Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Amplificador AV para ligar ao integrado rega brio r

4 participantes

Ir para baixo

Amplificador AV para ligar ao integrado rega brio r  Empty Amplificador AV para ligar ao integrado rega brio r

Mensagem  patafudios 20/11/2012, 21:48

Boas noites,

Quando comecei a querer investir num home cinema e comecei a pesquisar..(a dar os primeiros passos) arrepiei caminho acabei primeiro por investir num sistema stereo. Comprei o integrado brio r e as colunas rega rs3, que são cinco estrelas.

Tenho andado agora a estudar o que posso fazer para ter o meu home cinema.

Tenho a ideia de comprar um av com entradas hdmi com saidas pré out para ligar ao integrado Rega brio r/colunas rega rs3. Mas ainda não vi ninguém a falar desta junção com o brio r e rs3

não me interessa usb`s, networks e airplay(comprei o da Qed), depois (qd tiver euros) para mais tarde logo compro o sub gemeni II, central rs vox e as traseiras que ainda n tenho ideia.

É exequível ter esta ligação,mas os prós e os contras de ter este sistema?

O ideal é ter dois sistemas distintos! Mas quem queira fazer este tipo de ligação.. acham que é necessário investir muito num amplificador av? por outro lado quero tb usufruir de um bom cinema em casa.

Desculpem me as questões mas gostaria de saber mais sobre o assunto, bem como ter uma escolha mais vasta de qualidade/preço e sobretudo adequada

para aproveitar o sistema que tenho.

abraço

patafudios
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 8
Idade : 48
Localização : margem sul
Interesses : desporto, cinema, tecnologia
Data de inscrição : 20/11/2012
Pontos/Reputação : 22

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador AV para ligar ao integrado rega brio r  Empty Re: Amplificador AV para ligar ao integrado rega brio r

Mensagem  luis lopes 20/11/2012, 21:56

o ideal será sempre ter um sistema para cada situação.
mas existem por aqui entendidos na materia de AV.
que podem esclarecer melhor todas as duvidas,...
porque não um sistema AV completo de outlet ou usado?
luis lopes
luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2877
Idade : 57
Localização : Maiorca F.Foz
Ocupação : Motorista á espera de melhores dias...
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Data de inscrição : 19/04/2009
Pontos/Reputação : 3131

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador AV para ligar ao integrado rega brio r  Empty Re: Amplificador AV para ligar ao integrado rega brio r

Mensagem  patafudios 20/11/2012, 22:06

é que queria aproveitar as colunas "musicais" que tenho como frontais e o av tomava conta do resto.. é que eu acho se tiverem ligadas ao integrado vou tirar partido delas tb para filmes, a questão é ter aqui uma solução equilibrada.

patafudios
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 8
Idade : 48
Localização : margem sul
Interesses : desporto, cinema, tecnologia
Data de inscrição : 20/11/2012
Pontos/Reputação : 22

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador AV para ligar ao integrado rega brio r  Empty Re: Amplificador AV para ligar ao integrado rega brio r

Mensagem  rafp01 3/12/2012, 17:32

patafudios escreveu:é que queria aproveitar as colunas "musicais" que tenho como frontais e o av tomava conta do resto.. é que eu acho se tiverem ligadas ao integrado vou tirar partido delas tb para filmes, a questão é ter aqui uma solução equilibrada.

Olá patafudios

Essa opção que estás a considerar foi também considerada e executada por mim. Ou seja, tenho um amplificador AV Marantz a amplificar os canal central e traseiro; uma saída para um sub activo e o canal frontal está a ser amplificado pelo meu amplificador stereo-integrado VINCENT. Como vês, uma configuração equivalente à que queres implementar com o teu amplificador REGA.
Para isso terás que adquirir um amplificador AV com entradas pré-out e depois ligas as saídas pré-out do amplificador AV a qq entrada do teu integrado REGA e qd queres ouvir sessões AV, bastas escolheres a entrada e está feito.

Abraço
RAFP01

rafp01
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 250
Localização : Abunheira - Sintra
Data de inscrição : 03/07/2007
Pontos/Reputação : 77

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador AV para ligar ao integrado rega brio r  Empty Re: Amplificador AV para ligar ao integrado rega brio r

Mensagem  patafudios 4/12/2012, 01:47

Ok, mas tenho algumas duvidas no receiver.. por exemplo sem querer fazer comparação aos 2 av patamares diferentes, mas olhando apenas para os pré o onkyo 717 tem vários pré outs http://www.gspr.com/onkyo/images/txnr717_re_300.jpg

enquanto o marantz 1403 tem menos pré outs http://reviews.audioreview.com/wp-content/uploads/2012/05/Marantz-NR1603.jpg , para poder ter esse sistema

basta ter os pré do marantz 1403?

patafudios
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 8
Idade : 48
Localização : margem sul
Interesses : desporto, cinema, tecnologia
Data de inscrição : 20/11/2012
Pontos/Reputação : 22

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador AV para ligar ao integrado rega brio r  Empty Re: Amplificador AV para ligar ao integrado rega brio r

Mensagem  rafp01 4/12/2012, 15:19

patafudios escreveu:Ok, mas tenho algumas duvidas no receiver.. por exemplo sem querer fazer comparação aos 2 av patamares diferentes, mas olhando apenas para os pré o onkyo 717 tem vários pré outs http://www.gspr.com/onkyo/images/txnr717_re_300.jpg

enquanto o marantz 1403 tem menos pré outs http://reviews.audioreview.com/wp-content/uploads/2012/05/Marantz-NR1603.jpg , para poder ter esse sistema

basta ter os pré do marantz 1403?

Boas Patafudios

O meu amplificador é um Marantz SR4300 (podes ler a descrição do meu sistema na minha assinatura) e já deve ter aí uns 10 anos. Tem várias saídas pré-out (frente, central, traseiro e sub), mas apenas uso a central para o amplificador VINCENT. No teu caso, a não ser que pretendas futuramente usar mais amplificadores integrados no teu sistema para amplificar outros canais que não o frontal, basta-te adquirires um amplificador AV com pré-out para o canal frontal. Não deixes de pesquisar nos classificados, pois por vezes aparecem boas oportunidades daquele pessoal que sucumbe à febre da "upgradite", só tens que ter a preocupação de confirmar que o equipamento tem saídas pré-out.

Abraço

RAFP01

rafp01
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 250
Localização : Abunheira - Sintra
Data de inscrição : 03/07/2007
Pontos/Reputação : 77

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador AV para ligar ao integrado rega brio r  Empty Re: Amplificador AV para ligar ao integrado rega brio r

Mensagem  patafudios 12/12/2012, 00:54

podem elucidar me se estes pré outs dão para ligar ao integrado?


URL=https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/21/53981423.jpg/]Amplificador AV para ligar ao integrado rega brio r  53981423[/URL]


patafudios
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 8
Idade : 48
Localização : margem sul
Interesses : desporto, cinema, tecnologia
Data de inscrição : 20/11/2012
Pontos/Reputação : 22

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador AV para ligar ao integrado rega brio r  Empty Re: Amplificador AV para ligar ao integrado rega brio r

Mensagem  agorgal 12/12/2012, 02:32

Essas saídas de pré correspondem aos dois canais frontais, esquerdo e direito. Uma saída de linha stereo passível de se ligar a uma entrada de linha (aux, por exemplo) de um amplificador. No entanto não entendi o que pretende. Para o compreender descreva a ideia do sistema que quer implementar: fontes, amplificação, colunas (quantas e quais).

A dependência humana ao último grito das tecnologias leva a, por vezes, trocarmos funcionalidades pela simplicidade de utilização. Em muitos casos a utilização de hdmi acaba a limitar a versatilidade dos receivers. Transforma o receiver num "escravo" da TV e da fonte vídeo...
Com alguns "receivers" é possível configurar duas entradas diferentes para a mesma fonte, por exemplo analógica stereo e multicanal e/ou digital. Da mesma forma pode encaminhar duas saídas áudio da fonte para dois amplificadores diferentes (parece ser o que pretende).
Se tiver uma fonte de vídeo/áudio com saídas áudio stereo analógicas e hdmi pode encaminhar o hdmi para o receiver e ligar as saídas analógicas ao Rega. Se a fonte tiver saídas áudio multicanal aí tem o melhor dos mundos, sobretudo se essa fonte tiver dac's competentes.
Tem que considerar que essa versatilidade está cada vez mais ausente dos receivers e das fontes, isto a pensar nas gamas médias. Antes de comprar desenhe os percursos áudio e funcionalidades que pretente. Isso leva-lo-á a saber as necessidades exactas de entradas e saídas dos respectivos equipamentos.
Outras coisas a ter em conta: Percursos muito sinuosos entre amplificadores (o receiver é também, para além dos circuitos de vídeo, um processador e amplificador multicanal) levam a descodificação/codificação/descodificação dos sinais áudio inútil e prejudicial à qualidade sonora. E a acontecer um "fenómeno" de ausência de "lip sinc" ou voz desfasada dos movimentos dos lábios...

agorgal
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 135
Localização : Porto
Data de inscrição : 20/09/2011
Pontos/Reputação : 226

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador AV para ligar ao integrado rega brio r  Empty Re: Amplificador AV para ligar ao integrado rega brio r

Mensagem  patafudios 13/12/2012, 17:27

A ideia é ter o "melhor dos dois mundos" ou seja, para filmes o receiver ligava ao rega com os cabos qed audio 2 para que o rega amplificasse as frontais enquanto o receiver amplificava somente a central, as monitoras. E sub ligado. O receiver teria ligação hdmi á led á box da zon e ao bluray. Uma das finalidades tb é que vejo filmes pelo laptop, ligando o por hdmi á led, assim ligava o laptop ao receiver e tinha um home cinema, quando fosse musica basta desligar o receiver marantz 1403.???

patafudios
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 8
Idade : 48
Localização : margem sul
Interesses : desporto, cinema, tecnologia
Data de inscrição : 20/11/2012
Pontos/Reputação : 22

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador AV para ligar ao integrado rega brio r  Empty Re: Amplificador AV para ligar ao integrado rega brio r

Mensagem  agorgal 14/12/2012, 01:28

Já compreendi os seus desejos... mas eles levantam algumas questões.
A primeira e mais óbvia é a compatibilidade sonora entre as colunas frontais e a central. Há quem não lhe atribua muita importância, eu atribuo. Se num filme os diálogos, colocados primariamente na central, um pouco mais à esquerda ou direita consoante a localização dos actores no ecrã, soar de forma diferente, o ambiente sonoro geral parece pouco realista. Esta questão põe-se com menos relevância nos canais trazeiros, usados sobretudo para efeitos. Como soa o Rega e como soa o Marantz com as colunas que possui?
A segunda tem a ver com o receiver (neste caso o Marantz) que pode (não me parece, mas não tive acesso ao manual) ter a possibilidade de desligar a amplificação dos dois canais frontais. Se a tiver a coisa fica fácil. Se não tiver eu diria que o que pretende fazer não é possível, pelo menos da forma como deseja. Na realidade o Marantz oferece a possibilidade de usar as saídas pré-out (FL e FR) que deveriam ser ligadas a uma entrada Aux ou Tape do Rega. Mas continua a fazer a saída do sinal amplificado para as colunas. E convém que nessa saída estejam ligadas as ditas...
A não ser que esteja disponível para ter um segundo par de colunas ao lado das frontais, um par ligado ao Rega e o outro ligado ao Marantz. E as fontes por hdmi ao Marantz e por analógico stereo ao Rega.
Uma alternativa seria estas mesmas ligações de entrada e uma espécie de comutador (A - B) ou "switch" próprio para colunas e consoante desejasse ouvir num ou noutro comutava as colunas ora para um ora para o outro (já ouvi falar, nunca vi nenhum). Mas nunca para ouvir a banda sonora de um filme. Nesta circunstância deveria desligar o Marantz antes de comutar as colunas e vice-versa ou seja comutar as colunas sempre com os amplificadores desligados e só ligar um deles, aquele a que estiverem ligadas as colunas no momento.
Tem sempre a hipótese, muito pouco prática e pouco recomendável é certo, de mudar a cablagem de um amplificador para outro sempre que pretenda ouvir música ou ver filmes, uma comutação artesanal...
Como vê, não sendo de todo impossível, com os equipamentos que dispõe é quase impraticável. A não ser que haja alguma solução que me esteja a escapar e que alguém aqui pelo fórum conheça.
Porque não usar o Rega e criar um sistema stereo independente e exclusivamente para música? É que só assim terá o tal melhor dos dois mundos.
Note que há equipamentos que lhe permitem fazer o que pretende mas à beira deles até o Rega coraria de vergonha... estou a pensar num processador AV (apenas processador e pré-amp. de 5 ou 7 canais) a que acrescenta os amplificadores de potência que muito bem entender.

Por fim algo que não recomendo mas que muita gente faz: simplesmente ligue as saídas frontais pré-out FR e FL ao Rega, ligue as duas colunas ao Rega, como frontais. Os terminais das colunas do Marantz ficam sem colunas e este continuará a debitar corrente para as surround e central. Ao Rega caberá amplificar o sinal das frontais. É simples, cumpre o que deseja. Não tenho nenhuma razão objectiva, alguns entendidos dizem que não há nada a obstar, mas pessoalmente não gosto de de ter saídas de amplificação sem colunas a não ser que possa desligar essas mesmas saídas: caso par A ou B em amplificadores stereo ou num multicanal as surround, surround back ou a central. Manias... mas não sou o único a pensar assim. Se não houvesse de todo problema os fabricantes não se preocupariam a dotar os amplificadores de comutadores on/off para os pares secundários... Mas atenção, nunca desligue ou ligue os cabos das colunas com o amplificador a funcionar!!!

agorgal
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 135
Localização : Porto
Data de inscrição : 20/09/2011
Pontos/Reputação : 226

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador AV para ligar ao integrado rega brio r  Empty Re: Amplificador AV para ligar ao integrado rega brio r

Mensagem  rafp01 14/12/2012, 11:26

Boas a todos

Realmente a questão da compatibilidade em termos sonora entre as colunas central e as frontais é que deve ser contemplada, mas isso também depende do nível de exigência de cada um. Ou seja, se o sistema for, maioritariamente, usado para sessões stereo e de vez em quando servir para ver ou ouvir um filme ou concerto, essa situação da coluna central, quanto a mim, não faz grande sentido e é facilmente resolvida se se adquirir uma coluna central da mesma gama/marca das colunas frontais (eu tenho uma coluna central que não tem nada a ver com as minhas colunas frontais e não vejo que venha algum mal ao mundo por isso, acredito, porém, que se tivesse a coluna central da mm marca-gama das frontais seria a situação ideal (futuro upgrade a fazer !!!). Se o sistema for mais para sessões AV e por vezes utilizado para sessões stereo aqui faz todo o sentido usar apenas um receiver AV e o problema do amplificador stereo dedicado fica sem efeito.
No meu caso, uso o sistema maioritariamente para audições stereo (onde sou mais exigente na qualidade do som) e ocasionalmente para ver um filme/concerto. Em relação ao problema de ligar a saídas out do receiver a uma qq entrada linha do amplificador stereo dedicado, nunca tive qq problema e se, realmente, existe algum problema com a tal situação que o amplificador continua a enviar o sinal para os terminais das colunas centrais , apesar de não estar lá nada ligado, nunca dei por nada (nem sei se esta situação é mm assim, pois não faz muito sentido se ligamos uma saída out para o canal frontal o amplificador continuar a enviar sinal para as saídas das colunas frontais (???)...de qq forma vou ligar umas colunas a essa saída e aferir essa situação que desconhecia).

Patafudios, independentemente das várias opiniões aqui expressas que são feitas na tentativa de te ajudar a escolheres a melhor solução, afirmo que a solução que uso é relativamente simples e funciona perfeitamente e que o melhor é, se possível, experimentares o teu REGA BRIO com um amplificador AV emprestado por um amigo ou numa loja da especialidade, a fim de saber se esta configuração está, ou não, de acordo com as tuas expectativas.

RAFP01

rafp01
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 250
Localização : Abunheira - Sintra
Data de inscrição : 03/07/2007
Pontos/Reputação : 77

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador AV para ligar ao integrado rega brio r  Empty Re: Amplificador AV para ligar ao integrado rega brio r

Mensagem  agorgal 14/12/2012, 14:24

Encontrei hoje este pequeno manual que pode responder a todas as questões aqui levantadas:
http://www.hifihunter.com/articles/improving-stereo-performance-surround-sound-setup-part-2/
Também irei experimentar se uma ligação rca aos preout desliga a respectiva passagem à secção de amplificação. Realmente tem toda a lógica que o faça mas os vários manuais de receivers que li até hoje sempre foram omissos nesta questão. Provávelmente lembram-se dos amplificadores integrados que possuem saída pré-out e entrada pré-in (acesso directo ao andar de amplificaçao de potência) e ligados entre si por um jumper. Tem sido esse o meu raciocínio...

agorgal
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 135
Localização : Porto
Data de inscrição : 20/09/2011
Pontos/Reputação : 226

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador AV para ligar ao integrado rega brio r  Empty Re: Amplificador AV para ligar ao integrado rega brio r

Mensagem  patafudios 14/12/2012, 16:38

A coluna central é a rega r vox que é da mesma marca das frontais, alias em qualquer sistema em construção é pertinente a compra das frontais e central da mesma marca. O sub seria o BK gemini II.


Última edição por patafudios em 14/12/2012, 17:36, editado 1 vez(es)

patafudios
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 8
Idade : 48
Localização : margem sul
Interesses : desporto, cinema, tecnologia
Data de inscrição : 20/11/2012
Pontos/Reputação : 22

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador AV para ligar ao integrado rega brio r  Empty Re: Amplificador AV para ligar ao integrado rega brio r

Mensagem  patafudios 14/12/2012, 17:17

Para ouvir musica basta ter o receiver desligado, para filmes o Av. liga se ao integrado para este fazer a amplificação das frontAis, enquanto o Av. amplifica o resto bem como serve de ligação aos aparelhos que tenho, tenho visto o onkyo 717 que tem todos os pré out's?? Tenho pouco conhecimento nesta area mas tinha a ideia que este tipo de sistema era até muito usado.. até porque um Av.por mais bom que seja não consegue ter qualidade musical que um integrado consegue, logo conjugando(sendo exequível) este sistema seria proveitoso! não tivéssemos nós tb a falar de som.

patafudios
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 8
Idade : 48
Localização : margem sul
Interesses : desporto, cinema, tecnologia
Data de inscrição : 20/11/2012
Pontos/Reputação : 22

Ir para o topo Ir para baixo

Amplificador AV para ligar ao integrado rega brio r  Empty Re: Amplificador AV para ligar ao integrado rega brio r

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos