Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cabo corrente

+8
joaob
longplay
natas
Carlomar
jdickson
Pierre
fm&stereo
amigotv
12 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

cabo - Cabo corrente Empty Cabo corrente

Mensagem  amigotv 17/1/2010, 23:33

Boas,

Uma pequena ajuda... Estou a montar uma sala de música e cinema por baixo do meu pátio.

Qual o melhor cabo eléctrico (sem gastar uma pipa de massa) para passar para esta sala directamente do quadro eléctrico (+- 20 m) ?

Algum cuidado a ter na caixa onde depois serão feitas as respectivas repartições (fontes, amplificadores, subwoofers, projector, ar condicionado, luzes, etc) ?

Estou a pensar em dividir em:

Fontes incluindo pré
Monobloco
Monobloco
Amplificador Video
Projector
Subwoofer
Subwoofer
Tomadas
Luz
Ar condicionado + motor para ventilar a sala.

Só estou a pensar colocar filtro de corrente (Supra ou Furutech) nas fontes e no pré, será necessário colocar no projector ?

Agradeço assim a vossa ajuda, obrigado.

amigotv
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 24
Localização : Porto
Data de inscrição : 07/02/2008
Pontos/Reputação : 47

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo corrente Empty Cabo corrente

Mensagem  fm&stereo 18/1/2010, 01:01

Basicamente o que posso adiantar é que, se realmente é para tirar partido de um sistema exclusivamente de som, então o melhor é fazer uma puxada só para este. De resto, naturalmente que o ar condicionado também deve ter um...
O cabo a usar depende do tipo de instalação: interior ou exterior?...
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Idade : 63
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 02/11/2008
Pontos/Reputação : 3118

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo corrente Empty Re: Cabo corrente

Mensagem  amigotv 18/1/2010, 22:46

Obrigado.

O cabo vai passar sempre pelo interior.

amigotv
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 24
Localização : Porto
Data de inscrição : 07/02/2008
Pontos/Reputação : 47

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo corrente Empty Re: Cabo corrente

Mensagem  amigotv 16/2/2010, 16:31

Boas,

Alguém especializado nestas coisas... ?

amigotv
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 24
Localização : Porto
Data de inscrição : 07/02/2008
Pontos/Reputação : 47

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo corrente Empty Re: Cabo corrente

Mensagem  Pierre 16/2/2010, 16:34

http://www.electricidade.com.pt/forum/
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Idade : 55
Localização : Elvas
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 1079

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo corrente Empty Re: Cabo corrente

Mensagem  jdickson 16/2/2010, 17:00

Viva
Só posso dizer que conheço um caso de uma pessoa que substituiu o vulgar cabo eléctrico por Kimber (modelo de entrada, desconheço a referência) e está muito satisfeita; sei de outras que também terão feito a mesma coisa.
Em relação ao projector, teóricamente, quer o som quer a imagem beneficiam de qualidade na electricidade que os alimenta. Por essa razão, é habitual que os sistemas de home cinema de gabarito tenham filtros de sector para a componente sonora e de imagem, inclusivé com cabos de corrente alto de gama.

jdickson
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 185
Idade : 60
Localização : Lisboa
Ocupação : mèdico
Interesses : os habituais
Data de inscrição : 28/07/2009
Pontos/Reputação : 328

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo corrente Empty Re: Cabo corrente

Mensagem  amigotv 16/2/2010, 17:32

Obrigado Pierre, bom link.

Obrigado jdickson já tinha pensado no mesmo, ainda por cima sou fã da KIMBER Smile

Vou avançar com essa ideia.

Boas audições.

amigotv
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 24
Localização : Porto
Data de inscrição : 07/02/2008
Pontos/Reputação : 47

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo corrente Empty Re: Cabo corrente

Mensagem  Carlomar 16/2/2010, 21:22

Eu fiz 2 puxadas directamente do quadro para o sistema de som com vulgar fio V de 2,5mm.
A distancia era curta, mas se fosse mais longa teria usado 4mm.
Tive bons resultados.

A ideia era usar uma nos equipamentos analogicos e outra para os digitais.

Em boa altura fui aconselhado a usar apenas um circuito para o audio.

É essa a minha configuração actual.
O assunto não é consensual, mas acabei por usar todos os equipamentos no mesmo circuito.

A protecção é por meio de fusivel.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo corrente Empty Re: Cabo corrente

Mensagem  natas 16/2/2010, 22:24

o melhor cabo é da marca "se me dão" com a secção apropriada.... cabo - Cabo corrente Icon_wink
natas
natas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 162
Localização : Gafanha da Nazare
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 114

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo corrente Empty Re: Cabo corrente

Mensagem  jdickson 16/2/2010, 22:44

natas escreveu:o melhor cabo é da marca "se me dão" com a secção apropriada.... cabo - Cabo corrente Icon_wink

Percebo...é tipo "a cabo dado não se olha a secção"... (desde que por "secção" não se entenda "grande sexo escrito por alguém com má ortografia"...) cabo - Cabo corrente Icon_razz

jdickson
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 185
Idade : 60
Localização : Lisboa
Ocupação : mèdico
Interesses : os habituais
Data de inscrição : 28/07/2009
Pontos/Reputação : 328

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo corrente Empty Re: Cabo corrente

Mensagem  natas 16/2/2010, 22:51

....h...ora nem mais.... cabo - Cabo corrente 969831 .....2,5mm2
natas
natas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 162
Localização : Gafanha da Nazare
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 114

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo corrente Empty Re: Cabo corrente

Mensagem  longplay 16/2/2010, 23:03

jdickson escreveu:
natas escreveu:o melhor cabo é da marca "se me dão" com a secção apropriada.... cabo - Cabo corrente Icon_wink

Percebo...é tipo "a cabo dado não se olha a secção"... (desde que por "secção" não se entenda "grande sexo escrito por alguém com má ortografia"...) cabo - Cabo corrente Icon_razz


cabo - Cabo corrente 994421 cabo - Cabo corrente 950882
longplay
longplay
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 616
Idade : 45
Localização : Batalha
Data de inscrição : 12/04/2009
Pontos/Reputação : 791

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo corrente Empty Re: Cabo corrente

Mensagem  amigotv 18/2/2010, 11:52

Boas,

cabo kimber directo do quadro eléctrico, protegido com fusivel.

Está decidido.

Obrigado pela vossa ajuda mais uma vez.

Boas audições.

amigotv
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 24
Localização : Porto
Data de inscrição : 07/02/2008
Pontos/Reputação : 47

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo corrente Empty Re: Cabo corrente

Mensagem  joaob 19/2/2010, 12:55

Cheguei atrasado a este tópico mas no entanto cá vão os meus 2cts:

Sou da área da electricidade e posso-vos garantir o seguinte:

Desde que a secção do cabo seja apropriada, não há marca nenhuma de cabo que garanta melhor ou pior performance de um equipamento!
Neste caso a qualidade da energia não tem propriamente a ver com o tipo de cabo utilizado mas sim com a maneira como é fornecida.
Aceito que troquem o cabo de alimentação da tomada ao equipamento, normalmente estes são finos e o mais baratos possível, agora os cabos do quadro até á tomada é pura perca de tempo e de dinheiro!

Em Portugal as normas dizem que a alimentação do quadro á tomada é feita a fio rigido ou cabo VV/XV de 2,5mm2, entubado, á vista ou em calha... não interessa. com esta secção e em distâncias relativamente curtas (20,30-50m...) não existe queda de tensão até porque o dimensionamento é feito para 16A e dificilmente um aparelho de som gasta metade disso! A protecção do cabo no quadro é feita a disjuntor de 16A e respectivo diferencial.
Claro que estamos a falar de instalações eléctricas executadas conforme as normas e não de desenrascanços feitos por "electropedreiros" ou "electrocanalizadores"...

A qualidade da corrente tem directamente a ver com a secção do cabo, teoricamente quanto maior for melhor menos queda de tensão existe, mas para este tipo de correntes e distâncias, um cabo mais grosso não traz qualquer tipo de maior valia.

O grande problema relacionado com a energia eléctrica que podem enfrentar é um deficiente fornecimento por parte da EDP e neste caso a única coisa a fazer é colocar um estabilizador de corrente (lembram-se disto das antigas TV's a preto e branco? é mais ou menos a mesma coisa) ou uma UPS que para além da estabilização também dá autonomia para lá da falha de energia, estes equipamentos protegem ainda a instalação contra picos de corrente e sobretensões. Custa-me até acreditar que gente que gasta fortunas em material de som, não tenha já instalado um aparelho deste génoro que garanta a saúde do seu investimento, o custo é irrisório comparado com os valores que normalmente leio por aí.

Claro que existem situações especiais onde influências externas podem perturbar a energia que passa nos cabos, já toda a gente uma vez na vida sentiu "ruído" numa TV quando alguem ligou uma picadora na cozinha, podem ainda aparecer campos magnéticos de outros equipamento que influenciem a corrente num cabo visinho mas isso normalmente não acontece numa habitação e são casos que deverão ser solucionados e não precavidos...
joaob
joaob
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 41
Idade : 49
Localização : Aljubarrota - Alcobaça
Data de inscrição : 13/02/2010
Pontos/Reputação : 87

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo corrente Empty Re: Cabo corrente

Mensagem  amigotv 19/2/2010, 14:40

obrigado pelo conselho, foi muito útil !

Faz-me pensar melhor.

Boas audições.

amigotv
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 24
Localização : Porto
Data de inscrição : 07/02/2008
Pontos/Reputação : 47

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo corrente Empty Re: Cabo corrente

Mensagem  TAVARES 20/2/2010, 13:35

Sou da área da electricidade e posso-vos garantir o seguinte:

Neste caso a qualidade da energia não tem propriamente a ver com o tipo de cabo utilizado mas sim com a maneira como é fornecida.
Aceito que troquem o cabo de alimentação da tomada ao equipamento, normalmente estes são finos e o mais baratos possível, agora os cabos do quadro até á tomada é pura perca de tempo e de dinheiro!

Em Portugal as normas dizem que a alimentação do quadro á tomada é feita a fio rigido ou cabo VV/XV de 2,5mm2, entubado, á vista ou em calha... não interessa. com esta secção e em distâncias relativamente curtas (20,30-50m...) não existe queda de tensão até porque o dimensionamento é feito para 16A e dificilmente um aparelho de som gasta metade disso! A protecção do cabo no quadro é feita a disjuntor de 16A e respectivo diferencial.
Claro que estamos a falar de instalações eléctricas executadas conforme as normas e não de desenrascanços feitos por "electropedreiros" ou "electrocanalizadores"...

teoricamente quanto maior for melhor menos queda de tensão existe, mas para este tipo de correntes e distâncias, um cabo mais grosso não traz qualquer tipo de maior valia.

O grande problema relacionado com a energia eléctrica que podem enfrentar é um deficiente fornecimento por parte da EDP e neste caso a (lembram-se disto das antigas TV's a preto e branco? é mais ou menos a mesma coisa) ou uma UPS que para além da estabilização também dá autonomia para lá da falha de energia, estes equipamentos protegem ainda a instalação contra picos de corrente e sobretensões. Custa-me até acreditar que gente que gasta fortunas em material de som, não tenha já instalado um aparelho deste génoro que garanta a saúde do seu investimento, o custo é irrisório comparado com os valores que normalmente leio por aí.

Claro que existem situações especiais onde influências externas podem perturbar a energia que passa nos cabos, já toda a gente uma vez na vida sentiu "ruído" numa TV quando alguem ligou uma picadora na cozinha, podem ainda aparecer campos magnéticos de outros equipamento que influenciem a corrente num cabo visinho mas isso normalmente não acontece numa habitação e são casos que deverão ser solucionados e não precavidos...[/quote]





**********

Caro Joaob, Quanto aos seus conhecimentos de electricidade não vou discutir nem tão pouco pôr em causa o que aqui referiu, porque possivelmente serei um leigo nessa matéria e normalmente prefiro manter uma atidude mais humilde até nas vertentes que mais à vontade estou dando sempre o beneficio da dúvida.

Entendo que, com a sua frase de entrada, remete-nos para a ideia que tudo o que se escreveu anteriormente foi pura perda de tempo e o texto que se seguiu soou sempre como um dogma.

"[quote="joaob"]Cheguei atrasado a este tópico mas no entanto cá vão os meus 2cts:"


Contudo não questionando a parte técnica não concordo com o resto das afirmações. Todos nós sabemos que qualquer fio desde que preencha os requesitos faz funcionar os equipamentos, mas daí a terem os mesmos resultados sonoros...

Todos têm o direito a opinião como é óbvio, mas este tipo de comentários (sem qualquer humildade) tende sempre a ferir susceptibilidades. Penso ser de extrema importância dar atenção à forma da nossa escrita e a experiência que se tem nos temas em debate. Pois aqui é que se torna tudo ainda mais descabido...tendo em conta a arrogância da escrita:

"Desde que a secção do cabo seja apropriada, não há marca nenhuma de cabo que garanta melhor ou pior performance de um equipamento!"

"A qualidade da corrente tem directamente a ver com a secção do cabo,"

"única coisa a fazer é colocar um estabilizador de corrente" - Será?!



sabendo que o forista fez a sua apresentação recentemente (até aqui normalíssimo) e ter referido pouco conhecimento no audio e estar à procura do seu primeiro sistema.

Será que isso dá-nos o à vontade para fazer afirmações sobre a eficiência sonora?!

Enfim...talvez por dificuldade minha não consegui outra interpretação deste assunto. Sinceramente acho uma grande falta de «qualquer coisa», ter-mos tantas convicções sobre o que não conhecemos ou não temos experiência.



Só me resta desejar-lhe felicidades na sua carreira profissional como electricista e se eventualmente eu tivesse que lhe dar a minha opinião sobre o seu primeiro sistema, não iria muito mais além do que uma entrada de gama da Sanyo por exemplo (atenção que não tenho nada contra a marca até porque foi a minha primeira aparelhagem), pois aí não me lembro ter discutido cablagens.

Estarei a ser arrogante?
Desculpem-me se assim o fiz entender.


Um bem haja
TAVARES
TAVARES
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 545
Idade : 53
Localização : Barreiro/Lisboa
Ocupação : Trabalhar
Interesses : Aprender
Data de inscrição : 21/05/2008
Pontos/Reputação : 474

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo corrente Empty Re: Cabo corrente

Mensagem  joaob 20/2/2010, 16:00

Lamento se o meu post foi mal interpretado, não quero de maneira nenhuma impor a minha opinião, deixe-me só explicar melhor o que quis dizer:

Não estou de maneira nenhuma a tecer considerações sobre eficiência sonora, nem tenho qualquer conhecimento avançado sobre isso, falo do que conheço... electricidade, estou a falar de cabo de energia e não de cabos de colunas ou outro qualquer de interligação de equipamentos!

O audio (e como disse e bem sou menos que leigo na matéria) é influenciado pelas fontes, amplificadores, pelas colunas e inclusivamente pelos cabos que ligam os equipamentos entre si... além disso as ditas influências são interpretadas ao gosto de cada um... existe aqui uma grande variável que é a pessoa que ouve o som.

Já a electricidade, é uma ciência praticamente exacta, consegue-se calcular exactamente a corrente necessária a uma alimentação e dimensionar um cabo para aquela corrente, conseguindo com isso optimizar a função que o cabo tem que exercer. Não existe melhor ou pior tensão, melhor ou pior corrente, existe apenas electricidade que, sendo bem fornecida, e a instalação bem dimensionada, nunca melhorará!

230V serão sempre isso mesmo, nunca serão 230V agudos, limpos, floriados, quentes ou frios...

O que interessa verdadeiramente no fornecimento da energia eléctrica é a sua estabilidade, é os 230V/50Hz da rede nacional serem fornecidos sem picos, sem harmónicos, sem cortes ou mesmo microcortes e não há cabo no mundo por muitos milhões que custe, que evite isto, um estabilizador ou uma UPS em condições evitam!

De salientar ainda que grande parte dos equipamentos activos utilizados num sistema de som são alimentados a 230V alternos mas têm uma fonte de alimentação que os transforma em 12 ou 24V contínuos, esta fonte também estabiliza a alimentação, pelo que os 230V ainda vão ter menos significado na soma das influências, se é que têm alguma!

Não falo sobre isto de ânimo leve como quer fazer parecer, falo com o conhecimento de 11 anos a trabalhar na área depois de pelo menos outro tanto a estudar para isso, trabalho em projecto e execução de instalações eléctricas, em alguns casos para maquinaria que utiliza electrónica de alta precisão, sensível a qualquer variação de alimentação, ás vezes nem detectadas em equipamentos de medidas mais comuns.

Na minha modesta opinião, de quem vê isto por fora, a troca dos cabos eléctricos funciona como um placebo para quem já optimizou tudo e mais alguma coisa e não sabe o que melhorar mais... Mais uma vez saliente que NÃO estou a falar de cabos de colunas nem de interligação de equipamentos sonoros!

EDIT: Para documentar o meu post deixo este link que apesar de ser de venda de um filtro, tem um texto que no fundo explica o que estou a tentar dizer... de alguma maneira sinto que não me estou a a fazer entender bem!


Última edição por joaob em 20/2/2010, 16:18, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : adição de link)
joaob
joaob
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 41
Idade : 49
Localização : Aljubarrota - Alcobaça
Data de inscrição : 13/02/2010
Pontos/Reputação : 87

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo corrente Empty Re: Cabo corrente

Mensagem  ricardo onga-ku 20/2/2010, 16:27

joaob escreveu:Cheguei atrasado a este tópico mas no entanto cá vão os meus 2cts:

Sou da área da electricidade e posso-vos garantir o seguinte:

Desde que a secção do cabo seja apropriada, não há marca nenhuma de cabo que garanta melhor ou pior performance de um equipamento!
Neste caso a qualidade da energia não tem propriamente a ver com o tipo de cabo utilizado mas sim com a maneira como é fornecida.
Aceito que troquem o cabo de alimentação da tomada ao equipamento, normalmente estes são finos e o mais baratos possível, agora os cabos do quadro até á tomada é pura perca de tempo e de dinheiro!

Em Portugal as normas dizem que a alimentação do quadro á tomada é feita a fio rigido ou cabo VV/XV de 2,5mm2, entubado, á vista ou em calha... não interessa. com esta secção e em distâncias relativamente curtas (20,30-50m...) não existe queda de tensão até porque o dimensionamento é feito para 16A e dificilmente um aparelho de som gasta metade disso! A protecção do cabo no quadro é feita a disjuntor de 16A e respectivo diferencial.
Claro que estamos a falar de instalações eléctricas executadas conforme as normas e não de desenrascanços feitos por "electropedreiros" ou "electrocanalizadores"...

A qualidade da corrente tem directamente a ver com a secção do cabo, teoricamente quanto maior for melhor menos queda de tensão existe, mas para este tipo de correntes e distâncias, um cabo mais grosso não traz qualquer tipo de maior valia.

O grande problema relacionado com a energia eléctrica que podem enfrentar é um deficiente fornecimento por parte da EDP e neste caso a única coisa a fazer é colocar um estabilizador de corrente (lembram-se disto das antigas TV's a preto e branco? é mais ou menos a mesma coisa) ou uma UPS que para além da estabilização também dá autonomia para lá da falha de energia, estes equipamentos protegem ainda a instalação contra picos de corrente e sobretensões. Custa-me até acreditar que gente que gasta fortunas em material de som, não tenha já instalado um aparelho deste génoro que garanta a saúde do seu investimento, o custo é irrisório comparado com os valores que normalmente leio por aí.

Claro que existem situações especiais onde influências externas podem perturbar a energia que passa nos cabos, já toda a gente uma vez na vida sentiu "ruído" numa TV quando alguem ligou uma picadora na cozinha, podem ainda aparecer campos magnéticos de outros equipamento que influenciem a corrente num cabo visinho mas isso normalmente não acontece numa habitação e são casos que deverão ser solucionados e não precavidos...

Caro joaob,

O Conhecimento nunca fez mal a ninguém e, mesmo neste universo altamente polarizado que opõe subjectivistas e racionalistas, as suas contribuições técnicas e científicas serão sempre bem vindas.

É que ao contrário do que muitos "acreditam", o audio também é uma ciência exacta onde (praticamente) todos os fenómenos têm uma explicação científica e são mensuráveis.

Mas existem muitas formas de viver este passatempo e muitos audiofilos retiram imenso prazer da troca e experimentação de equipamentos, e é desta práctica que se alimenta e sobrevive a indústria de audio doméstico.
Só é pena que a indústria se aproveite da falta de conhecimento científico da nossa comunidade, criando produtos que em nada influenciam a reprodução de som, como é o caso dos cabos de corrente que nem sequer "transportam" sinal audio.

Cumprimentos,
onga-ku
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo corrente Empty Re: Cabo corrente

Mensagem  ricardo onga-ku 20/2/2010, 16:50

joaob escreveu:EDIT: Para documentar o meu post deixoeste link que apesar de ser de venda de um filtro, tem um texto que no fundo explica o que estou a tentar dizer... de alguma maneira sinto que não me estou a a fazer entender bem!

Caro joaob,

Não sei se está de acordo mas na minha opinião a única forma de obter uma alimentação perfeita é através de um regenerador de corrente que não só garante a estabilidade da voltagem como restitui forma da onda sinusoidal; a alternativa é o uso de baterias.
Todos os restantes produtos como cabos, fichas, tomadas e puxadas audiófilas são "areia para os olhos" pois não acrescentam nenhuma mais-valia técnica aos acessórios vulgares que cumprem os requisitos da regulamentação em vigor.

Cumprimentos,
onga-ku


Última edição por onga-ku em 20/2/2010, 17:08, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : ortografia)
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo corrente Empty Re: Cabo corrente

Mensagem  Convidad 20/2/2010, 19:40

onga-ku escreveu:
Todos os restantes produtos como cabos, fichas, tomadas e puxadas audiófilas são "areia para os olhos" pois não acrescentam nenhuma mais-valia técnica aos acessórios vulgares que cumprem os requisitos da regulamentação em vigor.

cabo - Cabo corrente 950882 cabo - Cabo corrente 403861

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo corrente Empty Re: Cabo corrente

Mensagem  joaob 20/2/2010, 21:24

onga-ku escreveu:
joaob escreveu:EDIT: Para documentar o meu post deixoeste link que apesar de ser de venda de um filtro, tem um texto que no fundo explica o que estou a tentar dizer... de alguma maneira sinto que não me estou a a fazer entender bem!

Caro joaob,

Não sei se está de acordo mas na minha opinião a única forma de obter uma alimentação perfeita é através de um regenerador de corrente que não só garante a estabilidade da voltagem como restitui forma da onda sinusoidal; a alternativa é o uso de baterias.
Todos os restantes produtos como cabos, fichas, tomadas e puxadas audiófilas são "areia para os olhos" pois não acrescentam nenhuma mais-valia técnica aos acessórios vulgares que cumprem os requisitos da regulamentação em vigor.

Cumprimentos,
onga-ku

Exacto, idealmente ter-se-ia uma produção própria de energia em ambiente totalmente controlado, com filtros á entrada de todos os aparelhos eléctricos, mas tal é perfeitamente utópico. O que se passa na maior parte dos casos, é que a EDP fornece energia de péssima qualidade, mesmo que o cabo usado seja de Ouro, a energia será sempre de 2ª...
É óbvio que o cobre não é o melhor condutor de energia, o ouro e a prata p.ex. são melhores mas o resultado da alteração é que se calhar em vez de usar cabo de 2,5mm2 de cobre, podia-se usar um de 1mm2 de ouro (raciocinio puramente especulativo) com todos os custos que isso acarretasse.
joaob
joaob
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 41
Idade : 49
Localização : Aljubarrota - Alcobaça
Data de inscrição : 13/02/2010
Pontos/Reputação : 87

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo corrente Empty Re: Cabo corrente

Mensagem  Carlomar 20/2/2010, 22:39

joaob escreveu:
É óbvio que o cobre não é o melhor condutor de energia, o ouro e a prata p.ex. são melhores mas o resultado da alteração é que se calhar em vez de usar cabo de 2,5mm2 de cobre, podia-se usar um de 1mm2 de ouro (raciocinio puramente especulativo) com todos os custos que isso acarretasse.


Já ouvi muitos electricistas afirmarem que o Ouro é o melhor condutor de electricidade.

Não é verdade.
O cobre é melhor condutor que o Ouro. cabo - Cabo corrente Icon_biggrin

O melhor condutor de electricidade á temperatura ambiente é a prata.

Tabela de Condutividades Elétricas MaterialCondutividade (S.m/mm2)
Prata62,5
Cobre puro61,7
Ouro43,5
Alumínio34,2
Tungstênio18,18
Zinco17,8
Bronze14,9
Latão14,9
Níquel10,41
Ferro puro10,2
Platina9,09
Estanho8,6
Manganina2,08
Constantan2
Mercúrio1,0044
Nicromo0,909
Grafite0,07
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo corrente Empty Re: Cabo corrente

Mensagem  ricardo onga-ku 20/2/2010, 23:06

joaob escreveu:
onga-ku escreveu:Não sei se está de acordo mas na minha opinião a única forma de obter uma alimentação perfeita é através de um regenerador de corrente que não só garante a estabilidade da voltagem como restitui forma da onda sinusoidal; a alternativa é o uso de baterias.

Exacto, idealmente ter-se-ia uma produção própria de energia em ambiente totalmente controlado, com filtros á entrada de todos os aparelhos eléctricos, mas tal é perfeitamente utópico. O que se passa na maior parte dos casos, é que a EDP fornece energia de péssima qualidade, mesmo que o cabo usado seja de Ouro, a energia será sempre de 2ª...

Existem no mercado de audio alguns aparelhos (bastante caros) que os fabricantes especificam como sendo regeneradores de corrente mas não sei se funcionam.
Um exemplo é o PS Audio.

Cumprimentos,
onga-ku
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo corrente Empty Re: Cabo corrente

Mensagem  joaob 21/2/2010, 00:08

Pelo que li, isso faz mais ou menos o que uma UPS online faz mas sem as baterias e bastante mais caro, existem marcas menos exclusivas que têm produtos similares ou melhores como é o caso da APC que é lider de mercado (foi comprada recentemente pela Schneider mas não sei se mudou de nome) ou a EFAPOWER que é nacional...
joaob
joaob
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 41
Idade : 49
Localização : Aljubarrota - Alcobaça
Data de inscrição : 13/02/2010
Pontos/Reputação : 87

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo corrente Empty Re: Cabo corrente

Mensagem  ricardo onga-ku 21/2/2010, 00:15

joaob escreveu:Pelo que li, isso faz mais ou menos o que uma UPS online faz mas sem as baterias e bastante mais caro, existem marcas menos exclusivas que têm produtos similares ou melhores como é o caso da APC que é lider de mercado (foi comprada recentemente pela Schneider mas não sei se mudou de nome) ou a EFAPOWER que é nacional...

Não me admirava, pois nada é mais comum no mundo do audio do que os fabricantes abusarem dos preços...
Conforme referi, não sei se funcionam.
Na descrição do produto indicam que "This unique device rebuilds the AC in your home by first converting the AC to DC and then back again to perfect AC."
Uma APC ou EFAPOWER também efectua esta dupla conversão/regeneração?
Além disso esta PS Audio providencia 1500W de potência.
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo corrente Empty Re: Cabo corrente

Mensagem  EkvalkppK 21/2/2010, 00:43

Boas!
Já sem falar no próprio cabo, aqui está um outro exemplo desses regeneradores de corrente.
http://www.purepoweraps.com/
EkvalkppK
EkvalkppK
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 363
Idade : 50
Localização : São Miguel - Açores
Ocupação : Técnico Comercial
Interesses : Hi-end, Car audio, DIY, Música com excelente qualidade.
Data de inscrição : 25/02/2009
Pontos/Reputação : 629

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo corrente Empty Re: Cabo corrente

Mensagem  joaob 21/2/2010, 01:02

Não conheço bem a gama da APC mas a Efapower já tem dupla conversão á uns anos, consegue-se arranjar o catálogo deles na net, mas este PC está a empancar com o acrobat, sei que têm soluções monofásicas de dupla conversão que vão desde os 1000W até uns 15KW pelo menos... não esquecer que estou a falar de UPS's que para além do que esses equipamentos fazem, ainda dão autonomia de fornecimento de energia após corte da EDP... não sei se estas marcas também têm os equipamentos sem as baterias!

Alguns desses equipamentos dos sites de audiofilia fazem mensão a filtros especiais para frequências especificas que mexem com o audio... aí já não me atravesso, mas se existe uma regeneração da corrente alterna... cabo - Cabo corrente Icon_rolleyes

Atenção que não tenho qualquer interesse comercial em nenhuma das marcas que sitei! cabo - Cabo corrente Icon_lol
joaob
joaob
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 41
Idade : 49
Localização : Aljubarrota - Alcobaça
Data de inscrição : 13/02/2010
Pontos/Reputação : 87

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo corrente Empty Re: Cabo corrente

Mensagem  joaob 21/2/2010, 01:51

Carlomar escreveu:
joaob escreveu:
É óbvio que o cobre não é o melhor condutor de energia, o ouro e a prata p.ex. são melhores mas o resultado da alteração é que se calhar em vez de usar cabo de 2,5mm2 de cobre, podia-se usar um de 1mm2 de ouro (raciocinio puramente especulativo) com todos os custos que isso acarretasse.


Já ouvi muitos electricistas afirmarem que o Ouro é o melhor condutor de electricidade.

Não é verdade.
O cobre é melhor condutor que o Ouro. cabo - Cabo corrente Icon_biggrin

O melhor condutor de electricidade á temperatura ambiente é a prata.

Tabela de Condutividades Elétricas MaterialCondutividade (S.m/mm2)
Prata62,5
Cobre puro61,7
Ouro43,5
Alumínio34,2
Tungstênio18,18
Zinco17,8
Bronze14,9
Latão14,9
Níquel10,41
Ferro puro10,2
Platina9,09
Estanho8,6
Manganina2,08
Constantan2
Mercúrio1,0044
Nicromo0,909
Grafite0,07

Tem razão, em electricidade o ouro é tido como um dos melhor materiais para contactos e ligações eléctricas (penso que em audio também) daí o senso comum lhe atribuir melhor condutividade o que não é verdade...
Já agora uma curiosidade, a EDP está a trocar toda a sua rede de distribuição de Cobre para Aluminio... aí se vê o interesse que têm em ter clientes bem servidos!! cabo - Cabo corrente Icon_mad
joaob
joaob
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 41
Idade : 49
Localização : Aljubarrota - Alcobaça
Data de inscrição : 13/02/2010
Pontos/Reputação : 87

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo corrente Empty Re: Cabo corrente

Mensagem  jdickson 21/2/2010, 04:19

onga-ku escreveu:
Todos os restantes produtos como cabos, fichas, tomadas e puxadas audiófilas são "areia para os olhos" pois não acrescentam nenhuma mais-valia técnica aos acessórios vulgares que cumprem os requisitos da regulamentação em vigor.

Cumprimentos,
onga-ku

Caro onga-ku:

Apenas uma pergunta e nada mais:

Apesar do que a teoria diz (ou deveria dizer, pois parece-me que se está a julgar com base no "conhecimento do que já se conhece"...), alguma vez assistiu a uma comparação A/B entre um cabo de corrente normal e um de qualidade "audiófila", num sistema também ele de alta qualidade?
Se a resposta for sim para as duas premissas (elevada qualidade do cabo e do sistema) e mantém o que afirma, nada mais comentarei.
Se a resposta for não, então também está tudo dito.
Cumprimentos

jdickson
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 185
Idade : 60
Localização : Lisboa
Ocupação : mèdico
Interesses : os habituais
Data de inscrição : 28/07/2009
Pontos/Reputação : 328

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo corrente Empty Re: Cabo corrente

Mensagem  Mango 21/2/2010, 09:23

joaob escreveu:Tem razão, em electricidade o ouro é tido como um dos melhor materiais para contactos e ligações eléctricas (penso que em audio também) daí o senso comum lhe atribuir melhor condutividade o que não é verdade...

A grande vantagem do ouro é não oxidar...quer dizer,salvo seja porque todos os materiais oxidam...o ouro não reage é com o oxigénio tão facilmente.
Mesmo o facto de o processo de revestimento não ser igual em todas as fichas porque há fichas que têm apenas uma casquinha como revestimento e o processo de gold plated nem sempre é feito a 24K julgo que a densidade da camada não é para aqui chamada porque o que interesa no nosso caso é se as camadas exteriores oxidam ou não, uma vez que são elas que fazem o contacto.

A prata por seu turno é um excelente condutor mas oxida com muita facilidade...quem nunca teve um frio de prata completamente escuro/oxidado ao fim de alguns anos?

Ambos têm apenas um electrão na última orbital, o que faz do ouro e prata excelentes condutores, mas têm configurações electrónicas diferentes.

Esta questão das oxidações destes materiais pode ver-se bem nos diagrmas de Pourbaix mas não tenho aqui nada comigo.


Última edição por Mango em 21/2/2010, 09:56, editado 1 vez(es)

Mango
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Idade : 51
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 23/08/2009
Pontos/Reputação : 716

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo corrente Empty Re: Cabo corrente

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos