Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

All about ... Single-ended designs !!!

+12
jcardoso
joevalve
mrandrade
LB
Carlomar
ferreirafm
Paulo André
AMP
MCA.hifi
Manuel Duarte
fm&stereo
td124
16 participantes

Página 6 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  Convidad 4/1/2010, 21:08

Apesar de não ter ideias de fazer um sigle-ended, sigo e seguirei este tópico com enorme entusiasmo.
Quero-vos deixar aqui um site com imensos projectos e esquemas também. Há lá muita coisa de grande beleza estética e que parece não tocar nada mal. valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 915520

http://www.jacmusic.com/

cliquem no Some (very nice) customer Projects

Têm muito para ver. valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 807962

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  mrandrade 4/1/2010, 22:41

Passei hoje um bom bocado de tempo a ler parte do tópico Ptphones... E quero aqui deixar claro que não percebo "patavina" disto... Mas uma coisa é certa farei o possivel e impossivel para construir o Pt-Single-ended!!! Sé espero poder contar com a Vossa ajuda e a devida paciência para me aturarem. Vou desde já começar a treinar soldas ok?

mrandrade
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 135
Idade : 63
Localização : Caxias
Ocupação : Empresário
Interesses : Ciclismo e MUSICA
Data de inscrição : 22/11/2009
Pontos/Reputação : 147

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  Carlomar 5/1/2010, 00:35

António José da Silva escreveu:...Quero-vos deixar aqui um site com imensos projectos e esquemas também. Há lá muita coisa de grande beleza estética e que parece não tocar nada mal. valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 915520

http://www.jacmusic.com/
Excelente Link.

Tem lá fotos de projectos de fazer crescer água na boca valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 915520
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  Carlomar 5/1/2010, 00:39

mrandrade escreveu:Passei hoje um bom bocado de tempo a ler parte do tópico Ptphones... E quero aqui deixar claro que não percebo "patavina" disto... Mas uma coisa é certa farei o possivel e impossivel para construir o Pt-Single-ended!!! Sé espero poder contar com a Vossa ajuda e a devida paciência para me aturarem. Vou desde já começar a treinar soldas ok?
Desta vez é que o mrandrade nunca mais vai deixar a alta fidelidade. valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Icon_biggrin

No pouco que sei estou ao dispor.

Onde estou mais ávontade é na construcção de colunas e electronicas a transistores.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  mrandrade 5/1/2010, 07:19

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 969831

mrandrade
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 135
Idade : 63
Localização : Caxias
Ocupação : Empresário
Interesses : Ciclismo e MUSICA
Data de inscrição : 22/11/2009
Pontos/Reputação : 147

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  MCA.hifi 6/1/2010, 00:08

Viva António Silva valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Icon_biggrin valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Icon_smile valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Icon_biggrin

Muito obrigado pela sua disponibilidade, mas como acabei de chegar, a arrumação das malas e o cansaço não me irá permitir abordar com a atenção merecida o assunto.

Mas amanhã vou certamente utilizar a sua disponibilidade. Já agora o meu Thorens é o TD 2003 BR

Muito obrigado

MCA
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  AMP 7/1/2010, 19:12

Olá Caros Foristas,
Boa noite e,
BOM ANO!!
Estive uns dias fora destas "lides" mas, folgo em verificar que os SE estão animados depois de um período de letargia....
Pelo que percebi duma intervenção do MCA parece-me que vai aparecer um esquema a válvulas que resolve as dúvidas levantadas por outros colegas! Mas eu do MCA não esperaria outra coisa...Tenho o privilégio dos meus powers, pré de linha e pré phono terem sido construídos por ele e vivo muito contente com a minha "cadeia de alta fidelidade" (como se dizia antigamente). valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 994421
Ora bem, depois de ter emprestado tanto entusiasmo nuns monoblocos a válvulas e que me deu muito gozo na realização dos contentores das electrónicas, vi-me obrigado a arrepiar caminho ou seja a apostar no esquema NEMESIS apresentado, logo no início, pelo TDA124 valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 598295
Razão, não me posso dar ao luxo de atacar as JBL mas sim estas e/ou os paineis electroestáticos que não gostam muito de válvulas - gostam de corrente.
Assim, gostaria que ao entusiasmo com que o TD124 apresentou o esquema, me informasse mais algumas questões que acho serem importantes para a construção dos monoblocos, p. ex. se o Fet necessita de dissipador ou se uma caixa de alumínio resolve o problema e outros conselhos...
Fico grato numa resposta.
Continuarei a dar o melhor contributo ao forum, naquilo que eu consiga...
Um abraço do,
AMP


valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 1927-79
AMP
utilizador iniciado

Número de Mensagens: 12
Idade: 60
Localização: AMADORA
Ocupação: Arte
Interesses: Musica
Data de inscrição: 13/10/2009
Pontos/Reputação: 38

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Icon_user_profile_en
AMP
AMP
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 20
Idade : 74
Localização : AMADORA
Ocupação : Arte
Interesses : Musica
Data de inscrição : 13/10/2009
Pontos/Reputação : 54

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  fm&stereo 9/1/2010, 23:38

td124 escreveu:

Se queres fazer um Single-ended (digno deste nome) a transistores aqui vai o esquema do Nemesis do Jean Hiraga que saiu na revista "L'audiofile" de Janeiro de 1985. Isto é um verdadeiro...

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Jhnemesiss

Mas, como todos os Single-ended, muito caro se feito com componentes de alta qualidade, ora isto é obrigatorio aqui ...

Até+
[/quote]

Fica então aqui este lembrete para ponderarmos sobre o assunto. Nemesis ou?!... Very Happy
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  MCA.hifi 10/1/2010, 00:39

Uma Fartura de SE

É só escolher, ele é com válvulas, ele é com FET.... valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Alien valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Alien

Quanto aos custos a válvula é capaz de sair mais caro e a construção mais complicada devido a ter que ter alimentação para filamentos ...

MCA
valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Icon_cat
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  Carlomar 10/1/2010, 09:58

Apesar de mais barato que a valvulas, não esquecer as 2 bobines choque e os 6 condensadores de 33000 microF além dos transformadores de saida.

Se pudessemos reforçar a fonte de alimentação e partilha-la para os dois canais talvez reduzisse custos.

Depois como disse o TD124 "componentes de alta qualidade".

2 perguntas: Alguem sabe qual a potencia que o Nemesis permite?
Tenho ideia de 16w mas não sei onde a fui buscar, se calhar sonhei. valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Icon_biggrin
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  MCA.hifi 10/1/2010, 13:06

Vivam valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Icon_biggrin valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Icon_smile valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Icon_biggrin

Não me parece que as vantagens económicas de uma só fonte de alimentação, superassem as vantagens técnicas de duas fontes.

Estamos a falar de consumos do além, e um transformador para alimentar os dois canais teria de rondar os 400VA e isso passa de transformador a monstro.

O numero de condensadores de 33.000 pouco reduziria, apenas um, as bobines deveriam na mesma ser duas e a partir daí tudo terá de ser em duplicado da mesma forma.

Por outro lado utilizando a versão de duas fontes existem as vantagens de menor diafonia e a possibilidade de utilizar a versão Mono blocos.

Essa dos 16W também não sei de onde apareceu essa medida da potencia, eventualmente só o TD124 pode confirmar esse numero.

TD124, quantos Watts pode o Nemesis bombar na configuração que apresentas-te ??? valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Icon_question valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Icon_question valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Icon_question valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Icon_question

MCA
valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Icon_cat
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  td124 10/1/2010, 15:48

MCA.hifi escreveu:Vivam valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Icon_biggrin valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Icon_smile valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Icon_biggrin

Essa dos 16W também não sei de onde apareceu essa medida da potencia, eventualmente só o TD124 pode confirmar esse numero.

TD124, quantos Watts pode o Nemesis bombar na configuração que apresentas-te ??? valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Icon_question valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Icon_question valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Icon_question valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Icon_question

MCA
valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Icon_cat

Olà pessoal,

a potência de saida do Nemesis é de 10 a 12 Watts, segundo o transformador de saida e o valor da alimentaçao...

Mas atençao, o transistor 2SK135 tornou-se mais raro que os WE300B originais, e sem ele a coisa nao é a mesma. O transformador de saida é muito dificil a fazer pois é necessario uma grande inductância primaria, mas os 64 ohms do primario nao dà para fazer muitas voltas... Atençao a tudo isto, pois no fim nao é mais simples que um SE a valvulas !!!

Até+
td124
td124
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 585
Localização : França
Ocupação : Audio designer
Interesses : Tudo o que desperta a alma...
Data de inscrição : 14/02/2009
Pontos/Reputação : 875

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  MCA.hifi 10/1/2010, 17:30

Olà pessoal,

a potência de saida do Nemesis é de 10 a 12 Watts, segundo o transformador de saida e o valor da alimentaçao...

Mas atençao, o transistor 2SK135 tornou-se mais raro que os WE300B originais, e sem ele a coisa nao é a mesma. O transformador de saida é muito dificil a fazer pois é necessario uma grande inductância primaria, mas os 64 ohms do primario nao dà para fazer muitas voltas... Atençao a tudo isto, pois no fim nao é mais simples que um SE a valvulas !!!

Até+[/quote]

Para os interessados no projecto Nemesis o TD124 já alertou para todas as dimensões €€€ e para a igualdade de dificuldade de construção comparativo com a valvula, na realidade pensei ser mais potente mas sendo esse o valor também não vai mais alem da valvula KT88.

No entanto quanto á raridade do FET, não é fácil mas parece-me ter resolvido esse problema:
valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 2sk135.th


O transformador vai dar um ferro com dimensões muito para o strong, o que certamente dará indutância boa e o fio dos enrolamentos não é para brincadeiras:
valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Transfaudiomenisis81.th

T0mem em atenção estes elementos para ajudar a vossa decisão.

MCA
valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Icon_cat
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  AMP 10/1/2010, 20:21

Boa noite!
Quanto a dúvida da potência do Nemesis, fica a transcrição do Td124 a Pgs. 2
"Se ele criou e desenvolveu o Nemesis, é que o resultado final, era do nivel de um triodo, mas com 16 Watts..."
Cumprimentos,
AMP
AMP
AMP
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 20
Idade : 74
Localização : AMADORA
Ocupação : Arte
Interesses : Musica
Data de inscrição : 13/10/2009
Pontos/Reputação : 54

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  td124 11/1/2010, 09:52

AMP escreveu:Boa noite!
Quanto a dúvida da potência do Nemesis, fica a transcrição do Td124 a Pgs. 2
"Se ele criou e desenvolveu o Nemesis, é que o resultado final, era do nivel de um triodo, mas com 16 Watts..."
Cumprimentos,
AMP

Olà Amp,

sim o erro é meu em metade valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Icon_redface , a versao de origem do Némesis que saiu na revista L'Audiophile, fazia 15 a 16 Watts, mas por razoes de fiabilidade e de aquecimento exagerado do Fet, a versao definitiva foi estabelecida com 10 a 12 Watts, fui eu que meti a carroça à frente dos bois...

Mas nao creio que esta diferença seja tao importante como pretendem, pois entre um 300B com 7 Watts e um KT88 com 10 a 12 Watts, a diferença de potência é inaudivel...

Até+
td124
td124
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 585
Localização : França
Ocupação : Audio designer
Interesses : Tudo o que desperta a alma...
Data de inscrição : 14/02/2009
Pontos/Reputação : 875

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  Carlomar 11/1/2010, 20:35

MCA.hifi escreveu:
Para os interessados no projecto Nemesis o TD124 já alertou para todas as dimensões €€€ e para a igualdade de dificuldade de construção comparativo com a valvula, na realidade pensei ser mais potente mas sendo esse o valor também não vai mais alem da valvula KT88.

Neste caso, com igualdade de dificuldade de construcção, e potencia da mesma ordem eu voto na magia das Valvulas.

Deixei de estar interessado no Nemesis, pelo menos para já.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Empty Voto nas valvulas

Mensagem  jcardoso 11/1/2010, 22:03

Eu também voto nas Valvulas, para usar o PTphones como pré.

jcardoso
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 7
Idade : 46
Localização : Vila Nova Gaia
Ocupação : Técnico de electrónica
Data de inscrição : 31/12/2009
Pontos/Reputação : 20

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Empty SE ...SE ...SE...

Mensagem  MCA.hifi 14/1/2010, 01:05

Pronto valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Icon_smile valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Icon_biggrin valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Icon_smile

Uma escolha já estará feita, parecem ser as valvulas as eleitas valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 403861 valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 403861

Agora avancem para a escolha do circuito, já há muitas propostas para analisar e discutir, poderão apresentar outras, solicitar outras, apresentar dúvidas, etc,etc...

Aonde é que anda o pessoal mais entendido na matéria, para elevar o nível de discussão valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Icon_question valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Icon_question valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Icon_question valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Icon_question

Não parem, isto é um fórum se todo se calarem passa a ser um enterro valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 581125 valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 581125 valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 581125

Vá força nas canetas...

MCA
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  fm&stereo 14/1/2010, 13:54

MCA.hifi escreveu:Pronto valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Icon_smile valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Icon_biggrin valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Icon_smile


Não parem, isto é um fórum se todo se calarem passa a ser um enterro valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 581125 valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 581125 valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 581125

Vá força nas canetas...

MCA

Isso!... Onde param essas válvulas!... Quer dizer, vá lá pessoal!... valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 140916
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  RuiGSousa 21/3/2010, 23:59

Boas

Ultimamente tenho tido pouco tempo, e este tem sido ocupado com o PTPhones, como tal só agora li (duma assentada) este Post.

Se a opção de construção for o Hiraga revisited by TD124, contem comigo.

Cumps a todos

Rui Sousa
RuiGSousa
RuiGSousa
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 329
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo (Algures no Deserto da Margem Sul)
Ocupação : Comissário de Bordo
Interesses : Audio, BTT, Modelismo, Fotografia, etc...
Data de inscrição : 02/12/2008
Pontos/Reputação : 272

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  MCA.hifi 22/3/2010, 00:36

Viva Paulo

Desde 14 de Janeiro que este topico estava em standby, boa Paulo, vieste dar um abanico ao adormecido. valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 969831

Na altura em que estava aberta a discussão, a tendência já era para o projecto Hiraga Rev/TD124. Apresentei algumas reservas, pois na realidade não me era familiar semelhante animal.

Contudo após a conclusão do prototipo do PTphones e o conhecimento dos resultados, não hesitei em experimentar o andar de entrada do SE noutro SE já construído por mim.

Posso desde já garantir e afirmar, que estamos perante um projecto com o mesmo nível técnico e musical do PTphones, ou seja uma maravilha valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 403861 . Como digo, já fiz uma experiência num SE com a alteração do TD124 no andar de entrada do Hiraga, composto por um circuito equivalente ao utilizado no PTphones, posso garantir com alguma experiência.

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 10whmod

Não quero desde já desviar as atenç~oes do pessoal que está a construir o PTphones, pois como é sabido a minha opinião é que o PTphones será a escola superior de ensinamentos e experiência para a partida para um SE. Quem não conseguir fazer o PTphones vai deparar-se com maiores dificuldades ao fazer um SE.

Por outro lado, pelo que me apercebi, o PTphones em versão pre-ampli, parece ter sido feito para o projecto PT-SE,casam muitíssimo bem.


Avancem sem medo, é um projecto fabuloso

Cumprimentos
MCA.HIFI
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  fm&stereo 22/3/2010, 00:51

Viva pessoal,
Sem querer fazer qualquer pressão, penso que não se perderia nada em começar a pensar neste projecto; pelo menos no que toca ao seu estudo e começo de investimento, no meadamente o estudo do esquema e transformadores, assim como a encomenda destes. Penso que isto não nos impediria de prosseguir o PTphones.

Bem haja! Very Happy
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  MCA.hifi 22/3/2010, 10:34

Vivam, carissimos

O amigo fm&stereo está com uma invulgar capacidade criativa e produtiva... temos que lhe seguir os passos.

Acontece é que infelizmente, ainda não tive indicadores que a maioria do pessoal tenha entendido perfeitamente o esquema do PTphones, quanto mais um SE daquele calibre. Sei o que digo, pois diariamente recebo questões pretinentes mas muito basicas, isso significa que a maioria do pessoal ainda não está preparado para um projecto de complexidade superior.

Pensar não é proibido ( eu pessoalmente penso em muita coisa .... mas é só mesmo para pensar), mas volto a referir: O PTPhones será a grande escola para avanço de um SE, mas este curso é caro e muito prolongado, apliquem-se com todo o empenho ao PTphones para não chumbarem o curso e depois pensem no SE, afinal no fundo não somos assim tão velhos que não tenhamos tempo para fazer as coisas com os pés bem assentes e passo a passo.

Quanto aos transformadores, a coisa é mais pesada que os do PTphones, bastante mesmo, mas nada que o subsidio de féreas não resolva.

Cumprimentos
MCA
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  RuiGSousa 22/3/2010, 16:24

MCA.hifi escreveu:
Quanto aos transformadores, a coisa é mais pesada que os do PTphones, bastante mesmo, mas nada que o subsidio de féreas não resolva.
MCA

Assim, mais ou menos, quanto mais pesada? valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Affraid Coisa por alto, só para fazer uma pequena ideia?

Cumps

Rui Sousa
RuiGSousa
RuiGSousa
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 329
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo (Algures no Deserto da Margem Sul)
Ocupação : Comissário de Bordo
Interesses : Audio, BTT, Modelismo, Fotografia, etc...
Data de inscrição : 02/12/2008
Pontos/Reputação : 272

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  MCA.hifi 22/3/2010, 16:40

Viva Rui Sousa

É muito difissil de lhe responder, pois o preço depende muito da quantidade pedida para fabrico, logo tudo depende da aderencia ao projecto.

Neste caso concreto, no respeitante a transformadores de saida de audio, não sei se se conseguirá inclusivamente no mercado internacional um preço melhor que feitos cá por encomenda, vamos ver.

Mas mesmo assim pelas minhas previsões (sem nenhuma certeza) deveremos apontar por baixo para uma despesa superior em 50% da que tivemos com o PTphones, para mais e nada para menos.

Cumprimentos
MCA.hifi
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  fm&stereo 23/3/2010, 00:22

Penso que já é qualquer coisa! Very Happy Assim, se o nosso amigo td124 fizer o favor de nos facultar - se é que é possível - as especificidades do animal... pode bem dizer-se que podemos ao menos começar a fazer o mealheiro e mesmo a fazer uma lista de interessados. Wink
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  mrandrade 23/3/2010, 16:10

Já agora, qual a quantia dispendida com o PTphones? É que infelizmente não fiz parte desse projecto...

mrandrade
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 135
Idade : 63
Localização : Caxias
Ocupação : Empresário
Interesses : Ciclismo e MUSICA
Data de inscrição : 22/11/2009
Pontos/Reputação : 147

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  MCA.hifi 23/3/2010, 19:33

Viva

Numa versão muito base rondou os 400€

Houve pessoal que quis fazer PTphones + Pré-ampli e ainda optaram só por condensadores sólidos no desacopolamento dos transformadores de saída, nestes casos as coisas aumentaram de acordo com a disponibilidade de cada um.
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  tony Amorim 23/3/2010, 23:56

Saudações a todos os participantes e um agradecimento especial à competencia e disponibilidade do TD124 e MCA.hifi.
Tenho acompanhado de perto os tópicos do PTPhones e este e, confesso que já à algum tempo tinha intenção de participar activamente nestas aventuras valvulares em detrimento de acompanhar passivamente esta dinámica de DIY dos participantes deste forum.
Gostaria que ficasse claro que a minha experiência no mundo do hifi é quase nula. Tem sido nos amplificadores de guitarra (sempre valvulados) que tenho deambulado. Foram bastantes anos da minha juventude que passei agarrado às guitarras na frente dos amplificadores, questionando que milagre se passaria dentro daquelas caixas, capaz de arrancar uma potencia deslumbrante de um pequeno sinal quase inaudível que provocava nas cordas das ditas. A curiosidade aguça o apetite e o milagre é afinal de contas tecnologia. É que no milagre observamos o efeito e não conseguimos explicar o processo.
Esta é a oportunidade de aprender, porque nesta área tenho sobretudo muitas mais perguntas a fazer do que respostas para dar...
Muito provavelmente vou acompanhar os participantes nesta aventura, vamos ver. Gostaria no entanto de perguntar ao MCA se o andar de entrada deste projecto constituiria um desenho apropriado para que no andar de potencia coabitasse um triodo de aquecimento indirecto como a 6C33C num esquema do género?
Muito obrigado
Vou tentar aprender a colocar uma imagem....
tony Amorim
tony Amorim
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 10
Idade : 65
Localização : Viana do Castelo
Ocupação : Área da Saúde
Interesses : Pintura, Música, DIY
Data de inscrição : 02/04/2009
Pontos/Reputação : 23

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  MCA.hifi 24/3/2010, 11:38

Viva Tony

É sempre bom sabermos que alguem está a apreciar a nossa dedicação a projectos tão arrojados como seja o PTPhones (para já) valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Icon_biggrin valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Icon_biggrin valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Icon_biggrin

Quanto á questão que me coloca, devo informa-lo que a valvula 6C33C é uma valvula de potencia, portamto o que ela poderia substituir, e com muito sucesso, seria a KT88 apresentada no projecto.

A primeira valvula deverá ser sempre, e neste caso para esta excelente configuração, é aconselhado um duplo triodo de ganho elevado e o fet para baixar a impedancia ao circuito excitador.

Cump.
MCA.hifi
MCA.hifi
MCA.hifi
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 544
Idade : 67
Localização : Amadora
Ocupação : Imagem
Interesses : Fotografia, Melómano, DIY Hi.Fi tubes
Data de inscrição : 28/06/2009
Pontos/Reputação : 1091

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - All about ... Single-ended designs !!! - Página 6 Empty Re: All about ... Single-ended designs !!!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 6 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos