Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colunas de som DIY

+40
MikeF
válvula
luis lopes
sparrow
facso
Blink
Carlomar
Ohms
fm&stereo
Joao Paulo
ricardo onga-ku
Paulo André
HUGODM
Orion
mn61
megaudio
TAVARES
Gil Vieira
PsyTiago
lore
Diplomata
Luke Skywalker
Joao Pedro
Joaocoito
nbunuel
Fernando Novais
musemaster
Henriques Ferrão
artofnoise
pmfsv
stuyvesant
Nochnoi gost
RPFFDS
Mfigueiredo
nmtavares
Prof
falp
SOUND
Fox
123jaesta
44 participantes

Página 8 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para baixo

interior - Colunas de som DIY - Página 8 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  Convidad 10/5/2010, 16:08

interior - Colunas de som DIY - Página 8 Icon_cheers Sim Senhor os meus sinseros PARABÉNS tambêm !!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

interior - Colunas de som DIY - Página 8 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  123jaesta 11/5/2010, 17:02

Boas.Obrigado Vodoo.
Mais um projecto Open Baffle simples e em conta(face ás suas qualidades sonoras) feito para um amigo com caracteristicas sonoras muito boas a meu ver e de quem já escutou.Falta acabamenos das caixas e pormenores assim como estéticamente as caixas podem ser aligeiradas na sua forma.
Mais um incentivo para quem quer começar no DIY.
Abraços
interior - Colunas de som DIY - Página 8 Dsc00510
interior - Colunas de som DIY - Página 8 Dsc00511
123jaesta
123jaesta
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 257
Idade : 59
Localização : Sintra
Ocupação : Desocupado
Data de inscrição : 15/06/2007
Pontos/Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

interior - Colunas de som DIY - Página 8 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  ricardo onga-ku 11/5/2010, 17:53

Serão as colunas do "chien andalou"? Wink
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

interior - Colunas de som DIY - Página 8 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  123jaesta 11/5/2010, 18:13

Companheiro ongaku desculpe a minha ignorancia mas que é o "chien andalou"?
123jaesta
123jaesta
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 257
Idade : 59
Localização : Sintra
Ocupação : Desocupado
Data de inscrição : 15/06/2007
Pontos/Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

interior - Colunas de som DIY - Página 8 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  123jaesta 11/5/2010, 18:16

Será isto:
Un chien andalou (Um cão andaluz) é um filme surrealista lançado em 1929 na França e dirigido/escrito por Luis Buñuel e Salvador Dalí. É considerado o maior representante do cinema experimental surrealista, embora exista outros filmes do gênero. Foi realizado em 1928, época ainda do ápice das vanguardas européias, o filme nasceu de uma colaboração de Luis Buñuel com o pintor Salvador Dalí.Sinopse
O filme não possui uma história na ordem normal dos acontecimentos, e.g. passa de "era uma vez" direto para "oito anos depois". Utiliza a lógica dos sonhos, baseado em conceitos da psicanálise de Freud, como o subconsciente e as fantasias.
O filme representa uma reunião de imagens oníricas, encadeadas no vídeo como se fossem um pesadelo, repleto de cenas metafóricas.
A primeira cena mostra uma mulher que tem seu olho cortado por uma navalha por um homem. O homem com a navalha é interpretado pelo próprio Buñuel. Numa cena seguinte aparecem formigas saindo da mão do ator, uma possível alusão literária à expressão francesa fourmis dans les paumes (formigas nas mãos) que significa "um grande desejo de matar".
Alguns críticos resenham o filme indicando que seu enredo seria uma viagem à mente perturbada de um assassino e as suas confissões traduzidas em imagens, porém, tal interpretação é vaga, pois por se tratar de uma história surrealista, o senso e a ordem natural das coisas são ausentes.
Este filme é tratado como o ícone do cinema do descrito manifesto surrealista de André Breton, pois rompe com toda a lógica e linearidade narrativa e tem a presença do mundo onírico. A idéia derivada dos próprios sonhos de Salvador Dali e Buñuel e complementada pela justaposição de imagens apontadas pelos dois, criou um curta cheio de imagens desconexas, e algumas até chocantes, como a do globo ocular sendo seccionado. O efeito causado nos espectadores foi a tentativa de achar uma lógica para imagens, criando uma série de interpretações, todas presas nos valores vigentes. A resposta estava no inconsciente.
Com fotografia em preto-e-branco e mudo, o filme colabora com a estética surrealista proposta pelo cineasta. Outra experiência de Buñuel com o cinema surrealista seria também a sua película posterior, "A Idade do Ouro" (L'Âge d'Or).
123jaesta
123jaesta
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 257
Idade : 59
Localização : Sintra
Ocupação : Desocupado
Data de inscrição : 15/06/2007
Pontos/Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

interior - Colunas de som DIY - Página 8 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  123jaesta 11/5/2010, 18:25

O que tem o "chien andalou" obra cinematográfica a ver com este post e com colunas de som.
123jaesta
123jaesta
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 257
Idade : 59
Localização : Sintra
Ocupação : Desocupado
Data de inscrição : 15/06/2007
Pontos/Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

interior - Colunas de som DIY - Página 8 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  ricardo onga-ku 11/5/2010, 18:33

um forista conhecido por nbunuel?

interior - Colunas de som DIY - Página 8 75-49
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

interior - Colunas de som DIY - Página 8 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  123jaesta 11/5/2010, 18:37

Não estas não são as do nbunuel pois essas (dele)já estão bastante acima destas.
123jaesta
123jaesta
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 257
Idade : 59
Localização : Sintra
Ocupação : Desocupado
Data de inscrição : 15/06/2007
Pontos/Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

interior - Colunas de som DIY - Página 8 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  facso 11/5/2010, 19:05

caro senhor 123jaesta... estou completamente abismado com a grandiosidade dos seus projectos!!

o senhor é um verdadeiro e talentoso artista! os meus sinceros parabéns!

fiquei fascinado com algumas das suas obras... tivesse eu o talento/sabedoria/arte para fazer assim algo do género...

com os melhores cumprimentos
facso
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 403
Ocupação : Bastante!
Interesses : Diversos, mas este é um grande...
Data de inscrição : 21/04/2010
Pontos/Reputação : 595

Ir para o topo Ir para baixo

interior - Colunas de som DIY - Página 8 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  123jaesta 11/5/2010, 21:13

Boas companheiro facso.Osenhor fica para o papa...E tambem não é caso para tanto assim eu tambem tivesse mais condições e poderia ser melhor.O que é preciso é vontade de fazer o resto ,tens toda a ajuda aqui no fórum.
Abraço
123jaesta
123jaesta
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 257
Idade : 59
Localização : Sintra
Ocupação : Desocupado
Data de inscrição : 15/06/2007
Pontos/Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

interior - Colunas de som DIY - Página 8 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  Convidad 11/5/2010, 21:20

Vodoo escreveu:interior - Colunas de som DIY - Página 8 Icon_cheers Sim Senhor os meus sinceros PARABÉNS tambêm !!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

interior - Colunas de som DIY - Página 8 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  Convidad 11/5/2010, 21:25

123jaesta escreveu:Não estas não são as do nbunuel pois essas (dele)já estão bastante acima destas.

interior - Colunas de som DIY - Página 8 994421

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

interior - Colunas de som DIY - Página 8 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  SOUND 11/5/2010, 21:45

123jaesta escreveu:Boas.Obrigado Vodoo.
Mais um projecto Open Baffle simples e em conta(face ás suas qualidades sonoras) feito para um amigo com caracteristicas sonoras muito boas a meu ver e de quem já escutou.Falta acabamenos das caixas e pormenores assim como estéticamente as caixas podem ser aligeiradas na sua forma.
Mais um incentivo para quem quer começar no DIY.
Abraços
interior - Colunas de som DIY - Página 8 Dsc00510
interior - Colunas de som DIY - Página 8 Dsc00511










interior - Colunas de som DIY - Página 8 Icon_biggrin Parabens caro 123jaesta, vejo que acabou de executar mais um belo par de colunas.

Caro 123jaesta, gostava de lhe fazer a seguinte pergunta: a razao pela qual as coneccoes dos cabos nas colunas se encontram junto ao chao e devida a algum aspecto tecnico? E que nao deve ser muito pratico ter de "vergar a mola" sempre que se queira ligar um par de cabos. interior - Colunas de som DIY - Página 8 Icon_lol



P.S. Espero que nao leve a mal a minha observacao, o teor desta e puramente construtivo.
SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Localização : Neverland
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1074

Ir para o topo Ir para baixo

interior - Colunas de som DIY - Página 8 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  123jaesta 11/5/2010, 22:18

De maneira nenhuma levaria a mal.Foram colocados ali pois assim não tem necessidade de se utilizar cabos de coluna tão longos pois um está á esquerda e o outro está á direita ficando ambos para dentro.Assim tambem os componentes estão montados logo directamente nos terminais e tenho o apoio do fundo da caixa.Depois como pouca importancia dou aos tais cabos e outros e quem ficou com as colunas tambem não dá importancia de maior aos cabos depois de montadas a tocar não se mexe mais ,ou seja não ando constantemente a trocar cabos.
Abraço
123jaesta
123jaesta
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 257
Idade : 59
Localização : Sintra
Ocupação : Desocupado
Data de inscrição : 15/06/2007
Pontos/Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

interior - Colunas de som DIY - Página 8 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  sparrow 12/5/2010, 11:08

Pelo que vejo neste tópico, anda por aqui pessoal bem entendido nesta matéria.

Estas colunas open baffle parecem-me um bom projecto de DIY para iniciantes, pois parecem-me mais fáceis de construir do que as colunas de caixa.

agora, em termos de electrónica devem ser ainda mais exigentes.

as perguntas que eu gostaria de colocar, como curioso, são as seguintes...

1- só se conseguem fazer boas colunas com altifalantes dessa dimensão toda? se se quiser fazer colunas desse género, mas mais estreitas, consegue-se bons resultados? (por exemplo com altifalantes até + - 25cm de diâmetro)

2- para um iniciante nestas lides, e sem muitos €€€ para investir, é possível comprar altifalantes (e, se necessário, crossovers) para construir umas colunas gastando < 200€ na electrónica? se sim onde se fazem essas compras?

sparrow
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 128
Idade : 45
Localização : Póvoa da Galega - Mafra
Ocupação : T. S. Higiene e Segurança no Trabalho num município
Interesses : Musica e Cinema
Data de inscrição : 17/02/2010
Pontos/Reputação : 133

Ir para o topo Ir para baixo

interior - Colunas de som DIY - Página 8 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  luis lopes 12/5/2010, 11:33

parabens pelas colunas, parece que estão a ficar um "mimo" interior - Colunas de som DIY - Página 8 Icon_cheers
reparei no gira,... com cx. em pedra marmore...?
não queres apresenta-lo?
cumpr.
luis lopes
luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2877
Idade : 57
Localização : Maiorca F.Foz
Ocupação : Motorista á espera de melhores dias...
Interesses : AUDIO VINTAGE series tv VALVULAS
Data de inscrição : 19/04/2009
Pontos/Reputação : 3131

Ir para o topo Ir para baixo

interior - Colunas de som DIY - Página 8 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  123jaesta 12/5/2010, 11:39

O gira não é meu .Essas fotos foram tiradas na casa do actual proprietário das colunas.
Abraço
123jaesta
123jaesta
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 257
Idade : 59
Localização : Sintra
Ocupação : Desocupado
Data de inscrição : 15/06/2007
Pontos/Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

interior - Colunas de som DIY - Página 8 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  válvula 28/9/2010, 19:41

Olá, apreciei bastante o projecto OB do 123jaesta, muito detalhe e bons acabamentos deve soar lindamente, na minha opinião é um dos melhores projectos DIY de colunas que já vi, se não o melhor (excepto a réplica das Grande Utopia EM Smile e as nautilus da B&W realizadas por um senhor espanhol).

Bem agora que já dei graxa lol, quem me esclarece aqui algumas duvidas?
Quero construir umas colunas OB mas, ainda estou muito indeciso se devo utilizar fullrange ou 3 vias...
Nunca tive nem umas nem outras mas, pelo que entendo fullrange não tem atrasos causados pelos xovers! Correcto?
Assim qual é a vantagem em ter 3 vias???

Um fullrange que seja amplamente capaz de altos, médios e GRAVES excepcionais não existe.
Os fullrange que cobrem a gama de frequências adequada para um projecto OB de alta sensibilidade (~100db) são muito caros.
No entanto, não se gasta dinheiro com electrónicas!

Quanto à coluna em si há algum cálculo a efectuar já que não tem caixa?
Como é que posso calcular a potencia adequada de cada elemento no caso de 3 vias?
Bem a minha sala tem aproximadamente 40 mts quadrados, em amplificação posso contar com 10w válvulas classe A SE isto quer dizer que fico sujeito a elementos com impedância de pelo menos 8Ohm e sensibilidade superior a 90dB.

Agora que cálculos devo fazer para achar a potencia de cada elemento Highrange, Low- Midrange e Woofer?
No projecto OP do 123jaesta vi que instalou dois Woofers a razão deve-se porque as OB não possuem caixa correcto?
Mas como chegar às potencias adequadas?

Já agora fica aqui um pequeno texto que traduzi há algum tempo, só não me lembro da fonte, sorry.

"As colunas OB são conhecidas pela transparência e pela clareza do seu som devido à ausência da caixa que produz ressonâncias indesejadas. Abaixo, dos 100 Hertz é mais difícil para uma coluna OB produzir graves profundos e realistas porque precisa de uma caixa para produzir as baixas frequências. Uma coluna OB com um woofer “avantajado” proporciona o melhor dos dois mundos."

Agradeço desde já a disponibilidade de todos.
Cumprimentos.





válvula
válvula
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 32
Idade : 46
Localização : Figueira da Foz
Ocupação : Estudante
Interesses : Musica, Electrónica, Informática, Vela, Pintura etc...
Data de inscrição : 23/09/2010
Pontos/Reputação : 61

Ir para o topo Ir para baixo

interior - Colunas de som DIY - Página 8 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  ricardo onga-ku 28/9/2010, 19:59

válvula escreveu:"As colunas OB são conhecidas pela transparência e pela clareza do seu som devido à ausência da caixa que produz ressonâncias indesejadas. Abaixo, dos 100 Hertz é mais difícil para uma coluna OB produzir graves profundos e realistas porque precisa de uma caixa para produzir as baixas frequências. Uma coluna OB com um woofer “avantajado” proporciona o melhor dos dois mundos."

Todas as tipologias têm as suas vantagens e desvantagens pelo que a nossa escolha deverá ser consciente dos compromissos que teremos de aceitar.
Mas uma coisa é certa, se quisermos realmente o full range (20-20.000Hz) então necessitaremos de pelo menos 3 altifalantes.
Num outro tópico escrevi:

onga-ku escreveu:Full-range é uma designação enganadora: estes altifalantes deveriam chamar-se wide-range, ou de banda-larga.

Tive dois pares de colunas com altifalantes de banda larga, um deles uma monitora de dimensões razoáveis com altifalantes de grande qualidade fabricados pela Diatone (Mitsubishi) para a NHK (Japanese Broadcasting Corporation), o P-610.

interior - Colunas de som DIY - Página 8 2295125182_6a173ea075

A principais características eram a resposta muito linear e a reduzida distorção de intermodulação.

interior - Colunas de som DIY - Página 8 2088147219_4db4c55510

Ainda assim sofriam de falta de graves (resultante do curso muito curto) e de beaming nas altas frequências que eram desagradáveis ao ouvido.
A extensão do grave era bastante limitada, equivalente ao de umas pequenas monitoras.
Daria um bom altifalante de médio se associado a uma unidade de graves e a um tweeter.

Da minha experiência com este tipo de colunas concluí que são incapazes de reproduzir gravações de mais do que dois ou três instrumentos com claridade, têm uma dinâmica limitada (pelo menos os altifalantes de 5" e 6,5" que possui) e não são capazes de tocar alto.

Por alguma razão existem woofers, quackers e tweeters.

Estes altifalantes têm normalmente uma sensibilidade elevada mas essa apenas indica precisam de poucos Watt para tocar alto.
A curva de impedância (magnitude e fase) indica a necessidade de corrente.

As monovias são vulgarmente associadas a amplificadores Single Ended Triode pela sua relativamente elevada sensibilidade mas isso não significa que a carga produzida por estes altifalantes de banda larga seja adequada, podendo resultar numa notória falta de linearidade na resposta de frequências.
É fácil, e barato, mas não dá milhões.

Além disso, de um modo geral não tocam alto sem distorção (diâmetros reduzidos), não reproduzem adequadamente (ou absolutamente) os extremos de frequência e têm sérias dificuldades em reproduzir mais do que três ou quatro instrumentos em simultâneo sem fazer um puré de batata (distorção por intermodulação).
Conforme referi passaram-me pelas mãos dois pares.

Outra das vantagens muito defendidas pelos adeptos de monovias é o facto destas produzirem o som de um só ponto (muitos esquecem-se que estão a utilizar Back-loaded Exponential Horns) mas parece-me sem dúvida preferível que as frequências sejam emitidas por mais altifalantes se estes forem concebidos para as reproduzirem de forma adequada.
Nada impede que umas colunas bem concebidas não consigam integrar de forma coerente dois ou mais altifalantes.
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

interior - Colunas de som DIY - Página 8 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  MikeF 28/9/2010, 20:57

Caro 123jaesta,

Acho que já ouvi as colunas do avatar ou umas muito parecidas. Ainda faltava afinar o crossover, mas gostei bastante do que ouvi.
MikeF
MikeF
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 236
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 314

http://www.ZenAudio.pt

Ir para o topo Ir para baixo

interior - Colunas de som DIY - Página 8 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  válvula 28/9/2010, 23:14

Obrigado pela excelente resposta onga-ku, já percebi que um "Full-Range" não tem o resultado esperado...

Então na sua opinião para se ter verdadeiramente Full-Range são necessários 3 vias pelo menos,
presumo que se deva às caracteristicas fisicas de cada elemento.

Ou seja um full-range na prática não tem a capacidade de reprodução das frequencias altas como um
Highrange, médias como um Midrange e baixas como um Low-Midrange? Na prática um Full-Range tem limitações
fisicas que o impedem de reproduzir no intervalo de frequencias digamos que 20 Hz a 20000 Hz?

Full-range é uma designação enganadora: estes altifalantes deveriam chamar-se wide-range, ou de banda-larga.

O que quer dizer com banda-larga?

A principais características eram a resposta muito linear e a reduzida distorção de intermodulação.

Quando a resposta é muito linear implica uma distorção de intermodulação reduzida certo?

As monovias são vulgarmente associadas a amplificadores Single Ended Triode pela sua relativamente elevada sensibilidade mas isso não significa que a carga produzida por estes altifalantes de banda larga seja adequada, podendo resultar numa notória falta de linearidade na resposta de frequências.

Não se importava de ser mais especifico por-favor?
Estou muito interessado em perceber a afirmação acima.

A sensibilidade dos drivers permite que o curso do mesmo seja efectuado na sua amplitude por uma potencia mais pequena que
um driver de sensibilidade inferior ou seja quanto maior sensibilidade menor potencia é necessária para tocar.

Assim, se optar por 3 vias não significa que tenha de mudar o amplificador (10w SE) desde que os drivers tenham sensibilidade superior a 90dB correcto?

Obrigado mais uma vez
válvula
válvula
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 32
Idade : 46
Localização : Figueira da Foz
Ocupação : Estudante
Interesses : Musica, Electrónica, Informática, Vela, Pintura etc...
Data de inscrição : 23/09/2010
Pontos/Reputação : 61

Ir para o topo Ir para baixo

interior - Colunas de som DIY - Página 8 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  ricardo onga-ku 29/9/2010, 09:47

válvula escreveu:Obrigado pela excelente resposta onga-ku, já percebi que um "Full-Range" não tem o resultado esperado...

Então na sua opinião para se ter verdadeiramente Full-Range são necessários 3 vias pelo menos,
presumo que se deva às caracteristicas fisicas de cada elemento.

Ou seja um full-range na prática não tem a capacidade de reprodução das frequencias altas como um
Highrange, médias como um Midrange e baixas como um Low-Midrange? Na prática um Full-Range tem limitações
fisicas que o impedem de reproduzir no intervalo de frequencias digamos que 20 Hz a 20000 Hz?

Full-range é uma designação enganadora: estes altifalantes deveriam chamar-se wide-range, ou de banda-larga.

O que quer dizer com banda-larga?

Proponho que esqueça a nomenclatura enganadora full range e que utilize antes a palavra wide-band, já que full range significa gama audível completa (dos 20Hz aos 20.000Hz) o que é fisicamente impossível.
Uma coluna de três vias tem uma altifalante para graves (woofer), um altifalante para médios (quacker) e um altifalante para agudos (tweeter).
Cada um destes altifalantes foi concebido para trabalhar numa gama de frequências óptima e como tal reduzida, devido a constrangimentos físicos.
Por outro lado, um altifalante de banda-larga tem, como o nome indica, por objectivo a reprodução de uma gama de frequências mais alargada e para isso é necessário efectuar algumas concessões que têm repercussões ao nível do desempenho.

válvula escreveu:
A principais características eram a resposta muito linear e a reduzida distorção de intermodulação.

Quando a resposta é muito linear implica uma distorção de intermodulação reduzida certo?

A distorção de intermodulação não está relacionada com a resposta de frequências linear mas se não estou em erro pelo facto de um altifalante estar a tentar reproduzir simultaneamente frequências com um comprimento de onda muito diferente e estas precisam de características diferentes ao nível do diâmetro e do curso da suspensão: uma suspensão com longo curso e um diâmetro avantajado não são adequados à reprodução de altas frequências, por exemplo.

A resposta linear é indispensável para que se consiga ouvir o que está no disco: imagine um televisor que reproduz a cor vermelha com pouca intensidade, ou com demasiada intensidade.

Proponho que espreite este artigo -> The Art of Speaker Design

válvula escreveu:
As monovias são vulgarmente associadas a amplificadores Single Ended Triode pela sua relativamente elevada sensibilidade mas isso não significa que a carga produzida por estes altifalantes de banda larga seja adequada, podendo resultar numa notória falta de linearidade na resposta de frequências.

Não se importava de ser mais especifico por-favor?
Estou muito interessado em perceber a afirmação acima.

A sensibilidade dos drivers permite que o curso do mesmo seja efectuado na sua amplitude por uma potencia mais pequena que
um driver de sensibilidade inferior ou seja quanto maior sensibilidade menor potencia é necessária para tocar.

Assim, se optar por 3 vias não significa que tenha de mudar o amplificador (10w SE) desde que os drivers tenham sensibilidade superior a 90dB correcto?

A sensibilidade indica o nível de pressão sonora ou volume que umas colunas produzem quando alimentadas por 1Watt à distância de um metro.
A curva de impedância (magnitude e fase) indica a necessidade de corrente.

O problema no caso dos amplificadores a válvulas é que a distorção aumenta exponencialmente com o aumento de potência pelo que o seu SET deveria estar a trabalhar abaixo dos 2 ou 3 Watt pelo que eu recomendaria a utilização de colunas com uma sensibilidade superior a 95dB, mas isso depende é claro do volume a que gosta de escutar música e das dimensões da sua sala.
Além disso a curva de impedância das colunas está longe de ser linear e isso afecta a resposta de frequência dos amplificadores - por isso é que se ouvem muitas referências a certas colunas que casam bem este ou aquele amplificador a válvulas - e normalmente como os altifalantes de graves são aqueles que provocam maiores "dificuldades" é nesta gama de frequências que se escutam maiores diferenças.
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

interior - Colunas de som DIY - Página 8 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  123jaesta 29/9/2010, 10:49

Boas.Já se disse muito o que dá para tirar algumas conclusões,mas acima de tudo á que ter em conta que o escutar é concluir o que realmente soa bem..De nada serve haver medições perfeitas nos aparelhos/colunas se depois não soam bem pois o soar bem depende de muitos outros factores .A minha opinião é que deves fazer o projecto com 3vias.Em relação á sensibilidade deverás optar por 95 /96 db para a amplificação em questão o que te obriga a ires para altifalantes na ordem dos 98/100 db.Quanto aos filtros e na minha modesta experiencia de 20 anos a fazer colunas sou a favor de serem o mais simples possivel pois se por um lado tem algumas contras a meu ver o que tem a favor supera sempre os contras.Quanto ás caixas se fores para o open baffle ideal não te caberiam na sala ou ocupariam muito espaço e concerteza que não pretendes isso..Temos de arranjar um compromisso entre o ideal,o indispensável e o aceitável.Não sei se tens unidades já adquiridas ou não.Poderei dar-te mais alguma opiniões mas tens de me elucidar o que tens em vista assim como limites para o custo total.
Estou ao dispor.
Abraço


Última edição por 123jaesta em 29/9/2010, 10:58, editado 1 vez(es)
123jaesta
123jaesta
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 257
Idade : 59
Localização : Sintra
Ocupação : Desocupado
Data de inscrição : 15/06/2007
Pontos/Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

interior - Colunas de som DIY - Página 8 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  123jaesta 29/9/2010, 10:55

Boas Mike.Ouviste sim e agora depois de mais algumas alterações de caixa e filtro assim como a utilização de uma unidade de médios nova a diferença é como da noite para o dia.Concerteza que terás oportunidade de voltar a escutar em breve.
Abraço
123jaesta
123jaesta
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 257
Idade : 59
Localização : Sintra
Ocupação : Desocupado
Data de inscrição : 15/06/2007
Pontos/Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

interior - Colunas de som DIY - Página 8 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  ricardo onga-ku 29/9/2010, 11:12

123jaesta escreveu:De nada serve haver medições perfeitas nos aparelhos/colunas se depois não soam bem pois o soar bem depende de muitos outros factores .

Ou como se diz em Inglês:

"If it measures good and sounds bad, it is bad.
If it sounds good and measures bad, you've measured the wrong thing."


Se mede mal e soa mal, é mau.
Se soa bem e mede mal, estás a medir a coisa errada.
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

interior - Colunas de som DIY - Página 8 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  válvula 29/9/2010, 12:19

Onga-ku obrigado mais uma vez pelos esclarecimentos.
É um privilégio poder ser esclarecido por si.

Vou ler na integra "http://www.nutshellhifi.com/library/speaker-design1.html"

Quanto ao projecto está decidido, 3 vias e não se fala mais (já liguei a serra interior - Colunas de som DIY - Página 8 346205 ).
O que eu pretendo é fazer tudo por mim não apenas por questões económicas mas porque pretendo tirar prazer deste projecto...
e claro aprender o máximo possível, pois adquirir conhecimento é um dos grandes objectivos que tenho por tal razao já sabem que enquanto aqui andar vou fazer perguntas e claro muitas delas estúpidas lol...

A minha opinião é que deves fazer o projecto com 3vias.Em relação á sensibilidade deverás optar por 95 /96 db para a amplificação em questão o que te obriga a ires para altifalantes na ordem dos 98/100 db.

Portanto tenho de adquirir elementos de alta sensibilidade.

...sou a favor de serem o mais simples possível pois se por um lado tem algumas contras a meu ver o que tem a favor supera
sempre os contras.

Concordo perfeitamente com o que disse, mais fiel será o som...
A ideia é reproduzir a "fonte" quase sem alterações correcto?

Quanto ás caixas se fores para o open baffle ideal não te caberiam na sala ou ocupariam muito espaço e concerteza que não pretendes isso..

Que cálculos são necessários para achar as dimensões ideais?
Ainda não adquiri nada e pretendo fazer este projecto com bastante calma, quero ir ao detalhe claro com a vossa ajuda!
Vou por razões estéticas aproximar-me bastante do design das Jamo's.
O que me diz 123jaesta Será boa ideia?

Cumprimentos.
válvula
válvula
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 32
Idade : 46
Localização : Figueira da Foz
Ocupação : Estudante
Interesses : Musica, Electrónica, Informática, Vela, Pintura etc...
Data de inscrição : 23/09/2010
Pontos/Reputação : 61

Ir para o topo Ir para baixo

interior - Colunas de som DIY - Página 8 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  ricardo onga-ku 29/9/2010, 14:33

Sugiro que espreite este projecto -> http://www.troelsgravesen.dk/OBS.htm


Última edição por onga-ku em 29/9/2010, 15:08, editado 3 vez(es)
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

interior - Colunas de som DIY - Página 8 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  123jaesta 29/9/2010, 14:51

Boas válvulas.Boa ideia sim.As Jamo R907/909 são um exemplo de algo que já se faz á décadas por profissionais e Diyers e que resulta bem estéticamente e a nivel sonoro (compromisso entre o ideal/indispensável/aceitável) Em relação á construção das caixas envio um site aonde se quiseres ir ao pormenor poderás consultar cálculos e formulas e muito mais.http:http://petoindominique.fr/Se quiseres seguir algum trabalho já feito e estudado por mim conta com a largura minima aceitável de 350mm para altifaltes de graves de 12'' , 450mm para altifalantes de graves de 15'' e 500mm para 18''.A altura será a necessária para teres os altifalntes montados em linha mas aconselho o minimo de 1200 a 1400mm e a espessura aconselho 40mm em mdf ou contraplacado,ou tambem poderás optar por madeira maçiça .É importante existir uma base da largura da frente e com profundidade de 2/3 da mesma para melhor reprodução dos graves e a utilização de spikes é para mim desaconselhada.(acoplamento ao solo com feltros).Quanto aos filtros poderás optar por uma solução resistorless de ordem 6db Butherword paralelo para começar e quando lá chegares e com conhecimento das unidades poderei aconselhar alguns valores.Deverás adquirir unidades de graves com QTS de0.40 a 0.80,FS de 25 a 35hz,Xmax de 6 a 12mm,Sensibilidade entre 98/100db,Massa abaixo de 90gramas e de preferencia 8 homios.No médio deverá ter um Qts de 0.60 a 0.90 e a sensibilidade deverá rondar menos 6 a 10 db a sensibilidade dos graves e ter frequencia de resposta entre 200 a 8000hz ,no agudo deverás adquirir unidades com cerca de 98db.A frequencia dos cortes do filtro andará nos 100/200 e 6000/8000hz. Bem que mais poderei dizer...já tens algumas dicas para começar...Mãos á obra e qualquer duvida estou ao dispor
Abraço.

123jaesta
123jaesta
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 257
Idade : 59
Localização : Sintra
Ocupação : Desocupado
Data de inscrição : 15/06/2007
Pontos/Reputação : 113

Ir para o topo Ir para baixo

interior - Colunas de som DIY - Página 8 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  ricardo onga-ku 29/9/2010, 15:03

interior - Colunas de som DIY - Página 8 268391 (Edit: 0 123 foi mais rápido)

As Jamo, para além de serem muito elegantes, aparentam uma grande rigidez graças à escora metálica em forma de lâmina (que também elimina a necessidade de recorrer a abas laterais) e à base de apoio bastante profunda que se desenvolve no sentido do movimento dos cones.
Talvez não fosse má ideia bolear ou chanfrar as arestas por forma a diminuir da difracção.

interior - Colunas de som DIY - Página 8 R907

Para a escolha dos altifalantes deverá ter em conta as características Thiele/Small adequadas a esta topologia.
Se conseguir arranhar um pouco de Francês espreite este site que explica tudo o que precisa de saber -> Le baffle plan
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

interior - Colunas de som DIY - Página 8 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  válvula 29/9/2010, 16:21

Muito obrigado a ambos vocês realmente são de grande ajuda...
Acho que talvez em contraplacado de 50mm mas tenho de ver bem porque o contraplacado é uma verdadeira
fortuna. Madeira sólida vou considerar cerejeira. Em ultimo caso MDF.

Em MDF pinto de amarelo (com drivers pretos), vermelho (SLB), ou preto, bem brancas também devem ficar lindas (com drivers vermelhos)!

Já estou a sonhar... mas vai ser com calminha porque este ano há muito trabalho.
Quanto às unidades vou ver aqui: http://www.hifisound.de já digo alguma coisa.
Cumprimentos.
válvula
válvula
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 32
Idade : 46
Localização : Figueira da Foz
Ocupação : Estudante
Interesses : Musica, Electrónica, Informática, Vela, Pintura etc...
Data de inscrição : 23/09/2010
Pontos/Reputação : 61

Ir para o topo Ir para baixo

interior - Colunas de som DIY - Página 8 Empty Re: Colunas de som DIY

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 8 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos