Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Construção de cabos XLR-XLR

+5
jccarreira
luis lopes
Sweet Mastering Studio
carlos pina
Blink
9 participantes

Ir para baixo

cabos - Construção de cabos XLR-XLR Empty Construção de cabos XLR-XLR

Mensagem  Blink 7/11/2008, 14:05

Construí 2 pares de cabos com fichas XLR para ligar o CA 840C ao 840A, é mais uma experiência que para já e em relação á ligação RCA que tinha melhorou no sentido de maior limpidez no som, embora a diferênça não seja assim tão abismal mas ainda estou a habituar-me a ouvir um som de um patamar diferente daquele que estava habituado a ouvir (em casa).

O cabo é fácil de fazer, usei fio de microfone Klotz, neste caso fiz comparação com 2 cabos diferentes, o MC2000 e o MY206, têm a mesma capacitância de +-60pf e a mesma resistência, o MC2000 é mais robusto no isolamento externo, não notei diferênças entre ambos.

Usei fichas Neutrik, e retráctil para marcação, e é só soldar, não tem muitos segredos, é só seguir as ligações, no pino 1 liga a malha, no 2 liga o (+) e no 3 o (-). No 2 e no 3 para não haver confusões fixa a côr do fio Red no 2 e no 3 liga o Blue.

Pode fazer um acabamento com uma manga de nylon que não vai afectar os valores do cabo.

cabos - Construção de cabos XLR-XLR Xlros5

cabos - Construção de cabos XLR-XLR Xlr1dt0

cabos - Construção de cabos XLR-XLR Xlr2dx5

cabos - Construção de cabos XLR-XLR Xlr3ak0

cabos - Construção de cabos XLR-XLR Xlr4ud3

Os preços dos cabos XLR nalgumas marcas são proibitivos, neste caso pouco mais gasta que 25 euros em tudo, o material mais caro são as Neutrik que ficam á volta de 4 a 5 Euros cada.

Cumpts,
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Construção de cabos XLR-XLR Empty Re: Construção de cabos XLR-XLR

Mensagem  carlos pina 31/12/2008, 15:56

ola blink e em termos de qualidade de som?

carlos pina
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 155
Idade : 54
Localização : lisboa
Data de inscrição : 17/12/2007
Pontos/Reputação : 39

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Construção de cabos XLR-XLR Empty Re: Construção de cabos XLR-XLR

Mensagem  Blink 31/12/2008, 17:06

Olá, o som sai limpo, transparente e com detalhe, é sempre um pouco melhor que um cabo RCA, mas não é uma diferênça abismal, é melhor.

Cumpts, e um Bom Ano
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Construção de cabos XLR-XLR Empty Re: Construção de cabos XLR-XLR

Mensagem  Sweet Mastering Studio 24/1/2011, 14:37

Bons Dias Blink;

Podes me indicar o sitio onde compraste a manga de nylon?

Cumprimentos
Sweet Mastering Studio
Sweet Mastering Studio
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 118
Localização : Almeirim
Interesses : Som & Música
Data de inscrição : 12/01/2011
Pontos/Reputação : 179

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Construção de cabos XLR-XLR Empty Re: Construção de cabos XLR-XLR

Mensagem  Blink 24/1/2011, 15:47

madrugador escreveu:Bons Dias Blink;

Podes me indicar o sitio onde compraste a manga de nylon?

Cumprimentos

Boas, são cabos que depois é retirada a alma, comprei alguns em casas que vendem acessórios para barcos, e na secção de montanhismo ou alpinismo da SportZon.
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Construção de cabos XLR-XLR Empty Re: Construção de cabos XLR-XLR

Mensagem  luis lopes 24/1/2011, 18:47

ficaram ai uns belos cabitos cheers
qualidade a baixo custo, tal como eu gosto cabos - Construção de cabos XLR-XLR 915520
luis lopes
luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2877
Idade : 57
Localização : Maiorca F.Foz
Ocupação : Motorista á espera de melhores dias...
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Data de inscrição : 19/04/2009
Pontos/Reputação : 3131

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Construção de cabos XLR-XLR Empty Re: Construção de cabos XLR-XLR

Mensagem  jccarreira 23/4/2011, 02:17

Blink escreveu:Usei fichas Neutrik, e retráctil para marcação, e é só soldar, não tem muitos segredos, é só seguir as ligações, no pino 1 liga a malha, no 2 liga o (+) e no 3 o (-). No 2 e no 3 para não haver confusões fixa a côr do fio Red no 2 e no 3 liga o Blue.

Está um trabalho muito bem feito. Igual a muitos outros que custam centenas de euros.

Caro Blink, já agora podes esclarecer melhor:

1 - Como defines os pinos 1, 2 e 3?
2 - Como identificas qual o (+) e o (-)?
3 - Que fio se deve usar para soldar?
4 - Porquê ligar a malha do cabo?

Desculpa as perguntas básicas mas gostava de tentar fazer algo parecido.

João Carreira

jccarreira
jccarreira
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 12
Localização : Pobral, Sintra, Lisboa
Ocupação : Indigente
Interesses : Tudo o que estimule positivamente as emoções, os sentimentos e o intelecto
Data de inscrição : 15/03/2011
Pontos/Reputação : 35

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Construção de cabos XLR-XLR Empty Re: Construção de cabos XLR-XLR

Mensagem  Blink 23/4/2011, 08:58

Caro João Carreira se está á vontade para pegar no ferro de soldar é só seguir a ementa em cima e comprar os componentes.

As suas perguntas estão todas esclarecidas no tópico, como se diz na gíria a papinha está toda feita.

Todas as fichas XLR devem têr os números impressos, pelos menos as Neutrik têm, depois é só seguir a numeração e soldar os fios correspondentes.
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Construção de cabos XLR-XLR Empty cabos XLR Klotz com fichas Neutrik

Mensagem  sharetor 21/6/2011, 19:12

Boas

Há uns dias, ao ler este "post", fiquei com a pulga atrás da orelha. Já andava a pesquisar e, uma vez mais, encontrei aqui, no audiopt.net, aquilo que procurava.
Penso que também não fica mal explicar que não escrevi nada neste "post" mas pedi ajuda ao sr. Blink. O mesmo foi muito prestável. Obrigado! Smile

A ideia era comprar o cabo e as fichas e fazer o cabo, mas como encontrei os cabos já feitos e a um preço acessível, optei por não complicar.

Bem. Passando ao que interessa.

Comprei os ditos cabos, já feitos. A 15 euros cada.
Montei-os e gostei.
Usava uns cabos RCA "Black Rhodium Prelude RCA".
Relativamente à minha experiência (a ideia era falar só desta parte).
Não sei adjectivar o que oiço/sinto, não da maneira como as pessoas mais entendidas o fazem.
Resumindo:
- Tenho um som mais forte.
- Com o volume muito baixo tenho os médios e agudos mas os graves têm mais força.
- Com o som mais alto a barraca abana mais um pouco.
- Penso que mantenho a qualidade que tinha mas o som está mais...forte. Não sei explicar de outra maneira.
Ou seja, na minha experiência, os cabos XLR (par) 30 euros não me parecem inferiores aos RCA que foram bastante mais caros.

Ouvi muita coisa, mas dediquei-me a partes que considero especiais nas bandas sonoras "Lost highway" e "Twin Peaks" (destaco estes dois porque os conheço muito bem, só isso).

Uma vez mais, grato por tudo.

cumprimentos
sharetor
sharetor
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 19
Idade : 49
Localização : São Miguel, Açores
Data de inscrição : 04/07/2009
Pontos/Reputação : 46

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Construção de cabos XLR-XLR Empty Re: Construção de cabos XLR-XLR

Mensagem  Brás 21/6/2011, 21:46

E se fossem de prata? Talvez o som ficasse mais limpo e rápido. Esses cabos da klotz até que não são maus de todo. Eu tenho uns a ligar os pre de auscultadores xlr na saida do dac e rca no pré. Eu sei que só experimentando é que se consegue chegar lá mas utilizando metais mais nobres or resultados poderiam ainda ser melhores e claro que o custo aumenta mas se calhar vale a pena Wink
Brás
Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1440
Data de inscrição : 05/12/2007
Pontos/Reputação : 593

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Construção de cabos XLR-XLR Empty Re: Construção de cabos XLR-XLR

Mensagem  sharetor 23/6/2011, 18:29

Brás escreveu:E se fossem de prata? Talvez o som ficasse mais limpo e rápido. Esses cabos da klotz até que não são maus de todo. Eu tenho uns a ligar os pre de auscultadores xlr na saida do dac e rca no pré. Eu sei que só experimentando é que se consegue chegar lá mas utilizando metais mais nobres or resultados poderiam ainda ser melhores e claro que o custo aumenta mas se calhar vale a pena Wink

Boas

Com base no modelo gravado nas fichas (no macho e na fêmea) e o que dizem site da marca (Neutrik) e noutros sites que vendem aquelas fichas, é possível verificar que os pinos foram banhados em prata. Se é verdade ou não, não sei.

De qualquer maneira, gosto do som deles.

cumps
sharetor
sharetor
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 19
Idade : 49
Localização : São Miguel, Açores
Data de inscrição : 04/07/2009
Pontos/Reputação : 46

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Construção de cabos XLR-XLR Empty Re: Construção de cabos XLR-XLR

Mensagem  Brás 23/6/2011, 22:56

Eu sei que muitas marcas de renome recorrem depois a conectores de qualidade de outras marcas. Eu referia-me ao cabo condutor propriamente dito pois sei que o nosso blink é um mestre que sabe o que faz, mas tem feito coisas apenas tendo qualidade a baixo custo e será que poderiamos evoluir nessa qualidade aumentando o valor dos componentes Question
Brás
Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1440
Data de inscrição : 05/12/2007
Pontos/Reputação : 593

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Construção de cabos XLR-XLR Empty Re: Construção de cabos XLR-XLR

Mensagem  ricardo onga-ku 23/6/2011, 23:08

sharetor escreveu:Boas

Há uns dias, ao ler este "post", fiquei com a pulga atrás da orelha. Já andava a pesquisar e, uma vez mais, encontrei aqui, no audiopt.net, aquilo que procurava.
Penso que também não fica mal explicar que não escrevi nada neste "post" mas pedi ajuda ao sr. Blink. O mesmo foi muito prestável. Obrigado! Smile

A ideia era comprar o cabo e as fichas e fazer o cabo, mas como encontrei os cabos já feitos e a um preço acessível, optei por não complicar.

Bem. Passando ao que interessa.

Comprei os ditos cabos, já feitos. A 15 euros cada.
Montei-os e gostei.
Usava uns cabos RCA "Black Rhodium Prelude RCA".
Relativamente à minha experiência (a ideia era falar só desta parte).
Não sei adjectivar o que oiço/sinto, não da maneira como as pessoas mais entendidas o fazem.
Resumindo:
- Tenho um som mais forte.
- Com o volume muito baixo tenho os médios e agudos mas os graves têm mais força.
- Com o som mais alto a barraca abana mais um pouco.
- Penso que mantenho a qualidade que tinha mas o som está mais...forte. Não sei explicar de outra maneira.
Ou seja, na minha experiência, os cabos XLR (par) 30 euros não me parecem inferiores aos RCA que foram bastante mais caros.

Ouvi muita coisa, mas dediquei-me a partes que considero especiais nas bandas sonoras "Lost highway" e "Twin Peaks" (destaco estes dois porque os conheço muito bem, só isso).

Em Audio, e especialmente no que se refere aos cabos, o preço não tem uma relação directa com o desempenho.
No seu caso específico é possível (e mesmo provável) que as diferenças se devam mais às diferentes topologias de ligação do que aos cabos, fichas e afins, sendo que o balanceado permite uma maior rejeição de ruído de onde poderá resultar a impressão de um som subjectivamente mais "forte".
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Construção de cabos XLR-XLR Empty Re: Construção de cabos XLR-XLR

Mensagem  sharetor 24/6/2011, 22:54

onga-ku escreveu:

Em Audio, e especialmente no que se refere aos cabos, o preço não tem uma relação directa com o desempenho.
No seu caso específico é possível (e mesmo provável) que as diferenças se devam mais às diferentes topologias de ligação do que aos cabos, fichas e afins, sendo que o balanceado permite uma maior rejeição de ruído de onde poderá resultar a impressão de um som subjectivamente mais "forte".

Boas

Também pensei nisso, que as referidas diferenças se devem à "tecnologia" por trás da ligação balanceada XLR.
Já agora, valerá a pena comprar uns cabos XLR por 200 € (o dono da loja, onde comprei a maioria do que tenho, diz que tem uns muito bons, que estão em casa arrumados...)?
Se calhar quando tiver o DAC novo (Ayre Q9 ou outro semelhante que,entretanto, apareça).

Cumprimentos e agradecimentos
sharetor
sharetor
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 19
Idade : 49
Localização : São Miguel, Açores
Data de inscrição : 04/07/2009
Pontos/Reputação : 46

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Construção de cabos XLR-XLR Empty Re: Construção de cabos XLR-XLR

Mensagem  Sweet Mastering Studio 25/6/2011, 08:50

sharetor escreveu:
onga-ku escreveu:

Em Audio, e especialmente no que se refere aos cabos, o preço não tem uma relação directa com o desempenho.
No seu caso específico é possível (e mesmo provável) que as diferenças se devam mais às diferentes topologias de ligação do que aos cabos, fichas e afins, sendo que o balanceado permite uma maior rejeição de ruído de onde poderá resultar a impressão de um som subjectivamente mais "forte".

Boas

Também pensei nisso, que as referidas diferenças se devem à "tecnologia" por trás da ligação balanceada XLR.
Já agora, valerá a pena comprar uns cabos XLR por 200 € (o dono da loja, onde comprei a maioria do que tenho, diz que tem uns muito bons, que estão em casa arrumados...)?
Se calhar quando tiver o DAC novo (Ayre Q9 ou outro semelhante que,entretanto, apareça).

Cumprimentos e agradecimentos


Sem querer entrar em grandes cabos "fantásticómilionários", depende da situação; mas para a audiófilia penso que uns bons cabos, ( independentemente da tipologia usada ) são um must have e falando de XLR's os mesmos não devem ser blindados... mas sim terem um dielétrico muito bom, uma tipologia que torne o cabo fiel e com boas fichas ( entendo boas fichas aquelas que duram dezenas e dezenas de "ligas e desligas" ).

Adoro a pequena empresa Suíça Vovox. Preços justos por bons cabos. A diferença nos agudos mais agudos é bem audível.

Agora só tu poderás dizer se 200€ é um preço justo ou não para o teu cabo.

Cumps.
Sweet Mastering Studio
Sweet Mastering Studio
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 118
Localização : Almeirim
Interesses : Som & Música
Data de inscrição : 12/01/2011
Pontos/Reputação : 179

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Construção de cabos XLR-XLR Empty Re: Construção de cabos XLR-XLR

Mensagem  ricardo onga-ku 25/6/2011, 09:55

O que importa em qualquer cabo é a boa condução do sinal e no caso da ligação entre o prato e o prévio de phono (onde o sinal é de baixa intensidade) importa também que exista uma boa imunidade às interferências externas.
Às fichas pede-se apenas que efectuem um bom contacto sem afectar o sinal.

Como tal, parece-me óbvio que não é necessário gastar 200€ para se obter um cabo adequado à sua função.
Um exemplo de um bom IC:

Blue Jeans Cable LC-1 -> http://www.bluejeanscable.co.uk/store/audio/index.htm

Depois existem outros factores, que nada têm que ver com o desempenho, e que podem igualmente justificar o investimento como por exemplo a estética ou o orgulho de posse...
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Construção de cabos XLR-XLR Empty Re: Construção de cabos XLR-XLR

Mensagem  sharetor 25/6/2011, 20:16

Boas

As minhas agonias prendem-se sempre com a questão do equilíbrio monetário, e não só, entre as diferentes partes do "sistema". É claro fiz opções (amplificador, colunas, PC como fonte e o DAC. A introdução de um DAC melhor será o próximo passo). Agora, sei que algumas escolhas nem foram as mais correctas mas estão feitas.

Passando ao que interessa. Não quero é andar a comprar cabos muito bons/muito caros que possivelmente só iriam trazer benefícios a um "sistema" de qualidade superior ou muito superior. A parte estética ou o orgulho de posse não são coisas que me aflijam (estão presentes mas não são os factores mais influentes na tomada de decisões). Gosto de pensar que tenho um som que me agrada (sinto-me agradado pelas melhorias que tenho vindo a introduzir), até gosto de admirar a beleza de algumas peças (acho-as bonitas). Mas isto é tudo muito intimo. Não partilho/mostro nada disto a ninguém. Já mostrei, mas os seres que conheço não entendem (não gostam). Na altura, em que isto aconteceu, até fiquei triste. É verdade. Enfim, as pessoas têm interesses diferentes.

Enfim, mais um tópico do mesmo. Pelo menos, até que mandem calar, partilho as inquietações virtualmente.

Cumprimentos
sharetor
sharetor
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 19
Idade : 49
Localização : São Miguel, Açores
Data de inscrição : 04/07/2009
Pontos/Reputação : 46

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Construção de cabos XLR-XLR Empty Re: Construção de cabos XLR-XLR

Mensagem  Brás 25/6/2011, 22:42

Isto dos cabos tem muito que se lhe diga e de facto eu acredito que a utilização de materiais de elevada qualidade melhorariam a qualidade sonora e por issso quando recebi o cabo da Stealth o Air King vi o que de facto, num sistema revelador, podem fazer uma grande diferença na reprodução musical. Há marcas que investem muito dinheiro e tecnologia no fabrico dos cabos (duvidam disso?) se essas marcas são superadas pelo gajo que em casa fabrica os seu próprios cabos então porque não fazemos todos os nossos cabos? A verdade é que de facto há diferenças e eu não possso concordar com o que muitos dizem mas é verdade que fazem grande diferença, acreditem que é verdade.As marcas existem para dar o valor comercial aos ditos mas o que é certo é que a tecnologia utilizada na elboração do cabo foi sujeita a muitas horas de estudo e de testes at´ao resultado final.
Eu assisti na Imacustica à demonstração do SR Lars da Nordost que referiu que o cabo mais importante do sistema era o cabo que fazia a ligação entre a parede e o distribuidor de energia, isto partindo do principio de uma linha dedicada ao sistema com um dinjuntor p´roprio e uma boa terra. Era com se um cabo Odin nessa posição fosse como cablar tudo com Odins, eu na altur em titulo de brinadeira referi que se a troika sabe e disse-lhe que os Blue Heaven eram os indicados, ele na altura disse que os gregos eram os principais importadores de Odins, agora já se percebe a divida da Grécia.É certo que houve sempre diferenças sempre que se alterou a cablagem, mesmo quando já se estava no topo, por isso acredito no que ouço e tive a npção evolutiva do sistema em cabos. Foram utilizadas as réguas da Quantum juntamente associadas ao Quantum QX2 e QX4 que são geradores de campos electromagnéticos(penso eu) actuando por isso a um nivel molecular no controlo das inerferencias e campos magnéticos criados pelos sistemas.A Régua Q4 ou Q8 ligadas ao QX2 ou QX4 iria benficiar tudo o oque lá fosse ligado, e DEpois com os Sort Cones que são para colocar debaixo dos aparelhos para absorver ressonâncias as diferenças voltaram a ser notadas. Eu nãi tive tempo de assistir até final da dem mas o que vi chegou para ver que de facto sé pode evoluir e muito, com cabos e acessórios.
Brás
Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1440
Data de inscrição : 05/12/2007
Pontos/Reputação : 593

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Construção de cabos XLR-XLR Empty Re: Construção de cabos XLR-XLR

Mensagem  lore 25/6/2011, 23:00



Bras , tambem nao bebes Barca Velha no Mc Donalds pois nao ?
Faz sentido ligar um Dynavox com Odin ? Nao creio ...
Igualas 90 % da performance de um Odin por metade do valor ? creio que sim ...
Faz sentido gastar mais num charuto do que no jantar ?....
lore
lore
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 841
Idade : 48
Localização : lisboa
Ocupação : http://www.laso.pt/04solucoes/05galeria.php
Interesses : cabrios ,motos , muitos kw , tatoos, adrenalina
Data de inscrição : 26/10/2008
Pontos/Reputação : 1037

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Construção de cabos XLR-XLR Empty Re: Construção de cabos XLR-XLR

Mensagem  Brás 25/6/2011, 23:33

Sim tens razão eu tambem não gastava um Odin para fazer render ao máx o Dynavox apesar de ser certa a sua melhoria, O que não faltam aí são gajos a gastar mais no vinho do que no jantar todo e se calhar depois fumam um cubano especial que vale como o caneco, mas são gostos e opções e se podem não vejo mal nisso cada um é o que é e é essa uma das principais razões da diversividade de sistemas e de opiniões que faz esta máquina andar e normalmente para a frente. Para uns (como eu) tudo conta, para outros já não é assim mas temos que respeitar as opções de cada um e seguir a nossa filosofia de como evoluo no meu sistema. Normalmente devemos aprender com os erros e por isso quando já existe um passado bem cheio de experiencias, umas positivas outras nem tanto, chegamos muito mais facilmente ao tipo de sonoridade que procuramos de acordo com as nossas posses económicas e de acordo com o que se ouve. Há pessoas que investem em musica relegando para um plano secundário a evolução do sistema, alguns nem sabem o que perdem das gravações, mas como disse são filosofias diferentes e temos que as respeitar. É certo é que quanto melhor for a reprodução maior será o grau de satisfação e com isso se calhar até passamos a ouvir mais musica Cool
Brás
Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1440
Data de inscrição : 05/12/2007
Pontos/Reputação : 593

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Construção de cabos XLR-XLR Empty Re: Construção de cabos XLR-XLR

Mensagem  ricardo onga-ku 26/6/2011, 08:52

Na minha opinião e experiência, gastar muito nos cabos não vai dar origem a um melhor desempenho (leia-se som) e como tal as únicas razões plausíveis para se adquirir um cabo audiófilo que custe mais do que duas ou três centenas de euros são a estética, o orgulho de posse ou o efeito placebo que apesar de errado é real - a fé move montanhas.

Já no caso da electrónica e das colunas será necessário gastar algum dinheiro para se obter um desempenho superlativo mas desenganem-se aqueles que julgam ser necessário levar o orçamento de um destes componentes ou mesmo do sistema aos 5 dígitos, embora a indústria (no sentido mais lato) de isso nos queira convencer.

Basta ir a um xô e escutar os sistemas em demonstração para constatar isso mesmo.
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Construção de cabos XLR-XLR Empty Re: Construção de cabos XLR-XLR

Mensagem  sharetor 26/6/2011, 13:56

onga-ku escreveu:Na minha opinião e experiência, gastar muito nos cabos não vai dar origem a um melhor desempenho (leia-se som) e como tal as únicas razões plausíveis para se adquirir um cabo audiófilo que custe mais do que duas ou três centenas de euros são a estética, o orgulho de posse ou o efeito placebo que apesar de errado é real - a fé move montanhas.

Já no caso da electrónica e das colunas será necessário gastar algum dinheiro para se obter um desempenho superlativo mas desenganem-se aqueles que julgam ser necessário levar o orçamento de um destes componentes ou mesmo do sistema aos 5 dígitos, embora a indústria (no sentido mais lato) de isso nos queira convencer.

Basta ir a um xô e escutar os sistemas em demonstração para constatar isso mesmo.

Quem me dera ter "xós" com sistemas em demonstração para consolar a alma, para ter mais referências. Vivi em Lisboa, há uns anos, e daí guardo memórias muito distantes e difusas.
Mas não se pode ter tudo. Limitações dos meios pequenos.

Anteriormente, ainda na áreas das ligações, fez-se referência ao Quantum QX2 e à régua Q4. E eu que já tinha pensado em adquirir uma régua dessas (afinal, é régua, Q4 + QX2 + cabo corrente). Mais uma vez, se é bom é muito caro.

cumps a todos
sharetor
sharetor
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 19
Idade : 49
Localização : São Miguel, Açores
Data de inscrição : 04/07/2009
Pontos/Reputação : 46

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Construção de cabos XLR-XLR Empty Re: Construção de cabos XLR-XLR

Mensagem  ricardo onga-ku 3/7/2011, 08:20

sharetor escreveu:
onga-ku escreveu:Na minha opinião e experiência, gastar muito nos cabos não vai dar origem a um melhor desempenho (leia-se som) e como tal as únicas razões plausíveis para se adquirir um cabo audiófilo que custe mais do que duas ou três centenas de euros são a estética, o orgulho de posse ou o efeito placebo que apesar de errado é real - a fé move montanhas.

Já no caso da electrónica e das colunas será necessário gastar algum dinheiro para se obter um desempenho superlativo mas desenganem-se aqueles que julgam ser necessário levar o orçamento de um destes componentes ou mesmo do sistema aos 5 dígitos, embora a indústria (no sentido mais lato) de isso nos queira convencer.

Basta ir a um xô e escutar os sistemas em demonstração para constatar isso mesmo.

Quem me dera ter "xós" com sistemas em demonstração para consolar a alma, para ter mais referências. Vivi em Lisboa, há uns anos, e daí guardo memórias muito distantes e difusas.
Mas não se pode ter tudo. Limitações dos meios pequenos.

Anteriormente, ainda na áreas das ligações, fez-se referência ao Quantum QX2 e à régua Q4. E eu que já tinha pensado em adquirir uma régua dessas (afinal, é régua, Q4 + QX2 + cabo corrente). Mais uma vez, se é bom é muito caro.

Em que é que achas que essa régua cara (e esse cabo caro) irá ser superiores ao nível do desempenho e porquê?
O que é que a distingue de uma vulgar Legrand de grande superfície que possa afectar o sinal (que é afectado pela corrente)?

Um vulgar Timex a quartzo é tão preciso como um Longines (que utilize a mesma tecnologia)...mas admito que não é tão luxouso. Cool
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Construção de cabos XLR-XLR Empty Re: Construção de cabos XLR-XLR

Mensagem  Blink 3/7/2011, 10:15

onga-ku escreveu: ..............Em que é que achas que essa régua cara (e esse cabo caro) irá ser superiores ao nível do desempenho e porquê?
O que é que a distingue de uma vulgar Legrand de grande superfície que possa afectar o sinal (que é afectado pela corrente)?

Um vulgar Timex a quartzo é tão preciso como um Longines (que utilize a mesma tecnologia)...mas admito que não é tão luxouso. Cool

Sem menosprezar a qualidade dos materiais e o design dos circuitos (que a meu vêr serão as únicas diferênças), há sempre várias questões subjacentes ao nosso ego e que se prendem com a forma como os fabricantes embrulham este tipo de acessórios, e ás vezes é só por aqui que as coisas se tornam caras e mais apelativas aos nossos olhos, uma régua Brandidge, Legrand ou outras conforme são vendidas não podem exceder muito o preço que ronda os 20 e poucos euros, mas se ela viesse montada numa caixa inox, com cabo envolto em seda entrançada e embaladas numa caixa de madeira almofadada vendia á vontade por umas centenas de euros.
Mas isto é assim em tudo, ninguém está a vêr um proprietário de um BMW meter-lhe pneus da Mabor, têm que ser bastante largos e de marca como Michelin, é o ego que pede e a carteira se puder dar todo o Mundo fica feliz, o comprador e o vendedor...

Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Construção de cabos XLR-XLR Empty Re: Construção de cabos XLR-XLR

Mensagem  ricardo onga-ku 3/7/2011, 10:27

Blink escreveu:
onga-ku escreveu: ..............Em que é que achas que essa régua cara (e esse cabo caro) irá ser superiores ao nível do desempenho e porquê?
O que é que a distingue de uma vulgar Legrand de grande superfície que possa afectar o sinal (que é afectado pela corrente)?

Um vulgar Timex a quartzo é tão preciso como um Longines (que utilize a mesma tecnologia)...mas admito que não é tão luxouso. Cool

Sem menosprezar a qualidade dos materiais e o design dos circuitos (que a meu vêr serão as únicas diferênças), há sempre várias questões subjacentes ao nosso ego e que se prendem com a forma como os fabricantes embrulham este tipo de acessórios, e ás vezes é só por aqui que as coisas se tornam caras e mais apelativas aos nossos olhos, uma régua Brandidge, Legrand ou outras conforme são vendidas não podem exceder muito o preço que ronda os 20 e poucos euros, mas se ela viesse montada numa caixa inox, com cabo envolto em seda entrançada e embaladas numa caixa de madeira almofadada vendia á vontade por umas centenas de euros.
Mas isto é assim em tudo, ninguém está a vêr um proprietário de um BMW meter-lhe pneus da Mabor, têm que ser bastante largos e de marca como Michelin, é o ego que pede e a carteira se puder dar todo o Mundo fica feliz, o comprador e o vendedor...

Não concordo com essa analogia apenas porque a Mabor não desenvolve e fabrica pneus de alta performance.
No entanto há 20 anos ninguém dava um tostão furado por uns pneus Bridgestone...

Neste caso, eu diria antes que qualquer proprietário de BMW que se preze não pode andar por aí com roupa do Continente (mas não é por vestir Ralph Lauren que o Bê-éMe vai ter um melhor desempenho). pirat
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Construção de cabos XLR-XLR Empty Re: Construção de cabos XLR-XLR

Mensagem  lore 3/7/2011, 10:32

Uma resalva de que diferenças admissiveis entre canais , ou entre 2 cabos do mesmo modelo de gama baixa ou mesmo de contruçao propria , deixam de ser toleradas em topos de gama , onde as medicoes terao de ser rigorosamente iguais entre varios exemplares da mesma gama .
Ou seja 1000 exemplares de Odin terao obrigatoriamente de medir iguais em todos parametros possiveis de ser medidos .
lore
lore
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 841
Idade : 48
Localização : lisboa
Ocupação : http://www.laso.pt/04solucoes/05galeria.php
Interesses : cabrios ,motos , muitos kw , tatoos, adrenalina
Data de inscrição : 26/10/2008
Pontos/Reputação : 1037

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Construção de cabos XLR-XLR Empty Re: Construção de cabos XLR-XLR

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos