Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como aproveitar melhor o Nad 3020

+8
Valkilm
jayvee
joevalve
vfarias
luis lopes
agorgal
Blink
jpfelgueiras
12 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 Empty Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  jpfelgueiras 30/9/2014, 22:32

Comprei recentemente um Nad 3020. A nível cosmético não esta grande coisa mas funcional "parece-me" a mim que sou um leigo que esta a funcionar bem.

Visto ser um aparelho com alguns anos, faz sentido fazer uma revisão?  
Que casa me aconselham? E qual será um preço justo?

Ando também a ver um gira-disco e umas colunas, mas a oferta e tanta e tão variada que estou bastante desorientado.
Para gira disco, ando virado para um nad 533. De colunas parece-me bem umas Mordaunt Short MS25i. Acham que são boas opções?

No caso das colunas os 20w de output e um grande limitador?

Tenho a certeza que vou ficar mais esclarecido com a vossa ajuda Smile

jpfelgueiras
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 45
Data de inscrição : 29/08/2014
Pontos/Reputação : 97

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  Blink 1/10/2014, 09:50

Faz sempre sentido fazer uma revisão principalmente nos condensadores eletrolíticos cujo eletrólito se degrada com os anos.

Se tiver condições de o fazer ou seja manejar o ferro de soldar a coisa sempre fica mais barata, os preços que algumas casas levam o ideal será mesmo pedir orçamento perguntando o tipo e marca de condensadores que a mesma irá substituir, também pode pedir orçamento propondo a marca, por ex. Panasonic, C. Dubilier, Vishay, Nichicon, etc....
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  jpfelgueiras 1/10/2014, 11:49

Eu queria saber e quando e que tenho de contar que me peçam. Tentar balizar o custo.

Tem alguma ideia de quanto e que poderá ficar?


jpfelgueiras
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 45
Data de inscrição : 29/08/2014
Pontos/Reputação : 97

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  Blink 1/10/2014, 12:26

jpfelgueiras escreveu:Eu queria saber e quando e que tenho de contar que me peçam. Tentar balizar o custo.

Tem alguma ideia de quanto e que poderá ficar?


Como disse acima tudo vai depender do material a usar, mas assim por alto penso que mão de obra e capacitores deve andar entre os 150 e os 200! Question
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  jpfelgueiras 1/10/2014, 12:54

Um bocado puxadote, tendo em conta por quanto ficou o amplificador.

jpfelgueiras
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 45
Data de inscrição : 29/08/2014
Pontos/Reputação : 97

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  Blink 1/10/2014, 13:13

jpfelgueiras escreveu:Um bocado puxadote, tendo em conta por quanto ficou o amplificador.

É verdade, para melhorar seria logico meter capacitores como as marcas que referi, nem falo de Mundorf, JJ, CE mfg, etc.

Mas para meter material de marca branca mais vale ficar assim, penso eu.
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  jpfelgueiras 1/10/2014, 13:20

Compreendo , mas se calhar vai ficar para uma fase posterior ! Para já ainda tenho muito material para comprar

jpfelgueiras
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 45
Data de inscrição : 29/08/2014
Pontos/Reputação : 97

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  agorgal 2/10/2014, 20:29

Já ouviu o amplificador a funcionar? Na minha opinião as colunas que cita são um pouco "pesadas" para esse amplificador, umas "bookshelf" (mais pequenas) e que não pedissem tanta potência seriam mais adequadas. Mas isto também depende da forma como ouve música, do tamanho da sala... Se tiver como expectativa fazer ouvir aos vizinhos os seus gostos musicais tem um conjunto bastante desequilibrado. O amplificador é bom mas pouco potente para alimentar colunas exigentes. Se tiver oportunidade de ouvir o conjunto, isso seria óptimo. Não esqueça que um amplificador sob grande esforço provoca distorção (clipping), capaz de destruir as melhores colunas...
Os conselhos que lhe foram endereçados nos posts anteriores têm pertinência mas, uma vez que tem limites no investimento a fazer, ouça o amplificador e fique com uma ideia do estado dele. Quanto ao gira discos, no mercado de usados aparecem muitas oportunidades interessante e com preços convidativos. Há lojas que vendem equipamento usado e passível de ser testado antes de pagar...

agorgal
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 135
Localização : Porto
Data de inscrição : 20/09/2011
Pontos/Reputação : 226

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  jpfelgueiras 2/10/2014, 20:47

agorgal escreveu:Já ouviu o amplificador a funcionar? Na minha opinião as colunas que cita são um pouco "pesadas" para esse amplificador, umas "bookshelf" (mais pequenas) e que não pedissem tanta potência seriam mais adequadas. Mas isto também depende da forma como ouve música, do tamanho da sala... Se tiver como expectativa fazer ouvir aos vizinhos os seus gostos musicais tem um conjunto bastante desequilibrado. O amplificador é bom mas pouco potente para alimentar colunas exigentes. Se tiver oportunidade de ouvir o conjunto, isso seria óptimo. Não esqueça que um amplificador sob grande esforço provoca distorção (clipping), capaz de destruir as melhores colunas...
Os conselhos que lhe foram endereçados nos posts anteriores têm pertinência mas, uma vez que tem limites no investimento a fazer, ouça o amplificador e fique com uma ideia do estado dele. Quanto ao gira discos, no mercado de usados aparecem muitas oportunidades interessante e com preços convidativos. Há lojas que vendem equipamento usado e passível de ser testado antes de pagar...

A sala tem entre por volta de 20m. Tenho andado a ver os negócios usados mas não encontro nada que me agrade (preço/ qualidade). Tens algum conselho?
As áreas onde estou disposto a ir para fazer negocio é Porto, Braga, Aveiro, Viana do Castelo

jpfelgueiras
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 45
Data de inscrição : 29/08/2014
Pontos/Reputação : 97

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  agorgal 2/10/2014, 21:33

Paciência e uma visita diária ao olx... por vezes aparecem negócios muito interessantes, claro que não é todos os dias.
Há uma pequena loja na Rua do Almada, no Porto, tanto quanto me lembro é o nº 300, do lado direito quem sobe, vende muitas coisas e costuma ter alguns aparelhos hifi usados a preços interessantes. O site da Imacústica (www.imacustica.pt) assim como outras lojas de hifi têm secção de oportunidades, normalmente são retomas. E, por último mas não menos importante a secção de vendas aqui do forum...
Entretanto pode ser que surjam outras opiniões ou conselhos aqui no audiopt.

agorgal
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 135
Localização : Porto
Data de inscrição : 20/09/2011
Pontos/Reputação : 226

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  jpfelgueiras 2/10/2014, 21:55

O meu problema e que muito do material que vejo não conheço.

De marial recente e fácil encontrar reviews, mas do material mais antigo torna-se difícil

jpfelgueiras
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 45
Data de inscrição : 29/08/2014
Pontos/Reputação : 97

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  agorgal 2/10/2014, 22:11

Dou-lhe uma sugestão: descreva o equipamento que já tem, que equipamento pretende adquirir, qual o valor aproximado que pretende gastar, que tipo de música e como gosta de a ouvir. Não lhe faltarão sugestões a partir destas permissas.
Para ouvir música com qualidade não é necessário gastar muito dinheiro e pode ser um processo evolutivo, vai-se melhorando conforme as possibilidades.
Quanto às "reviews": são sempre uma opinião, uma análise subjectiva (e muitas vezes com interesses comerciais escondidos).
Mas o áudio ainda levanta outras questões: um amplificador pode soar bem com umas determinadas colunas e mal com outras sendo que o inverso também é verdadeiro. Diria também que cada par de ouvidos é uma sentença, uma opinião.

agorgal
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 135
Localização : Porto
Data de inscrição : 20/09/2011
Pontos/Reputação : 226

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  jpfelgueiras 2/10/2014, 22:12

Eu tenho um Nad 3020, só. Quero adquiri umas colunas e gira discos. pretendo gastar no maximo 350€. Gosto de ouvir rock e metal maioritariamente mas também dou uns saltinhos pelo jazz e cenas mais clássicas.

O que acham de umas wharfedale 9.1 e um pro-ject essential ii ?

Pelos preços que o amazon.co.uk pratica, está só um bocado acima do limite do meu orcamento

jpfelgueiras
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 45
Data de inscrição : 29/08/2014
Pontos/Reputação : 97

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  agorgal 3/10/2014, 09:10

Vá vendo outras possibilidades (a que indica pode ser uma solução).
Tem a Maquimsom portuguesa (www.maquimsom.pt - aqui encontra Kef, Cambridge Audio, Wharfedale, Tannoy e Monitor Audio a preços que procura) ou a Supersonido espanhola (www.supersonido.es). São apenas hipóteses entre muitas...
Não esqueça que a acrescentar ao preço tem os portes ou despesas de transporte.
Põe completamente de lado a compra de equipamento usado?
E não esqueça o cantinho dos profissionais aqui no forum. São bons profissionais e poderão dar-lhe uma ajuda. Como lhe disse por vezes aparecem equipamentos provenientes de retomas em excelente estado e melhor preço.
Note que no caso de problemas e garantia é mais fácil e rápido resolver o assunto com lojas portuguesas do que com estrangeiras. Pelo menos é essa a minha convicção. E comprar em Portugal sempre ajuda a nossa economia (mesmo que sejam produtos importados)...

agorgal
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 135
Localização : Porto
Data de inscrição : 20/09/2011
Pontos/Reputação : 226

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  jpfelgueiras 3/10/2014, 13:28

Nao ponho de parte o material usado.
Nao consigo e encomtrar bins negocios!

jpfelgueiras
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 45
Data de inscrição : 29/08/2014
Pontos/Reputação : 97

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  luis lopes 3/10/2014, 15:20

com respeito ao amp. nad 3020.
é um modelo de referencia no que respeita a qualidade.
colunas M.A. são boas, eu tive muitos anos umas monitoras,
mas como já foi dito, isto do audio é tramado,... convem ouvir
para ver se "casam" bem...
gira discos, vintage? mais recentes?
tipo de celula incluida,...
convem ir devagarinho e esperar a oportunidade.
não esquecer do que será necessario para a manutenção do gira e discos.
luis lopes
luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2877
Idade : 57
Localização : Maiorca F.Foz
Ocupação : Motorista á espera de melhores dias...
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Data de inscrição : 19/04/2009
Pontos/Reputação : 3131

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  vfarias 3/10/2014, 16:20

Importa talvez referir que para além do orçamento, ainda que seja uma componente importante na tomada de decisão quando se pretende adquirir qualquer elemento, faz sentido considerar também os estilos musicais; se dá preferência a um som mais "in your face" ou a um palco sonoro mais laid back e naturalmente o enquadramento no espaço.
vfarias
vfarias
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 894
Idade : 48
Localização : Barreiro
Ocupação : Engº Sistemas
Interesses : Musica, Aikido, Fotografia
Data de inscrição : 17/09/2008
Pontos/Reputação : 1088

http://www.myaudiophilestore.eu/

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  jpfelgueiras 3/10/2014, 22:03

Sabem dizer-me se as Telefunken TL 600 são boas colunas.

Há tantas opções que não sei por onde me virar :s

jpfelgueiras
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 45
Data de inscrição : 29/08/2014
Pontos/Reputação : 97

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 Empty Re: Como aproveitar melhor...

Mensagem  agorgal 4/10/2014, 00:58

São muito antigas e muito limitadas. O Nad merece colunas melhores. Colunas antigas (anos 60/70) ou são muito boas (e caras) ou não valem o investimento, mesmo que pequeno. Eu apostaria (novas) numas Monitor Audio MR1 (se quiser umas colunas "bookshelf" ou monitoras) ou umas Wharfedale Quartz Q1. Se preferir umas colunas de chão porque não umas Wharfedale Crystal CR 30.4. É um raciocínio baseado no preço, nunca ouvi o Nad 3020, mas tem fama (tive durante muitos anos um 304 acompanhado por umas Mission e gostei) nem nenhuma das colunas que cito mais acima... mas para se iniciar nos meandros do hifi não ficará mal servido.
Quando se começa neste mundo da reprodução musical e não se tem vastos recursos para adquirir equipamentos de gama mais alta temos que adequar as decisões às nossas possibilidades, apostando numa evolução futura. Um início para aprender a ouvir e a conhecer os equipamentos, as suas particularidades e como evoluir sem "ir à falência".
Conhece alguém que tenha equipamento hifi e que lhe permita ligar o amplificador às colunas de forma a saber como é que o NAD está? Isso seria importante e desejável antes de decidir a compra das colunas.

agorgal
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 135
Localização : Porto
Data de inscrição : 20/09/2011
Pontos/Reputação : 226

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  joevalve 4/10/2014, 14:49

Já fui o possuidor de um Nad 3020I (i de improve) modificado pelo meu amigo Tube Dude e que alimentava sem problemas umas colunas com mais de 20 anos Monitor Audio Studio 20SE.

Como o Nad não tem muita potência é sempre aconselhável experimentar o "casamento" com as colunas antes de comprar.

Umas colunas baratas e que se dão muito bem com ele são as TDL RTL 3 (mas são de colocar no chão):

http://digilander.libero.it/pasqua49/COLLEZIONE%20HI-FI/TDL%20RTL3/TDL%20RTL3.htm

Um familiar meu tem umas (não são para venda) e na altura fizemos umas audições engraçadas com este conjunto.

Como não têm problemas de colocação e aparecem muito nos sites de usados, quem sabe possam ser uma boa opção para casar com o nad. O único senão é serem já um pouco antigas.

O teu Nad é o 3020 normal ou é o 3020I ?

Espero ter ajudado

jose

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  jpfelgueiras 4/10/2014, 16:58

E o 3020 normal.

Onde e que consigo encomtrar as tdl RTL 3?

jpfelgueiras
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 45
Data de inscrição : 29/08/2014
Pontos/Reputação : 97

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  jpfelgueiras 4/10/2014, 17:04

agorgal escreveu:São muito antigas e muito limitadas. O Nad merece colunas melhores. Colunas antigas (anos 60/70) ou são muito boas (e caras) ou não valem o investimento, mesmo que pequeno. Eu apostaria (novas) numas Monitor Audio MR1 (se quiser umas colunas "bookshelf" ou monitoras) ou umas Wharfedale Quartz Q1. Se preferir umas colunas de chão porque não umas Wharfedale Crystal CR 30.4. É um raciocínio baseado no preço, nunca ouvi o Nad 3020, mas tem fama (tive durante muitos anos um 304 acompanhado por umas Mission e gostei) nem nenhuma das colunas que cito mais acima... mas para se iniciar nos meandros do hifi não ficará mal servido.
Quando se começa neste mundo da reprodução musical e não se tem vastos recursos para adquirir equipamentos de gama mais alta temos que adequar as decisões às nossas possibilidades, apostando numa evolução futura. Um início para aprender a ouvir e a conhecer os equipamentos, as suas particularidades e como evoluir sem "ir à falência".
Conhece alguém que tenha equipamento hifi e que lhe permita ligar o amplificador às colunas de forma a saber como é que o NAD está? Isso seria importante e desejável antes de decidir a compra das colunas.

As Wharfedale Crystal CR 30.4 sao de 6 ohm e um minimo de 25W. O amplificador e de 20W e 8ohms, Nao vei trazer problemas?

jpfelgueiras
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 45
Data de inscrição : 29/08/2014
Pontos/Reputação : 97

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 Empty Colunas para Nad 3020

Mensagem  jayvee 4/10/2014, 19:10

Em toda esta conversa parece-me haver dois equívocos de base:

- A ideia da escassa potência do Nad 3020 é ilusória: os conservadores 20 W do Nad são superiores às enganosas dezenas de watts "musicais" e outras tretas do marketing japonês da época, em marcas supostamente conceituadas e a impedâncias mais baixas que o habitual na altura em que o Nad apareceu no mercado. Lembro-me de sessões na Estereosom (o primeiro importador português da marca) com o 3020 a alimentar nas calmas colunas difíceis como alguns modelos da Kef (as 101 e as 104) e da AR (as 2ax); é sintomático que alimente bem as TDL referidas, que não são uma carga especialmente fácil.

- A ideia de que as colunas de hoje são superiores às de antigamente: nas gamas baixas de marcas como a B&W, Kef e Monitor Audio, não vejo nada que se compare em qualidade sonora e de construção aos modelos equivalentes dos anos 70 e 80.

Entre os modelos (usados) que vale a pena procurar: as monitoras 2 vias da Nad, B&W DM5, Kef Celeste, Acoustic Energy Aegis 1 e 2 (estas de chão), Rogers LS 4A, Rega R1 e RS1, Royd, Epos 11. Mas cuidado com os preços, há quem compre no ebay e venda cá pelo triplo (os preços no ebay são um bom guia).

No caso dos gira-discos vale a pena uma coisa moderna (os bons gira vintage duram uma vida mas são caros). Ficará bem servido com um Rega RP 1 ou 2 ou um Project.

Não me parece que valha a pena investir muito num 3020 porque a razão da excelente relação qualidade/ preço do amplificador deve-se à fraca qualidade de alguns componentes. Mas se o mantiver na especificação, ainda hoje é muito agradável de ouvir.
jayvee
jayvee
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 38
Localização : Lisboa
Interesses : Música e Arte, leitura, som, carros
Data de inscrição : 01/03/2012
Pontos/Reputação : 66

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  Blink 4/10/2014, 20:53

Algumas dicas de fazer um re-cap no NAd 3020.

http://www.audiokarma.org/forums/showthread.php?t=460678
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 Empty Re: Nad 3020

Mensagem  agorgal 4/10/2014, 23:44

jpfelgueiras escreveu:As Wharfedale Crystal CR 30.4 sao de 6 ohm e um minimo de 25W. O amplificador e de 20W e 8ohms, Nao vei trazer problemas?

Como escreve "jayvee" as especificações do Nad 3020 são bastante conservadoras, ou seja, são uns "valentes" 20w... mas, e insisto, depende da forma como ouve música. Se gostar de níveis de volume muito elevados e durante muito tempo poderá entrar em sobreaquecimento.
Quanto aos 6 ohms, curiosamente o manual não é peremptório quanto à utilização de colunas de 8 ohms, assumindo inclusivé que suporta sem problemas impedâncias inferiores. E aqui repito a última frase do parágrafo anterior...



@"jayvee": Quando referi colunas antigas respondia a uma questão sobre umas Telefunken TL 600 e acrescentei que colunas antigas "...ou são muito boas (e caras) ou não valem o investimento." Tenho grande respeito pelas excelentes colunas desenhadas nos anos 60/70 mas, no caso que aqui tratamos, parecem-me desajustadas para o orçamento disponível.

agorgal
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 135
Localização : Porto
Data de inscrição : 20/09/2011
Pontos/Reputação : 226

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  jpfelgueiras 5/10/2014, 00:21

Jayvee, quando falas em NAD de 2 vias sao pot exemplo as 801 ou as 8225?

jpfelgueiras
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 45
Data de inscrição : 29/08/2014
Pontos/Reputação : 97

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  jayvee 5/10/2014, 01:03

Boa pergunta, só conheço um modelo e não estou certo da referência.
jayvee
jayvee
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 38
Localização : Lisboa
Interesses : Música e Arte, leitura, som, carros
Data de inscrição : 01/03/2012
Pontos/Reputação : 66

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  jayvee 5/10/2014, 01:24

[quote="agorgal"]
jpfelgueiras escreveu:As Wharfedale Crystal CR 30.4 sao de 6 ohm e um minimo de 25W. O amplificador e de 20W e 8ohms, Nao vei trazer problemas?

Como escreve "jayvee" as especificações do Nad 3020 são bastante conservadoras, ou seja, são uns "valentes" 20w... mas, e insisto, depende da forma como ouve música. Se gostar de níveis de volume muito elevados e durante muito tempo poderá entrar em sobreaquecimento.
Quanto aos 6 ohms, curiosamente o manual não é peremptório quanto à utilização de colunas de 8 ohms, assumindo inclusivé que suporta sem problemas impedâncias inferiores. E aqui repito a última frase do parágrafo anterior...


Concordo que as Telefunken não têm qualidade. O que eu quis dizer foi que neste caso vale mais a pena comprar colunas usadas um pouco melhores em vez de umas novas baixo de gama. O Nad aguenta perfeitamente impedâncias abaixo de 8 ohms com um único par de colunas. Ouvir a volumes muito elevados só com amps de um campeonato muito acima, o Nad não é nem nunca foi para "headbangers" mesmo com caixas de alto rendimento. Não me recordo se o 3020 já tem o soft clipping, que o protege caso se exagere no volume, obviamente em detrimento da qualidade de som.

As antigas Wharfedale Diamond pequenas, que por vezes aparecem a preços muito baixos, tocam bem com o Nad. Tal como alguns modelos antigos da Mission.

O que acho pouco recomendável é associar o Nad a colunas vivas no médio-alto de gama, que é o caso de muitas colunas baratas fabricadas hoje em dia para ouvidos habituados a fones portáteis de baixa qualidade.

De qualquer maneira, aconselho ouvir antes de comprar seja o que for.

jayvee
jayvee
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 38
Localização : Lisboa
Interesses : Música e Arte, leitura, som, carros
Data de inscrição : 01/03/2012
Pontos/Reputação : 66

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 Empty Colunas Nad

Mensagem  jayvee 5/10/2014, 11:46

Identifiquei as referências e as Nad que conheço são as mais caras, que considero excelentes para o preço mesmo com amplificadores mais sofisticados.

Estão um par de cada à venda no Olx aí no Norte e dificilmente imagino melhor casamento com o 3020.

Umas colunas modernas desta qualidade custariam para cima de €500.

Se o dinheiro não chegar, o modelo mais barato é uma boa opção.

Sinergia garantida.
jayvee
jayvee
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 38
Localização : Lisboa
Interesses : Música e Arte, leitura, som, carros
Data de inscrição : 01/03/2012
Pontos/Reputação : 66

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  Valkilm 5/10/2014, 18:49

Boas,

Já tive NAD e são de facto excelentes amplificadores dentro da gama que se inserem.

O que me admira é que aqui no Audiopt há malta que faz este tipo de revisões...não há ninguém que se ofereça para ver este 3020 a preço de amigo?

Abraço
Valkilm
Valkilm
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 659
Idade : 55
Localização : ILHA DE S. MIGUEL - AÇORES
Interesses : AUDIO
Data de inscrição : 18/01/2009
Pontos/Reputação : 1073

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos