Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tempo de aquecimento das válvulas

+9
Sonik
Henri
Bazoo
Orion
renaul4t
peabreu2
joevalve
Luke Skywalker
João Henrique
13 participantes

Ir para baixo

valvulas - Tempo de aquecimento das válvulas Empty Tempo de aquecimento das válvulas

Mensagem  João Henrique 2/4/2010, 17:08

Quanto tempo se deve esperar depois de ligar um amplificador a válvulas antes de transmitir o sinal da fonte respectiva, seja ela qual for?
João Henrique
João Henrique
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 326
Idade : 58
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 27/09/2008
Pontos/Reputação : 293

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Tempo de aquecimento das válvulas Empty Re: Tempo de aquecimento das válvulas

Mensagem  Convidad 2/4/2010, 17:45

João Henrique escreveu:Quanto tempo se deve esperar depois de ligar um amplificador a válvulas antes de transmitir o sinal da fonte respectiva, seja ela qual for?
apenas o tempo suficiente... valvulas - Tempo de aquecimento das válvulas Icon_biggrin
ou seja,é só o tempo de escolher o disco,tirá-lo da capa,passar-lhe com a escova d'arame e repousá-lo no prato,quando pouso a agulha já está em ponto de rebuçado...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Tempo de aquecimento das válvulas Empty Re: Tempo de aquecimento das válvulas

Mensagem  João Henrique 2/4/2010, 19:59

Obrigado Milton, é o que faço actualmente
Tenho um colega meu que disse que havia amplificadores de guitarra a válvulas que necessitavam de cerca de meia hora de aquecimento antes de poderem tocar, daí a minha pergunta.
João Henrique
João Henrique
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 326
Idade : 58
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 27/09/2008
Pontos/Reputação : 293

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Tempo de aquecimento das válvulas Empty Re: Tempo de aquecimento das válvulas

Mensagem  Convidad 3/4/2010, 02:56

Caro João Henrique,

Tenho uns quantos amplificadores de guitarra no meu estúdio. Todos eles com válvulas. 99,9% das vezes os amplificadores aquecem rapidamente. Os guitarristas não. Alguns deles até saem do estúdio com o amplificador já apagado e gelado, e voltam para casa sem aquecer (há casos em que até nunca chegam a aquecer; vendem as guitarras e compram equipamento de pesca).

Agora, mais a sério. Desde que reparei que o auto mute de um pré a válvulas demorava cerca de 2 minutos a activar o circuito, passei a adoptar esse tempo como bitola. Haverá certamente equipamento no qual as garrafas necessitem de mais tempo para acordar. Claro que estamos só a falar na questão do liga e arranca. Para optimizar o som, e dependendo das válvulas e circuitos, teremos que esperar um pouco mais.


O amigo Milton escreveu bem. Depois dos preliminares com o disquito, é fogo à peça.
É como jogar rugby numa manhã de Inverno. Ao fim do terceiro pontapé nos dedos, já estamos quentinhos. Os meus dedos nunca reclamaram. E as minhas válvulas também não.

Boas audições,

Mário

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Tempo de aquecimento das válvulas Empty Re: Tempo de aquecimento das válvulas

Mensagem  Luke Skywalker 3/4/2010, 06:03

O ritual de ligar já é o tempo necessário, mas para se fazer uma audição crítica uns 40min são muito bem vindos valvulas - Tempo de aquecimento das válvulas Icon_wink .

Lembro de uma caso, contado pelo amigo VTR, que um guitarrista achava que depois de uns 30 minutos tocando a guitarra o som

ficava meio doce valvulas - Tempo de aquecimento das válvulas 994421

Ou seja, na hora que estabilizava ficava doce valvulas - Tempo de aquecimento das válvulas 598295


valvulas - Tempo de aquecimento das válvulas Icon_scratch
Luke Skywalker
Luke Skywalker
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 748
Idade : 57
Localização : Brasil
Ocupação : Na escuta
Interesses : Áudio
Data de inscrição : 03/01/2008
Pontos/Reputação : 1235

http://www.livevideo.com/LukeSkywalker

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Tempo de aquecimento das válvulas Empty Re: Tempo de aquecimento das válvulas

Mensagem  joevalve 3/4/2010, 10:43

desde que ouço válvulas (há mais de 40 anos) adoptei um sistema que me ensinaram quando era puto mas que não sei se tem alguma base cientìfica: ligo o amplificador e deixo 5 minutos a estabilizar.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Tempo de aquecimento das válvulas Empty Re: Tempo de aquecimento das válvulas

Mensagem  peabreu2 3/4/2010, 18:06

Obrigatoriedadenão há nenhuma mas apenas se não estiveres preocupado com a qualidade de som pois em alguns sistemas (o meu é um exemplo disso) o som fica realmente no ponto aí após 1 hora de estar ligado, mas `já soa bastante bem ao fim de 20-30 minutos...antes disso prefiro ter o som baixinho...até porque sempre ouvi dizer que nos primeiros minutos nunca de deve puxar muito pelo volume (verdade ou mentira não sei) o que eu sei é que o meu pre amplificador (Conrad johnson) mantem o sistema em "mute" durante pelo menos 2 minutos...por alguma razão será...
peabreu2
peabreu2
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 184
Localização : PT
Data de inscrição : 04/06/2007
Pontos/Reputação : 27

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Tempo de aquecimento das válvulas Empty Re: Tempo de aquecimento das válvulas

Mensagem  renaul4t 8/4/2010, 23:01

Boas,

Normalmente ligo o meu sistema e levo a minha "cadela" á rua, isto demora em média cerca de 20 ms e depois é colocar um vinil no prato e é ouvir...!

Um Abraço

Renaul4t

renaul4t
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 52
Data de inscrição : 10/08/2009
Pontos/Reputação : 73

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Tempo de aquecimento das válvulas Empty Re: Tempo de aquecimento das válvulas

Mensagem  Orion 8/4/2010, 23:26

peabreu2 escreveu:Obrigatoriedadenão há nenhuma mas apenas se não estiveres preocupado com a qualidade de som pois em alguns sistemas (o meu é um exemplo disso) o som fica realmente no ponto aí após 1 hora de estar ligado, mas `já soa bastante bem ao fim de 20-30 minutos...antes disso prefiro ter o som baixinho...até porque sempre ouvi dizer que nos primeiros minutos nunca de deve puxar muito pelo volume (verdade ou mentira não sei) o que eu sei é que o meu pre amplificador (Conrad johnson) mantem o sistema em "mute" durante pelo menos 2 minutos...por alguma razão será...

Concordo também, embora pessoalmente pense que sejam mesmo esses 20/30 min o periodo mais critico, depois já serão ínfimas diferenças. valvulas - Tempo de aquecimento das válvulas Icon_wink
Orion
Orion
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4626
Idade : 52
Localização : bem localizado
Ocupação : escutophilia
Interesses : so many
Data de inscrição : 28/06/2007
Pontos/Reputação : 2573

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Tempo de aquecimento das válvulas Empty Re: Tempo de aquecimento das válvulas

Mensagem  Bazoo 21/5/2010, 13:36

Costumo fazer o seguinte:
1º- Ligo o sistema e aguardo 3/4 min
2º- Vou aquecendo em banho maria
3º-Ao fim de 45 min é dar fogo á peça Wink
4º- Tem funcionado bem, pois uma vez fui informado da inconveniencia de puxar por uma valvula a frio (encurta a sua durabilidade)!

abraço
Bazoo
Bazoo
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 21
Idade : 58
Localização : Figueira da Foz
Data de inscrição : 17/03/2008
Pontos/Reputação : 12

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Tempo de aquecimento das válvulas Empty Re: Tempo de aquecimento das válvulas

Mensagem  Henri 24/5/2010, 13:33

Normalmente ligo o amplificador e dou-lhe um minuto... depois... é só ouvir, e quase sempre às duas horas de potenciometro, à mais de um ano que faço isto e nunca tive qualquer problema...

Henri
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 529
Idade : 59
Localização : V.N.Gaia
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : 200

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Tempo de aquecimento das válvulas Empty Re: Tempo de aquecimento das válvulas

Mensagem  Sonik 24/5/2010, 15:00

Boas!
Tenho um Marshall JCM 900. Neste momento tem válvulas Sovtek, mas já teve Tesla (de origem) e Phillips.
Passados uns 2 ou 3 minutos do ligar já está pronto a tocar. No entanto o som melhora bastante quando já está quentinho e isso acontece uns 20 minutos depois de puxar por ele. Quando as válvulas ainda estão frias o som assemelha-se a um amp a transistores, mais frio e ruidoso.
Cumps
Sonik
Sonik
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 374
Idade : 51
Localização : Barreiro
Ocupação : Designer
Interesses : Musica, Fotografia, Ovnilogia
Data de inscrição : 07/04/2009
Pontos/Reputação : 377

http://www.almasonica.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Tempo de aquecimento das válvulas Empty Re: Tempo de aquecimento das válvulas

Mensagem  Orion 24/5/2010, 18:09

Sonik escreveu:Boas!
Tenho um Marshall JCM 900. Neste momento tem válvulas Sovtek, mas já teve Tesla (de origem) e Phillips.
Passados uns 2 ou 3 minutos do ligar já está pronto a tocar. No entanto o som melhora bastante quando já está quentinho e isso acontece uns 20 minutos depois de puxar por ele. Quando as válvulas ainda estão frias o som assemelha-se a um amp a transistores, mais frio e ruidoso.
Cumps

Exactamente o que sinto com o JJ828 valvulas - Tempo de aquecimento das válvulas Icon_wink .
Orion
Orion
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4626
Idade : 52
Localização : bem localizado
Ocupação : escutophilia
Interesses : so many
Data de inscrição : 28/06/2007
Pontos/Reputação : 2573

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Tempo de aquecimento das válvulas Empty Re: Tempo de aquecimento das válvulas

Mensagem  mn61 24/5/2010, 21:48

Sonik escreveu:Boas!
Tenho um Marshall JCM 900. Neste momento tem válvulas Sovtek, mas já teve Tesla (de origem) e Phillips.
Passados uns 2 ou 3 minutos do ligar já está pronto a tocar. No entanto o som melhora bastante quando já está quentinho e isso acontece uns 20 minutos depois de puxar por ele. Quando as válvulas ainda estão frias o som assemelha-se a um amp a transistores, mais frio e ruidoso.
Cumps

Concordo a 100%, é assim que se passa tambem com o meu amp!!!
mn61
mn61
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 3047
Idade : 62
Localização : Qta Conde/Sesimbra
Ocupação : Funcionário Autarquico
Interesses : Hi-Fi-Desporto
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 2090

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Tempo de aquecimento das válvulas Empty Re: Tempo de aquecimento das válvulas

Mensagem  Sonik 25/5/2010, 08:51

Ainda mais curioso é o facto do som das válvulas ser muito diferente consoante a marca, ou seja, as tesla faziam o Marshall ter um som mais Jazz, mais quente e suave, as Phillips fizeram-no soar como um rádio de pilhas e as Sovtek deram-lhe aquela que eu acho ser a sua verdadeir alma. Com Sovtek acho-o mais versátil e com muito mais ganho. Consegue-se tirar um puro som Rock, Punk e Heavy mas num registo mais soft permite soar a Jazz e o som é muito mais "clean". Esqueci-me de referir que as Sovtek são as El34 no power e as 12AX7 no Pré.
Sonik
Sonik
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 374
Idade : 51
Localização : Barreiro
Ocupação : Designer
Interesses : Musica, Fotografia, Ovnilogia
Data de inscrição : 07/04/2009
Pontos/Reputação : 377

http://www.almasonica.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Tempo de aquecimento das válvulas Empty Re: Tempo de aquecimento das válvulas

Mensagem  FCastro 22/3/2011, 12:53

eu ligo, espero mais ou menos 5 minutos, "disparo" a fonte, durante uns 15 minutos uso o volume moderado, a partir daí... vale tudo !!!
FCastro
FCastro
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 8
Localização : Porto
Data de inscrição : 12/04/2010
Pontos/Reputação : 19

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Tempo de aquecimento das válvulas Empty Re: Tempo de aquecimento das válvulas

Mensagem  marquess 11/1/2012, 20:08

João Henrique escreveu:Quanto tempo se deve esperar depois de ligar um amplificador a válvulas antes de transmitir o sinal da fonte respectiva, seja ela qual for?

Caro João,

no primeiro ano do meu sistema, esperava sempre 15 minutos depois de ligar, hoje 2-3 minutos mas com o volume baixo, para puxar pelo sistema sempre depois de 15-20 minutos.

Concordo com o que várias pessoas aqui escreverem, depois de cerca de 1 hora a trabalhar o sistema mostra tudo o que vale!!!

Tenho prés (phono e de linha) e potência da Quad.

Bom Ano!

marquess
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 21
Data de inscrição : 31/12/2009
Pontos/Reputação : 48

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Tempo de aquecimento das válvulas Empty Re: Tempo de aquecimento das válvulas

Mensagem  humpback 15/4/2012, 21:26

Olá. A minha experiência é extremamente reduzida. Apenas à algumas semanas arranjei o meu primeiro amp a válvulas, um Pioneer SA-400 integrado da década de 60-70.

Como tinha as mesmas duvidas tentei encontrar respostas. Encontrei de forma consistente em muito lado o mesmo número mágico dos 2 minutos após ligar. Mas muitas vezes este número vinha acompanhado da advertência sobre esperar mais algum tempo antes de se poder puxar pelo amplificador.

Tentei perceber os porquês e fiz algumas observações:

1-Medindo o consumo de corrente do amplificador dá para notar que o consumo ao se ligar começa, neste caso, nos 37W e que vai subindo até estabilizar nos 59W ao fim de cerca de 2 minutos.
2-Medindo a temperatura das válvulas ela subia de forma constante e parava ao fim de 8-9 minutos.

Mas cada caso é um caso....
humpback
humpback
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 39
Idade : 46
Localização : Coimbra
Ocupação : Engenharia de Software
Data de inscrição : 26/04/2011
Pontos/Reputação : 90

http://blog.felisberto.net/

Ir para o topo Ir para baixo

valvulas - Tempo de aquecimento das válvulas Empty Re: Tempo de aquecimento das válvulas

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos