Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cotações e duvidas na compra do vinil

2 participantes

Ir para baixo

vinil - Cotações e duvidas na compra do vinil Empty Cotações e duvidas na compra do vinil

Mensagem  Convidad 10/6/2010, 09:52

Caros colegas muitas vezes na compra de um vinil somos questionados com as mais diversas informações e cruzamentos de dados (ex. matriz, edições originais, reedições etc) correto?

Assim sendo e verificando alguma da dificuldade que temos no acto da escolha, decidi criar este tópico para que nos possamos ajudar mutuamente e quiçá venhamos a descobrir algo por detrás das diferentes edições que dispomos no mercado.,

No meu caso tenho alguns livros e informações que fui adquirindo ao longo dos anos como coleccionador que sou, e que me foram ajudando, o RARE RECORD PRICE GUIDE da record collector, os diferentes PRICE GUIDE, os excelentes POKORA para o rock mais progressivo e psicadélico etc.

No entanto as convivências e amizades criadas na procura numa feira por exemplo são muitas das vezes mais úteis, no caso dos discos nacionais são essas convivências que muitas vezes ajudam na escolha, todos nós sabemos que muitos dos discos nacionais são rarissimos, por exemplo o 1º lp de Fausto, um "...bonifácios" da Banda do Casaco, o "Mestre" dos Petrus Castrus e muitos mais que aqui poderiam e podem ser mencionados.

Algumas das Graduações usadas

M • Mint • Como novo
Um disco perfeito. Como se tivesse saído da fábrica. Mesmo para discos novos, e para ter esta classificação, o vinil não pode apresentar qualquer defeito de prensagem. Pelo facto de um disco estar selado, apenas podemos assumir que o mesmo nunca foi tocado. Por este motivo é difícil classificar um disco selado como Mint (M).

NM • Near Mint • Quase novo por vezes M- • Mint minus
Um disco quase perfeito. Dado que até um disco selado pode não estar perfeito, esta será a graduação máxima para um disco usado. O disco não deve apresentar sinais óbvios de uso. A capa do disco não deverá apresentar rasgões, dobras, cortes ou outros defeitos.
Não deverá ter qualquer marca ou orifício. O mesmo critério deverá ser aplicado às inserções, posters, etc… A capa não deverá apresentar o famigerado ring-wear (marca circular do disco na capa).

VG+ • Very Good plus • Muito bom +
Valerá cerca de 50% a 60% de NM. Demonstra sinais de utilização cuidadosa. Poderá apresentar ligeiros riscos, os quais no entanto, não deverão afectar a audição. Também as capas poderão exibir sinais de uso, bem como a etiqueta, e o orifício central. Em todo o caso estes sinais deverão revelar uma utilização cuidada.

VG • Very Good • Muito bom
Um disco não tão bom como os anteriores, mas ainda assim tocando razoavelmente. Exibirá algum ruído de superfície, e certamente alguns riscos os quais, no entanto, não se deverão sobrepor à música. As capas terão sinais evidentes de uso, um pequeno rasgão talvez, cores esbatidas, mas não apresentar sinais de grande deterioração (fita gomada, escritos visíveis, grandes manchas).

G • Good • Bom
Um disco com esta classificação terá sido muito tocado, o vinil estará bastante gasto, com bastantes ruídos, mas ainda assim tocável. Não deverá provocar saltos da agulha nem apresentar riscos profundos. A capa estará em estado sofrível e poderá apresentar vários defeitos.

F • Fair • Razoável e P • Poor • Pobre
Sem interesse. Falando mal e depressa, bons para o lixo.


Graduações que não existem, mas que podem ser utilizadas pelos vendedores com intuitos pouco recomendáveis,

M+ • Melhor que Mint. Simplesmente, não existe.
NM- • Um eufemismo para VG+
EX+ • O mesmo
VG+++ • Marketing puro

Poderá ainda aparecer a graduação de EX ou VG++ (Excelente ou Muito bom ++) para discos que quase reúnam as condições de NM, mas para uma classificação honesta e mais realista, serão graduados como EX ou VG++.


Última edição por *©OsMi©_KeY§*_® em 10/6/2010, 14:39, editado 2 vez(es)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Cotações e duvidas na compra do vinil Empty Re: Cotações e duvidas na compra do vinil

Mensagem  Convidad 10/6/2010, 10:06

Resposta a João Henrique

Pegando na deixa e utilizando o que M Fernandes disse:

"Police »Outlandos d’Amour« com a referência AMLH 68502 (A&M Records) foi editado em 1978.
Teve edições num grande número de países entre os quais Portugal.
Pode verificar o país de origem no vinil. A ID da matriz deverá estar gravada na run-out groove (faixa de saída do vinil).
Extra informação, e na minha opinião, foi um começo fantástico de uma banda que depois viria a revelar-se. O resto é história. Pena é que na devida altura não tenha tido o devido reconhecimento.
Dos exemplares que tenho, prefiro o fabricado no Reino Unido, também pela excelente qualidade de impressão da capa. O preto da capa portuguesa era um bocadinho baço demais. O som também, mas não tão inferior como na maioria dos casos.
..."

Acrescento apenas o seguinte

Deste Lp existem 3 capas diferentes sendo que duas foram feitas nos US e a outra no Japão, pela refª que dá parece ter sido fabricado nos US, o valor do mesmo não é significativo diria mesmo baixo para uma compra em estado NM.

Existe no entanto uma versão um pouco mais valiosa a rondar as 15 libras com o vinil na cor azul.

vinil - Cotações e duvidas na compra do vinil The-Police-Outlandos-Damour-36448-991


Última edição por *©OsMi©_KeY§*_® em 10/6/2010, 10:31, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Cotações e duvidas na compra do vinil Empty Re: Cotações e duvidas na compra do vinil

Mensagem  Convidad 10/6/2010, 10:06

Grande ideia.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Cotações e duvidas na compra do vinil Empty Re: Cotações e duvidas na compra do vinil

Mensagem  Convidad 10/6/2010, 10:08

M Fernandes escreveu:Grande ideia.

conto consigo vinil - Cotações e duvidas na compra do vinil 915520

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Cotações e duvidas na compra do vinil Empty Re: Cotações e duvidas na compra do vinil

Mensagem  Convidad 10/6/2010, 10:13

Caro *©️OsMi©️_KeY§*,

Não tendo a certeza que toda a gente esteja familiarizada com o sistema de graduação Goldmine, o que que acha se a malta o »postasse«?

Se não quiser ter o trabalho, eu ofereço-me como voluntário (quem corre por gosto não cansa). Já agora em português.

Cumprimentos,

Mário

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Cotações e duvidas na compra do vinil Empty Re: Cotações e duvidas na compra do vinil

Mensagem  Convidad 10/6/2010, 10:15

Caro M Fernandes este tópico é de todos se quiser envie-me por PM que eu tento editar o post inicial que acha?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Cotações e duvidas na compra do vinil Empty Re: Cotações e duvidas na compra do vinil

Mensagem  Convidad 10/6/2010, 10:19

Uma dúvida?

Enviar por PM a Goldmine traduzida?

Cumprimentos,

Mário

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Cotações e duvidas na compra do vinil Empty Re: Cotações e duvidas na compra do vinil

Mensagem  Convidad 10/6/2010, 10:21

M Fernandes escreveu:Uma dúvida?

Enviar por PM a Goldmine traduzida?

Cumprimentos,

Mário

mensagem privada

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Cotações e duvidas na compra do vinil Empty Re: Cotações e duvidas na compra do vinil

Mensagem  Convidad 10/6/2010, 10:30

Desculpe, estou habituado a PM porque passo a vida a escrever em inglês.

Está combinado.

Cumprimentos,

Mário

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Cotações e duvidas na compra do vinil Empty Re: Cotações e duvidas na compra do vinil

Mensagem  Convidad 10/6/2010, 10:46

M Fernandes escreveu:Grande ideia.


Ele tem poucas mas boas. vinil - Cotações e duvidas na compra do vinil Icon_biggrin Esta é sem duvida uma excelente ideia. Algumas dicas, alguns truques e conhecimento que todos podemos partilhar.

Começo por dizer que todos (que possuo) os discos da Concord Jazz, são merecedores da nossa atenção, devido a grande qualidade de gravação e prensagem. É uma editora que nos põe sempre um sorriso nos lábios sempre que se coloca um disco no prato.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Cotações e duvidas na compra do vinil Empty Re: Cotações e duvidas na compra do vinil

Mensagem  Convidad 10/6/2010, 10:50

António José da Silva escreveu: Concord Jazz, são merecedores da nossa atenção, devido a grande qualidade de gravação e prensagem. É uma editora que nos põe sempre um sorriso nos lábios sempre que se coloca um disco no prato.

Estamos cá para isso caro TóZé, se tiveres duvidas, chuta.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Cotações e duvidas na compra do vinil Empty Re: Cotações e duvidas na compra do vinil

Mensagem  Convidad 10/6/2010, 10:57

*©️OsMi©️_KeY§*_®️ escreveu:

Estamos cá para isso caro TóZé, se tiveres duvidas, chuta.

Neste caso não tenho duvidas nenhumas. Os raios dos discos da Concord Jazz são do melhor que se podem comprar. vinil - Cotações e duvidas na compra do vinil Icon_biggrin Ainda ontem adquiri mais um. vinil - Cotações e duvidas na compra do vinil Icon_lol

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Cotações e duvidas na compra do vinil Empty Re: Cotações e duvidas na compra do vinil

Mensagem  ferpina 10/6/2010, 11:10

Excelente Júlio e Mário vinil - Cotações e duvidas na compra do vinil 969831 vinil - Cotações e duvidas na compra do vinil 403861 Fico a aguardar ansiosamente vinil - Cotações e duvidas na compra do vinil 346205
ferpina
ferpina
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 447
Idade : 69
Localização : Algés-Miraflores
Ocupação : Algumas
Interesses : Os que ainda me vão deixando...
Data de inscrição : 06/04/2009
Pontos/Reputação : 342

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Cotações e duvidas na compra do vinil Empty Re: Cotações e duvidas na compra do vinil

Mensagem  Convidad 10/6/2010, 14:37

post actualizado com a graduação, obrigado Mário.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Cotações e duvidas na compra do vinil Empty Re: Cotações e duvidas na compra do vinil

Mensagem  Convidad 10/6/2010, 18:44

*©️OsMi©️_KeY§*_®️ escreveu:

"Police »Outlandos d’Amour« com a referência AMLH 68502 (A&M Records) foi editado em 1978.

Estive a ver qual a edição do meu, e corresponde a edição por ti mencionada acima. vinil - Cotações e duvidas na compra do vinil Icon_biggrin

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Cotações e duvidas na compra do vinil Empty Re: Cotações e duvidas na compra do vinil

Mensagem  Convidad 10/6/2010, 20:04

Para quem gosta destas coisas dos discos de vinil e tudo o que os rodeia, lable's incluindo, aqui vão dois sites muito bons. Um deles sobre a Blue Note, o outro sobre editoras em geral.

Blue Note:

http://ronpenndorf.com/labelography.html

Geral.

http://www.bsnpubs.com/discog.html

Basta descer um pouco no site, e aparecem os lable's por ordem alfabética. Depois de abrir, é só clicar no nome e aparece a história do mesmo. Alguém teve muito trabalho com isto. vinil - Cotações e duvidas na compra do vinil Icon_biggrin

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Cotações e duvidas na compra do vinil Empty Re: Cotações e duvidas na compra do vinil

Mensagem  Convidad 11/6/2010, 12:33

Prezado *©️OsMi©️_KeY§*_®️!

Agardeço o serviço público prestado a esta comunidade, felicitando pela criação do tópico, que visa a temática cotação das bolachas.

Ao ler atentamente o texto de V. Ex.ª, ocorreu uma duvida na minha Caixa Idiota Instruída, vulgo mente: as bolachas concebidas pela Nacional apresentam graduação?

Respeitosamente,
Ghost4u

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Cotações e duvidas na compra do vinil Empty Re: Cotações e duvidas na compra do vinil

Mensagem  Convidad 11/6/2010, 13:22

Ghost4u escreveu: ....as bolachas concebidas pela Nacional apresentam graduação?


Ghost4u


Essa pergunta não se põe, visto que todos nós sabemos que, "o que é Nacional é bom". Aconselho especialmente a série Sortido Rico.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Cotações e duvidas na compra do vinil Empty Re: Cotações e duvidas na compra do vinil

Mensagem  Convidad 11/6/2010, 13:43

António José da Silva escreveu: (...) todos nós sabemos que, "o que é Nacional é bom". Aconselho especialmente a série Sortido Rico.
Por Sortido Rico, subentende-se que são bolachas picture disc. Sendo assim, o nível de graduação não será o mais elevado...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Cotações e duvidas na compra do vinil Empty Re: Cotações e duvidas na compra do vinil

Mensagem  Convidad 11/6/2010, 13:46

Ghost4u escreveu:
Por Sortido Rico, subentende-se que são bolachas picture disc. Sendo assim, o nível de graduação não será o mais elevado...

Se os picture disc's não fossem da editora Nacional, terias razão.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Cotações e duvidas na compra do vinil Empty Re: Cotações e duvidas na compra do vinil

Mensagem  Convidad 11/6/2010, 16:28

Ghost4u escreveu:Prezado *©️OsMi©️_KeY§*_®️!

Ao ler atentamente o texto de V. Ex.ª, ocorreu uma duvida na minha Caixa Idiota Instruída, vulgo mente: as bolachas concebidas pela Nacional apresentam graduação?

Caro Ghost (vulgo Marreta Perna de Gesso ) no que a bolachas diz respeito terei de consultar os meus filhos, nessa temática estão muito à frente do pai.

Very Happy

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Cotações e duvidas na compra do vinil Empty Re: Cotações e duvidas na compra do vinil

Mensagem  Nocturn3Ev1l 3/1/2013, 15:21

Bom tópico! ainda hoje coloco aqui uns discos que me quero desfazer...para serem avaliados! Cool
Nocturn3Ev1l
Nocturn3Ev1l
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 71
Data de inscrição : 26/12/2012
Pontos/Reputação : 125

Ir para o topo Ir para baixo

vinil - Cotações e duvidas na compra do vinil Empty Re: Cotações e duvidas na compra do vinil

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos