Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FLAC Vs CD AUDIO

+9
nmoc hifi
vfarias
paa
manel1
jpinto
Lotp
ricardo onga-ku
ruifigueiredo
Lost
13 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

FLAC Vs CD AUDIO Empty FLAC Vs CD AUDIO

Mensagem  Lost 3/3/2011, 16:42

Caros Forenses

é a voces que mais me dirijo.
Gostava de saber se existe uma grande perda ou diferença num sistema CD Audio para o Flac.
Uso muito o FLAC mas ao pensar fazer um upgrade estou seriamente em abandonar o Flac e começar a ouvir tudo em CD, pergunto, compensa? sim porque estar a gastar 700€ num leitor quando posso ter o mesmo com o HTC faz me pensar.
Obrigado


Lost
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 69
Idade : 42
Localização : Povoa de Santa Iria
Interesses : Fotografia.
Data de inscrição : 28/02/2011
Pontos/Reputação : 159

Ir para o topo Ir para baixo

FLAC Vs CD AUDIO Empty Re: FLAC Vs CD AUDIO

Mensagem  ruifigueiredo 3/3/2011, 17:16

Ora aí está uma excelente pergunta. Encontro-me na mesma situação e o que me parece é que (ilegalidades à parte) o flac veio trazer uma reprodução decente a muito baixo custo, coisa que o mp3 não permitia. Mas uma coisa é certa, possuindo uma colecção razoável de CDs, não há como um bom leitor dedicado, digo eu... Estou curioso com as opiniões dos ilustres do costume. Arrow
ruifigueiredo
ruifigueiredo
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 98
Localização : Lisboa
Ocupação : Arquitecto/Avaliações Banca
Interesses : A minha Família, a minha música e os meus livros.
Data de inscrição : 06/10/2010
Pontos/Reputação : 131

Ir para o topo Ir para baixo

FLAC Vs CD AUDIO Empty Re: FLAC Vs CD AUDIO

Mensagem  ricardo onga-ku 3/3/2011, 18:08

Um ficheiro de Audio, seja ele WAV/AIFF, FLAC ou ALAC, pode até ser lido com maior fidelidade do que um CD desde de que o DAW (Digital Audio Workstation) tenha sido bem concebido, o software seja adequado e o DAC seja competente e efectue reclocking (não se trata de um PC com Windows Media Player ligado a um DacMagic por USB).

A vantagen do DAW é permitir a eliminação dos erros de leitura e os ficheiros de Audio possibilitam uma maior resolução do que os 16bit/44,1kHz do CD.
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

FLAC Vs CD AUDIO Empty Re: FLAC Vs CD AUDIO

Mensagem  Lost 3/3/2011, 18:14

boa questao, sendo assim compensa sempre apostar num sistema leitor de CD bom

Lost
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 69
Idade : 42
Localização : Povoa de Santa Iria
Interesses : Fotografia.
Data de inscrição : 28/02/2011
Pontos/Reputação : 159

Ir para o topo Ir para baixo

FLAC Vs CD AUDIO Empty Re: FLAC Vs CD AUDIO

Mensagem  ricardo onga-ku 3/3/2011, 19:03

Acho que depende da quantidade de CDs que tens.
Se não tens muitos, e não te interessam as caixas, mais vale fazer o download de WAV/AIFF de 16 ou 24bits e investir antes num bom sistema de leitura e reprodução de ficheiros.
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

FLAC Vs CD AUDIO Empty Re: FLAC Vs CD AUDIO

Mensagem  Lost 3/3/2011, 21:46

e que sistemas sao esses? onde se pode encontrar?

Lost
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 69
Idade : 42
Localização : Povoa de Santa Iria
Interesses : Fotografia.
Data de inscrição : 28/02/2011
Pontos/Reputação : 159

Ir para o topo Ir para baixo

FLAC Vs CD AUDIO Empty Re: FLAC Vs CD AUDIO

Mensagem  ricardo onga-ku 3/3/2011, 22:12

Existem algumas soluções tudo-em-um no mercado e mas o equipamento mais flexível, económico e provavelmente mais eficaz é o PC montado especificamente com esse propósito.

O equipamento mais "vulgar" deve ser" o Squeezebox, um streamer que permite aceder a uma biblioteca de ficheiros e enviar os dados para um DAC externo ou o sinal analógico directamente para o amplificador.

FLAC Vs CD AUDIO Logitechsqueezeboxtouch
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

FLAC Vs CD AUDIO Empty Re: FLAC Vs CD AUDIO

Mensagem  Lotp 3/3/2011, 23:21

Parece que o Squeezebox Touch é muito competente com som, e é de facto uma solução bestial para quem tem a música "desmaterializada". Eu sei que o Duet tinha um DAC Wolfson, este é mais recente e ainda não pesquisei que DAC tem, mas pelo que já li parece ser bastante bom. Na altura optei por uma solução mais versátil mas com clara limitações em audio, um WD TV cujas saídas analógicas tinham uma qualidade para esquecer (salvo erro 16/44.1 por limitações de hardware), mas de qualquer forma estava ligado por óptico ao Receiver Denon que tem DAC 24-bit / 192-kHz BurrBrown se a memória não me falha, e se os ficheiros forem minimamente decentes, até se porta bem. Recentemente troquei para uma WD TV Live que tem uma porta RJ-45 para ligar ao Router e funciona muito bem como streamer. As saídas analógicas eram tão fracas que fizeram o favor de as fazer desaparecer nesta versão. Ainda gostava de testar esta caixinha com um DAC mais competente, para ver como se porta.

Edit: esqueci-me de algo importante: o WDTV faz downsample para 48khz de tudo o que seja superior antes de enviar por óptico / hdmi.
Lotp
Lotp
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 119
Data de inscrição : 26/03/2009
Pontos/Reputação : 206

Ir para o topo Ir para baixo

FLAC Vs CD AUDIO Empty Re: FLAC Vs CD AUDIO

Mensagem  jpinto 4/3/2011, 00:18

O Squeezebox Touch tem um DAC da AKM Semiconductor o AK4420 que permite 24bits/192kHz mas está limitado a 24bits/96kHz e apresenta um SNR de 105dB. Segundo consegui apurar o Touch apresenta valores de jitter inferiores aos outros Squeezeboxs.

jpinto
jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 267
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 10/03/2009
Pontos/Reputação : 422

Ir para o topo Ir para baixo

FLAC Vs CD AUDIO Empty Re: FLAC Vs CD AUDIO

Mensagem  manel1 4/3/2011, 01:07

Viva

Para audiofilos mais exigentes e com mais €€ temos os sistemas da Linn.

Linn Sneaky DS é a versão mais básica, sendo composta por uma parte que faz streamer a partir de um NAS ou computador (tal como a Squeezbox), tem saídas analógicas, digital coaxial e compreende ainda um amplificador de 30W. Basta portanto liga-lo a um par de colunas para ter um sistema áudio completo, quem os possui diz que a suas saídas analógicas estão ao nível de um leitor de CD de preço equivalente ou até mesmo de valor superior. A saída digital é de muito bom nível.
O Linn Sneaky DS é vendido online com preço a rondar os 1000€

A restante gama: http://www.linn.co.uk/digital_stream_players

Lembro que a Linn deixou de fabricar leitores de CD argumentando que os seus digital streamers têm maior qualidade que os seus leitores de CD da mesma gama e que a quantidade de downloads de ficheiros de alta resolução que se fazem actualmente nos sites da especialidade (a Linn tambem tem um site onde podem ser adquiridos ficheiros áudio de alta resolução e gravações ''audiofilas'') justificam plenamente a decisão tomada pela marca.

FLAC Vs CD AUDIO Linn-sneaky-music

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

FLAC Vs CD AUDIO Empty Re: FLAC Vs CD AUDIO

Mensagem  Lotp 11/8/2011, 16:27

Voltando a este tópico, porque estou em vias de aderir ao audio desmaterializado, ou seja, não voltar a adquirir CD's, gostaria de saber que soluções os meus amigos usam.

Mas antes, e para saber se vale a pena preparar a minha colecção para ser ripada, pergunto o seguinte: se os cd's são a 16 bits, os FLAC resultantes deles nuncam poderão, por absurdo, ter um sample rate superior, ou se o tiverem, é gerado artificialmente, certo? Então os FLAC que o pessoal agora saca da net são todos originários de CD's, portanto para usufruir de facto de 24bits, só ficheiros gravados originariamente nesse formato, penso eu. O que a ser assim, não se encontra massificado, ainda...Agradeço ajuda porque tenciono fazer um investimento seguro e estou um pouco confuso com esta parte.

Esta dúvida à parte, e tendo eu adquirido um IPAD recentemente, incluí este aparelho no cálculo desta equação, pois aparentemente pode funcionar bem como fonte. Tinha pensado para transporte num:

Cambridge Audio ID100 com um sobejamente conhecido DACMagic (ou então ligado directamente ao amp, se não se justificar o DAC externo)

As outras soluções em equação envolvem um NAS da Synology e um aparelho tipo Logitech Squeezebox ou o Cambridge Audio NP30

Alguém usa esta dock ou algo parecido, e como se comportam estes Idevices como fonte, o transporte da CA é competente?

Agrada-me a solução da Dock para o Ipad porque mesmo os infoexcluidos lá de casa sabem mexer no Ipad, e isso era uma vantagem importante para mim. Mas se, tecnicamente, é uma solução fraca, tenho que pensar noutra solução.
Lotp
Lotp
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 119
Data de inscrição : 26/03/2009
Pontos/Reputação : 206

Ir para o topo Ir para baixo

FLAC Vs CD AUDIO Empty Re: FLAC Vs CD AUDIO

Mensagem  ricardo onga-ku 11/8/2011, 17:02

Lotp escreveu:se os cd's são a 16 bits, os FLAC resultantes deles nuncam poderão, por absurdo, ter um sample rate superior, ou se o tiverem, é gerado artificialmente, certo?

Certo.

Lotp escreveu:Então os FLAC que o pessoal agora saca da net são todos originários de CD's, portanto para usufruir de facto de 24bits, só ficheiros gravados originariamente nesse formato, penso eu.

Certo.
Além disso FLAC é um ficheiro comprimido que tem como única vantagem em relação a um WAV/AIFF o facto de ocupar menos espaço em disco e julgo que tem também a desvantagem de necessitar de ser descomprimido antes de ser lido.

Convém também ter em conta que a maioria dos ficheiros HD que analisei não têm uma gama dinâmica superior a 12bits pelo que não apresentam qualquer vantagem sobre a versão 16bits do CD e aliás muitos dos conversores D/A existentes no mercado não têm uma gama dinâmica superior a 120dB.
Além disso a maioria das gravações analógicas também não permite mais informação do que os 16bits pelo que se forem convertidas directamente para digital (sem qualquer manipulação) nunca irão necessitar de mais bits.

Os referidos ficheiros HD também não apresentam muita informação acima do limite superior da gama de frequência imposto pelos 44,1KHz de amostragem do CD (o que na realidade não faz grande falta porque não só nos é impossível escutar esses sons como a maioria dos sistemas não os consegue reproduzir) mas julgo que alguns equipamentos podem beneficiar de maiores taxas de amostragem que permitem usar filtros com pendente menos acentuada mais fáceis de produzir e eventualmente mais eficazes.

Apenas vale a pena adquirir ficheiros HD se a masterização para este formato for melhor do que aquela que foi efectuada para CD, se a gravação foi efectuada em HD.

Lotp escreveu:Esta dúvida à parte, e tendo eu adquirido um IPAD recentemente, incluí este aparelho no cálculo desta equação, pois aparentemente pode funcionar bem como fonte. Tinha pensado para transporte num:

Cambridge Audio ID100 com um sobejamente conhecido DACMagic (ou então ligado directamente ao amp, se não se justificar o DAC externo)

As outras soluções em equação envolvem um NAS da Synology e um aparelho tipo Logitech Squeezebox ou o Cambridge Audio NP30

Alguém usa esta dock ou algo parecido, e como se comportam estes Idevices como fonte, o transporte da CA é competente?

Agrada-me a solução da Dock para o Ipad porque mesmo os infoexcluidos lá de casa sabem mexer no Ipad, e isso era uma vantagem importante para mim. Mas se, tecnicamente, é uma solução fraca, tenho que pensar noutra solução.

Tanto quanto sei, a solução ideal é ter usar um computador como leitor ligado por USB ou FireWire a um D/AC que efectua reclocking dos dados.
Esse computador poderá ou não também conter os ficheiros de música que poderão ser também armazenados num disco externo.
Além disso convém não esquecer que os discos por vezes falham pelo que se me parece importante a existência de um back up.

O iPad apresenta, a meu ver, algumas desvantagens: tem uma capacidade de armazenamento limitada, não permite ligação física um D/AC e não me parece que a doca tenha a qualidade necessária.
Por outro lado, o iPad pode ser usado para aceder remotamente e comandar um PC sem monitor (por exemplo um pequeno MacMini ligado um um disco externo) permitindo o acesso à discoteca de uma forma prática e estimulante.

Para terminar convém referir que o DACMagic não tem um bom desempenho quando ligado através de USB.

Cumprimentos,
onga-ku
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

FLAC Vs CD AUDIO Empty Re: FLAC Vs CD AUDIO

Mensagem  paa 12/8/2011, 08:44

Há anos que deixei de usar CD. Depois de usar uma squeezebox 3 passei a usar uma squeeze touch e continuo satisfeito.

Mas estou convencido que a logitech a longo prazo é capaz de arruinar a squeezebox (esta originalmente era uma empresa separada com preocupações audiófilas, que são por exemplo evidentes na opção de não misturar audio com video).

Nesse pressuposto, aconselharia quem se quer meter nesta área do audio que não roda (não vão ser os últimos...) a pensar numa outra opção com muitas virtudes:

- Mac Mini (custa 600€)
- Musical Fidelity V-Link + V-DAC (à volta de 100€ + 200€)

Quem tiver um iphone ou ipad usa estes para controlar o som com uma interface muito boa. O mac mini é invisível, pode ficar sempre ligado (gasta pouco) ou ligado quando se quer ouvir música. O resultado final é um sistema que está sempre pronto a funcionar: liga-se a ficha, espera-se uns segundos, e ouve-se música (não posso garantir o mesmo das máquinas windows e o linux é só para experts).

Nesta versão, o software usado é o itunes, sendo preciso usar o formato ALAC, ou então WAV.

Eu tenho uma versão parecida, sem o mac mini mas com um mac antigo, com uma squeeze touch a servir de V-Link, com o V-DAC, e uso ipad/iphone para controlar tudo. O software que uso é o servidor da squeezebox com FLAC, mas poderia também usar o itunes com ALAC, ou WAV. Precisei ainda de comprar o ipeng para controlar o ipad (uns 10€).

Acho o aparelho da Linn interessante, mas é mais caro, tem algumas redundâncias (amp integrado), e é menos versátil. Também não sei como funciona do ponto de vista do software.

Quanto aos FLAC da net... Neste momento já tenho 50G de música a 24/96, tendo alguns discos com som verdadeiramente audiofilo (p.e. Dave Brubeck, Concord on a summer night, Bill Evans, Waltz for Debby).

paa
paa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 149
Idade : 60
Localização : Lisboa
Interesses : Válvulas, tweaks
Data de inscrição : 08/05/2010
Pontos/Reputação : 297

Ir para o topo Ir para baixo

FLAC Vs CD AUDIO Empty Re: FLAC Vs CD AUDIO

Mensagem  vfarias 13/8/2011, 20:34

Nunca mais fazem um HD Tracks na Europa... Razz
vfarias
vfarias
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 894
Idade : 48
Localização : Barreiro
Ocupação : Engº Sistemas
Interesses : Musica, Aikido, Fotografia
Data de inscrição : 17/09/2008
Pontos/Reputação : 1088

http://www.myaudiophilestore.eu/

Ir para o topo Ir para baixo

FLAC Vs CD AUDIO Empty Re: FLAC Vs CD AUDIO

Mensagem  nmoc hifi 14/8/2011, 15:32

Este tópico é deveras interessante, pois, estamos actualmente perante uma grande mudanças de hábitos no hi-fi. O que sempre foi dado como garantido ser de qualidade, o suporte fisico, seja o vinil, ou o CD, é agora relegado para segundo plano.

Até há bem pouco tempo, qualquer bom sistema era compreendido por um bom Amplificador, ou conjunto de amplificação, no caso de ser um Pre + Power (ou Powers x 2), e uma boas colunas, o que ainda continua a ser a base de um bom som, o que mudou foram as fontes. Um bom prato, com o braço e a célula, no caso dos mais puristas, ou um bom leitor de CD, ou ambos, estão agora a dar lugar a um novo conceito de Audio, os formatos não fisicos, ficheiros de dados, e como fontes reprodutoras, temos agora, DACs, Stramers, Discos de Armazenamento, PCs, etc.

Temos mesmo alguns membros dos foruns de Audio (aqui neste tópico inclusive) que já abdicaram por completo do formato fisico.

Isto dá pano para mangas de debates, mas o que considero pertinente é a seguinte questão: valerá a pena investir num bom leitor de CD actualmente?

No meu caso, recentemente com a aquisição de um leitor de Blu-Ray da Sony, que permite ligar por USB um disco rigido de armazenamento de ficheiros, entre os quais alguns mp3 que tinha, vejo-me agora, pela primeira vez perante uma situação em que tenho facil acesso através deste leitor ligado ao amplificador, a ouvir muita musica armazenada (inclusive dá para ler ficheiros Lossless). Claro, que mantenho o meu leitor de CDs Cambridge Audio 640C, pois além, de melhor (não por muito) qualidade de som, creio que, sendo possuidor de uma coleção de para mais de 2300 CDs, justifica-se manter-me fiel a este formato.

Agora, pondero entretanto um upgrade (a longo prazo), da minha fonte, algo mais na linha do meu amp e colunas ( Lyngdorf SDAi 2175 e Xavian MIA II), mas para ser um upgrade que realmente compense, teria de subir a fasquia para além dos 1000 / 1500 Eur, senão não me parece que encontrasse muitos produtos que velessem a pena a mudança. Será que compensaria?

nmoc hifi
nmoc hifi
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 136
Idade : 51
Localização : Setubal
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 120

Ir para o topo Ir para baixo

FLAC Vs CD AUDIO Empty Re: FLAC Vs CD AUDIO

Mensagem  Pierre 14/8/2011, 15:42

A questão é:

-Quando haverá em bom formato para descarregamento, os lançamentos actuais da música? Seja pop-rock alternativo ou jazz.

- Que me interessa ter ficheiros lossless quando a masterização final das faixas em estúdio leva com compressão excessiva?

- Ou haverá faixas MASTERS em lossless? Parece-me que não.

- O analógico não terá ainda uma forte palavra perante as guerras constantes dos formatos digitais?

- A sonoridade do analógico não será bem associada ao carácter e envolvimento humano - música?
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Idade : 55
Localização : Elvas
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 1079

Ir para o topo Ir para baixo

FLAC Vs CD AUDIO Empty Re: FLAC Vs CD AUDIO

Mensagem  paa 14/8/2011, 18:22

nmoc hifi escreveu:

Isto dá pano para mangas de debates, mas o que considero pertinente é a seguinte questão: valerá a pena investir num bom leitor de CD actualmente?

Agora, pondero entretanto um upgrade (a longo prazo), da minha fonte, algo mais na linha do meu amp e colunas ( Lyngdorf SDAi 2175 e Xavian MIA II), mas para ser um upgrade que realmente compense, teria de subir a fasquia para além dos 1000 / 1500 Eur, senão não me parece que encontrasse muitos produtos que velessem a pena a mudança. Será que compensaria?


Invista apenas no DAC. No limite, se não conseguir resistir a uma análise mais racional, compre um CD com entrada digital. Note ainda que os DAC mudaram muito a relação de preços no panorama audio. Se é (quase?) impossível ter umas excelentes colunas de som a baixo preço, o mesmo não se passa no domínio digital. Não há assim tantos chips diferentes, as implementações mais inovadoras são rapidamente standardizadas (e.g., DACs asincronos) e a maior parte tem custos de mercado muito baixos. É claro que esta situação também gera uma rejeição elitista, mas que não tem necessariamente suporte na realidade. Os forums ajudam muito a divulgar as novidades audiofilas de baixo custo que vão aparecendo. Diria mesmo que há muitos anos que não aparecia um contexto tão interessante no audio (depois de frustrações como o sacd, e outras).
paa
paa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 149
Idade : 60
Localização : Lisboa
Interesses : Válvulas, tweaks
Data de inscrição : 08/05/2010
Pontos/Reputação : 297

Ir para o topo Ir para baixo

FLAC Vs CD AUDIO Empty Re: FLAC Vs CD AUDIO

Mensagem  paa 14/8/2011, 18:38

-Quando haverá em bom formato para descarregamento, os lançamentos actuais da música? Seja pop-rock alternativo ou jazz.

A situação está a mudar rapidamente. Mas mais interessantes são as recuperações históricas que vão aparecendo. Eu pelo menos fiquei muito satisfeito por ter aparecido a enésima versão do Getz/Gilberto: a versão 24/96 é melhor que a XRCD, não só matematicamente mas também nos meus ouvidos.

- Que me interessa ter ficheiros lossless quando a masterização final das faixas em estúdio leva com compressão excessiva?

O problema não está na compressão+codificação CD? Parece-me que os novos formatos ajudam a resolver o problema (que aliás já vinha do vinil, se bem entendo o problema).

- Ou haverá faixas MASTERS em lossless? Parece-me que não.

Penso que já existem. Pelo menos a hdtracks começou a vender musica a 24/196...

- O analógico não terá ainda uma forte palavra perante as guerras constantes dos formatos digitais?

Não há guerras. Qualquer formato lossless pode ser convertido noutro lossless. E a partir de 24/96 os ganhos parecem-me diminuir muito.

- A sonoridade do analógico não será bem associada ao carácter e envolvimento humano - música?

Aí entramos na metafísica. Ou então na glorificação do vinil. Antes diria que o que existiu por algum tempo foi uma sonoridade digital 16/44, que essa sim tinha problemas, que são aliás tecnicamente explicáveis. Não encontro esses problemas a partir de 24/44. A partir daí só me queixo dos engenheiros de som, cujo "envolvimento humano" é por vezes criticável.


paa
paa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 149
Idade : 60
Localização : Lisboa
Interesses : Válvulas, tweaks
Data de inscrição : 08/05/2010
Pontos/Reputação : 297

Ir para o topo Ir para baixo

FLAC Vs CD AUDIO Empty Re: FLAC Vs CD AUDIO

Mensagem  manel1 15/8/2011, 10:20

nmoc hifi escreveu:

Isto dá pano para mangas de debates, mas o que considero pertinente é a seguinte questão: valerá a pena investir num bom leitor de CD actualmente?

É claro que para quem tem muitos CDs como é o seu caso, vale a pena, a menos que o chateie ter de andar a procurar os CDs nas estantes, ou se o incomodar o facto de estes ocuparem tanto espaço.

nmoc hifi escreveu:
No meu caso, recentemente com a aquisição de um leitor de Blu-Ray da Sony, que permite ligar por USB um disco rigido de armazenamento de ficheiros, entre os quais alguns mp3 que tinha, vejo-me agora, pela primeira vez perante uma situação em que tenho facil acesso através deste leitor ligado ao amplificador, a ouvir muita musica armazenada (inclusive dá para ler ficheiros Lossless). Claro, que mantenho o meu leitor de CDs Cambridge Audio 640C, pois além, de melhor (não por muito) qualidade de som, creio que, sendo possuidor de uma coleção de para mais de 2300 CDs, justifica-se manter-me fiel a este formato.

Agora, pondero entretanto um upgrade (a longo prazo), da minha fonte, algo mais na linha do meu amp e colunas ( Lyngdorf SDAi 2175 e Xavian MIA II), mas para ser um upgrade que realmente compense, teria de subir a fasquia para além dos 1000 / 1500 Eur, senão não me parece que encontrasse muitos produtos que velessem a pena a mudança. Será que compensaria?



Como por aqui têm dito os as casas de alta fidelidade escolhem as faixas que reproduzem nos seus sistemas de modo a salientar as suas virtudes aquando das demonstrações dos equipamentos, ora, o que se vê cada vez mais é estes optarem pelo uso de computadores e DACs ou media streamers nas suas demonstrações, isto diz bem da qualidade que estas soluções apresentam, caso contrário estes não as usariam.

Se pretende melhorar, pois que seja uma mudança que se ouça, e penso que teria que gastar pelo menos o que esta a dizer, como já foi aqui referido, também considero que deve investir num bom DAC, algo em que você invista e fique satisfeito e considere que para melhorar teria de ir para números com 5 digitos.
Depois de ter o DAC poderia investir num transporte que poderia ser usado e que certamente seria uma melhoria significativa em relação ao que tem, isto gastando muito pouco, mais tarde poderia investir num media streamer se assim o entender.

Neste momento o DAC é essencial, eu recomendaria algo do género Naim DAC, a este poderia ligar um sem número de fontes digitais, seria como o coração do sistema digital.


manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

FLAC Vs CD AUDIO Empty Re: FLAC Vs CD AUDIO

Mensagem  nmoc hifi 15/8/2011, 16:30

manel1 escreveu:

Como por aqui têm dito os as casas de alta fidelidade escolhem as faixas que reproduzem nos seus sistemas de modo a salientar as suas virtudes aquando das demonstrações dos equipamentos, ora, o que se vê cada vez mais é estes optarem pelo uso de computadores e DACs ou media streamers nas suas demonstrações, isto diz bem da qualidade que estas soluções apresentam, caso contrário estes não as usariam.

Se pretende melhorar, pois que seja uma mudança que se ouça, e penso que teria que gastar pelo menos o que esta a dizer, como já foi aqui referido, também considero que deve investir num bom DAC, algo em que você invista e fique satisfeito e considere que para melhorar teria de ir para números com 5 digitos.
Depois de ter o DAC poderia investir num transporte que poderia ser usado e que certamente seria uma melhoria significativa em relação ao que tem, isto gastando muito pouco, mais tarde poderia investir num media streamer se assim o entender.

Neste momento o DAC é essencial, eu recomendaria algo do género Naim DAC, a este poderia ligar um sem número de fontes digitais, seria como o coração do sistema digital.


Ok, obrigado pelas respostas e opiniões.

Já agora, no caso de optar por investir num DAC, este iria servir para complementar a leitura tanto de CDs, relativamente ao meu actual Cambridge, que ligaria via digital, e ao Blu-Ray Sony, que faria a "ponte" entre os ficheiros loss-less armazenados no disco externo e o Amplificador, certo?

E, manel1, mesmo adquirindo um bom DAC, acha que posteriormente, teria a ganhar em adquirir ainda um CD melhor, pois se, o tratamento audio já estaria a ser feito pelo DAC?

nmoc hifi
nmoc hifi
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 136
Idade : 51
Localização : Setubal
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 120

Ir para o topo Ir para baixo

FLAC Vs CD AUDIO Empty Re: FLAC Vs CD AUDIO

Mensagem  vfarias 15/8/2011, 16:31

Tal como havia respondido em outro fórum e sem querer dar uma resposta simplista a esta questão, muito menos levantar um debate, sou da opinião de que mesmo com o advento do digital, vale a pena investir num bom leitor de CD's ou transporte. Independentemente de termos já novos formatos em alternativa ao CD e ao vinil, no futuro o digital será sem dúvida pertença da maioria das casas, mas os formatos mais antigos continuarão a fazer parte da nossa vida durante muitos anos, incluindo o CD.

Obviamente que os DAC são hoje elementos importantes a ter em consideração no sentido de preparar um sistema para o futuro, i.e., mantendo-o atualizado, e a junção com um leitor de CD's e com outras fontes digitais deve ser seriamente considerada, quanto mais não seja pelo numero de entradas disponiveis e a maioria dos DAC's entrada de gama dispõem de muito poucas entradas.

Tal como disse e bem o manel1 o Naim DAC é uma opção de peso, a ter em consideração no upgrade de qualquer sistema, com uma qualidade impressionante. Todos os foristas se assim o entenderem poderão enviar PM e terão garantidamente uma cotação personalizada.
vfarias
vfarias
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 894
Idade : 48
Localização : Barreiro
Ocupação : Engº Sistemas
Interesses : Musica, Aikido, Fotografia
Data de inscrição : 17/09/2008
Pontos/Reputação : 1088

http://www.myaudiophilestore.eu/

Ir para o topo Ir para baixo

FLAC Vs CD AUDIO Empty Re: FLAC Vs CD AUDIO

Mensagem  manel1 15/8/2011, 17:43

nmoc hifi escreveu:

E, manel1, mesmo adquirindo um bom DAC, acha que posteriormente, teria a ganhar em adquirir ainda um CD melhor, pois se, o tratamento audio já estaria a ser feito pelo DAC?


Recentemente estive em casa de um amigo que tem um Meridian 808i, para quem não sabe, este é um dos melhores leitores de CD independentemente do preço. Actualmente tenho um Marantz DR700 a servir de transporte ao meu processador Tag Mclaren AV32R e resolvi testar o leitor usando as entradas digitais do Meridian e ver até que ponto ele era bom.

O meridian tem um sistema de transporte que consiste numa drive de leitura de DVD usada em computadores que faz várias leituras do CD introduzido na gaveta antes de enviar o sinal com o minimo de erros possível para um buffer, que ira posteriormente alimentar o DAC. Este processo de leitura da informação a partir do CD e posterior processamento ajuda a explicar as diferenças notadas entre o o som a partir da drive do Meridian e quando a leitura era feita no meu Marantz. Devo dizer que o Marantz se portou muito bem, pois tem um mecanismo de transporte de boa qualidade, mas o som do leitor de CD da Meridian é ainda melhor. Conclusão: o transporte faz diferença.

Pelo que disse, eu gastaria a maior parte do meu orçamento no DAC, depois poderia alimenta-lo com um bom transporte mesmo que fosse usado ou com qualquer media streamer, ficando com um som de alta qualidade quer a fonte fosse CD, BD, streamer ou por exemplo uma box da MEO.

No seu caso, penso que não vale a pena andar a investir num DAC barato, pois pouca diferença irá notar, é preferivel aguardar um pouco (depende dos €€ e cada um sabe de sí) investir num DAC de boa qualidade e pensar que é um investimento para a vida. Ouvir, como sempre é essencial, ainda mais quando a quantia é avultada.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

FLAC Vs CD AUDIO Empty Re: FLAC Vs CD AUDIO

Mensagem  paa 15/8/2011, 18:31

Não sou matemático, mas às vezes ajuda...

som = A x B
Sendo A = transporte | streamer
e B = DAC

Se mantiver A constante e aumentar B vai ter
melhor som = A x B(melhor)

Isso é bom, mas notem que também se pode ter melhorias com
melhor som = A(melhor) x B

O A(melhor) tem a ver com o audio a 24/96. Agora, qual a melhor opção? E qual a mais barata? Do meu ponto de vista a mais barata é a segunda.

Mas claro, o ideal é a terceira opção:

excelente som = A(melhor) x B(melhor)

Espero que achem graça. A moral da história é que ninguém me convence que vale a pena gastar uma fortuna para aumentar B sem sequer considerar aumentar A.

paa
paa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 149
Idade : 60
Localização : Lisboa
Interesses : Válvulas, tweaks
Data de inscrição : 08/05/2010
Pontos/Reputação : 297

Ir para o topo Ir para baixo

FLAC Vs CD AUDIO Empty Re: FLAC Vs CD AUDIO

Mensagem  nmoc hifi 15/8/2011, 20:49

Ora bem ...

Então as hipoteses que se põem são:

1) Adquirir um CD melhor, na casa dos 1500 Eur (+/-), pois é o formato que mais ouço em casa, cerca de 97%. Sendo que os restantes 3%, são ficheiros que "retiro" da net para conhecer (geralmente em mp3), ou alguma coisa que eventualmente não se arranje facilmente em formato fisico. Normalmente o que gosto compro sempre em CD.

2) Manter o Cambridge 640 (que já é um bom CD), bem como o Blu-Ray Sony para aceder á musica armazenada em disco externo, e adquirir um bom DAC (também na ordem dos 1000 / 1500 Eur), onde ligaria ambos os leitores, para desta forma melhorar consideravelmente o som quer em CD, quer em ficheiros (Flac, mp3, etc)

Claro que a seguir esta ultima hipotese, a ideia seria começar a armazenar em disco rigido, em formato loss-less, os meus CDs, por uma questão de facilidade de acesso. Se bem que não importo de ir á prateleira buscar o CD, e te-los aqui na sala.

Claro, que adquirir 2 aparelhos deste calibre para já será impensavel, e mesmo 1, é um plano (ainda) a longo prazo.
nmoc hifi
nmoc hifi
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 136
Idade : 51
Localização : Setubal
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 120

Ir para o topo Ir para baixo

FLAC Vs CD AUDIO Empty Re: FLAC Vs CD AUDIO

Mensagem  paa 15/8/2011, 21:37

nmoc hifi escreveu:Ora bem ...

Então as hipoteses que se põem são:

1) Adquirir um CD melhor, na casa dos 1500 Eur.

2) adquirir um bom DAC (também na ordem dos 1000 / 1500 Eur)


ou

3) Experimentar ligar um PC velho (0 Eur) a um V-Link + V-DAC ou equivalentes (à volta de 100€ + 200€)

E levar um valente susto quando tocar um FLAC a 24/96. Já tive visitas audiofilas que levaram esse susto!
paa
paa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 149
Idade : 60
Localização : Lisboa
Interesses : Válvulas, tweaks
Data de inscrição : 08/05/2010
Pontos/Reputação : 297

Ir para o topo Ir para baixo

FLAC Vs CD AUDIO Empty Re: FLAC Vs CD AUDIO

Mensagem  nmoc hifi 16/8/2011, 11:20

paa escreveu:
ou

3) Experimentar ligar um PC velho (0 Eur) a um V-Link + V-DAC ou equivalentes (à volta de 100€ + 200€)

E levar um valente susto quando tocar um FLAC a 24/96. Já tive visitas audiofilas que levaram esse susto!

Não conhecendo os aparelhos em questão, será que a esse nivel de preço, seriam uma mais valia ao meu actual Cambridge Audio 640? Isto claro, para utilisar como complemento do actual CD, para usar unicamente com os ficheiros FLAC armazenados não duvido que fosse uma boa solução.

Obrigado
nmoc hifi
nmoc hifi
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 136
Idade : 51
Localização : Setubal
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 120

Ir para o topo Ir para baixo

FLAC Vs CD AUDIO Empty Re: FLAC Vs CD AUDIO

Mensagem  Lotp 16/8/2011, 21:12

Já agora, para quem tem o PC a +/- 7 metros do amp como eu, o que será melhor para uma solução desse género do V-Dac, um cabo usb comprido com 7 metros e IC curto, ou usb curto e IC comprido? Ou este tipo de comprimento é de todo desaconselhado?
Lotp
Lotp
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 119
Data de inscrição : 26/03/2009
Pontos/Reputação : 206

Ir para o topo Ir para baixo

FLAC Vs CD AUDIO Empty Re: FLAC Vs CD AUDIO

Mensagem  paa 17/8/2011, 14:20

Lotp escreveu:Já agora, para quem tem o PC a +/- 7 metros do amp como eu, o que será melhor para uma solução desse género do V-Dac, um cabo usb comprido com 7 metros e IC curto, ou usb curto e IC comprido? Ou este tipo de comprimento é de todo desaconselhado?

usb longo -- v-link -- v-dac -- rca curto

O v-link elimina o efeito do cabo usb (é como se não existisse, já que o sinal é regenerado), e um rca curto é sempre uma boa idea (para não se tornar num filtro passa baixo).
paa
paa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 149
Idade : 60
Localização : Lisboa
Interesses : Válvulas, tweaks
Data de inscrição : 08/05/2010
Pontos/Reputação : 297

Ir para o topo Ir para baixo

FLAC Vs CD AUDIO Empty Re: FLAC Vs CD AUDIO

Mensagem  paa 17/8/2011, 14:24

nmoc hifi escreveu:

Não conhecendo os aparelhos em questão, será que a esse nivel de preço, seriam uma mais valia ao meu actual Cambridge Audio 640? Isto claro, para utilisar como complemento do actual CD, para usar unicamente com os ficheiros FLAC armazenados não duvido que fosse uma boa solução.


Em 16/44 o ganho pode ser marginal (eventual redução do jitter); devia experimentar. O ganho está em passar a ter 24/96.
paa
paa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 149
Idade : 60
Localização : Lisboa
Interesses : Válvulas, tweaks
Data de inscrição : 08/05/2010
Pontos/Reputação : 297

Ir para o topo Ir para baixo

FLAC Vs CD AUDIO Empty Re: FLAC Vs CD AUDIO

Mensagem  Lotp 17/8/2011, 22:24

Fiquei verde quando vi preços de cabos USB de 5 ou mais metros, alguém recomenda algo razoável na casa dos 7 metros?

Edit: já agora dei com isto nas minhas investigações, que está quase a sair, parece ser um V-Link e um V-Dac ao mesmo tempo, e a um preço agradável:

http://www.custom-cable.co.uk/digital-analogue-convertors/musical-fidelity-v-dac-ii-digital-to-analogue-converter-with-asynchrononous-usb.html
Lotp
Lotp
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 119
Data de inscrição : 26/03/2009
Pontos/Reputação : 206

Ir para o topo Ir para baixo

FLAC Vs CD AUDIO Empty Re: FLAC Vs CD AUDIO

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos