Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como aproveitar melhor o Nad 3020

+8
Valkilm
jayvee
joevalve
vfarias
luis lopes
agorgal
Blink
jpfelgueiras
12 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 - Página 2 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  jpfelgueiras 5/10/2014, 19:03

Valkilm escreveu:Boas,

Já tive NAD e são de facto excelentes amplificadores dentro da gama que se inserem.

O que me admira é que aqui no Audiopt há malta que faz este tipo de revisões...não há ninguém que se ofereça para ver este 3020 a preço de amigo?

Abraço

Isso é que era Smile

jpfelgueiras
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 45
Data de inscrição : 29/08/2014
Pontos/Reputação : 97

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 - Página 2 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  agorgal 6/10/2014, 00:21

Realmente umas colunas que também julgo adequarem-se bem ao Nad 3020, as NAD 8225. Já andaram pelo olx em tempos, pelo mesmo vendedor. Aparentemente estão impecáveis e com muito pouco uso. Atendendo a isso o preço parece-me razoável.
O Nad 3020 tem a possibilidade "softcliping" e circuito de protecção contra sobreaquecimento.


Última edição por agorgal em 6/10/2014, 00:26, editado 1 vez(es)

agorgal
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 135
Localização : Porto
Data de inscrição : 20/09/2011
Pontos/Reputação : 226

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 - Página 2 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  jpfelgueiras 6/10/2014, 00:24

agorgal escreveu:Realmente umas colunas que também julgo adequarem-se bem ao Nad 3020, as NAD 8225. Já andaram pelo olx em tempos, pelo mesmo vendedor e que aparentemente estão impecáveis e com muito pouco uso. Atendendo a isso o preço parece-me razoável.

Ja tentei falar com o vendedor mas não obtenho resposta.

jpfelgueiras
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 45
Data de inscrição : 29/08/2014
Pontos/Reputação : 97

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 - Página 2 Empty Re: Como aproveitar melhor...

Mensagem  agorgal 6/10/2014, 00:27

Uma questão de insistir amanhã...

agorgal
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 135
Localização : Porto
Data de inscrição : 20/09/2011
Pontos/Reputação : 226

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 - Página 2 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  jpfelgueiras 7/10/2014, 12:41

Conseguem-me dizer o quai são melhores colunas:
Focal Chorus 705
NAD 8225


Estou indeciso entre as duas, são ao mesmo preço e as Focal trazem suportes.


jpfelgueiras
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 45
Data de inscrição : 29/08/2014
Pontos/Reputação : 97

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 - Página 2 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  jayvee 7/10/2014, 13:59

No caso das Nad, a compatibilidade é mais garantida. As 705 não são colunas problemáticas mas só experimentando para ver o resultado (presumo que se trate das 705S ou 705V, séries anteriores não recomendaria).
jayvee
jayvee
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 38
Localização : Lisboa
Interesses : Música e Arte, leitura, som, carros
Data de inscrição : 01/03/2012
Pontos/Reputação : 66

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 - Página 2 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  jpfelgueiras 7/10/2014, 15:23

jayvee escreveu:No caso das Nad, a compatibilidade é mais garantida. As 705 não são colunas problemáticas mas só experimentando para ver o resultado (presumo que se trate das 705S ou 705V, séries anteriores não recomendaria).

Obrigado pelo conselho.
Estava a falar das anteriores.

Vou aguardar pelas NAD

jpfelgueiras
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 45
Data de inscrição : 29/08/2014
Pontos/Reputação : 97

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 - Página 2 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  jayvee 7/10/2014, 16:35

Acho que vai ficar bem servido.
jayvee
jayvee
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 38
Localização : Lisboa
Interesses : Música e Arte, leitura, som, carros
Data de inscrição : 01/03/2012
Pontos/Reputação : 66

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 - Página 2 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  rjbv17 8/10/2014, 22:34

Não resisto a entrar neste debate.

Apesar de ter evoluído para outras soluções, ainda conservo o meu NAD 3130 (o que veio depois do 3020 e todas as suas evoluções - "A", "i", ...) para, nas vezes que o meu SET 300B precisa de intervenção, voltar ao serviço. Apesar da diferença de tecnologia, especificações, gama (i.e, preço), o "velhinho" continua a dar um gozo extremo na audição; suave, rápido, disponível na gama de audição. Não tem o som "fininho" dos amplificadores modernos! E com os OB (>96 dB)!!!

Os NAD dos finais de 70 até aos meados de 80 precisam de colunas com sensibilidade entre os 89 e os 91 dB para darem um som agradável (subir a sensibilidade pode dar resultados menos agradáveis mas, isto não é regra nenhuma; só escutando "no local do crime"). Os melhores desempenhos que ouvi, IMHO, foi com as KEF da altura, as Coda III, as Cresta (alguém aqui já as referiu) e as Carlton. Ainda tenho as minhas Coda III, fabricadas pela Electrosound Portuguesa e, volta e meia, voltam a dar aquilo que melhor fazem (até com o SET 300B). São colunas de caixa fechada. Eu nunca combinaria um NAD com o som das Monitor Audio ou BW, por achar que não constituem a melhor sinergia com o amplificador em questão.

Apesar das KEF serem as que mais me agradam, não poderei deixar de referir que a grande surpresa veio com a audição das Wharfedale Diamond na sua versão original e evoluções posteriores da década de 80.

Posto isto, talvez pudesse resultar a combinação desse NAD com as KEF Q?? atuais ou com a última encarnação das Diamond, na eventualidade de não se encontrarem modelos mais antigos. Neste ultimo caso, será sempre recomendável a substituição dos condensadores eletrolíticos do crossover e do próprio amplificador. Se está na região do Porto e não tem meios de o fazer por si, sugiro o recurso à Testeletrónica em Perafita.

Ouvi há pouco tempo umas colunas de fabricação moderna (Xavian?) com uma sonoridade muito agradável. Podem ser uma opção a considerar com o velho NAD.
rjbv17
rjbv17
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 205
Idade : 67
Localização : Porto
Interesses : Hi-Fi, carros, música, selos, astronomia, desporto
Data de inscrição : 23/02/2012
Pontos/Reputação : 380

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 - Página 2 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  jayvee 8/10/2014, 22:52

Entre finais dos 70s e meados dos 80s, pouquíssimas colunas tinham a sensibilidade que refere (essas Carlton devem andar pelos 86dB). Apesar disso o 3020 defende-se muito bem. Claro que se o associar a umas Tannoy Dual Concentric 12" enche uma sala grande sem problemas (espectacular mas a realçar a acidez do agudo das Tannoy).

Toda esta conversa faz-me, e não pela primeira vez, lamentar a falta de linearidade de muitos equipamentos actuais. A reflectir o facto de cada vez menos gente saber o que é ouvir instrumentos acústicos, não-amplificados, em condições acústicas aceitáveis.

Também concordo que as Xavian que conheço são uma boa excepção ao que acabei de dizer.
jayvee
jayvee
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 38
Localização : Lisboa
Interesses : Música e Arte, leitura, som, carros
Data de inscrição : 01/03/2012
Pontos/Reputação : 66

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 - Página 2 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  jpfelgueiras 8/10/2014, 23:55

Estive a pesquisar pelas Xavian, os preços vão completamente fora do meu orçamento.
Estou a equacionar gastar 150€. Talvez suba ate aos 200 se for uma oportunidade impredivel ( e vier com suportes e cabos Very Happy )

jpfelgueiras
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 45
Data de inscrição : 29/08/2014
Pontos/Reputação : 97

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 - Página 2 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  jayvee 9/10/2014, 08:25

As Xavian são caras e só numa perspectiva de investimento poderiam interessar. Continuo a pensar que a solução estará numas usadas com um par de anos, o que não significa que não trabalhem lindamente sem necessidade de grandes reparações. Das diversas colunas antigas que me têm passado pelas mãos, nenhuma requereu substituição de componentes.
jayvee
jayvee
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 38
Localização : Lisboa
Interesses : Música e Arte, leitura, som, carros
Data de inscrição : 01/03/2012
Pontos/Reputação : 66

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 - Página 2 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  jpfelgueiras 10/10/2014, 23:45

Entre umas KEF C5 (165€) as Q30 (150€) ou as Q1 (125€) quais e que se adequam mais?
Com as Q1 iria ter de comprar um suportes posteriormente

Para já das que se encontram na zona norte (Porto, Braga, Aveiro, Viana do Castelo) parece-me o melhor que se encontra.

As NAD que se encontram no olx, o vendedor não responde (mesmo depois dos meus mais de 10 email)

jpfelgueiras
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 45
Data de inscrição : 29/08/2014
Pontos/Reputação : 97

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 - Página 2 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  Rui_Rodrig 11/10/2014, 11:00

Bom dia, foristas:

Então o rjbv17 gostou dumas colunas Xavian Gran Colonna de chão que ouviu recentemente ?  Razz

Estou quase a adivinhar que foram ligadas a um Dynavox VR70EII que eu tenho na casa dos meus pais !...  Very Happy

Não estão à venda mas também o preço PVP na época era de €900. Foram, no entanto, compradas em demo por bem menos, claro.
Acho, portanto, que estão fora do budget que jpfelgueiras pretende dispender na aquisição de umas colunas para o seu NAD.

A Vilasound em Vila do Conde, que foi onde comprei as Xavian, tem lá umas Quad 21L2 em "oportunidades" mas para um preço elevado.
Não deixe no entanto de visitar o espaço deles no tópico de profissionais aqui no fórum e como são perto, que tal uma visita com o amplificador NAD debaixo do braço para testar ?  Smile

Cumps,
Rui
Rui_Rodrig
Rui_Rodrig
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 129
Idade : 66
Localização : Porto
Ocupação : Técnico Superior de Lazer
Interesses : Autos, motos, computadores e música
Data de inscrição : 16/02/2012
Pontos/Reputação : 197

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 - Página 2 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  jayvee 11/10/2014, 12:58

Apesar de nesta categoria de preços recomendar colunas de suporte, entre estas três Kef o melhor compromisso parece-me ser, de longe, as q30. Caso estejam boas o preço parece-me razoável, tente negociar. Se puder ouvi-las com o Nad melhor ainda.

A menos que fosse como investimento, seria descabido adquirir umas Xavian para o 3020 (mesmo usadas). Quando à Quad 21l, não me parece uma boa opção para funcionar com o Nad.

jayvee
jayvee
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 38
Localização : Lisboa
Interesses : Música e Arte, leitura, som, carros
Data de inscrição : 01/03/2012
Pontos/Reputação : 66

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 - Página 2 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  rjbv17 12/10/2014, 15:26

Rui_Rodrig escreveu:Bom dia, foristas:

Então o rjbv17 gostou dumas colunas Xavian Gran Colonna de chão que ouviu recentemente ?  Razz

Estou quase a adivinhar que foram ligadas a um Dynavox VR70EII que eu tenho na casa dos meus pais !...  Very Happy

....

Cumps,
Rui


Ainda há dúvidas?
rjbv17
rjbv17
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 205
Idade : 67
Localização : Porto
Interesses : Hi-Fi, carros, música, selos, astronomia, desporto
Data de inscrição : 23/02/2012
Pontos/Reputação : 380

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 - Página 2 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  rjbv17 12/10/2014, 15:39

jayvee escreveu:Apesar de nesta categoria de preços recomendar colunas de suporte, entre estas três Kef o melhor compromisso parece-me ser, de longe, as q30. Caso estejam boas o preço parece-me razoável, tente negociar. Se puder ouvi-las com o Nad melhor ainda.

A menos que fosse como investimento, seria descabido adquirir umas Xavian para o 3020 (mesmo usadas). Quando à Quad 21l, não me parece uma boa opção para funcionar com o Nad.


Quanto à primeira questão, estou totalmente de acordo.

Quanto à segunda (NAD+Xavian), terá de ser mais explícito.

O meu NAD 3130 já acompanhou os meus FR Lowther DX4 nas TL, com resultados não menos que brilhantes para um amplificador low cost (estamos a falar de uma relação 10:1 em relação a preços ou "campeonatos"). Estamos a falar de resultados na reprodução, penso! Não tem mal nenhum esse amplificador tocar com umas Xavian que custam 5 vezes mais que o dito. Se o resultado for bom, que o seja e que se tire partido do mesmo. Se não há orçamento, o mercado de usados tem oportunidades incríveis. É só esperar e estar atento.
rjbv17
rjbv17
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 205
Idade : 67
Localização : Porto
Interesses : Hi-Fi, carros, música, selos, astronomia, desporto
Data de inscrição : 23/02/2012
Pontos/Reputação : 380

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 - Página 2 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  Rui_Rodrig 12/10/2014, 17:42

Vivam foristas:

Mais uma achega à discussão:  Cool

Já ouvi dizer que é preferível investir mais no amplificador do que nas colunas. Quer isto dizer que o amplificador nesta situação está em condições de "espremer" bem melhor as colunas e tirar o máximo proveito do conjunto do que no caso contrário, (colunas superiores ao amp), em que o amp não chega para dar "conta do recado" ...

Claro que tudo isto pode ser posto em causa se estivermos perante limitações do budget, oportunidades entretanto surgidas no mercado de usados ou planos de posteriores upgrades ao sistema já antecipadamente definidos.

Cumps,
Rui
Rui_Rodrig
Rui_Rodrig
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 129
Idade : 66
Localização : Porto
Ocupação : Técnico Superior de Lazer
Interesses : Autos, motos, computadores e música
Data de inscrição : 16/02/2012
Pontos/Reputação : 197

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 - Página 2 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  rjbv17 12/10/2014, 21:20

Rui_Rodrig escreveu:Vivam foristas:

Mais uma achega à discussão:  Cool

Já ouvi dizer que é preferível investir mais no amplificador do que nas colunas. Quer isto dizer que o amplificador nesta situação está em condições de "espremer" bem melhor as colunas e tirar o máximo proveito do conjunto do que no caso contrário, (colunas superiores ao amp), em que o amp não chega para dar "conta do recado" ...

Claro que tudo isto pode ser posto em causa se estivermos perante limitações do budget, oportunidades entretanto surgidas no mercado de usados ou planos de posteriores upgrades ao sistema já antecipadamente definidos.

Cumps,
Rui

Não se deve acreditar em tudo o que se ouve dizer.

É preciso ouvir e comparar com referências. Nesta matéria do audio, dificilmente existirão verdades absolutas. Todos nós ouvimos de maneira diferente. É desejável ter referências (música ao vivo) e depois tentar em casa a melhor reprodução possível, na certeza que o que agrada a mim pode não agradar a outros.

Estes amplificadores velhinhos são, em muitos casos, superiores aos atuais. Mas também é verdade que nem tudo o que hoje se faz é mau e as colunas são disso um bom exemplo. Como já aqui referido, nas décadas de 70/80, as colunas, no geral (i.e., as acessíveis), tinham sensibilidades baixas o que não permitia tirar melhor partido do equipamento. Não sei quanto custaria hoje um NAD 3020 mas, decerto, seria equipamento para emparelhar com colunas da ordem dos 500-1000 Euro.
rjbv17
rjbv17
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 205
Idade : 67
Localização : Porto
Interesses : Hi-Fi, carros, música, selos, astronomia, desporto
Data de inscrição : 23/02/2012
Pontos/Reputação : 380

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 - Página 2 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  jayvee 12/10/2014, 21:50

É óbvio que um 3020 toque, no mínimo, razoavelmente com umas Lowther como toca com umas Tannoy Gold 12", dado o elevadíssimo rendimento de ambas: superior ao das Xavian como a mais de 95% das colunas no mercado.

Para mim é também óbvio, neste contexto, que um melhor amplificador a transistores ou um bom amplificador a válvulas de baixa potência dá melhor conta do recado que o Nad 3020 (pelo menos com as Tannoy é assim).

O que disse atrás foi que a opção Xavian (e não me refiro às baixo de gama, que não conheço) só se justificaria como investimento, numa perspectiva de substituição do 3020 mais tarde ou mais cedo. Não me parece que seja isso que o forista do Nad pretende.



jayvee
jayvee
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 38
Localização : Lisboa
Interesses : Música e Arte, leitura, som, carros
Data de inscrição : 01/03/2012
Pontos/Reputação : 66

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 - Página 2 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  jpfelgueiras 12/10/2014, 23:27

Obrigado a todos pela ajuda,

Acabei de adquirir hoje umas Acoustic Energy Aegis Two (que já tinham sido referenciadas pelo jayvee). Estou muito contente com a minha aquisição Smile

Estou a espera de um negocio para um Project Debout 3. Penso que vá ser uma boa aquisição devido ao meu orçamento.

Entretanto, tenho andado a ver um projecto que se chama Volumio (http://volumio.org/) que consiste basicamente num player de fontes digitais (mp3, FLAC) com um raspberry pi e, de preferência um DAC. Já conheciam este protejo?

jpfelgueiras
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 45
Data de inscrição : 29/08/2014
Pontos/Reputação : 97

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 - Página 2 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  jayvee 13/10/2014, 08:49

Excelente aquisição e compatibilidade e, ainda hoje, excelente som sem a desagradável acentuação do médio-agudo tão na moda. Tente, se houver um pórtico de acesso, encher o compartimento inferior das colunas com areia de gato para controlar ressonâncias e as tornar mais estáveis.

Volumio é um software para microcomputador que só conheço de nome. Passo a palavra aos foristas que têm experiência na matéria.

Boas audições.
jayvee
jayvee
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 38
Localização : Lisboa
Interesses : Música e Arte, leitura, som, carros
Data de inscrição : 01/03/2012
Pontos/Reputação : 66

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 - Página 2 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  Paulo André 13/10/2014, 10:22

Sobre o volumio e raspberry pi já existe este tópico aqui no forum

http://www.audiopt.net/t14109-raspberry-pi-volumio?highlight=volumio
Paulo André
Paulo André
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 5978
Idade : 51
Localização : Barreiro
Ocupação : Ferroviário
Interesses : Audio DIY
Data de inscrição : 19/12/2007
Pontos/Reputação : 3209

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 - Página 2 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  jpfelgueiras 28/10/2014, 21:30

Ainda não comprei o gira discos, o pro-ject que fui ver, o prato rodava um bocado empenado.

Ando a ver um Technics SL-1210 MKII, mas o vendedor disse-me que a terra estava ligada aos RCA (self-grounding). Era utilizado para Dj.

Quais são as desvantagem do self groundig? É isto um show stopper ou não interfere na qualidade.

jpfelgueiras
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 45
Data de inscrição : 29/08/2014
Pontos/Reputação : 97

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 - Página 2 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  manel1 29/10/2014, 14:49

jpfelgueiras escreveu:Ainda não comprei o gira discos, o pro-ject que fui ver, o prato rodava um bocado empenado.

Ando a ver um Technics SL-1210 MKII, mas o vendedor disse-me que a terra estava ligada aos RCA (self-grounding). Era utilizado para Dj.

Quais são as desvantagem do self groundig? É isto um show stopper ou não interfere na qualidade.

Não sou lá grande especialista nesta área, mas eu acho que o ideal é ter a terra separada, penso que o melhor será falar com alguem que repare gira-discos e pedir orçamento para desfazer esta alteração. Atenção que em termos práticos poderá não ser uma diferença audível, mas ''cumprir o regulamento'' deixava-me dormir mais descansado.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 - Página 2 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  jayvee 29/10/2014, 15:55

O SL 1200 vem de origem com fio de terra separado. Contudo esta configuração não é obrigatória, a Rega por exemplo não a utiliza habitualmente.
jayvee
jayvee
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 38
Localização : Lisboa
Interesses : Música e Arte, leitura, som, carros
Data de inscrição : 01/03/2012
Pontos/Reputação : 66

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 - Página 2 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  jpfelgueiras 29/10/2014, 23:18

jayvee escreveu:O SL 1200 vem de origem com fio de terra separado. Contudo esta configuração não é obrigatória, a Rega por exemplo não a utiliza habitualmente.


Comprendo que o fio terra nem sempre e obrigatório. Serve para eliminar a estatica criada pela rotação.

A minha questão e se a qualidade vai ser pior? Caso seja pior vale a pena repara ou e um caso perdido?

jpfelgueiras
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 45
Data de inscrição : 29/08/2014
Pontos/Reputação : 97

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 - Página 2 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  jayvee 30/10/2014, 10:25

Parece-me que se o SL1200 não apresentar ruído não há qquer vantagem em reinstalar uma terra separada ainda que, pessoalmente, prefira as configurações de origem por uma questão de princípio.

Nenhum dos meus giradiscos actuais - Rega, Lenco e Elac - têm fio de terra separado de origem. Não tenho o conhecimento especializado para defender, teoricamente, uma ou outra solução. Mas diria que vai tudo dar ao mesmo.
jayvee
jayvee
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 38
Localização : Lisboa
Interesses : Música e Arte, leitura, som, carros
Data de inscrição : 01/03/2012
Pontos/Reputação : 66

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 - Página 2 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  manel1 30/10/2014, 19:49

Acabo por não saber como é que esse gira-disco veio de fábrica??

Esta frase induziu-me a pensar que ele tenha sido alterado : ''Ando a ver um Technics SL-1210 MKII, mas o vendedor disse-me que a terra estava ligada aos RCA (self-grounding). Era utilizado para Dj.''

Mas provavelmente alterado ou não a diferença não será significativa, seria prudente pedir ao vendedor para ouvi-lo.

Boa sorte

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

colunas - Como aproveitar melhor o Nad 3020 - Página 2 Empty Re: Como aproveitar melhor o Nad 3020

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos