Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

terminações de cabos e sua importância

5 participantes

Ir para baixo

cabos - terminações de cabos e sua importância Empty terminações de cabos e sua importância

Mensagem  nbaptista 15/7/2010, 13:42

Boas,
Comprei recentemente uns IC´s da Atlas com RCA´s normais mas eles têm o mesmo cabo com terminações RCA´s melhores.Refiro-me ao Atlas Equator MKII e ao Equator Supreme
http://www.atlascables.com/index.php?id=93
http://www.atlascables.com/index.php?id=376
Estive a ler alguns relatos sobre cabos DIY e reparei que não dão muita importância a estes pormenores.Será que são mesmo importantes ou num teste cego será difícil ouvir as diferenças?Gostava de ouvir a opinião dos experts,pq todos sabemos como são estas coisas do marketing!
O cabo que comprei foi o Equator MKII,até pq faziam um desconto de 30% cabos - terminações de cabos e sua importância Icon_cheers


Última edição por nbaptista em 15/7/2010, 19:28, editado 1 vez(es)
nbaptista
nbaptista
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 235
Data de inscrição : 06/01/2008
Pontos/Reputação : 442

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - terminações de cabos e sua importância Empty Re: terminações de cabos e sua importância

Mensagem  nbaptista 15/7/2010, 13:43

nbaptista escreveu:
Já agora,o preço do Equator MKII é de 65 € sem desconto e o Superior de 110 €
nbaptista
nbaptista
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 235
Data de inscrição : 06/01/2008
Pontos/Reputação : 442

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - terminações de cabos e sua importância Empty Re: terminações de cabos e sua importância

Mensagem  ricardo onga-ku 15/7/2010, 13:57

Segundo os links, o cabo não é o mesmo já que o Superior tem uma configuração coaxial; daí a diferença de preço.
Ainda assim acho estranho que as especificações técnicas tenham os mesmos valores...

Quanto às terminações, ou fichas, importa que efectuem um bom contacto sejam elas fichas RCA ou bananas de coluna.
No caso dos ICs, também é importante que a quantidade de metal seja reduzida para não aumentar a capacidade.

Um exemplo de RCAs bem concebidas é o das Eichmann Bullet usadas pela Cyrus e pela DNM:

cabos - terminações de cabos e sua importância Bullet-plug

cabos - terminações de cabos e sua importância Bplug-front_exp
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - terminações de cabos e sua importância Empty Re: terminações de cabos e sua importância

Mensagem  joevalve 15/7/2010, 14:03

na minha opinião, se o cabo de coluna puder ser usado sem terminações (cru) então acho que deve ser essa a metodologia adoptada. a presumível oxidação das pontas nada me diz e quando ocorrer o remédio é simples: cortar a ponta oxidada.

nos IC´s que uso no cd, e que são DIY, uso das bananas mais simples (daquelas de 20 cêntimos) e quando usei bananas mais requintadas não foi por aí que a coisa melhorou. quanto menos metal melhor por causa da capacidade.

nos 2 ICs comerciais que também uso para o gira discos (audioquest ruby com quase 20 anos e Blue Jeans) já vieram terminados e por isso nada a dizer.

mas cada caso é um caso e há cabos complexos que exigem terminações adequadas.

no caso desses Atlas, nunca ouvi.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - terminações de cabos e sua importância Empty Re: terminações de cabos e sua importância

Mensagem  nbaptista 15/7/2010, 14:06

onga-ku escreveu:Segundo os links, o cabo não é o mesmo já que o Superior tem uma configuração coaxial; daí a diferença de preço.
Ainda assim acho estranho que as especificações técnicas tenham os mesmos valores...



O Superior não tem uma configuração coaxial,é o mesmo cabo Equator com uns RCA´s da Atlas que eles utilizam para os cabos de gama média!
nbaptista
nbaptista
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 235
Data de inscrição : 06/01/2008
Pontos/Reputação : 442

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - terminações de cabos e sua importância Empty Re: terminações de cabos e sua importância

Mensagem  nbaptista 15/7/2010, 14:08

vinilsuporter escreveu:
nos IC´s que uso no cd, e que são DIY, uso das bananas mais simples (daquelas de 20 cêntimos) e quando usei bananas mais requintadas não foi por aí que a coisa melhorou. quanto menos metal melhor por causa da capacidade.
Também acho que se pagam demasiados €€ por uma ligeira melhoria que com os nossos ouvidos será difícil de notar!
nbaptista
nbaptista
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 235
Data de inscrição : 06/01/2008
Pontos/Reputação : 442

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - terminações de cabos e sua importância Empty Re: terminações de cabos e sua importância

Mensagem  joevalve 15/7/2010, 14:31

já agora se me é permitido, deixo aqui as caracteristicas do Blue Jeans que sinceramente para o preço que custa (inferior a 40 euros) tem uma relação de qualidade/preço muito boa (para os meus ouvidos) e funciona muítissimo bem a ligar o meu gira discos à unidade phono.

e para os "puristas" mede bem:

http://www.bluejeanscable.com/store/audio/LC1-design-notes.htm

obs: não tenho nenhum para venda, não é "hype", apenas uma constatação de que uma coisa barata pode, em certos sistemas, funcionar muito bem sem arrombar a conta bancária.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - terminações de cabos e sua importância Empty Re: terminações de cabos e sua importância

Mensagem  ricardo onga-ku 15/7/2010, 14:40

nbaptista escreveu:
onga-ku escreveu:Segundo os links, o cabo não é o mesmo já que o Superior tem uma configuração coaxial; daí a diferença de preço.
Ainda assim acho estranho que as especificações técnicas tenham os mesmos valores...



O Superior não tem uma configuração coaxial,é o mesmo cabo Equator com uns RCA´s da Atlas que eles utilizam para os cabos de gama média!

Certo.
Foi a imagem que me induziu em erro...
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - terminações de cabos e sua importância Empty Re: terminações de cabos e sua importância

Mensagem  nbaptista 15/7/2010, 15:38

onga-ku escreveu:
Certo.
Foi a imagem que me induziu em erro...
E agora que já viste as diferenças nos RCA´s,o que achas?
nbaptista
nbaptista
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 235
Data de inscrição : 06/01/2008
Pontos/Reputação : 442

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - terminações de cabos e sua importância Empty Re: terminações de cabos e sua importância

Mensagem  ricardo onga-ku 15/7/2010, 15:46

nbaptista escreveu:
onga-ku escreveu:
Certo.
Foi a imagem que me induziu em erro...
E agora que já viste as diferenças nos RCA´s,o que achas?

Na minha opinião não valem a diferença. Wink
As RCA mais baratas cumprem perfeitamente a sua função.
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - terminações de cabos e sua importância Empty Re: terminações de cabos e sua importância

Mensagem  Blink 15/7/2010, 16:11

Caro nbatista, li a sua pm em relação aos factos apresentados, as conclusões a que cheguei mesmo sendo de difícil detecção auditiva são que as RCAs quanto menos partes metálicas tiverem melhor.

Estou de acordo com o amigo onga-ku, encontram-se algumas fichas RCA baratas e que cumprem perfeitamente, por vezes a própria conjectura do cabo não permite essas fichas em plástico e eu costumo usar as Rean NYS352G da Neutrick que custam á volta de 1 euro, niqueladas e contactos gold.

Aqui alguns exemplos das tais curtas em plástico e das Rean.

http://www.audiopt.net/diy-cabos-acessoriostweaks-tratamentos-acusticos-racks-f6/ic-minyvin-seda-entrancada-usado-em-aeronaves-t8312.htm
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - terminações de cabos e sua importância Empty Re: terminações de cabos e sua importância

Mensagem  nbaptista 15/7/2010, 16:24

Blink escreveu:

Estou de acordo com o amigo onga-ku, encontram-se algumas fichas RCA baratas e que cumprem perfeitamente, por vezes a própria conjectura do cabo não permite essas fichas em plástico e eu costumo usar as Rean NYS352G da Neutrick que custam á volta de 1 euro, niqueladas e contactos gold.
Exacto,a mim também me parece que não valem a diferença,pq as originais já são suficientemente boas.Aliás tenho quase a certeza que num teste cego não seria capaz de notar a diferença,só um ouvido muito bem treinado conseguiria,o que não é o caso!De qualquer forma,não ouvi o Superior,portanto esta opinião vale o que vale.Consegui comprar o MKII com um desconto de 30 % cabos - terminações de cabos e sua importância Icon_biggrin
nbaptista
nbaptista
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 235
Data de inscrição : 06/01/2008
Pontos/Reputação : 442

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - terminações de cabos e sua importância Empty Re: terminações de cabos e sua importância

Mensagem  nbaptista 15/7/2010, 18:21

Por acaso este Equator MK II está a ser uma agradável surpresa.Ao princípio parece um cabo bom,mas a partir do momento que se colocam algumas gravações no stereo que até agora não soavam tão bem, aí as diferenças tornam-se mais notórias,para melhor,claro!Um som mais limpo e transparente...mais grave...recomendadíssimo...quem disse que era necessário assaltar o banco para ter som de boa qualidade?
nbaptista
nbaptista
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 235
Data de inscrição : 06/01/2008
Pontos/Reputação : 442

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - terminações de cabos e sua importância Empty Re: terminações de cabos e sua importância

Mensagem  facso 15/7/2010, 19:49

onga-ku escreveu:Segundo os links, o cabo não é o mesmo já que o Superior tem uma configuração coaxial; daí a diferença de preço.
Ainda assim acho estranho que as especificações técnicas tenham os mesmos valores...

e não é.

o caro onga -ku tem razao, pois talvez por lapso do próprio site da ATLAS, a imagem "animada" do cabo em que eles por baixo indica alguns valores destes, apresentam diferentes cabos, de topologia diferentes.
mas o cabo é certamente o mesmo, com a diferença a residir nas fichas RCA.

cumprimentos

nbaptista escreveu: Por acaso este Equator MK II está a ser uma agradável surpresa.Ao
princípio parece um cabo bom,mas a partir do momento que se colocam
algumas gravações no stereo que até agora não soavam tão bem, aí as
diferenças tornam-se mais notórias,para melhor,claro!Um som mais limpo e
transparente...mais grave...recomendadíssimo...quem disse que era
necessário assaltar o banco para ter som de boa qualidade?

boa tarde caro nbaptista,

parabéns pela sua compra, os cabos ATLAS são sem duvida excelentes cabos! e só vai melhorar á medida que for fazendo o burn-in... (a propria ATLAS refere algo perto das 72h)

eu também uso um IC da atlas e apesar de ser um modelo diferente do seu, também estou super satisfeito.

cumprimentos
facso
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 403
Ocupação : Bastante!
Interesses : Diversos, mas este é um grande...
Data de inscrição : 21/04/2010
Pontos/Reputação : 595

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - terminações de cabos e sua importância Empty Re: terminações de cabos e sua importância

Mensagem  nbaptista 15/7/2010, 20:07

Os cabos da Atlas são cabos lineares,neutros e com um som agradável.Não põem ênfase em certas frequências como alguns desses cabos mais badalados,que depois se tornam cansativos ou irritantes!
Facso,
Qual é o modelo do seu cabo,já agora?
nbaptista
nbaptista
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 235
Data de inscrição : 06/01/2008
Pontos/Reputação : 442

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - terminações de cabos e sua importância Empty Re: terminações de cabos e sua importância

Mensagem  facso 15/7/2010, 21:07

nbaptista escreveu:Os cabos da Atlas são cabos lineares,neutros e com um som agradável.Não põem ênfase em certas frequências como alguns desses cabos mais badalados,que depois se tornam cansativos ou irritantes!
Facso,
Qual é o modelo do seu cabo,já agora?

concordo consigo nbaptista. mas confesso que sempre fui admirador da marca...

o modelo que possuo é o Ic "titan",

cumprimentos
facso
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 403
Ocupação : Bastante!
Interesses : Diversos, mas este é um grande...
Data de inscrição : 21/04/2010
Pontos/Reputação : 595

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - terminações de cabos e sua importância Empty Re: terminações de cabos e sua importância

Mensagem  nbaptista 15/7/2010, 21:28

[quote="facso"]
nbaptista escreveu:

o modelo que possuo é o Ic "titan",

cumprimentos
OK,
esse já é duma gama alta!
nbaptista
nbaptista
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 235
Data de inscrição : 06/01/2008
Pontos/Reputação : 442

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - terminações de cabos e sua importância Empty Re: terminações de cabos e sua importância

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos