Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

"bass null" com wharfedale diamond 8.2

+5
Pierre
castro
Blink
joevalve
wharfie
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

"bass null" com wharfedale diamond 8.2 Empty "bass null" com wharfedale diamond 8.2

Mensagem  wharfie 10/6/2009, 12:57

boas!

precisava da vossa ajuda com um problema bastante aborrecido e que ja me está a levar ao desespero! :damn:
não sei se será este o post mais correcto mas aqui vai...
tenho um conjunto da wharfedale (ou whafferland como a minha querida esposa as designa) clown diamond 8, as 8.2 á frente,8.1 atrás e a coluna central da mesma gama,a amplificação vem de um onkyo tx-sr606 e a fonte é um marantz dv3002 e um velhinho sony cdp-cx55,tudo ligado com uns "belissimos" cabos audio do aki de 2,5mm...e acontece que não consigo posicionar as colunas de maneira a ter graves decentes.Ja experimentei tudo em termos de posicionamento das mesmas e so consegui chegar a um compromisso de poucos ou nenhuns graves com um desagradavel boom no médio baixo,certas notas de instrumentos tipo guitarra e contrabaixo fazem uma distorção incrivel.é claro,que a dada altura até a gama média perde detalhe da já de si bastante modesta qualidade de som.é quase como se o som grave não se sentisse e o que se ouve é um grave de uma nota,mas que nem é quase um som grave...e se aproximo as colunas muito da parede,só consigo ter distorção,um horroroso bass boom memo á maneira!já vasculhei a net,vi bass traps,vi que os cabos das colunas podem ter influencia,descobri expressões como "bass null" numa determinada posição na sala...enfim,tanta coisa!
a sala é rectangular,mede cerca de 6,2x4,1,nao sei se isto poderá ajudar...
caros e sábios amigos,peço a vossa ajuda e opinião e agradeço todos os comentários que fizerem! Very Happy

grande abraço
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 152
Idade : 41
Localização : Odivelas
Data de inscrição : 09/06/2009
Pontos/Reputação : 340

Ir para o topo Ir para baixo

"bass null" com wharfedale diamond 8.2 Empty Re: "bass null" com wharfedale diamond 8.2

Mensagem  joevalve 10/6/2009, 13:08

de conjuntos AV nada sei, mas gostava de te fazer uma pergunta:

esses problemas de distorção "apareceram" agora ou já os tinhas antes ?

e já agora podias actualizar o teu perfil e colocar a localidade onde resides, quem sabe poderias ter a colaboração de foristas da tua área de residência para "in loco" te ajudarem a descobrir a origem dos males que te afectam.

cumps

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

"bass null" com wharfedale diamond 8.2 Empty Re: "bass null" com wharfedale diamond 8.2

Mensagem  Blink 10/6/2009, 13:34

Em que lado tens as colunas na sala, no lado maior de 6.2mts ou no menor de 4.1, se não estão no lado menor fazias a experiência e colocava-as lá onde eu acho que reverbam menos porque o sinal tem um maior caminho a percorrer e a esbater, depois há o problema da cablagem que não precisa de ser cara mas precisa de ser a adequada, os ICs que também precisam de ser os mais adequados ao sistema e para isso nada como fazer pequenas experiências e fazê-los para não se gastar muito money.

Será toda uma sinergia a ser revista, o elemento por vezes mais importante de um sistema tb é a sala, eu que o diga que quando mudo o meu sistema para a sala maior tem um som diferente, no teu caso falta saber muitos pormenores, o chão, cortinas, distância entre colunas, é como quando vamos a um médico queixar-nos de alguma dor, manda-nos fazer uma série de exames (se não for da caixa) para tentar conhecer o nosso histórico, aqui será +- isso, tens que começar a equacionar alguma mudança, penso eu.
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Localização : Porto - Póvoa de Varzim
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

"bass null" com wharfedale diamond 8.2 Empty Re: "bass null" com wharfedale diamond 8.2

Mensagem  wharfie 11/6/2009, 01:41

este problema sempre existiu infelizmente.já acontecia com as 8.1 que são mais pequenas,mas como posteriormente adquiri as 8.2,as 8.1 foram para os canais traseiros e as 8.2 vieram para a frente e fazem ainda mais esta distorção no som,pois tem um driver maior e um grave um pouco mais forte.
neste momento tenho as colunas viradas para o lado maior da sala apesar de ter experimentado o inverso como sugerido.o grave ficou a sentir-se e a ouvir-se,mas muito mais com um boom muito desagradavel e a enrolar muito também,pois o ponto de audição ficava muito proximo da parede,além de que não teria outra hipotese senão que todo o sistema ficava descentrado e mais proximo a uma parede que outra.
o chão é azulejo,mas tenho um tapete de dimensoes bastante razoáveis mesmo frente ás colunas,o resto será o vulgar,cortinas grossas na janela,bastante pequena por sinal,alguns moveis e espaço reduzido.a distancia entre as colunas é o aconselhado pela marca e de facto têm razão,se as aproximo muito uma da outra,perdem bastante focus e fico com uma imagem stereo muito pouco definida.estão a sensivelmente 2 metros uma da outra e com um ligeiro "toe in" e estão a cerca de 70cms da parede traseira.
já reparei no entanto que á medida que me desloco pela sala,quanto mais me desloco para o fundo da mesma mais consigo sentir e ouvir um baixo mesmo muito definido e limpo,ideal mesmo,so que a quase 3 metros das colunas...
será que uns bass traps nos cantos resolviam alguma coisa?será que umas colunas diferentes e talvez com o portico de bass reflex a apontar para trás teriam um som um pouco melhor?
grato pela atenção que deram ao post! Smile
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 152
Idade : 41
Localização : Odivelas
Data de inscrição : 09/06/2009
Pontos/Reputação : 340

Ir para o topo Ir para baixo

"bass null" com wharfedale diamond 8.2 Empty Re: "bass null" com wharfedale diamond 8.2

Mensagem  castro 11/6/2009, 02:15

Complicado.Não sei se ouviste as colunas antes de as comprar,se as ouviste,mas na loja,se as comparaste com outras,enfim pedimos que sejas mais especifico,pois pode estar aí o problema,ou seja...a coluna,todo o "trabalho" que tens tido com a mobilia tentando melhorar a acústica,á espera de resultados muito melhores ao esperado,não te iludas porque não vais ter melhor som da...coluna:aí só se mexe depois de gostares do som da coluna que compras-te,e acho que aquì é que está o problema.Ou não...
castro
castro
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 295
Idade : 59
Localização : lisboa
Ocupação : restauração
Data de inscrição : 02/04/2008
Pontos/Reputação : 167

Ir para o topo Ir para baixo

"bass null" com wharfedale diamond 8.2 Empty Re: "bass null" com wharfedale diamond 8.2

Mensagem  wharfie 11/6/2009, 02:32

sim,já as tinha ouvido e apesar de nunca ter experimentado muitas outras colunas,também estava agarrado em termos monetários... Neutral não existia muito por onde escolher!
Mas sei que as colunas não têm problema nenhum,o que se nota é que são mesmo muito sensiveis relativamente ao posicionamento!já tive oportunidade de as pôr a tocar num sítio mais a jeito e tocaram muito bem!Gosto muito delas e sei que têm um bom som,gostava era realmente de extrair o que elas têm de melhor,mas aposto na acustica da sala,muito deficiente por sinal!
quando vou para o fundo da sala,os baixos são...perfeitos! Very Happy
será que é mesmo a questão dos cantos da minha sala?é que nem são uns cantos quaisquer...têm um canto dentro do próprio canto! Razz
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 152
Idade : 41
Localização : Odivelas
Data de inscrição : 09/06/2009
Pontos/Reputação : 340

Ir para o topo Ir para baixo

"bass null" com wharfedale diamond 8.2 Empty Re: "bass null" com wharfedale diamond 8.2

Mensagem  Pierre 11/6/2009, 08:23

Já assisti a esse fenómeno! Só tens uma coisa a fazer, afasta as colunas dos cantos e das laterais da sala, pelo menos 1 mt. Nem que percas um pouco de stereo, será compensado. Nos cantos, enche-os com estantes de livros ou algo que amorteça essas reflexões, até a altura da cintura.
Costuma-se dizer que problemas acusticos de sala só se resolvem à picareta mas à que tentar desta forma.
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Idade : 55
Localização : Elvas
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 1079

Ir para o topo Ir para baixo

"bass null" com wharfedale diamond 8.2 Empty Re: "bass null" com wharfedale diamond 8.2

Mensagem  wharfie 12/6/2009, 01:58

já agora,que material é que posso pôr nos cantos?
quanto mais as afasto da parede traseira menos graves consigo sentir,ficam mesmo fraquinhos e depois o waf não me permite meter as colunas a 1 metro da parede.das laterais até conseguia,mas fico sem stereo nenhum mesmo...
mas vou tentar afasta-las das paredes laterais até um metro!
já agora,é mesmo nos cantos que se encontra o problema?
se assim for,faço uns corner bass traps!o problema é tanto trabalho para depois não resultar nada...mas vou tentar umas estantes com uns livros!já agora,os meus cabos de colunas são mesmo muito maus,sao do aki,será que também têm culpas no cartório?
mais uma vez muito obrigado a todos! Very Happy
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 152
Idade : 41
Localização : Odivelas
Data de inscrição : 09/06/2009
Pontos/Reputação : 340

Ir para o topo Ir para baixo

"bass null" com wharfedale diamond 8.2 Empty Re: "bass null" com wharfedale diamond 8.2

Mensagem  Pierre 12/6/2009, 08:14

Os cabos não tem nada a ver com o descontrole de graves que mencionas.
O problema reside na interecção, colunas-sala. É experimentar várias colocações e enchimento dos cantos para quebrar minimamente as reflexões das baixas frequências.
Um dos melhores upgrades que fiz, foi abrir por completo uma porta da sala e colocar um móvel num dos cantos. O afastamento entre colunas por norma, deve estar a metade da distância em que nós estamos colocados diante das mesmas. Portanto em salas pequenas. será melhor reduzir o palco stereo mas livrar-nos de reflexões nefastas vindas das paredes.
Mencionas que quando as afastas ficas sem graves...! Não será essa a colocação correcta e os graves correctos? O principal é a gama média e agudos não sofrer de impolamento dos graves.
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Idade : 55
Localização : Elvas
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 1079

Ir para o topo Ir para baixo

"bass null" com wharfedale diamond 8.2 Empty Re: "bass null" com wharfedale diamond 8.2

Mensagem  wharfie 13/6/2009, 01:00

caro pierre

experimentei hoje e com muito sacrificio do stereo,aproximar as colunas o máximo possivel uma da outra,mas o problema manteve-se e diria até que ficou pior.ficaram a um metro da parede lateral e a 80cms da traseira e a cerca de 1,6m uma da outra.deste jeito nota-se com maior facilidade o tal upper bass que envenena a gama média e lower bass não existe,nem se sente... :damn:
desmontei o sofá todo e pus as almofadas do mesmo junto ao canto e também não notei melhorias nenhumas,notei sim que devido ao facto fiquei com menos eco na sala,mas nas médias e altas frequencias,coisa ligeira,mas que deu para notar.
tenho que analisar bem a situação,pois é uma audição deveras desagradavel e que mesmo a baixo volume de som se nota.quase nem ouço musica...nota curiosa,tenho um subwoofer ligado só para safar ás vezes uma sessão de cinema e noto que,mesmo estando ele a um canto,não consigo sentir ou ouvir grande coisa dele do meu ponto de audição.é um verdadeiro bass null...e quer avance quer recue o ponto de audição,claro está,nos limites do que a sala permite e pouco ou nada muda.começo a pensar que estas colunas por muito boa pechincha que sejam,são mesmo muito complicaditas para quem não pode ter grandes condiçoes no "auditório"... :confused1:
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 152
Idade : 41
Localização : Odivelas
Data de inscrição : 09/06/2009
Pontos/Reputação : 340

Ir para o topo Ir para baixo

"bass null" com wharfedale diamond 8.2 Empty Re: "bass null" com wharfedale diamond 8.2

Mensagem  lore 13/6/2009, 01:11

Boas . estarao correctas todas as configuraçoes do amp ? pode ser dai o problema . Rui
lore
lore
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 841
Idade : 48
Localização : lisboa
Ocupação : http://www.laso.pt/04solucoes/05galeria.php
Interesses : cabrios ,motos , muitos kw , tatoos, adrenalina
Data de inscrição : 26/10/2008
Pontos/Reputação : 1037

Ir para o topo Ir para baixo

"bass null" com wharfedale diamond 8.2 Empty Re: "bass null" com wharfedale diamond 8.2

Mensagem  wharfie 13/6/2009, 01:19

é negativo...devorei o manual de instruções assim que o comprei e já experimentei todos os settings possiveis.até o audissey com o microfonezito,mas também não sou muito de equalizaçoes,musica so ouço em flat e em pure direct.com filmes,passo o lfe das colunas todo para o sub e memo assim nada...
é mesmo da sala o problema!toca a tentar fazer uns bass traps estas férias! Twisted Evil
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 152
Idade : 41
Localização : Odivelas
Data de inscrição : 09/06/2009
Pontos/Reputação : 340

Ir para o topo Ir para baixo

"bass null" com wharfedale diamond 8.2 Empty Re: "bass null" com wharfedale diamond 8.2

Mensagem  Pierre 13/6/2009, 07:23

[quote="wharfie "notei sim que devido ao facto fiquei com menos eco na sala[/quote]

Menos eco? Mas se tens a sala com eco é natural todos esses sintomas!
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Idade : 55
Localização : Elvas
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 1079

Ir para o topo Ir para baixo

"bass null" com wharfedale diamond 8.2 Empty Re: "bass null" com wharfedale diamond 8.2

Mensagem  Pierre 13/6/2009, 08:20

Se não tiveres grandes possibilidades em encher a sala com móveis ou estantes de livros, tapete no chão, se for tijoleira, tapa o port bass reflex da coluna com uma esponja e experimenta. Depende das caracteristicas da coluna mas pode resuiltar num grave mais controlado.
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Idade : 55
Localização : Elvas
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 1079

Ir para o topo Ir para baixo

"bass null" com wharfedale diamond 8.2 Empty Re: "bass null" com wharfedale diamond 8.2

Mensagem  joevalve 13/6/2009, 08:52

wharfie escreveu:é negativo...devorei o manual de instruções assim que o comprei e já experimentei todos os settings possiveis.até o audissey com o microfonezito,mas também não sou muito de equalizaçoes,musica so ouço em flat e em pure direct.com filmes,passo o lfe das colunas todo para o sub e memo assim nada...
é mesmo da sala o problema!toca a tentar fazer uns bass traps estas férias! Twisted Evil

o ideal seria experimentares o teu sistema com outras colunas. confesso que as tuas nada me dizem em termos sonoros (o design é bonito, mas não toca), quem sabe se fazendo essa experiência com outras colunas os teus problemas desapareciam ou pelo menos se reduziam significativamente.

e se calhar vendias as tuas, compravas outras mais adequadas e não tinhas de gastar dinheiro em soluções alternativas. para grandes males grandes remédios, a não ser que a tua sala seja mesmo do tipo "assassinar o som".

em audio há que experimentar, comparar, testar, só assim se pode evoluir. o teu diagnóstico pode não ser o mais correcto, pede ajuda a foristas da tua área de residência, quem sabe essa ajuda te pode elucidar melhor o problema que tens entre mãos.

vá lá malta de odivelas e arredores, toca a ajudar o rapaz.....

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

"bass null" com wharfedale diamond 8.2 Empty Re: "bass null" com wharfedale diamond 8.2

Mensagem  Mr.Spock 13/6/2009, 13:04

Sao umas monitoras nao sao ? Ja ouvi varias Wharfedale e o baixo pode ate nem ser grande coisa mas esta la. Experimente outro posicionamento ... Em altura. Provavelmente colocando-as mais baixas. Ah e os cabos tem tudo a ver com o controle do grave mas nao penso que seja dai. De qualquer forma o cabo de antena pode resultar bem melhor que esse do Aki. Experimente.

Mr.Spock
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 423
Data de inscrição : 06/04/2008
Pontos/Reputação : 161

Ir para o topo Ir para baixo

"bass null" com wharfedale diamond 8.2 Empty Re: "bass null" com wharfedale diamond 8.2

Mensagem  Fernando Novais 13/6/2009, 13:59

wharfie cheers
Se quiser experimentar uns qed anniversary tenho 3 X 2,5 Very Happy Só tem que pagar os portes Wink
Um abraço
Fernando Novais
Fernando Novais
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2644
Idade : 55
Localização : Gondomar/Porto
Ocupação : Funcionario Publico
Interesses : Musica/Cinema/Vespas
Data de inscrição : 18/02/2008
Pontos/Reputação : 1764

Ir para o topo Ir para baixo

"bass null" com wharfedale diamond 8.2 Empty Re: "bass null" com wharfedale diamond 8.2

Mensagem  wharfie 14/6/2009, 02:18

só malta porreira por aqui! Very Happy


a sala é mesmo um petisco para o eco...mas tenho a certeza que se pudesse ficar mais longe das colunas e se a sala so existisse para o meu deleite musical,tudo tocava muito melhor!
sim,é verdade que as colunas não são do melhor,mas também o limite do orçamento dita sempre tudo e já as ouvi tocar bem em casa dos meus pais.
tenho um tapete bem grande frente as colunas,mas o resto da sala é tudo tijoleira.
já lhe meti esponja no pórtico e manteve-se a maldita distorção no médio baixo,ficou pior ainda,o som ficou ainda mais seco e com menos clareza na gama média.que nojo... :damn: nada a fazer.
já ponderei comprar umas colunas mission m33i!com o portico bass reflex traseiro,talvez seja um pouco mais facil de se chegar a um compromisso...
as wharfedale ficavam pa 5.1 pronto.
o que acontece é que naquela posição de audição,também não me chega muito do subwoofer.é mesmo o raio do sítio na sala...
mas malta,muito obrigado por todas as sugestões e pela vossa paciência a lerem os posts.queria tanto ouvir música de maneira minimamente decente... Crying or Very sad
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 152
Idade : 41
Localização : Odivelas
Data de inscrição : 09/06/2009
Pontos/Reputação : 340

Ir para o topo Ir para baixo

"bass null" com wharfedale diamond 8.2 Empty Re: "bass null" com wharfedale diamond 8.2

Mensagem  wharfie 14/6/2009, 02:23

muito obrigado mais uma vez! Very Happy
sr Novais,esses cabos são muito pros para algo tão modesto,ainda se poderiam extraviar,mas fico muito agradecido pela sua intenção! Smile
pois é,eu acho que o cabo do aki não é mesmo grande coisa...parece que não transmite energia suficiente para mexer os drivers das colunas!
estes com cabo de antena que estou a tentar fazer pelo que experimentei,fizeram muita diferença num amp frakinho e mauzito com as mesmas colunas!ainda tenho um pouco de esperanças...

eh pah,são todos mesmo muito porreiros vocezes pah! Surprised
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 152
Idade : 41
Localização : Odivelas
Data de inscrição : 09/06/2009
Pontos/Reputação : 340

Ir para o topo Ir para baixo

"bass null" com wharfedale diamond 8.2 Empty Re: "bass null" com wharfedale diamond 8.2

Mensagem  HUGODM 25/6/2009, 16:01

Sr wharfie, não se preocupe pois o problema não está nos cabos do AKI... Nao sao tecnologia aeroespacial mas também não podem ser assim tao maus...

confesso que nao li quase nada do que foi escrito no topic...

Já viu se os fios estao bem apertados nos terminais do AMplificador? Uma vez um amigo meu tinha um problema num amp. novo , no qual quando puxava um pouco mais por ele entrava em OVERLOAD... O que se passava? Tão simples como um fiozinho (no meio de centenas que existem no enrolamento de um cabo de coluna) estava fora do encaixa e a tocar na caixa de metal do amplificador... o que nao é nada bom.

acho que precisa é de umas colunas que deem som!!! ou entao um sub! tenho um technics se quiser !lol
HUGODM
HUGODM
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 278
Data de inscrição : 01/06/2008
Pontos/Reputação : 338

Ir para o topo Ir para baixo

"bass null" com wharfedale diamond 8.2 Empty Re: "bass null" com wharfedale diamond 8.2

Mensagem  wharfie 27/6/2009, 10:50

pois bem,nem acredita na diferença que existiu assim que troquei os cabos do aki por outros cabos...do aki!segui uma receita do site sobre uns cabos para colunas utilizando cabo coaxial de antena e bem...que diferença! Very Happy
Quanto á possibilidade de existir algum cabo que esteja com um fiozinho a tocar no chassis do amp,é negativo,estive sempre de olho nas traseiras do animal!Além disso,agora os cabos que lá tenho é tipo solid core,so está mesmo a tocar onde deve!
Quanto ás colunas...pelo preço que dei por elas,têm um som maravilhoso,muito limpo e por agora são mais do que suficientes!Hão-de ficar ainda melhores quando as bi-amplificar!
Todo o problema reside mesmo nos cantos que tenho na sala,tenho que simular uma espécie de bass traps com lã mineral ou assim,estou certo de que muito há-de melhorar,a julgar pelas experiencias que tenho efectuado,inclusive desmanchar o sofá e mete-lo nos cantos da sala!haviam de ouvir a esposa,foi muito pouco didactico! Laughing
O proximo passo também será ter as wharfedale como 5.1 para home cinema e vou começar a investigar umas colunas de chão só para stereo.
let the magic begin! tongue
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 152
Idade : 41
Localização : Odivelas
Data de inscrição : 09/06/2009
Pontos/Reputação : 340

Ir para o topo Ir para baixo

"bass null" com wharfedale diamond 8.2 Empty Re: "bass null" com wharfedale diamond 8.2

Mensagem  Pierre 27/6/2009, 17:06

Experimenta 2 pequenos móveis com livros nos cantos e verás...(ouvirás) as diferenças. O que interessa é segurar esse grave que "rebomba".
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Idade : 55
Localização : Elvas
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 1079

Ir para o topo Ir para baixo

"bass null" com wharfedale diamond 8.2 Empty Re: "bass null" com wharfedale diamond 8.2

Mensagem  wharfie 28/6/2009, 14:32

a questao e que nem ribombar tenho...porque o grave nem tem força para isso.pelo menos e o que sinto...também,o meu ponto de audição e a meio da sala,ou seja,o pior sitio onde podia estar... Sad
sera que a solução de tratar os cantos vale a pena,sendo que so posso sentar-me a meio da sala?
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 152
Idade : 41
Localização : Odivelas
Data de inscrição : 09/06/2009
Pontos/Reputação : 340

Ir para o topo Ir para baixo

"bass null" com wharfedale diamond 8.2 Empty Re: "bass null" com wharfedale diamond 8.2

Mensagem  HUGODM 28/6/2009, 23:28

quer dizer que mudou os cabos e ficou com os problemas resolvidos é isso?

realmente há coisas fantásticas não há?

ehe
HUGODM
HUGODM
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 278
Data de inscrição : 01/06/2008
Pontos/Reputação : 338

Ir para o topo Ir para baixo

"bass null" com wharfedale diamond 8.2 Empty Re: "bass null" com wharfedale diamond 8.2

Mensagem  wharfie 29/6/2009, 11:48

nao fiquei com os problemas resolvidos...mas com os cabos novos,a diferença foi da noite para o dia,garantido Very Happy
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 152
Idade : 41
Localização : Odivelas
Data de inscrição : 09/06/2009
Pontos/Reputação : 340

Ir para o topo Ir para baixo

"bass null" com wharfedale diamond 8.2 Empty Re: "bass null" com wharfedale diamond 8.2

Mensagem  wharfie 13/8/2009, 21:17

consegui arranjar dois moveis de cds para colocar nos cantos da sala e lá ficou um pouco melhor.no entanto o raio do problema mantem-se! :damn: é tão frustrante...ver a esposa a olhar para nos,enquanto passamos horas,dias seguidos a mudar as colunas de posição...tinha algumas esperanças de poder começar a ouvir musica sem ter aquela distorção horrorosa,seca,de um baixo que nem sequer existe!
será que a colocação de uma placa de lã mineral por detras dos moveis nos cantos resolve alguma coisa?
já experimentei todas as posições de colunas e sofa...tou quase a desistir!Alguem com problemas parecidos que pudesse dar uma palavrinha?
:confused1:
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 152
Idade : 41
Localização : Odivelas
Data de inscrição : 09/06/2009
Pontos/Reputação : 340

Ir para o topo Ir para baixo

"bass null" com wharfedale diamond 8.2 Empty Re: "bass null" com wharfedale diamond 8.2

Mensagem  Pierre 13/8/2009, 21:44

Meu caro.
Isso é mesmo um problema de sala e que muitos não acreditam que possa ter tanta influência e toca de mudar componentes em catadupla.
Quase que apostava que a tua sala é cúbica!
Costuma-se dizer que problemas de ressonâncias e de graves, só se resolvem à picareta! Os graves trepam por paredes despidas tornando-se uma anarquia total, como as ondas de uma banheira de hidromassagem! Se estiveres completamente encostado à parede traseira para audição, é mau, se as colunas estiverem encostadas à parede traseira, é mau, se estiverem muito afastadas entre si e ficando perto das paredes laterais, também é mau. Por vezes é melhor reduzir o palco estereo para obter melhor focagem e evitar as laterais.
Tenta contrariar estes factores que obterás melhores resultados.
Se o chão for em tijoleira, deverá ser coberta com um tapete.
Se não tiveres grandes hipóteses, é reduzir os graves no amplificador ou tapar os pórticos das colunas. E ouvir música até uma nova oportunidade de sala! Wink
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Idade : 55
Localização : Elvas
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 1079

Ir para o topo Ir para baixo

"bass null" com wharfedale diamond 8.2 Empty Re: "bass null" com wharfedale diamond 8.2

Mensagem  wharfie 13/8/2009, 22:47

Pierre escreveu:Meu caro.
Isso é mesmo um problema de sala e que muitos não acreditam que possa ter tanta influência e toca de mudar componentes em catadupla.
Quase que apostava que a tua sala é cúbica!
Costuma-se dizer que problemas de ressonâncias e de graves, só se resolvem à picareta! Os graves trepam por paredes despidas tornando-se uma anarquia total, como as ondas de uma banheira de hidromassagem! Se estiveres completamente encostado à parede traseira para audição, é mau, se as colunas estiverem encostadas à parede traseira, é mau, se estiverem muito afastadas entre si e ficando perto das paredes laterais, também é mau. Por vezes é melhor reduzir o palco estereo para obter melhor focagem e evitar as laterais.
Tenta contrariar estes factores que obterás melhores resultados.
Se o chão for em tijoleira, deverá ser coberta com um tapete.
Se não tiveres grandes hipóteses, é reduzir os graves no amplificador ou tapar os pórticos das colunas. E ouvir música até uma nova oportunidade de sala! Wink



Desde cedo que me apercebi que o problema era mesmo da sala...e que por acaso não é cubica,é um rectangulo de dimensoes bastante razoaveis para colunas pequenas,cerca de 26 m2.não estou sentado perto da parede,estou um pouco adiantado ao que pode ser designado de meio da sala.as colunas,quer fiquem a 90 cms das paredes laterais,quer fiquem perto uma da outra,é o nojo de sempre,guitarras é rezar para que a musica nao tenha nada disso,é um som completamente descontrolado.das paredes traseiras distam cerca de 60 cms,mas costumo deixa-las o mais longe possivel da mesma para ter alguma profundidade no palco sonoro.Curiosamente e seguindo a sugestão,tapei os cantos com moveis de cd e notei uma ligeira melhoria em registos com baixos mais profundos,com certas musicas já conseguem ter alguma profundidade,agora o que teima em não mudar é mesmo o mid bass,e um arranhar horroroso,especialmente com guitarra acustica e que acaba por influenciar o registo da gama media...
é muito triste... Crying or Very sad
quanto ao chão,ta um tapete enorme e grosso frente as colunas.tapar os porticos,aumentou a sensação de que alguma coisa se estava a forçar no som e ficou pior,para alem do ruido do ar que teimava em escapar-se...estou muito desiludido e,apesar de saber tratar-se de um problema de acustica na sala,tou com vontade de experimentar umas colunas com portico traseiro,mudar tudo,o que nao deverá acontecer num futuro proximo...eu para conseguir ouvir musica,no minimo,acho que não devia provocar-me vomitos,pois eu nao sou audiofilo,mas estas reverberações impossibilitam-me de ouvir o meu Pat Metheny e muitas outras coisas... Crying or Very sad
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 152
Idade : 41
Localização : Odivelas
Data de inscrição : 09/06/2009
Pontos/Reputação : 340

Ir para o topo Ir para baixo

"bass null" com wharfedale diamond 8.2 Empty Re: "bass null" com wharfedale diamond 8.2

Mensagem  Pierre 14/8/2009, 08:10

Essas distorções que falas já poderá ser outra coisa... experimenta outros componentes nem que sejam por empréstimo para saberes onde se situa esse dilema. Já tive a experiência com um amigo em que a sala despida e grande provocava um efeito desastroso. Nem com enchimento de materiais. Ha situações extremamente ingratas e frustantes. Posso dizer que o melhor upgrade dos últimos tempos, foi abrir por completo uma das portas da sala, criando uma "fuga" para as baixas frequências que insistiam de forma abusiva na minha pequena sala. Na tua situação se não for outro tipo de problema técnico, só mesmo mobiliário a alterar os modos fisícos da sala resolve minimamente esse problema.
Por mais limitações que tenham as colunas ou a fonte e amp. não se justifica os sintomas que descreves ao ponto de não conseguires ouvir o que seja.
Dá noticias.
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Idade : 55
Localização : Elvas
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 1079

Ir para o topo Ir para baixo

"bass null" com wharfedale diamond 8.2 Empty Re: "bass null" com wharfedale diamond 8.2

Mensagem  wharfie 14/8/2009, 21:16

mais uma vez Pierre,obrigado pela atenção dispensada! Very Happy
é uma frustração enorme estar constantemente a mudar as colunas de sitio,sentar-me,ganhar um pouco de alento e esperança de pensar,"é agora" e depois...nada,só um som horroroso...fico de tal maneira que até desligo td da tomada só para não me enervar mais!lol :damn:
hoje passei-me novamente e mudei o ponto de audiçao,para um dos lados da minha sala,de maneira que a coluna do lado esquerdo tem uma divisão vazia do lado dela e a coluna da direita está perto da parede,ou seja,deixei de me colocar "ao comprido" da forma rectangular da sala e assumi um dos lados somente.o teste foi feito com um receiver velhinho da sony com fraca amplificação e com um dvd da lg.Para meu espanto,o som é muito melhor,mas o problema dos graves mantem-se,apesar de ter noção de que o amplificador que tinha ligado ás colunas se encontrava em sofrimento só para fazer tocar as wharfedale,o que resultava num "grave" que cedo cedia á distorção.Tinha imagem stereo,tinha graves com alguma profundidade,tinha um belo central focus de voz,mas o bass boom continuou evidente,apesar de em menor grau e com uma audição bem mais agradavel...curiosamente,apesar de querer notar que a coluna que tinha uma divisão vazia do lado iria afectar o balance,não achei que fosse suficiente para dizer que uma estava a ouvir-se mais que a outra.
será assim tão mau ter o equipamento de som concentrado mais de um lado da sala,arruinando toda e qualquer simetria?
o que é suposto ficar arruinado em termos de som numa configuração destas?
Amanhã experimento fechar a porta da sala,pode ser que aconteça algo de bom! cheers

cumprimentos
wharfie
wharfie
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 152
Idade : 41
Localização : Odivelas
Data de inscrição : 09/06/2009
Pontos/Reputação : 340

Ir para o topo Ir para baixo

"bass null" com wharfedale diamond 8.2 Empty Re: "bass null" com wharfedale diamond 8.2

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos