Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Leitor / Transporte CD ... duvida muito básica

+5
Orion
japm
tom2005
Nochnoi gost
ruival
9 participantes

Ir para baixo

onkyo - Leitor / Transporte CD ... duvida muito básica Empty Leitor / Transporte CD ... duvida muito básica

Mensagem  ruival 19/12/2007, 15:21

ora viva, ando nisto do hi-fi há pouco tempo por isso tenho uma duvida que deve ser estupidamente básica ...

Qualquer leitor de cd's lê os dados que estão no cd para um formato digital, esse conjunto de dados digital terá que ser convertido em analógico em algum ponto de cadeia antes de chegar aos nossos ouvidos.

Penso que todos os leitores cd tem um DAC que faz a conversão de digital para analógico.

Ora se estamos a ligar o leitor de cd's ao amplificador/avreceiver/whatever usando a saída digital coaxial ou optica estamos a fazer uma "ligação directa" , ou seja, estou a usar o leitor apenas como transporte e não estamos a usar o DAC do leitor de CD ... este DAC do leitor de cd apenas será usado para a descodificação se optar por usar as saídas analógicas (aquela que tem as duas fichas RCA, canal esquerdo e direito)

Estamos então a confiar no DAC do nosso amplificador/avreceiver/whatever ... então pergunto ... estou a pensar em comprar um leitor de cd's dedicado (tenho um leitor de DVD) , logo , se vou procurar um leitor de CD's melhor , com um DAC melhor vou ter que usar as saidas analógicas para tirar proveito do mesmo ... se vou usar as saídas digitais , não me interessa o DAC que o leitor tem ... devo procurar um leitor mais "sólido" , com melhor qualidade de construção ...

enfim ... a confusão que vai para aqui é grande ... help Embarassed

ruival
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 112
Localização : Lisboa
Interesses : BTT , fotografia e audio
Data de inscrição : 10/06/2007
Pontos/Reputação : 67

Ir para o topo Ir para baixo

onkyo - Leitor / Transporte CD ... duvida muito básica Empty Re: Leitor / Transporte CD ... duvida muito básica

Mensagem  Nochnoi gost 19/12/2007, 16:00

tens TUDO certo sim. Se quiseres uns CD "especiais" estes sao apenas TRANSPORTE e nao incluem o DAC precisamente
Nochnoi gost
Nochnoi gost
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 525
Idade : 52
Localização : Lisboa...
Interesses : Estou neste forum, certo :)?
Data de inscrição : 07/06/2007
Pontos/Reputação : 190

Ir para o topo Ir para baixo

onkyo - Leitor / Transporte CD ... duvida muito básica Empty Re: Leitor / Transporte CD ... duvida muito básica

Mensagem  tom2005 10/1/2008, 19:44

Tens toda a razão, massss........ será que o DAC que tens não ficará depois a ser o elo mais fraco ?????

tom2005
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 70
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

onkyo - Leitor / Transporte CD ... duvida muito básica Empty Re: Leitor / Transporte CD ... duvida muito básica

Mensagem  japm 11/1/2008, 10:27

Boas,
Qualquer DAC interno de um leitor de CDs minimamente decente soará melhor com música do que o DAC integrado num amplificador AV (salvo diferenças abismais de preço...). Nesse caso é claramente de utilizar as saídas analógicas do leitor em detrimento da saída digital.
Ainda melhor (mas em desuso ultimamente) é a separação do transporte (a parte mecânica) e do DAC em equipamentos separados, mas isso levará a um escalão de preços completamente diferente...
Cumps,
JAPM

japm
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 76
Idade : 55
Localização : Lisboa
Ocupação : IT
Data de inscrição : 16/11/2007
Pontos/Reputação : 65

Ir para o topo Ir para baixo

onkyo - Leitor / Transporte CD ... duvida muito básica Empty Re: Leitor / Transporte CD ... duvida muito básica

Mensagem  Orion 11/1/2008, 12:03

japm escreveu:Boas,
Qualquer DAC interno de um leitor de CDs minimamente decente soará melhor com música do que o DAC integrado num amplificador AV (salvo diferenças abismais de preço...). Nesse caso é claramente de utilizar as saídas analógicas do leitor em detrimento da saída digital.
Ainda melhor (mas em desuso ultimamente) é a separação do transporte (a parte mecânica) e do DAC em equipamentos separados, mas isso levará a um escalão de preços completamente diferente...
Cumps,
JAPM

Concordo.
Orion
Orion
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4626
Idade : 52
Localização : bem localizado
Ocupação : escutophilia
Interesses : so many
Data de inscrição : 28/06/2007
Pontos/Reputação : 2573

Ir para o topo Ir para baixo

onkyo - Leitor / Transporte CD ... duvida muito básica Empty Re: Leitor / Transporte CD ... duvida muito básica

Mensagem  Rapdog 11/1/2008, 14:12

Concordo. Mas tenho algumas questões paralelas.

Será que o processador/receiver faz o "bypass" das entradas analógicas?
Alguns têm a opcção "analog direct" ou equivalente.
Mas os que não têm essa opção, será que não vão fazer uma conversão de "analog to digital", preamplificar no dominio digital e novamente reconverter para analógico.
Se assim é, acho preferivel utilizar a saida digital do leitor CD.

Se não, os ADC do processador só operam na eventualidade de utilizar o modo prologic, certo?
Então o "bypass" é automático, operando em stereo e será preferivel usar o DAc do CD player.

Este tipo de implementação é standart? ou cada fabricante projecta de modo próprio.

São muitas questões!!...scratch
Rapdog
Rapdog
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 96
Idade : 50
Localização : Beira mar
Ocupação : Bastante ocupado
Interesses : Jogging em Hipermercados, Música, Cinema, Gastronomia...
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 84

Ir para o topo Ir para baixo

onkyo - Leitor / Transporte CD ... duvida muito básica Empty Re: Leitor / Transporte CD ... duvida muito básica

Mensagem  falp 11/1/2008, 14:38

O meu Receptor AV faz de DAC e processador neste momento para todas as fontes.

Tem a opção PURE DIRECT independentemente de ser a entrada digital ou analógica.

Posso atestar que em PURE DIRECT e analógico com um bom leitor de CDs toca muito bem, e ao nível de muitos integrados estéreo (já gostei mais que alguns mais caros, embora custe a acreditar).

Acredito por outro lado que há Receptores AV e Receptores AV... como em tudo... e na altura experimentei outro mais caro e afamado que soava pior e menos transparente em analógico.

Para um leitor de CD dedicado e melhor som (DAC) tb podes usar apenas um DAC (o leitor de DVD como transporte) e usar as ligações analógicas e PURE DIRECT ou modo equivalente.

Já experimentei esta solução com melhorias, mas prefiro simplificar, além disso uso bass management e para isso preciso do processador.

No referido acima tb digo que o meu leitor DVD soa virtualmente idêntico nos seus DACs aos do processador embora não tenha comparado com as minhas últimas colunas.

My 2 cents...king
falp
falp
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1301
Idade : 52
Localização : Almada, PT, UE
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : -15

Ir para o topo Ir para baixo

onkyo - Leitor / Transporte CD ... duvida muito básica Empty Re: Leitor / Transporte CD ... duvida muito básica

Mensagem  japm 15/1/2008, 11:12

Boas,
A não ser que o aparelho em questão explicitamente o refira, as entradas analógicas levam directamente ao andar de pré-amplificação, sem passar por qualquer tipo de conversão adicional. O modo "Pure Direct" ou semelhantes, normalmente o que faz é desligar o processamento video do amplificador AV por forma a diminuir a possibilidade de interferências no sinal audio.
Cumps,
JAPM

japm
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 76
Idade : 55
Localização : Lisboa
Ocupação : IT
Data de inscrição : 16/11/2007
Pontos/Reputação : 65

Ir para o topo Ir para baixo

onkyo - Leitor / Transporte CD ... duvida muito básica Empty Re: Leitor / Transporte CD ... duvida muito básica

Mensagem  falp 15/1/2008, 11:40

japm escreveu:Boas,
A não ser que o aparelho em questão explicitamente o refira, as entradas analógicas levam directamente ao andar de pré-amplificação, sem passar por qualquer tipo de conversão adicional. O modo "Pure Direct" ou semelhantes, normalmente o que faz é desligar o processamento video do amplificador AV por forma a diminuir a possibilidade de interferências no sinal audio.
Cumps,
JAPM
Nâo é bem assim... o PURE DIRECT é referente a áudio, não usa processamentos adicionais, bass management, controlos de tonalidade, etc...

As entradas analógicas têm o procassamento que queremos... Uso DPL II na TV por exemplo.

O Video è à parte.
falp
falp
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1301
Idade : 52
Localização : Almada, PT, UE
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : -15

Ir para o topo Ir para baixo

onkyo - Leitor / Transporte CD ... duvida muito básica Empty Que Leitor de CD para Onkyo TX-SR606?

Mensagem  sharetor 4/7/2009, 05:05

Boas.

Primeiro que tudo, e antes que se zanguem, quero dizer que procurei muito sobre este tema antes de escrever isto. Li muita coisa sobre amplificadores Stéreo mas não encontrei nada sobre Receptores AV - Leitor de CD e a questão do DAC.

Tenho o receptor AV Onkyo TX-SR606 com colunas B&W (684, 685 e HT61) e Subwoofer SVS PC-12 Plus. Tenho leitor de DVD horroroso (uma coisa antiga que custou uns 30 euros). O som dos CD's sai mau, sem definição nem graves, tanto com o cabo óptico como pelas RCA's analógicas. Não estou a pensar em comprar um novo leitor de DVD ou Blu-ray porque tenho um Computador para isso (um HTPC). O que eu queria era ter um bom som nos CD's. Na loja onde comprei as colunas, conselharam o REGA Apollo ou um Marantz (não sei o modelo).
A minha dúvida é se valerá a pena comprar um "bom" leitor de cd, como o Rega Apollo, para ligar ao Onkyo 606 ou se isso é um desperdício de dinheiro e mais vale comprar um leitor de 200 ou 300 euros ou, em último caso, um leitor novo é desperdício e mais vale continuar com a coisa foleira que tenho??
Pergunto isto por causa da tal questão do DAC. Na loja, disseram-me que o meu Receptor AV não é grande coisa e que o som stéreo nunca vai ser bom, mas disseram-me que podia comprar esse Apollo e uns cabos RCA de 50 euros e sempre ficava com um razoável. Devo comprar ou não? Se sim, conhecem outros leitores como Rega Apollo?

sharetor

Grato pela atenção
sharetor
sharetor
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 19
Idade : 49
Localização : São Miguel, Açores
Data de inscrição : 04/07/2009
Pontos/Reputação : 46

Ir para o topo Ir para baixo

onkyo - Leitor / Transporte CD ... duvida muito básica Empty Re: Leitor / Transporte CD ... duvida muito básica

Mensagem  bluemonday 4/7/2009, 10:54

mesmo tendo um rega à venda penso que era mau investimento para o seu setup... a qualidade era notória mas ha soluções mais acessiveis que para o seu sistema funcionavam bem.
O onkyo é bom em av mas em stereo não se compara com um decente amplificador stereo dedicado.

Quer a minha opinião ?

invista numa boa placa de som e ligue às entradas analogicas do receiver (fica a usar o dac da placa).

Depois para ler cds´s :

uma drive da plextor
use o player foobar2000.org (win32) com kernel streaming ou asio output

e ainda guarda muito dinheiro para futuros upgrades.


cumps
bluemonday
bluemonday
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2351
Localização : Coimbra
Interesses : audio , vjing
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 571

Ir para o topo Ir para baixo

onkyo - Leitor / Transporte CD ... duvida muito básica Empty Re: Leitor / Transporte CD ... duvida muito básica

Mensagem  sharetor 4/7/2009, 21:11

Obrigado pela resposta.

Eu uso HTPC que envia o som por HDMI (Radeon ATI 3200, onboard). E ainda não fui para uma placa de som nova (tenho uma creative audigy 24 bits noutro computador e nem tiro partido dela) porque me disseram que nunca vou tirar mais partido dela para filmes ou música. Aliás, segundo li num fórum, terei que comprar outra placa gráfica com som por HDMI ou uma boa placa de som para mandar o som do blu-ray para o Onkyo.

Tenho esse foobar2000 instalado para ouvir música no disco e também tenho um leitor/gravador de CD's/DVD Plextor (PX-712A) e realmente gosto mais som dos flac, lossless wav e mp3 do que o do leitor de Cd's rafeiro. Mas normalmente não uso o computador para ouvir os cd's a partir da drive (não sei se ficará melhor).

A minha dúvida é, se comprasse um bom leitor de Cd's e o ligasse, por via analógica, ao amplificador e ouvisse o som em Direc CD ou Pure audio, será que o som seria bom (bom ao ponto de justificar o investimento num bom leitor de Cd's)??

Pelo que li, há pouco, noutro forum (avforums) o onkyo é bom para filmes mas é fraco para stéreo.

Outra questão. Seria boa idea (ou coisa de gente louca) comprar um amplificador stéreo e um leitor de Cd's para ligar, juntamente com o receptor AV às colunas frontais e, talvez, ao subwoofer???

já agora, e sem querer abusar. Alguma sugestão relativamente ao amplificadores stéreo/leitores de Cd's, tendo em conta as colunas que tenho. As frontais são as B&W 684 (posso vir a comprar as 683, num futuro distante).

Grato pela atenção
sharetor
sharetor
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 19
Idade : 49
Localização : São Miguel, Açores
Data de inscrição : 04/07/2009
Pontos/Reputação : 46

Ir para o topo Ir para baixo

onkyo - Leitor / Transporte CD ... duvida muito básica Empty Re: Leitor / Transporte CD ... duvida muito básica

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos