Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Válvulas para Primaluna.

+3
Elso
fm&stereo
Reservoir
7 participantes

Ir para baixo

valvulas - Válvulas para Primaluna. Empty Válvulas para Primaluna.

Mensagem  Reservoir 27/1/2010, 00:11

Adquiri recentemente umas máquinas da Primaluna em segundas audições, mais precisamente um Pré Prologic Three e um Amp. Prologic Four, aos quais junteis as minhas velhinhas colunas Mordaunt-Short MS05i.
Como novato que sou neste campo e tecnicamente uma quase nulidade, o que me sobra é a minha audição.
Fiquei positivamente impressionado....mesmo muito para ser mais preciso, com o calor que este conjunto trouxe ao meu escritório de 15m2.
Como qualquer material em 2ª mão, desconheço a "vida" das válvulas que vinham. Sei que são todas...primaluna (possivelmente de origem). Na vossa opinião, será aconselhavel a substituição por uns conjuntos novos?
E na troca das EL34 por umas KT77 ou KT88, com a alteração do corpo do som - será que as minhas colunas se vão "ressentir"? Valerá a pena?
Reservoir
Reservoir
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 71
Idade : 52
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 26/01/2010
Pontos/Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Válvulas para Primaluna. Empty Válvulas para Primaluna.

Mensagem  fm&stereo 27/1/2010, 02:11

Essas colunas não conheço, mas os PrimaLuna merecem o melhor. Wink Parabéns! Very Happy
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Válvulas para Primaluna. Empty Re: Válvulas para Primaluna.

Mensagem  Elso 27/1/2010, 08:52

Bom dia,

antes do mais os parabéns pelo equipamento.

Agora em relação ás valvulas, atenção que o power Prologue Four se não estou em erro não admite KT88, poderá voltar a colocar as EL34 ou as KT77.

Eu para o meu gosto pessoal optaria pelas KT77, aliás és as que estou a utlizar neste momento, as da JJ, um som bem relaxante e definido.
Elso
Elso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1014
Idade : 55
Localização : Barreiro
Ocupação : Muito ocupado
Interesses : Capri/2CV/Carocha/Road King/Baterias e muita musica
Data de inscrição : 14/12/2007
Pontos/Reputação : 594

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Válvulas para Primaluna. Empty Re: Válvulas para Primaluna.

Mensagem  Reservoir 27/1/2010, 19:39

fm&stereo escreveu:Essas colunas não conheço, mas os PrimaLuna merecem o melhor. Wink Parabéns! Very Happy

Tomei a liberdade de lhe enviar umas fotos e brochura das respectivas Smile
Reservoir
Reservoir
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 71
Idade : 52
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 26/01/2010
Pontos/Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Válvulas para Primaluna. Empty Re: Válvulas para Primaluna.

Mensagem  Reservoir 27/1/2010, 19:52

Elso escreveu:Bom dia,

antes do mais os parabéns pelo equipamento.

Agora em relação ás valvulas, atenção que o power Prologue Four se não estou em erro não admite KT88, poderá voltar a colocar as EL34 ou as KT77.

Eu para o meu gosto pessoal optaria pelas KT77, aliás és as que estou a utlizar neste momento, as da JJ, um som bem relaxante e definido.

Boa tarde,

Obrigado pela dica para o Prologue Four, vou aproveitar para confirmar Wink
Já tinha feito as contas com as...KT77 da JJ. Penso que vou seguir a sua sugestão.
Já me tinham dito que com as KT88 se perdia um bocado o som "válvulado" e apresentavam graves mais extensos, o que para as minhas colunas penso não ser o mais indicado.
Reservoir
Reservoir
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 71
Idade : 52
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 26/01/2010
Pontos/Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Válvulas para Primaluna. Empty Re: Válvulas para Primaluna.

Mensagem  Henri 28/1/2010, 14:26

Eu tive um prologue two e as valvulas que mais provocavam alteração no som... eram as de pre amplificação!...

Henri
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 529
Idade : 59
Localização : V.N.Gaia
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 200

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Válvulas para Primaluna. Empty Re: Válvulas para Primaluna.

Mensagem  Reservoir 28/1/2010, 15:25

henri

Não fazia idéia da importância e influência das pré...aprendendo e andando valvulas - Válvulas para Primaluna. Icon_biggrin
Alguma opinião quais as válvulas pré e driver (marcas) possam ser efectivamente um update e continuar a manter a musicalidade valvulada?

Da mesma forma que agora penso em manter as EL34, invés das KT66 ou KT77 que iriam retirar rendimento ao amp. Prefiro o quentinho aos graves mais extensos valvulas - Válvulas para Primaluna. Icon_smile

Embora saiba que tudo é uma questão de audição...gosto de aprender com que sabe e tem experiência. Os inputs do pessoal aqui são muito bons.
Reservoir
Reservoir
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 71
Idade : 52
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 26/01/2010
Pontos/Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Válvulas para Primaluna. Empty Re: Válvulas para Primaluna.

Mensagem  José Trigueiro 28/1/2010, 16:09

Olá, Resevoir

Tenho um Primaluna prologue Two e confirmo o que o Henri já disse - alterações nas válvulas da secção de pré- causam modificações sensíveis (dependendo também das válvulas...) no som, pois são estas válvulas que vão determinar em primeira mão o carácter sónico do amp.

Eu substituí as minhas AU7 e AX7 de origem por Golden Lion ECC82 (correspondente às AU7) e EAT Diamond ECC803S (correspondente às AX7) e estou satisfeitíssimo. No entanto, as EAT não são nada baratinhas.

Do que já tenho visto (e ouvido), mais importante do que as válvulas serem da marca x, y ou z, o que mais interessa é estas terem boas medições eléctricas e estarem como novas. E é aqui que a porca torce o rabo. É que há muitas válvulas por essa net fora anunciadas como sendo NOS (New Old Stock) de marcas famosas, a preços da uva mijona, que não passam simples barretes. Não por que essas válvulas não funcionem, mas sim porque são válvulas já saturadas e que em termos de áudio já deram o que tinha a dar.

Por isso o meu conselho para comprar as válvulas numa casa portuguesa, de preferência sendo atendido por quem vende as válvulas, e não através de uma página de internet. Acredite que se poupa dinheiro e tempo!

Só mais um pormenor - não ponha KT88 no prologue Four ou arrisca-se a queimar alguma coisa. Consulte o manual (disponível em www.imacustica.pt) e veja quais as válvulas que esse aparelho aceita.


Cumps

José Trigueiro

José Trigueiro
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 88
Idade : 57
Localização : Açores - Terceira
Ocupação : Pai de família
Interesses : Pai de família não tem hobbies
Data de inscrição : 04/06/2007
Pontos/Reputação : 20

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Válvulas para Primaluna. Empty Re: Válvulas para Primaluna.

Mensagem  Mango 28/1/2010, 16:27

Quantas fábricas existem hoje em dia a fabricar válvulas? Quantas marcas existem no mercado? Wink

Mango
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Idade : 51
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 23/08/2009
Pontos/Reputação : 716

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Válvulas para Primaluna. Empty Re: Válvulas para Primaluna.

Mensagem  Reservoir 28/1/2010, 16:55

Espero não ser uma pergunta disparatada...

Alguma diferença assinalável entre válvulas de pré, válvulas de pré balanceadas e válvulas de pré high gain?
Reservoir
Reservoir
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 71
Idade : 52
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 26/01/2010
Pontos/Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Válvulas para Primaluna. Empty Re: Válvulas para Primaluna.

Mensagem  José Trigueiro 28/1/2010, 21:51

Mango

Dá uma olhada nos sites da JMAudio e da Imacústica. E existem mais marcas a serem fabricadas.

Agora, comprar válvulas Mullard e outras famosas, por 15 dólares a peça... valvulas - Válvulas para Primaluna. Icon_razz

Dois amigos meus tem gavetas cheias de pechinchas deste género e, consequentemente, não sei quanto dinheiro mandado fora, sempre a pensarem que em cada aquisição estavam a fazer o negócio do século.

Um deles experimentou as minhas EAT. Conclusão: comprou umas EAT iguaizinhas. O outro, com a desculpa de não querer gastar tanto dinheiro numas EAT... continua a gastar dinheiro nas ditas "pechinchas", cada uma delas com a promessa de ser realmente o negócio do século. Há pouco tempo atrás estava a comprar um conjunto de válvulas de 15 em 15 dias. valvulas - Válvulas para Primaluna. Icon_rolleyes

Mas como já disse não sei aonde, esta também é uma opção no caminho do áudio.

José Trigueiro
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 88
Idade : 57
Localização : Açores - Terceira
Ocupação : Pai de família
Interesses : Pai de família não tem hobbies
Data de inscrição : 04/06/2007
Pontos/Reputação : 20

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Válvulas para Primaluna. Empty Re: Válvulas para Primaluna.

Mensagem  José Trigueiro 28/1/2010, 22:04

Resevoir

Existia um artigo na net feito sobre válvulas para os aficionados da guitarra eléctrica, e que se referia às valvulas que também se costumam usar na secção de pré dos amplificadores de áudio. Sei que imprimi isso, não sei é aonde é que o coloquei. Vou procurar e ver se descubro o seu endereço na net.

Nesse artigo descreviam a grande maioria das válvulas de secção de pré feitas e ainda em comercialização como NOS ou em fabrico. Posso te dizer que as válvulas que vem com os Primalunas são uma Chinese (marca que já desapareceu), que se traduzem por terem um bom ganho, serem resistentes e.. agressivas.

As vávulas podem ter diferenças de ganho. Não são diferenças astronómicas, mas possuem diferenças. Também possuem diferenças na sonoridade. Curiosamente, a descrição das diferenças depende das pessoas, dos aparelhos, dos sistemas. Enfim...

Preocupa-te é em usares válvulas compatíveis com os teus aparelhos (vê os manuais) e emparelhadas (geralmente do mesmo lote e com medições eléctricas idênticas).

Cumps

José Trigueiro
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 88
Idade : 57
Localização : Açores - Terceira
Ocupação : Pai de família
Interesses : Pai de família não tem hobbies
Data de inscrição : 04/06/2007
Pontos/Reputação : 20

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Válvulas para Primaluna. Empty Re: Válvulas para Primaluna.

Mensagem  Mango 29/1/2010, 09:26

Viva José Trigueiro,

Eu não tenho grande experiência com válvulas...o que posso dizer é que a mim faz-me muita confusão como é que de um momento para o outro há tantas e tantas NOS disponiveis no mercado, com os pinos a brilhar, o vidro a reluzir e as letras impressas como se tivessem sido marcadas a semana passada.

Os pinos deveriam estar cheios de verdete ou escuros (oxido) porque antigamente eram numa liga em cobre e aluminio salvo erro.

Coisas que foram feitas para durar meia duzia de meses numa prateleira aparecem no mercado 40 ou 50 anos depois com um aspecto como se tivessem sido feitas ontem.Ainda por cima emparelhadas.

Mango
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Idade : 51
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 23/08/2009
Pontos/Reputação : 716

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Válvulas para Primaluna. Empty Re: Válvulas para Primaluna.

Mensagem  Mango 28/2/2010, 17:02

boas a todos,

Alguem já experimentou umas 6550 num prologue 2?

Qual é o som caracteristico das 6550 no geral?

Mango
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Idade : 51
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 23/08/2009
Pontos/Reputação : 716

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Válvulas para Primaluna. Empty Re: Válvulas para Primaluna.

Mensagem  Reservoir 1/3/2010, 15:29

Cada uma é como cada qual....talves isto possa ajudar.

http://thetubestore.com/6550types.html
Reservoir
Reservoir
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 71
Idade : 52
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 26/01/2010
Pontos/Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Válvulas para Primaluna. Empty Re: Válvulas para Primaluna.

Mensagem  fernandomosilva 7/3/2010, 12:21

as 6550 são muito identicas as kt88 salvo erro em termos sonicos as diferenças são minimas pois as 6550 aparecem com esta nomenclatura nos estados unidos referindo-se as KT88

fernandomosilva
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 104
Idade : 52
Localização : Ovar
Ocupação : Professor
Interesses : musica / fotografia / familia
Data de inscrição : 14/06/2009
Pontos/Reputação : 108

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Válvulas para Primaluna. Empty Re: Válvulas para Primaluna.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos