Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colunas grandes VS Monitoras com subwoofer

+7
joevalve
jmddf
jotape49
music
ricardo felisberto
dinis
manel1
11 participantes

Ir para baixo

subwoofer - Colunas grandes VS Monitoras com subwoofer Empty Colunas grandes VS Monitoras com subwoofer

Mensagem  manel1 6/12/2009, 20:06

Adquiri recentemente umas colunas monitoras Triangle Titus 202.
Como sabemos as colunas monitoras dadas as suas dimensões têm limitações na reprodução das frequências mais graves, no entanto têm outras virtudes.
É precisamente isso que gostaria de ver debatido, ou seja, por que não, pegar numa excelente monitora e adicionar-lhe um bom subwoofer. Conseguiremos uma boa integração? quais as vantagens e desvantagens relativamente as colunas de grande porte?
gostaria de ver respondido pois pretendo adquirir um sub para auxiliar as minhas colunas.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

subwoofer - Colunas grandes VS Monitoras com subwoofer Empty Re: Colunas grandes VS Monitoras com subwoofer

Mensagem  dinis 11/12/2009, 13:33

viva Manel1 olha apesar de parecer estranho sempre consegui uma melhor integraçao dos varios subs que ja tive quando a resposta das colunas os acompanha na resposta de frequencia ficando so o sub a dar aquele efeito que so se nota a falta quando ele esta desligado,com colunas monitoras tens que subir a frequencia de corte e como não ha essa sobreposiçao fica um som mais descontinuado e exige mais trabalho de afinaçao e localizaçao do sub .Moral da historia um bom subwoofer bem afinado tb tem o seu efeito em colunas de chao apesar de as vezes elas darem a impressao de que dele nao precisam mas atençao é preciso um BOM sub senao estraga a pintura toda!um abraço

dinis
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 90
Idade : 47
Localização : gondomar
Ocupação : comercio ourivesaria
Interesses : ouvir musica,tempo com familia
Data de inscrição : 11/04/2009
Pontos/Reputação : 237

Ir para o topo Ir para baixo

subwoofer - Colunas grandes VS Monitoras com subwoofer Empty Re: Colunas grandes VS Monitoras com subwoofer

Mensagem  manel1 13/12/2009, 15:25

Obrigado Dinis,
já agora fala um pouco mais dos subs que tiveste, como disse tenho umas triangke titus que descem pelo menos até aos 60hz.
Na net aparecem muitos subs da REL por exemplo, nomeadamente modelos como "storm", "strata", "quake, "Q150", penssas que estão á altura ou será preferivel um da própria marca?

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

subwoofer - Colunas grandes VS Monitoras com subwoofer Empty Re: Colunas grandes VS Monitoras com subwoofer

Mensagem  ricardo felisberto 13/12/2009, 15:29

Em stereo, eó muito raramente vi um sub bem integrado. Sublinho muito raramente, a excepção que confirma a regra. Usualmente sente-se a separação.

ricardo felisberto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 508
Localização : Almada/Lisboa
Ocupação : Infelizmente tenho de trabalhar ...
Interesses : Isto, gastronomia e viagens
Data de inscrição : 06/06/2007
Pontos/Reputação : 430

Ir para o topo Ir para baixo

subwoofer - Colunas grandes VS Monitoras com subwoofer Empty Re: Colunas grandes VS Monitoras com subwoofer

Mensagem  music 13/12/2009, 16:10

manel1 escreveu:Obrigado Dinis,
já agora fala um pouco mais dos subs que tiveste, como disse tenho umas triangke titus que descem pelo menos até aos 60hz.
Na net aparecem muitos subs da REL por exemplo, nomeadamente modelos como "storm", "strata", "quake, "Q150", penssas que estão á altura ou será preferivel um da própria marca?


Caro manel1 a integração eficaz de um sub numa coluna mini monitora como é o caso das titus é extremamente complicada, eu explico.
A o limite da curva de frequencia nos graves das colunas mini monitores chegarão dentro dos 80Hz certo?
O Sub provavelmente conseguirá acompanhar a frequência com a regulação praticamente na regulação no minimo certo?
Pois é o que acontece é que um sub limita-se a fabricar graves e reage de formas dinamicas totalmente diferentes da caixa acustica supostamente full range, aí acontece notar-se uma dificil integração do grave que as vezes se sobrepõe á informação das colunas e outras vezes parece nem estar lá.
Conclusão o ideal será umas colunas que desçam um pouco mais a frequência (aí na ordem dos 40 a 50 Hz) e aí a resposta dinâmica aproxima-se significativamente dando ideia de um som mais equilibrado e sem desfazamentos.
Como se costuma dizer não há milagres...
Ainda outra ajuda...os subs da REL e outros de altifalantes de grandes dimensões ainda aumentam mais a dificuldade de integração.
Eu tenho um sub da triangle que tem 2 altifalantes de 8" de radiação directa frontal que tenhem uma integração muito mais facil em colunas pequenas devido a serem de radiação directa (reproduzem mais altas frequências aproximando-se das colunas) e devido a terem altifalante ligeiramente mais pequenos do que os subs usuais tipo REL.

Nota os subs tipo REL (exelentes no seu desempenho) com altifalantes de grandes dimensões e a sua baixima frequência são o ideal para cinema em casa e não para musica.(em condições normais de uma habitação, é claro!)

Abraço
music
music
music
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1560
Data de inscrição : 04/06/2007
Pontos/Reputação : 613

Ir para o topo Ir para baixo

subwoofer - Colunas grandes VS Monitoras com subwoofer Empty Re: Colunas grandes VS Monitoras com subwoofer

Mensagem  dinis 14/12/2009, 20:46

Viva a todos peço desculpa mas os subs da REL sao dos subs mais "musicais" que conheço os maiores e mais potentes tambem têm um excelente desempenho em home cinema mas a prioridade é musica eu tenho um quake ja tive martinlogan grotto um mission um yamaha mas este é o que integra melhor se calhar o defeito é meu para muita genta o sub é para SPL tipo velodyne mas eu disso gostava aqui uns anos atraz no tempo do car audio subwoofer - Colunas grandes VS Monitoras com subwoofer Icon_biggrin Um abraço a todos boas audiçoes.

dinis
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 90
Idade : 47
Localização : gondomar
Ocupação : comercio ourivesaria
Interesses : ouvir musica,tempo com familia
Data de inscrição : 11/04/2009
Pontos/Reputação : 237

Ir para o topo Ir para baixo

subwoofer - Colunas grandes VS Monitoras com subwoofer Empty Re: Colunas grandes VS Monitoras com subwoofer

Mensagem  jotape49 14/12/2009, 21:50

Ora bem, um dos meus conjuntos é o velho amplificador + o cd + 2 monitoras e desde há algum tempo um sub.

Realmente faltava lá aquele grave que nós gostamos. Comprei um sub activo liguei aquilo tudo e não gostei. Entretanto nestas navegações que vamos fazendo pela net vejo num site que o sub deve passar despercebido e posteriormente vejo a confirmação disto num cd de set up. E parece-me que aí é que está o busílis da questão, porque depois de colocar a frequência de corte do woofer no máximo que ele tinha, fui baixando o volume, baixando volume até que o dito só dava aquele grave que faltava ao principio.

Escusado será dizer que ao fim deste exercício de resistência que consiste em sentar, ouvir, levantar ir ao sub baixa mais um cabelo e repete, 1,2,3, e repete, se perdem muitas calorias mas se ganha o prazer de ouvir musica como imaginamos que ela é tocada.

Boas audições.

João Pereira


Última edição por jotape49 em 14/12/2009, 21:52, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Falta dizer que cada vez que se muda de disco poderá ter que se aparar um cabelito ou outro.)

jotape49
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 18
Ocupação : Reformado
Data de inscrição : 10/09/2009
Pontos/Reputação : 35

Ir para o topo Ir para baixo

subwoofer - Colunas grandes VS Monitoras com subwoofer Empty Re: Colunas grandes VS Monitoras com subwoofer

Mensagem  jmddf 14/12/2009, 23:26

Boa noite a todos:
Tenho umas TAG Calliope e um sub REL Stampede ligado pelo cabo de hi-level e para mim a integração é perfeita não se dá conta do sub, para além de obter mais grave o palco torna-se maior e as colunas mais transparentes.
jmddf
jmddf
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 25
Localização : Carregal do Sal
Ocupação : Professor
Interesses : Audio, Teatro
Data de inscrição : 26/07/2009
Pontos/Reputação : 53

Ir para o topo Ir para baixo

subwoofer - Colunas grandes VS Monitoras com subwoofer Empty Re: Colunas grandes VS Monitoras com subwoofer

Mensagem  manel1 15/12/2009, 04:00

Pois bem pessoal, isso assim é que é falar, já estava eu farto de alternar entre as colunas na minha sala de audição (TDL RTL 3 (enormes) vs Triangle Titus para ver quais despachava quando cheguei á conclusão que a única solução para ter bom som sem grandes compromissos é comprar colunas de chão de boa qualidade, só que isso sai caro.
No entanto... com tanta gente a dizer bem dos subs!
O que está aqui em questão é o saber se temos melhor som com umas monitoras e subwoofer ou se deva pegar no dinheiro dos dois e comprar colunas de chão. Pelo menos a ideia é ter a excelente gama média e alta das monitoras e um desempenho a nivel de graves suficiente e que não borre a pintura.
Obrigado a todos.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

subwoofer - Colunas grandes VS Monitoras com subwoofer Empty Re: Colunas grandes VS Monitoras com subwoofer

Mensagem  joevalve 15/12/2009, 08:51

caro manel1

já tive 2 pares de TDL RTL 3 tendo vendido um par e o outro foi para um familiar e de vez em quando ouço-as a tocar com um simples Nad. mas mesmo com o amp a válvulas anterior (golden tube SE 40) que eu possuia elas tocavam muito bem para o que custaram.

se há coisas em que elas são honestas é nos graves e no controlo dos mesmos (na minha opinião), daí a minha relativa "surpresa", sendo certo que não dou muito valor a essa história dos graves dado o tipo de música que ouço.

cumps

jose mario

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

subwoofer - Colunas grandes VS Monitoras com subwoofer Empty Re: Colunas grandes VS Monitoras com subwoofer

Mensagem  SOUND 15/12/2009, 10:03

manel1 escreveu:Pois bem pessoal, isso assim é que é falar, já estava eu farto de alternar entre as colunas na minha sala de audição (TDL RTL 3 (enormes) vs Triangle Titus para ver quais despachava quando cheguei á conclusão que a única solução para ter bom som sem grandes compromissos é comprar colunas de chão de boa qualidade, só que isso sai caro.
No entanto... com tanta gente a dizer bem dos subs!
O que está aqui em questão é o saber se temos melhor som com umas monitoras e subwoofer ou se deva pegar no dinheiro dos dois e comprar colunas de chão. Pelo menos a ideia é ter a excelente gama média e alta das monitoras e um desempenho a nivel de graves suficiente e que não borre a pintura.
Obrigado a todos.




caro Manel1, quer um conselho? Experimente na sua sala de audicoes as duas opcoes (colunas de chao e subwoofer) e tire as suas conclusoes. Em ambas as situacoes existem vantagens e desvantagens que so o Manuel podera indentificar como sendo melhor ou pior subwoofer - Colunas grandes VS Monitoras com subwoofer Icon_santa
SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Localização : Neverland
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1074

Ir para o topo Ir para baixo

subwoofer - Colunas grandes VS Monitoras com subwoofer Empty Re: Colunas grandes VS Monitoras com subwoofer

Mensagem  jotape49 15/12/2009, 13:12

X 2 ponto final parágrafo.

João Pereira

jotape49
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 18
Ocupação : Reformado
Data de inscrição : 10/09/2009
Pontos/Reputação : 35

Ir para o topo Ir para baixo

subwoofer - Colunas grandes VS Monitoras com subwoofer Empty Re: Colunas grandes VS Monitoras com subwoofer

Mensagem  jaflopes 16/12/2009, 17:21

Prezado amigo ainda bem que esta questão foi levantada. A certa altura resolvi ligar um deck de cds num simples mas grande sistema de som (Creative Giga Works T3) da creative e por mais incrivel que pareça resolví substituir os satelites do mesmo por um par de colunas Monitor Audio B1, a principio nem queria acreditar naquilo que estava a ouvir foram precisas varias tentativas para conseguir chegar a conclusão que estava concretrizada uma grande experiencia sonora e meus amigos tenho mais dois sistemas montados compostos pelo melhor material existente no mercado!... mas acreditem que por vezes vale a pena tentar as coisas por mais loucas que elas nos possam pareçer.
Saudações

jaflopes
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 11
Idade : 63
Localização : Porto
Ocupação : Administrativo
Data de inscrição : 27/10/2009
Pontos/Reputação : 52

Ir para o topo Ir para baixo

subwoofer - Colunas grandes VS Monitoras com subwoofer Empty Re: Colunas grandes VS Monitoras com subwoofer

Mensagem  Valkilm 27/12/2009, 15:02

Pessoalmente penso que a vantagem das monitoras será o seu tamanho reduzido permitindo que as mesmas encaixem em lugares pequenos. Uma boa coluna de chão reproduz com a mesma delicadeza e subtilidade com o bónus acrescido de terem mais graves.

Quando não é possivel, um bom subwoofer faz um excelente trabalho...e como tão bem aqui foi dito, uma cuidadosa finação é requerida.

O melhor é sempre experimentar em casa.
Valkilm
Valkilm
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 659
Idade : 55
Localização : ILHA DE S. MIGUEL - AÇORES
Interesses : AUDIO
Data de inscrição : 18/01/2009
Pontos/Reputação : 1073

Ir para o topo Ir para baixo

subwoofer - Colunas grandes VS Monitoras com subwoofer Empty Re: Colunas grandes VS Monitoras com subwoofer

Mensagem  elav 12/3/2010, 01:58

eu actualmente tenho no home cinema a fazer de frontais 2 kef iq30 e para stereo não ligo o sub, porque tinha de o afinar quando fosse ver um filme, com o sub bem afinado fica porreiro o problema é k se for ver um filme tenho de dar outra afinação ao sub...
mas 2 meses e compro uns kef iq90 em principio para o stereo

elav
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 30
Data de inscrição : 10/01/2010
Pontos/Reputação : 74

Ir para o topo Ir para baixo

subwoofer - Colunas grandes VS Monitoras com subwoofer Empty Re: Colunas grandes VS Monitoras com subwoofer

Mensagem  Valkilm 12/3/2010, 14:36

com o sub afinado para cinema como fica o som deste em stereo?
Valkilm
Valkilm
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 659
Idade : 55
Localização : ILHA DE S. MIGUEL - AÇORES
Interesses : AUDIO
Data de inscrição : 18/01/2009
Pontos/Reputação : 1073

Ir para o topo Ir para baixo

subwoofer - Colunas grandes VS Monitoras com subwoofer Empty Re: Colunas grandes VS Monitoras com subwoofer

Mensagem  elav 12/3/2010, 14:44

muita ressonancia, graves em excesso, graves nada definidos, mesmo muito mau

elav
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 30
Data de inscrição : 10/01/2010
Pontos/Reputação : 74

Ir para o topo Ir para baixo

subwoofer - Colunas grandes VS Monitoras com subwoofer Empty Re: Colunas grandes VS Monitoras com subwoofer

Mensagem  Valkilm 13/3/2010, 16:02

E se for ao contrário, ou seja afinado para stereo como fica o som do cinema?
Valkilm
Valkilm
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 659
Idade : 55
Localização : ILHA DE S. MIGUEL - AÇORES
Interesses : AUDIO
Data de inscrição : 18/01/2009
Pontos/Reputação : 1073

Ir para o topo Ir para baixo

subwoofer - Colunas grandes VS Monitoras com subwoofer Empty Re: Colunas grandes VS Monitoras com subwoofer

Mensagem  elav 13/3/2010, 18:12

fica sem emoção, sem aquele enfase...... no meu humilde ponto de vista o sub é o segredo do home cinema.....

elav
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 30
Data de inscrição : 10/01/2010
Pontos/Reputação : 74

Ir para o topo Ir para baixo

subwoofer - Colunas grandes VS Monitoras com subwoofer Empty Re: Colunas grandes VS Monitoras com subwoofer

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos