Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cabo corrente

+8
joaob
longplay
natas
Carlomar
jdickson
Pierre
fm&stereo
amigotv
12 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

cabo - Cabo corrente - Página 3 Empty Re: Cabo corrente

Mensagem  joaob 24/2/2010, 22:07

milton escreveu:
joaob escreveu:É natural que os fusiveis tenham valores ohmicos diferentes, os filamentos nunca são iguais. Pode também ter a ver com o tempo que o fusivel aguenta uma sobrecarga... se é de 10A só funde com mais do que isso.
Se passou cabo de 2,5mm2, pode colocar fusiveis de 16A... já gora porquê fusíveis e não disjuntores?
porque são os fusiveis dos equipamentos...
não me parece.... ele diz "troquei o fusível do circuito dedicado ao áudio, do quadro eléctrico."
joaob
joaob
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 41
Idade : 49
Localização : Aljubarrota - Alcobaça
Data de inscrição : 13/02/2010
Pontos/Reputação : 87

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo corrente - Página 3 Empty Re: Cabo corrente

Mensagem  Carlomar 24/2/2010, 23:31

Carlomar escreveu:
troquei o fusível do circuito dedicado ao áudio, do quadro eléctrico.
Não foi do equipamento foi mesmo do quadro.cabo - Cabo corrente - Página 3 Quadrom

Como já disse anteriormente criei 2 circuitos, 1 para o áudio digital e outros para o analógico.
Mas depois acabei por não ver vantagens nisso, antes pelo contrário, e neste momento tenho todos os equipamentos no mesmo circuito.

Refiro ainda que optei por não passar os circuitos de áudio pelo diferencial do quadro.

Cumprimentos
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo corrente - Página 3 Empty Re: Cabo corrente

Mensagem  Carlomar 24/2/2010, 23:41

António José da Silva escreveu:
Carlomar escreveu:

Refiro também que medi a resistência de ambos os fusíveis e este ultimo tem uma resistência bem inferior.
Nenhum dos fusíveis poderá apresentar qualquer tipo de resistência quando medido com um multímetro.

Caro António,
Claro que o multímetro não mede resistências tão baixas. Estamos a falar de miliohms.

O que fiz foi, fazer passar 2 Amp pelos fusíveis com uma fonte de alimentação DC e medir a queda de tenção provocada por cada fusível, em milivolts.
Depois é só aplicar a lei de Ohm, R=U/I, e temos a resistência do fusível. cabo - Cabo corrente - Página 3 Icon_biggrin

Cumprimentos
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo corrente - Página 3 Empty Re: Cabo corrente

Mensagem  Carlomar 24/2/2010, 23:59

joaob escreveu:... já gora porquê fusíveis e não disjuntores?

Confesso que neste aspecto (dijuntor vs fusível) não fiz qualquer comparação.

Portanto isto que vou dizer é uma opinião não fundamentada.

Optei pelo fusível por me parecer uma ligação mais simples, directa e minimalista.
Imagino que um disjuntor terá bobines se for do tipo magnético, bimetais se for térmico ou ambos, intercalados no circuito e que penso eu iriam aumentar a impedância da rede.

Para agravar, se o mesmo já tiver feito alguns disparos por curto-circuito os contactos também não ficaram nas melhores condições.

Por ultimo um amigo bem mais experiente que eu (Rui Borges) fez a experiência de trocar disjuntor por fusível com o resultado, segundo ele "melhor som" para o fusível.

Mas se alguém tiver experimentado e tiver outros resultados, participe, pois estou cá também para aprender e admito poder vir a mudar de opinião.

Cump
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo corrente - Página 3 Empty Re: Cabo corrente

Mensagem  Carlomar 25/2/2010, 00:11

Já agora aqui fica uma foto dos 2 fusíveiscabo - Cabo corrente - Página 3 P1030220.
O fusível na foto mais á esq. é de 20A, mas eu estou a usar um similar de 10A.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo corrente - Página 3 Empty Re: Cabo corrente

Mensagem  joaob 25/2/2010, 09:46

Carlomar escreveu:
Carlomar escreveu:
troquei o fusível do circuito dedicado ao áudio, do quadro eléctrico.
Não foi do equipamento foi mesmo do quadro.cabo - Cabo corrente - Página 3 Quadrom

Como já disse anteriormente criei 2 circuitos, 1 para o áudio digital e outros para o analógico.
Mas depois acabei por não ver vantagens nisso, antes pelo contrário, e neste momento tenho todos os equipamentos no mesmo circuito.

Refiro ainda que optei por não passar os circuitos de áudio pelo diferencial do quadro.

Cumprimentos

espero que não tenha crianças pequenas em casa... cabo - Cabo corrente - Página 3 Icon_rolleyes

Eu acho que chegamos a um estado em que se uma pessoa estiver a ouvir musica e vir um pombo pousar lá fora na linha eléctrica, vai jurar que ouviu diferença no som... desculpem lá, mas estas coisas são demasiado sensoriais para mim!! cabo - Cabo corrente - Página 3 Icon_eek
joaob
joaob
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 41
Idade : 49
Localização : Aljubarrota - Alcobaça
Data de inscrição : 13/02/2010
Pontos/Reputação : 87

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo corrente - Página 3 Empty Re: Cabo corrente

Mensagem  TAVARES 25/2/2010, 10:28

"eléctrica, vai jurar que ouviu diferença no som... desculpem lá, mas estas coisas são demasiado sensoriais para mim!! cabo - Cabo corrente - Página 3 Icon_eek"[/quote]




Aí estou 100% de acordo e é de louvar admiti-lo cabo - Cabo corrente - Página 3 Icon_biggrin . Deixemos essa tarefa àrdua para os mais afortunados de ouvidos cabo - Cabo corrente - Página 3 280645


Esta parte é só pra aliviar a tensão criada no tópico cabo - Cabo corrente - Página 3 140916
TAVARES
TAVARES
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 545
Idade : 53
Localização : Barreiro/Lisboa
Ocupação : Trabalhar
Interesses : Aprender
Data de inscrição : 21/05/2008
Pontos/Reputação : 474

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo corrente - Página 3 Empty Re: Cabo corrente

Mensagem  amigotv 25/2/2010, 15:09

Caro Tavares, foi bem visto cabo - Cabo corrente - Página 3 Fresse .

Mas acredite que existem bruxas cabo - Cabo corrente - Página 3 Icon_razz .

Ainda ontem numa visiste a casa de um amigo completamente anti-vávulas, cabos e outras bruxarias que tais fomos capaz de comprovar uma mudança de interconnects entre o pré e o power fez estragos.

Estamos a falar de pré e power da LUXMAN ( anos 70 ).

Tinha prometido ao meu amigo trazer-lhe de Inglaterra um cabo que à +- 20 anos me deixou pasmado precisamente entre LUXMAN's.

Estou a falar do Audioquest Quartz 2.ª geração que na altura custava um balúrdio e encontra-se neste momento em Londres usado por 50/60 €.

É um cabo para cepticos, ou seja, os tais que não acreditam cabo - Cabo corrente - Página 3 Icon_lol . tem uma certa tendencia para o médio grave.

Em certos equipamentos "corrige" alguns defeitos.

Calma... já estou mesmo a ver alguns compadres a dizer, mas então os cabos não deveriam de "deixar de existir" entre aparelhos. Sim deveriam, como todo o vinho de Bordeus deveria ser melhor que o do Douro... mas não é !!! cabo - Cabo corrente - Página 3 16044

Se tudo fosse assim então teriamos que seguir a regra pré a valvulas e powers a transistors, existencia de subwoofer, etc. etc.

O que eu penso é que deveremos seguir sempre os nossos ouvidos e emoções, mesmo que sobre o efeito de PLACEBO, respeitando as opiniões dos outros e tomarmos alguns conselhos de pessoas com experiencias vividas. Aliás foi por isso mesmo que abri o tópico, pois tratava-se de algo que não tinha mesmo conhecimento nenhum.

E então toca a ouvir boa música... estou neste momento a ouvir um disquinho preto de Stan Getz, acompanhado de um bom nectar do Douro.

Boas audições.

amigotv
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 24
Localização : Porto
Data de inscrição : 07/02/2008
Pontos/Reputação : 47

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo corrente - Página 3 Empty Re: Cabo corrente

Mensagem  Carlomar 25/2/2010, 19:18

joaob escreveu:
Eu acho que chegamos a um estado em que se uma pessoa estiver a ouvir musica e vir um pombo pousar lá fora na linha eléctrica, vai jurar que ouviu diferença no som...

Claro!
Microfonia do cabo!!

Estava a brincar cabo - Cabo corrente - Página 3 994421 cabo - Cabo corrente - Página 3 403861

È por isso que nos dias de muito vento, evito ouvir musica!! cabo - Cabo corrente - Página 3 915520 cabo - Cabo corrente - Página 3 807962 cabo - Cabo corrente - Página 3 915520
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo corrente - Página 3 Empty Re: Cabo corrente

Mensagem  Carlomar 25/2/2010, 19:29

amigotv escreveu:
...Estou a falar do Audioquest Quartz 2.ª geração que na altura custava um balúrdio e encontra-se neste momento em Londres usado por 50/60 €.

Por falar em Audioquest, eu ainda tenho um Audioquest Lapiz também dessa geração, que foi topo de gama (prata), e que adquiri há uns 5 anos por cerca de 1/5 do preço de novo.

Também possuo uns Audioquest Midnigth, de coluna bem velhinhos.

Cumprimentos
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo corrente - Página 3 Empty Re: Cabo corrente

Mensagem  ricardo onga-ku 25/2/2010, 20:04

Caro amigotv,

Espero que tenha entendido que as minhas opiniões, apesar de divergirem das suas, não têm qualquer intenção maldosa.
A questão é que todos os fenómenos em audio podem ser explicados pelas leis da física e é por essa razão que os (talvez) objectivistas (e não cépticos, como os apelidou) discordam absolutamente de certas afirmações, como é o caso daquelas que se referem à utilização de cabos de corrente.
Repare que não estou a afirmar que é possível explicar o gosto de cada um mas apenas aquilo que estamos a ouvir, do mesmo modo que é possível determinar se uma cor é vermelha ou magenta sem entrar na discussão do gosto ou preferência.

amigotv escreveu:Estou a falar do Audioquest Quartz 2.ª geração que na altura custava um balúrdio e encontra-se neste momento em Londres usado por 50/60 €.

É um cabo para cepticos, ou seja, os tais que não acreditam cabo - Cabo corrente - Página 3 Icon_lol . tem uma certa tendencia para o médio grave.

Em certos equipamentos "corrige" alguns defeitos.

Na minha opinião os cabos não "corrigem" apenas "disfarçam", não a cirurgia estética mas a maquilhagem de uma feia senhora que tenta esconder umas rugas e disfarçar o seu proeminente e torto nariz.
Quanto aos cabos para (talvez) objectivistas (e não cépticos), penso serem todos os adequadamente concebidos por forma a reduzir ao mínimo as perdas ou distorções de sinal; pela sua descrição não parece ser esse o caso deste Audioquest visto, aparente ou subjectivamente, ter uma "tendência"; infelizmente não conheço o dito nem as suas características técnicas e topologia.


Percebo que esta aproximação racionalista ao audio possa tirar algum prazer àqueles que apreciam a experimentação ou ritual de comparação de componentes e acessórios mas, por outro lado, com um mais profundo conhecimento técnico destas questões conseguimos poupar um bom dinheiro (que poderá ser investido em boa música) e acima de tudo traçar um caminho mais directo para a alta-fidelidade.

Fica ao critério de cada um a direcção a tomar, mas para isso é necessário que se conheçam ambas as opções.

Saudações audiofilas,
onga-ku
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo corrente - Página 3 Empty Re: Cabo corrente

Mensagem  amigotv 26/2/2010, 12:08

Boas,

Caro Carlomar, são excelentes cabos os que possui na minha opinião, pois tratam-se de cabos que marcam a sua presença mas que ao mesmo temo não acrescentam nem retiram nada cabo - Cabo corrente - Página 3 598295 , acho que nem eu próprio entendo o que estou a escrever, ou seja, como é que marcam presença e ao mesmo tempo........... Pois a audiofilia é mesmo assim cabo - Cabo corrente - Página 3 140916



Caro onga-ku, respeito perfeitamente o seu ponto de vista.

O bom da audiofilia é e será sempre (para mim e pelo que me apercebo para sí) ouvir boa música nas melhores condições possíveis e acima de tudo retirando prazer disso.
Quando passa para extremos e conheço alguns que infelizmente não ouvem música mas sim estão mais preocupados com sons, espaço, palco, ambiencia, atmosfera, timbres, resoluções, digital vs analógico, etc. etc. é MAU.
Mas que o efeito PLACEBO é bom neste "ramo", é... que atire a primeira pedra quem não concorda cabo - Cabo corrente - Página 3 581248 .

Por isso é que em testes cegos, só grandes maestros acertam.

E por incrivel que pareça, lembro-me de à uns anitos a STEREOPHILE fazer um destes testes e quem mais "ouviu" diferenças onde não existiam foram alguns produtores e técnicos de som de grande nome cabo - Cabo corrente - Página 3 807962

Saudações audiofilas e boas audições.

amigotv
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 24
Localização : Porto
Data de inscrição : 07/02/2008
Pontos/Reputação : 47

Ir para o topo Ir para baixo

cabo - Cabo corrente - Página 3 Empty Re: Cabo corrente

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos