porque é que o vinil LP soa melhor na era das gravações digitais...

Os dois waveforms mostram a representação gráfica da dinâmica do som do novo disco de Roger Waters, Is This The Life We Really Want (faixa Smell The Roses).

LP com bom som e dinâmica natural na waveform de cima.

CD com som miserável e compressão horrível na waveform de baixo.
(neste caso é a waveform da versão de alta resolução 24bits, mas é na verdade igual ao CD em termos dinâmicos)

Escusado será dizer que a edição 2LP em vinil soa muitíssimo melhor do que as edições digitais do album, com maior resolução, som mais natural e muito mais dinâmica. O CD simplesmente dá dor de cabeça com a amálgama de sons numa espécie de muro sonoro intransponível onde tudo toca alto sem diferenciação Sad

Em maior ou menor escala, isto acontece com uma grande parte da música editada hoje em dia. O vinil vai salvando o som da música que se vai fazendo... Wink
SergioRZ
SergioRZ
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 254
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 21/10/2009
Pontos/Reputação : 438

http://www.VinylGourmet.com/pt/

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil Empty Re: Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil

Mensagem  agorgal 7/6/2017, 21:09

Uma edição em CD a evitar? Parece-me bem que sim.
Depois de a ouvir em dois sistemas diferentes a conclusão a que chego confirma o aspeto visual do gráfico referente à edição digital: em termos sonoros tudo parece saturado e com os graves a raiar a distorção pura. É pena, a obra sai muito prejudicada.

E porque não, uma opinião (a possível) sobre o conteúdo: Um Roger Waters mais negro que nunca, um pessimismo que se inicia nas palavras e culmina na música. Nunca, na obra de RW, esta escuridão foi tão evidente. Talvez os tempos, na visão de um observador já de si pessimista, não mereçam melhor olhar.

agorgal
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 135
Localização : Porto
Data de inscrição : 20/09/2011
Pontos/Reputação : 226

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil Empty Re: Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil

Mensagem  SergioRZ 7/6/2017, 21:19

Bom, quem não tenha sistema analógico terá de se contentar com o CD ou ficheiro HD (ambos iguais em termos de qualidade de som da masterização), o que é pena pois o album é, na minha opinião, excelente e beneficia bastante de um maior "arejamento" ou "headroom dinâmico" nos momentos de maior volume. Em termos musicais a combinação com o Nigel Godrich é fabulosa, quase arriscaria dizer que é o melhor RW a solo de sempre... quase, mas não arrisco! ehehhehehehe Smile

SergioRZ
SergioRZ
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 254
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 21/10/2009
Pontos/Reputação : 438

http://www.VinylGourmet.com/pt/

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil Empty Re: Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil

Mensagem  agorgal 8/6/2017, 07:36

No meu caso a preguiça venceu a razão. Optei por ouvir a obra sem interrupção, sem ter que me levantar, virar o disco... e mudar o disco e voltar a virar...
Fica-me a esperança que um dia tenha a pachorra de gravar cuidadosamente a edição vinil em fita de 1/4 polegada. Enche bem uma bobina de 2400ft/7 1/2 ips...

agorgal
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 135
Localização : Porto
Data de inscrição : 20/09/2011
Pontos/Reputação : 226

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil Empty Re: Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil

Mensagem  Orion 10/6/2017, 01:30

SergioRZ escreveu:Bom, quem não tenha sistema analógico terá de se contentar com o CD ou ficheiro HD (ambos iguais em termos de qualidade de som da masterização), o que é pena pois o album é, na minha opinião, excelente e beneficia bastante de um maior "arejamento" ou "headroom dinâmico" nos momentos de maior volume. Em termos musicais a combinação com o Nigel Godrich é fabulosa, quase arriscaria dizer que é o melhor RW a solo de sempre... quase, mas não arrisco! ehehhehehehe Smile


Boas noites Sérgio.

Chegaste a ouvir o álbum em ficheiros hi res? E o som está semelhante ao do cd? Curioso.

Com os vários testemunhos que já ouvi e, sendo fã absoluto de Waters, terei de o adquirir. Em vinil, pois claro. Smile
Orion
Orion
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4626
Idade : 52
Localização : bem localizado
Ocupação : escutophilia
Interesses : so many
Data de inscrição : 28/06/2007
Pontos/Reputação : 2573

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil Empty Re: Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil

Mensagem  Orion 10/6/2017, 01:37

agorgal escreveu:Uma edição em CD a evitar? Parece-me bem que sim.
Depois de a ouvir em dois sistemas diferentes a conclusão a que chego confirma o aspeto visual do gráfico referente à edição digital: em termos sonoros tudo parece saturado e com os graves a raiar a distorção pura. É pena, a obra sai muito prejudicada.

E porque não, uma opinião (a possível) sobre o conteúdo: Um Roger Waters mais negro que nunca, um pessimismo que se inicia nas palavras e culmina na música. Nunca, na obra de RW, esta escuridão foi tão evidente. Talvez os tempos, na visão de um observador já de si pessimista, não mereçam melhor olhar.

Efectivamente, nao sei o que se passa com a cabeça desta gente que, editando um álbum destes, de um Monstro Sagrado destes, se remete à mediania, nessa função (falo da edição em cd, que é a unica que ouvi). Já nem disfarçam. Iria comprar de certeza em vinil, mas poderia fazê-lo também em cd, pois existem músicos/álbuns que gosto de ter em vários formatos.

Sobre a música em si, caro agorgal, essa perspectiva que aflorou é de todo pertinente. Fazendo aqui como faz - muito bem, deixe-me que lhe diga - uma ligação da música em si e da realidade intrínseca em que a mesma é baseada, é algo que efectivamente é substancial. Visceral até. Os tempos actuais são preocupantes, densos, em que nós enquanto Humanidade estamos a atravessar tempos de transição para não sei bem o quê e, isso é palpável na música de Waters, como só ele o conseguiria fazer.
Orion
Orion
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4626
Idade : 52
Localização : bem localizado
Ocupação : escutophilia
Interesses : so many
Data de inscrição : 28/06/2007
Pontos/Reputação : 2573

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil Empty Re: Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil

Mensagem  SergioRZ 10/6/2017, 05:07

Orion escreveu:
SergioRZ escreveu:Bom, quem não tenha sistema analógico terá de se contentar com o CD ou ficheiro HD (ambos iguais em termos de qualidade de som da masterização), o que é pena pois o album é, na minha opinião, excelente e beneficia bastante de um maior "arejamento" ou "headroom dinâmico" nos momentos de maior volume. Em termos musicais a combinação com o Nigel Godrich é fabulosa, quase arriscaria dizer que é o melhor RW a solo de sempre... quase, mas não arrisco! ehehhehehehe Smile


Boas noites Sérgio.

Chegaste a ouvir o álbum em ficheiros hi res? E o som está semelhante ao do cd? Curioso.

Com os vários testemunhos que já ouvi e, sendo fã absoluto de Waters, terei de o adquirir. Em vinil, pois claro. Smile

Boas Smile

Sim, ouvi todas as versões, o CD e o ficheiro HD são praticamente iguais em tudo, não é significativo diferenciar um do outro em termos de masterização. É o chamado "HD para inglês ver" heheheehe verdadeiro HD neste caso é o vinil.

Vale muito a pena ouvir este disco em vinil, é uma experiência bem diferente, apesar do próprio mix ser bastante comprimido (a la Godrich), o facto de não o terem feito (outra vez) na fase de masterização para vinil permite uma respiração e margem dinâmica que deixam a música aparecer com outro fulgor Smile
SergioRZ
SergioRZ
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 254
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 21/10/2009
Pontos/Reputação : 438

http://www.VinylGourmet.com/pt/

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil Empty Re: Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil

Mensagem  Orion 10/6/2017, 19:34

É uma pena assim ser. Eu como bem sabes privilegio SEMPRE o belo vinil, mas apesar disso, aderi há alguns anos aos ficheiros hi res com o acrescento dum DAC razoável + computador Aple ao sistema de som. Acabo por ouvir mais vezes até neste formato devido ao aspecto prático da coisa. Quando pretendo ouvir na máxima qualidade, claro que vou ao giradiscos. Mas o que depreendo destes anos, em relação aos ficheiros hi res, é que, não há um padrão único. Temos igualmente (como nos cds e... no próprio vinil), bons (excelentes mesmo) trabalhos e, trabalhos miseráveis. E acho curioso o porquê de fazerem isso. Por exemplo, logo nesse exemplo deste novo trabalho de Waters. Um monstro sagrado excelente músico, perspectivando-se vendas em massa, etc... então porquê fazerem algo assim tão mal feito? Mesmo quanto ao cd, é a mesma coisa. Percebo que os tempos vão no sentido da miudagem estar-se a lixar para a qualidade audio etc, mas eles sabem que, AINDA existe uma enorme falange de pessoal que ainda está cá e é exigente. Naõ sei nem nunca perceberei o porquê de não gastarem mais uns cobres e fazerem-no bem feito. Não vale só para este álbum, refiro-me no geral.

à parte disso, voltando ao vinil, se dizes que, pelo menos esse está em condições, vá lá... resta-nos essa atenuante. Porque como ja vocês referiram, também há boas bacorices feitas no belo formato.
Orion
Orion
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4626
Idade : 52
Localização : bem localizado
Ocupação : escutophilia
Interesses : so many
Data de inscrição : 28/06/2007
Pontos/Reputação : 2573

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil Empty Re: Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil

Mensagem  SergioRZ 10/6/2017, 22:18

Pois a questão é complexa e há motivos diversos para se fazerem masterizações com níveis de compressão muito elevados. Em primeiro lugar é importante que se diga que esta edição digital do Waters é má, mas está longe de ser do pior que se encontra por aí. No entanto, para um artista que nos habituou a boa qualidade de som, e que tendencialmente apela a um público mais "adulto" e informado, as expectativas eram altas e não foram correspondidas Sad

A complexidade do tema deve-se ao facto de, em muitas situações e ambientes, o som comprimido funciona e cumpre o objectivo, que é tornar a audição mais perceptível e fácil... para ouvir no carro, ou num convívio de várias pessoas a beber "bjekas" e comer bifanas, ou para quem vai fazer "running" (o termo agora da moda) a ouvir música... etc etc etc.



SergioRZ
SergioRZ
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 254
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 21/10/2009
Pontos/Reputação : 438

http://www.VinylGourmet.com/pt/

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil Empty Re: Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil

Mensagem  Orion 10/6/2017, 23:32

exacto Sergio, infelizmente os tempos passam por levar a isso mesmo.
Orion
Orion
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4626
Idade : 52
Localização : bem localizado
Ocupação : escutophilia
Interesses : so many
Data de inscrição : 28/06/2007
Pontos/Reputação : 2573

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil Empty Re: Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil

Mensagem  SergioRZ 13/6/2017, 01:44

O que me faz alguma confusão, e causa preocupação, com estes casos, especialmente quando o problema se manifesta com boa música, excelentes artistas, que tem um público mais evoluído e que merecia mais respeito, é saber como isto simplesmente deixa muita gente de fora de usufruir deste disco fantástico com o melhor som possível.

E nem me refiro à "população geral", estou a falar dos audiófilos/melómanos que gastam muito tempo, dinheiro e recursos para conseguirem um bom sistema de audição, e que dedicam a essa actividade uma larga fatia da sua vida pessoal (e muitas vezes profissional), ocupando espaço doméstico com equipamentos e colecções, etc... enfim, aquilo que nós somos Very Happy

Isto acontece porque nem toda a gente tem um gira-discos... e nem toda a gente tem um leitor digital ou streamer de alta qualidade, para poder andar atrás do melhor som, das melhores masterizações. Na verdade a maioria destas pessoas (as que gostam destas coisas), normalmente têm um sistema muito focado num ou noutro formato, sempre foi assim e dificilmente muda por questões económicas e logísticas.

A qualidade de som começa na raiz, e no mercado do "consumer audio" a raiz que o consumidor leva para casa é uma masterização para um certo formato. Seria de esperar que, para cada formato, fossem exploradas as respectivas vantagens ou características, pelo menos no máximo possível do ponto de vista técnico e do bom gosto.

Pela minha experiência, e por motivos que já são relativamente conhecidos, penso que existe alguma vantagem/protecção para os sistemas mais focados no vinil, tenho a percepção de que a percentagem de masterizações de má qualidade é superior nos formatos digitais, mas mesmo assim não existe nunca garantia de que esse será o formato com melhor qualidade de som (ou seja melhor masterização para o respectivo formato) do disco A, B ou C... já me tem acontecido, é raro, mas acontece com alguns discos de que gosto muito, descobrir que o vinil soa bem pior do que o CD ou ficheiro, dois exemplos recentes de inesperada e , a meu ver, inexplicável péssima masterização em vinil: Badbadnotgood IV, e Jim James Eternally Even. Dois discos fantásticos que obviamente não têm quaisquer pretensões audiófilas, mas que nas versões digitais soam bastante bem, e no vinil estão uma "trampa" Sad De vez em quando aparecem casos destes, felizmente raros para quem faz compras informadas e vai conhecendo as coisas...

Como curiosidade, o engenheiro de masterização que fez o corte do vinil do Jim James a partir de fonte digital, respondendo à minha pergunta directa sobre o assunto, disse que a culpa não foi dele, que foi a editora que lhe mandou um ficheiro com praticamente um "corte a direito" que limpou toda a informação sonora abaixo dos 40Hz (ou seja um ficheiro digital de alta resolução que foi manipulado com limitação de baixas frequências)... ninguém sabe porquê hehehehe e assim se faz um LP sem graves nenhuns, de um album que tem nos graves uma das suas principais expressões artísticas (quem conheça o album sabe do que falo). Isto cabe na cabeça de alguém? Sad

Estão a ver a minha cara quando isto acontece... "ando eu a torrar montes de $$$ num sistema analógico de qualidade para depois estar a levar com este lixo?"... e imagino que o mesmo pensa quem leva com lixo digital.

Enfim, é uma área difícil que exige muito tempo e disponibilidade para se estar permanentemente informado e em cima do acontecimento, tudo pode acontecer, e tudo vai acontecer, por mais estranho que pareça.
SergioRZ
SergioRZ
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 254
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 21/10/2009
Pontos/Reputação : 438

http://www.VinylGourmet.com/pt/

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil Empty Re: Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil

Mensagem  Orion 13/6/2017, 04:31

O senhor até deveria ter vergonha (apesar de nao ser provavelmente responsabilidade dele) de dizer tal coisa, eheheh. É uma falta de respeito (nao dele, da industria) por quem é consumidor e, como referes bem, gasta rios de dinheiro e de tempo, na sua vida. Tal erro/falha sem controlo de qualidade competente, que levou a tal imperfeição devia servir de exemplo em como NÃO se pode brincar com o consumidor final. Ou não se devia. Mas imagino-te perante tal explicação, ó Sérgio. Lolol.

O vil metal é o que faz correr o mundo, todos sabemos, mas aqui, pelo menos aqui nesta área tão querida de todos nós, poderia haver algum pudor na gula lucrativa da indústria. Falo como consumidor, a crescente especulação de preços no vinil, tem-me deixado preocupado, especialmente quando contrasta com essas faltas de preocupação de muito do que se faz nesse ramo.

Ainda assim, é possível encontrar bons "espécimes" na edição de música, independentemente do formato. Pessoalmente como sabem, continuo a preferir o vinil sempre, nao por qualquer causa ou misticismo, mas por lhe achar também maior qualidade do que se vai fazendo.

Cumps
Orion
Orion
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4626
Idade : 52
Localização : bem localizado
Ocupação : escutophilia
Interesses : so many
Data de inscrição : 28/06/2007
Pontos/Reputação : 2573

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil Empty Re: Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil

Mensagem  Fifas 14/6/2017, 10:23

"É o chamado "HD para inglês ver" heheheehe verdadeiro HD neste caso é o vinil."


Jiade[1][2] ou Jihad[3][4] (em árabe: جهاد‎; transl.: jihād) é um conceito essencial da religião islâmica e significa "empenho", "esforço" ou "luta" - o significado exacto dependerá do contexto.[5][6][7][8] Pode ser entendida como uma luta, mediante vontade pessoal, de se buscar e conquistar a fé perfeita. Aquele que segue a Jihad é conhecido como mujahid.



Dedicado ao "MujahidVinyl" Sérgio .

Fifas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 81
Data de inscrição : 05/08/2011
Pontos/Reputação : 144

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil Empty Re: Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil

Mensagem  SergioRZ 15/6/2017, 05:50

Fifas escreveu:"É o chamado "HD para inglês ver" heheheehe verdadeiro HD neste caso é o vinil."


Jiade[1][2] ou Jihad[3][4] (em árabe: جهاد‎; transl.:  jihād) é um conceito essencial da religião islâmica e significa "empenho", "esforço" ou "luta" - o significado exacto dependerá do contexto.[5][6][7][8] Pode ser entendida como uma luta, mediante vontade pessoal, de se buscar e conquistar a fé perfeita. Aquele que segue a Jihad é conhecido como mujahid.



Dedicado ao "MujahidVinyl" Sérgio .


aehaeheahhae és um grande artista Razz Razz Razz

Então os gajos fazem a mesma trampa no CD e no ficheiro HD... é HD tipo cassete pirata! What a Face


farao Sérgio Mujacoiso farao

SergioRZ
SergioRZ
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 254
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 21/10/2009
Pontos/Reputação : 438

http://www.VinylGourmet.com/pt/

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil Empty Re: Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil

Mensagem  Orion 15/6/2017, 05:56

Ehehehehe,

tinha mesmo curiosidade de ouvir o álbum no formato hi res. Estando assim mauzinho é uma pena. A parte disso, a música é boa, muito boa. Diferente mas sempre boa. Muita coisa subliminar contida na mesma. Muito bem feito ao nivel musical.
Orion
Orion
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4626
Idade : 52
Localização : bem localizado
Ocupação : escutophilia
Interesses : so many
Data de inscrição : 28/06/2007
Pontos/Reputação : 2573

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil Empty Re: Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil

Mensagem  Fifas 16/6/2017, 22:30

Pronto "MIJAcoiso". Vou então falar do disco (de vinyl).

1º ponto:

Fiquei muito satisfeito com a qualidade da prensagem.
Nota-se que houve cuidado em fazer melhor do que (por exemplo) foi feito com as reedições de PINK FLOYD.
carateristicas:
-Tem quase nenhum ruido.
-Podia ter mais ar...
-Está um bocado "lavadinho" (perto do som da moda que se faz hoje em dia no digital)
-O grave bem focado e tenso
-Os instrumentos bem colocados no espaço.
-A orquestra ou as cordas (a solo ou em ensemble) soam quase a digital (que pena... sobretudo nos solos de violoncelo...)
-Boa gama dinâmica (sem ser de excelência), ou seja os ouvidos confirmam os teus bonecos.

Quanto à música, que é o que interessa

Ouvi os discos seguidos (coisa rara...) o tempo passou num tiro... ou seja, o album conceptualmente funciona bem como um todo.

Faixa a faixa, o Roger faz um caminho (escuro e dramático por vezes... o homem chega a gritar!!!!) em que intercala, a meu ver de forma inteligente, momentos de climax, de protesto, de tristeza, de melancolia (solidão?), arrependimento. Parece que enche um balão e que o balão vai mesmo rebentar mas não chega a acontecer porque ele vai aliviando a pressão e esvazia o balão... e torna encher e mais... e mais... e depois... acalmia ou descompressão sempre com condução da música e da palavra feita ao estilo do Pink floyd (não somente Roger waters)...

Os músicos contratados tocam os instrumentos ao estilo do DAVID, do RITCHIE e do NICK.

A orquestração transpira Michael Kamen...

Isto é verdadeiramente o PINK FLOYD do nosso tempo.

Satisfeito caro "MIJAcoiso"?

Olhe que começo para aqui a falar a séria sobre a música e isto torna-se uma seca...

Fifas.









Fifas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 81
Data de inscrição : 05/08/2011
Pontos/Reputação : 144

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil Empty Re: Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil

Mensagem  Orion 17/6/2017, 01:04

Obrigado pela análise Fifas, não se acanhe e longe disso ser uma seca, por favor sinta-se à vontade para continuar esse tipo de reviews, pois é mesmo disso que a malta gosta Very Happy

vinil - Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil 403861 .

Orion
Orion
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4626
Idade : 52
Localização : bem localizado
Ocupação : escutophilia
Interesses : so many
Data de inscrição : 28/06/2007
Pontos/Reputação : 2573

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil Empty Re: Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil

Mensagem  agorgal 17/6/2017, 11:12

Fifas escreveu:
Isto é verdadeiramente o PINK FLOYD do nosso tempo.

Pelo trajecto musical dos Pink Floyd enquanto banda e sem Roger Waters por um lado e o de Roger Waters "a solo" pelo outro fico convencido que, nos últimos anos em que estiveram juntos, os Pink Floyd eram a "banda" de Roger Waters. Simplesmente acompanhavam a ideia (e a forma de olhar o mundo) muito peculiar de RW. Com algumas concessões aqui e ali, é certo, mas definitivamente foi-se transformando no projecto de RW. Este tipo de fenómeno musical (uma banda com e sem a sua "alma matter") é frequente - na mesma geração basta lembrar os Genesis com/sem Peter Gabriel.
Não faço um juízo de valor sobre o com/sem RW (como não o faço sobre os períodos com/sem Syd Barrett - a primeira "alma matter" dos Pink Floyd). Penso-os simplesmente diferentes.
Mas o que ouço não é "Pink Floyd", é Roger Waters... com alguns maneirismos de Pink Floyd (ou, talvez mais correcto, com muitos dos maneirismos que RW implementou nos "seus" Pink Floyd")

Orion escreveu:
Sobre a música em si, caro agorgal, essa perspectiva que aflorou é de todo pertinente. Fazendo aqui como faz - muito bem, deixe-me que lhe diga - uma ligação da música em si e da realidade intrínseca em que a mesma é baseada, é algo que efectivamente é substancial. Visceral até. Os tempos actuais são preocupantes, densos, em que nós enquanto Humanidade estamos a atravessar tempos de transição para não sei bem o quê e, isso é palpável na música de Waters, como só ele o conseguiria fazer.

Obrigado pelas suas palavras, Sinto que compreende as angústias que RW tão bem espelha nas suas letras (e música) e que são, de uma forma geral, as de todos os que se preocupam com um futuro que se deseja brilhante mas que se adivinha demasiado turvo. E que está tão bem retratado num filme de animação de 1986 realizado por Jimmy Murakami e cuja banda sonora foi assinada por Roger Waters - "When The Wind Blows" - Já lá vão 30 anos e pouco mudou...


agorgal
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 135
Localização : Porto
Data de inscrição : 20/09/2011
Pontos/Reputação : 226

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil Empty Re: Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil

Mensagem  Orion 17/6/2017, 17:27

agorgal escreveu:
Fifas escreveu:
Isto é verdadeiramente o PINK FLOYD do nosso tempo.

Pelo trajecto musical dos Pink Floyd enquanto banda e sem Roger Waters por um lado e o de Roger Waters "a solo" pelo outro fico convencido que, nos últimos anos em que estiveram juntos, os Pink Floyd eram a "banda" de Roger Waters. Simplesmente acompanhavam a ideia (e a forma de olhar o mundo) muito peculiar de RW. Com algumas concessões aqui e ali, é certo, mas definitivamente foi-se transformando no projecto de RW. Este tipo de fenómeno musical (uma banda com e sem a sua "alma matter") é frequente - na mesma geração basta lembrar os Genesis com/sem Peter Gabriel.
Não faço um juízo de valor sobre o com/sem RW (como não o faço sobre os períodos com/sem Syd Barrett - a primeira "alma matter" dos Pink Floyd). Penso-os simplesmente diferentes.
Mas o que ouço não é "Pink Floyd", é Roger Waters... com alguns maneirismos de Pink Floyd (ou, talvez mais correcto, com muitos dos maneirismos que RW implementou nos "seus" Pink Floyd")

Penso o mesmo também sobre a verosimilhança dos ultimos tempos de Waters nos Pink Floyd.


Orion escreveu:
Sobre a música em si, caro agorgal, essa perspectiva que aflorou é de todo pertinente. Fazendo aqui como faz - muito bem, deixe-me que lhe diga - uma ligação da música em si e da realidade intrínseca em que a mesma é baseada, é algo que efectivamente é substancial. Visceral até. Os tempos actuais são preocupantes, densos, em que nós enquanto Humanidade estamos a atravessar tempos de transição para não sei bem o quê e, isso é palpável na música de Waters, como só ele o conseguiria fazer.

Obrigado pelas suas palavras, Sinto que compreende as angústias que RW tão bem espelha nas suas letras (e música) e que são, de uma forma geral, as de todos os que se preocupam com um futuro que se deseja brilhante mas que se adivinha demasiado turvo. E que está tão bem retratado num filme de animação de 1986 realizado por Jimmy Murakami e cuja banda sonora foi assinada por Roger Waters - "When The Wind Blows" - Já lá vão 30 anos e pouco mudou...


Infelizmente é uma realidade, esta inquietude a todos os que se preocupam com o futuro. E RW espelha isso da melhor forma.

Irei tentar obter por aí esse filme de animação, fiquei curioso. Gostava imenso de o ver.
Orion
Orion
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4626
Idade : 52
Localização : bem localizado
Ocupação : escutophilia
Interesses : so many
Data de inscrição : 28/06/2007
Pontos/Reputação : 2573

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil Empty Re: Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil

Mensagem  SergioRZ 18/6/2017, 01:23

A diferença de volume global entre o CD e o LP é abissal, quando fiz o comparativo directo tive de ajustar o volume dos dois inputs no amplificador em 8 pontos... são muitos dB's! Quem compare sem ter este cuidado vai claramente ser enganado pelo maior volume do CD, é uma diferença mesmo grande Wink

Dito isto, em comparativo directo "ao vivo" entre LP e CD, com o volume ajustado para ficar igual nos dois, as diferenças sonoras reais (no meu sistema) são menos expressivas do que nos "bonecos", sendo que só nas secções mais volumosas se nota o maior "aperto" da masterização do CD com a informação sonora mais compacta e menos distinta, e com o LP a conseguir mater o palco mais organizado... no resto, secções de volume moderado, as diferenças esbatem-se mais e apenas noto um som mais orgânico no LP, especialmente nas cordas (fifas, se achaste as cordas digitais no LP, tem cuidado com o CD hehehe estão bem piores) e na voz do próprio Roger Waters.



SergioRZ
SergioRZ
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 254
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 21/10/2009
Pontos/Reputação : 438

http://www.VinylGourmet.com/pt/

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil Empty Re: Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil

Mensagem  Fifas 20/6/2017, 23:17

"Mas o que ouço não é "Pink Floyd", é Roger Waters... com alguns maneirismos de Pink Floyd (ou, talvez mais correcto, com muitos dos maneirismos que RW implementou nos "seus" Pink Floyd")"


Não acompanho. Pergunto:

Acham este album mais perto de dark side of the moon e wish you were here (pink floyd "com a banda sintonizada" ) ou de amused to death (roger waters solo)?


Fifas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 81
Data de inscrição : 05/08/2011
Pontos/Reputação : 144

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil Empty Re: Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil

Mensagem  Orion 21/6/2017, 18:49

Boa pergunta. Irei ouvir o album novamente mas tendo em conta essa tua questão. É um bom exercício, ehehehe
Orion
Orion
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4626
Idade : 52
Localização : bem localizado
Ocupação : escutophilia
Interesses : so many
Data de inscrição : 28/06/2007
Pontos/Reputação : 2573

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil Empty Re: Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil

Mensagem  SergioRZ 21/6/2017, 18:58

Penso que se aproxima mais das sonoridades e estruturas de muitos álbuns de Pink Floyd do que do Amused To Death Wink
SergioRZ
SergioRZ
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 254
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 21/10/2009
Pontos/Reputação : 438

http://www.VinylGourmet.com/pt/

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil Empty Re: Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil

Mensagem  Orion 21/6/2017, 20:45

eu acho que tem coisas que vai buscar aos dois lados, mas é interessante.
Orion
Orion
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4626
Idade : 52
Localização : bem localizado
Ocupação : escutophilia
Interesses : so many
Data de inscrição : 28/06/2007
Pontos/Reputação : 2573

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil Empty querem comentar?

Mensagem  Fifas 21/6/2017, 22:44

faixas                                                  faixas
1. "When We Were Young"               1. a 5 "Shine On You Crazy Diamond (Parts I–V)" Gilmour, Wright, Waters Waters
2. "Déjà Vu"
3. "The Last Refugee"
4. "Picture That"  
5. "Broken Bones"


6. "Is This the Life We Really Want?"    6 "Welcome to the Machine" Waters Gilmour

7. "Bird in a Gale"                                  7 "Have a Cigar" Waters Roy Harper
8. "The Most Beautiful Girl"                      8 "Wish You Were Here" Waters, Gilmour Gilmour  
9. "Smell the Roses" 05:15                       9 a 12 "Shine On You Crazy Diamond (Parts VI–IX)"
                                                          waters wright, Gilmour (Partes 6 a Cool  
10. "Wait for Her"                                   Wright (Parte 9)
11. "Oceans Apart"
12. "Part of Me Died"
54 min 04 segundos                                                                                                          54 min 06 segundos

Fifas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 81
Data de inscrição : 05/08/2011
Pontos/Reputação : 144

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil Empty Re: Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil

Mensagem  SergioRZ 21/6/2017, 23:06

Fifas escreveu:faixas                                                  faixas
1. "When We Were Young"               1. a 5 "Shine On You Crazy Diamond (Parts I–V)" Gilmour, Wright, Waters Waters
2. "Déjà Vu"
3. "The Last Refugee"
4. "Picture That"  
5. "Broken Bones"


6. "Is This the Life We Really Want?"    6 "Welcome to the Machine" Waters Gilmour

7. "Bird in a Gale"                                  7 "Have a Cigar" Waters Roy Harper
8. "The Most Beautiful Girl"                      8 "Wish You Were Here" Waters, Gilmour Gilmour  
9. "Smell the Roses" 05:15                       9 a 12 "Shine On You Crazy Diamond (Parts VI–IX)"
                                                          waters wright, Gilmour (Partes 6 a Cool  
10. "Wait for Her"                                   Wright (Parte 9)
11. "Oceans Apart"
12. "Part of Me Died"
54 min 04 segundos                                                                                                          54 min 06 segundos


Isto é bom Shocked
SergioRZ
SergioRZ
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 254
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 21/10/2009
Pontos/Reputação : 438

http://www.VinylGourmet.com/pt/

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil Empty Re: Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil

Mensagem  agorgal 22/6/2017, 14:36

Tudo se pode resumir a duas questões:
Qual a importância de RW no seio dos Pink Floyd pós Syd Barrett?
O que fizeram os Pink Floyd pós RW?

Se entendermos RW (as suas líricas e a sua música) como elemento estruturante dos Pink Floyd pós Syd Barrett, poderemos muito bem entender que RW, hoje, é o detentor do "som Pink Floyd" e as obras dos Pink Floyd posteriores à sua saída são apenas paisagem... (É esta a tese defendida pelo próprio RW... mas que eu não partilho, pela razão mais óbvia: continuou-se a editar sob o nome Pink Floyd).
A minha leitura (e insisto que me nego a fazer juízos de valor - qual o melhor) é que o "som Pink Floyd" evoluiu conforme a composição da banda. E que durante a gradual ascensão de RW como elemento estruturante dos Pink Floyd (que, para mim, é muito evidente a partir de TDSOTM, culminando em "The Final Cut") o "som Pink Floyd" teve determinadas características (assim como uma determinada filosofia no que à lírica diz respeito) que, e muito naturalmente, tiveram continuidade na restante obra a solo de RW.
Pelo caminho oposto leio a restante carreira do grupo "Pink Floyd", de "A Momentary Lapse of Reason" até "The Endless River": uma espécie de regresso às origens mas muito convenientemente actualizada.

"Amused to Dead" está muito distante de "is this the life you really want"? Claro que sim. 1/4 de século depois e um mundo muito mais problemático do que em 1991.
Uma recordação: "The Wall" promove a destruição de um muro e foi editado em 1979, em plena Guerra Fria. O Muro de Berlim (e a Guerra Fria) ruíram em 1990, "Amused to Dead" foi editado em 1992.
Portanto épocas históricas muito distintas, sendo que RW sempre demonstrou estar muito atento aos caminhos que a História vai traçando.

agorgal
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 135
Localização : Porto
Data de inscrição : 20/09/2011
Pontos/Reputação : 226

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil Empty Re: Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil

Mensagem  Orion 22/6/2017, 14:51

A mutação dos tempos foi proporcional à de RW.
Orion
Orion
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4626
Idade : 52
Localização : bem localizado
Ocupação : escutophilia
Interesses : so many
Data de inscrição : 28/06/2007
Pontos/Reputação : 2573

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil Empty Re: Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil

Mensagem  agorgal 22/6/2017, 15:42

Para os mais novos deixo aqui uma lista das obras dos Pink Floyd cruzadas com obras a solo dos seus membros. De fora ficam as compilações e gravações de concertos. Poderá haver algum erro ou esquecimento mas estou convencido que não...
vinil - Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil Pinkfl10

agorgal
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 135
Localização : Porto
Data de inscrição : 20/09/2011
Pontos/Reputação : 226

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil Empty Re: Roger Waters Is This The Life We Really Want melhor em Vinil

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos