Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como medir a capacitancia de um cabo?

3 participantes

Ir para baixo

cabo - Como medir a capacitancia de um cabo? Empty Como medir a capacitancia de um cabo?

Mensagem  zerosanity 3/7/2009, 14:51

Boas.

Desculpem a minha "ignorancia".

Já li aqui nos forums, valores de capacitancia de cabos DIY e de fabricantes. IC e de colunas.
Gostaria sff que alguem me explica-se como medem os cabos, e se o "impacto" sonoro de valores altos é assim tão notavel.

Experimentei o projecto de cabo de coluna geometria kimber, ficou impec. mas gostaria de os medir.

Agradeço desde já a ajuda.

Cumps.
zerosanity
zerosanity
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 20
Idade : 37
Localização : Porto
Ocupação : Tecnico de Electronica (Video)
Interesses : Varios... + Som
Data de inscrição : 16/06/2009
Pontos/Reputação : 64

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Como medir a capacitancia de um cabo? Empty Re: Como medir a capacitancia de um cabo?

Mensagem  Blink 3/7/2009, 19:00

Caro zerosanity á primeira pergunta posso responder e é simples, basta ter um capacímetro ou um multímetro com escala F de medição de capacidades. Existem multímetros que são mais fáceis de comprar com essa escala, basta medir entre os 20uF e os 2nanoF que já medem os pico faradys dos cabos. A segunda pergunta é muito subjectiva de responder e só mesmo o nosso ouvido pode aferir o melhor som ao nosso gosto tendo sempre em conta todo o conjunto do sistema hi-fi.

Por vezes o som soa tão bem que nem é preciso medir os cabos, só mesmo por curiosidade, porque um cabo desse que dizes ter feito pode casar muito bem no teu sistema e tocar mal no meu, cada caso é sempre diferente dos demais.

Mas nem sabemos qual o sistema que tens, que tal apresentares os teus aparelhos ao Forum.

Cumpts,
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Como medir a capacitancia de um cabo? Empty Re: Como medir a capacitancia de um cabo?

Mensagem  Convidad 3/7/2009, 19:24

http://www.tnt-audio.com/clinica/diyce2.html

Abraço

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Como medir a capacitancia de um cabo? Empty Re: Como medir a capacitancia de um cabo?

Mensagem  zerosanity 3/7/2009, 19:30

No link é um cabo IC, medido entre o terminal + e o ground. No de coluna é igual então. Vou tentar.
Ainda estou a montar o sistema.
Sou mais virado para o "Vintage" tenho neste momento umas Mission 760i para as quais procuro um Cyrus 1 versão de metal, Cyrus 2, NAD 3020 ou QUAD 303.
Que acham já agora?
O cabo para as colunas, foi "copiado" do teu post DIY.
zerosanity
zerosanity
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 20
Idade : 37
Localização : Porto
Ocupação : Tecnico de Electronica (Video)
Interesses : Varios... + Som
Data de inscrição : 16/06/2009
Pontos/Reputação : 64

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Como medir a capacitancia de um cabo? Empty Re: Como medir a capacitancia de um cabo?

Mensagem  Blink 3/7/2009, 20:53

Acho que vais no bom caminho, segundo percebi ainda não tens amplificador, tenta vêr aqui se encontras algum que gostes nos Classificados. Quanto á forma de medir é essa, e o cabo se é parecido ao que está aqui podes sempre contar com uma capacidade acima dos 500pF, depende do comprimento entre outros factores...
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Como medir a capacitancia de um cabo? Empty Re: Como medir a capacitancia de um cabo?

Mensagem  Convidad 3/7/2009, 22:38

Já que estamos aqui em amena cavaqueira, acabo de reparar que ainda não fizestes a tua apresentação. (obrigatório)
Mas não é o fim do mundo. Aconteceu-me o mesmo por não saber Very Happy
Se fores ao tópico da apresentação, a malta fica-te a conhecer, o que é sempre bom.

Abraço

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Como medir a capacitancia de um cabo? Empty Re: Como medir a capacitancia de um cabo?

Mensagem  Antoniobrizida 14/9/2009, 11:38

Bom dia
Já agora, quanto à capacitancia de uma cabo, qual é o objectivo, ou melhor, quais são os valores mais aceitáveis?
Tenho estado a verificar, e desculpem a minha ignorância, mas sempre utilizei algum tipo de cabo coaxial para a interligação de componentes de um sistema de áudio, sem que nunca me preocupasse com capacitancias ou qualquer outro tipo de valor. É um facto que sempre que queremos subir de qualidade temos que fazer melhorias em todos os factores possíveis, e os cabos também são parte integrante do sistema.
Tenho visto alguns cabos feitos com UTP ou par trançado, e curiosamente, tenho utilizado este cabo para transmissão de vídeo com muito sucesso, embora com baluns acopladores. Tenho também utilizado este cabo para microfone, utilizando um par para o vídeo e um para o áudio, utilizando também um para a alimentação da câmara, sem que exista qualquer interferência entre eles. Claro está que não se trata de HIFI mas nunca pensei que funcionasse sem um cabo com malha ou coaxial.
cumprimentos

Antoniobrizida
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 12
Idade : 49
Localização : Cacém
Ocupação : Empresário
Interesses : Audio, Electrónica, Telecomunicações.
Data de inscrição : 01/01/2009
Pontos/Reputação : 23

http://www.ct2hvf.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Como medir a capacitancia de um cabo? Empty Re: Como medir a capacitancia de um cabo?

Mensagem  Blink 14/9/2009, 12:31

Caro Antoniobrizida o melhor valor aceitável para um cabo de audio é sempre medido pelo nosso ouvido, é no conjunto dos vários componentes do sistema que um cabo pode ou não ser o mais neutro, independente de ser de 40pF ou de 300pF de capacidade.

Na maior parte das vezes as medidas ciêntificas dos cabos esbarram com as nossas aptidões auditivas e são estas que determinam a escolha.

Por norma eu uso cabos de baixa capacidade (40pF) mas ao mudar para um ampl. a válvulas já tive que mudar alguns para mais capacidade por gostar mais mas ainda estou em testes, por isso a sinergia de todo o sistema e a nossa acuidade acústica é que determinam o melhor cabo.
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Como medir a capacitancia de um cabo? Empty Re: Como medir a capacitancia de um cabo?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos