Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Artigo sobre cabos de corrente.

+11
joevalve
Prof
Mfigueiredo
_nimitz_
Carlomar
Henri
Pierre
manel1
ughö
ricardo onga-ku
Joaquim Rosa
15 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

cabos - Artigo sobre cabos de corrente. - Página 2 Empty Re: Artigo sobre cabos de corrente.

Mensagem  ricardo onga-ku 13/4/2012, 14:41

Joaquim Rosa escreveu:Não está só no screening, temos também a secção do cabo que é superior ao que tinha anteriormente.
A Rega não nos diz que tipo de cobre usa, vou presumir que será cobre comum, e não OFC.

Não se preocupe que os electrões não são esquisitos. Very Happy
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Artigo sobre cabos de corrente. - Página 2 Empty Re: Artigo sobre cabos de corrente.

Mensagem  joevalve 13/4/2012, 17:11

Joaquim Rosa escreveu:Acredite que não existe nada no cabo antigo que sinta falta. A questão da memoria auditiva é bem verdadeira, por isso ouvi repetidamente as mesmas faixas com os dois cabos, alternando repetidamente várias vezes para ter a certeza de todas as diferenças. Penso que essa questão se põe nos casos em que se testa dois cabos de qualidade, não um cabo de série com um especial. São tão distintos que não há dúvida.Cumprimentos Joaquim Rosa

Meu caro:
sem pôr em causa as diferenças que detectou, permita-me um conselho:
- faça esse teste daqui a um ou dois meses de novo, com os mesmos discos naturalmente.

o nosso ouvido às vezes é tramado.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Artigo sobre cabos de corrente. - Página 2 Empty Re: Artigo sobre cabos de corrente.

Mensagem  Carlomar 13/4/2012, 21:43

onga-ku escreveu:A única diferença entre este cabo e um vulgar de lineu está no screening...

A blindagem vai aumentar a capacidade do cabo, logo oferece melhor filtragem.

Claro que para isso não precisa de ser um cabo "Audiófilo".

Pode tentar com um cabo de corrente vulgar, que facilmente encontra numa loja de material elétrico.

Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Artigo sobre cabos de corrente. - Página 2 Empty Re: Artigo sobre cabos de corrente.

Mensagem  ricardo onga-ku 13/4/2012, 22:08

Será que o aumento de capacidade é significativo quando falamos de metro e meio de cabo?
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Artigo sobre cabos de corrente. - Página 2 Empty Re: Artigo sobre cabos de corrente.

Mensagem  Carlomar 13/4/2012, 22:19

Joaquim Rosa escreveu:
Não está só no screening, temos também a secção do cabo que é superior ao que tinha anteriormente.
A Rega não nos diz que tipo de cobre usa, vou presumir que será cobre comum, e não OFC.

A geometria, o numero de condutores, a disposição relativa dos mesmos, a existência de blindagem, ou até um condutor central, a o tipo de cobre, o tipo de isolamento, etc... todos estes fatores alteram o comportamento do cabo.

Joaquim Rosa escreveu:
Também pensei em comprar a vulso ...
Se quiser construir um cabo "de marca" pode por exemplo comprar um Van Den Hul Mainstream ou Mainserver avulso na Polifer...poupa muito dinheiro em relação a comprar um cabo já terminado.

cabos - Artigo sobre cabos de corrente. - Página 2 Vdh


Gosto desta construção que maximiza a capacidade entre os condutores, principalmente entre a terra e os condutores de fase e neutro, melhorando a filtragem.

Tem sete condutores + blindagem.
O condutor central mantém sempre esta posição relativa aos outros condutores.

Sendo assim o condutor central e a blindagem são ligados á terra.

Os restantes seis condutores alternam entre fase e neutro.

O resultado é grande capacidade entre fase e neutro, mas principalmente entre, fase e terra, e neutro e terra.
Quanto maior o comprimento maior o efeito.

Eu construi para mim cabos com estas geometria usando um cabo relativamente "vulgar" da LAPPKABEL LIYCY 7 x 1,5mm.
Poderá tentar arranjar por exemplo na REXEL.

Não dispenso.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Artigo sobre cabos de corrente. - Página 2 Empty Re: Artigo sobre cabos de corrente.

Mensagem  Carlomar 13/4/2012, 22:39

onga-ku escreveu:Será que o aumento de capacidade é significativo quando falamos de metro e meio de cabo?
Sem saber, acabei por responder á sua pergunta no post anterior.

Carlomar escreveu:...
Quanto maior o comprimento maior o efeito.
...

Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Artigo sobre cabos de corrente. - Página 2 Empty Re: Artigo sobre cabos de corrente.

Mensagem  Carlomar 13/4/2012, 22:51

Como a maioria dos que tem participado neste tópico são céticos em relação aos cabos de corrente, respeito porque eu também o era, vou citar um amigo que experimentou.

Espero que não me levem a mal. Very Happy


"Eu próprio, uma vez tendo formação em electrotecnia, sempre fui um bocado, para não dizer na totalidade, ceptico relativamente a estes mesticismos do audio.

Confesso que fiquei de boca aberta quando houvi pela primeira vez a difrença que um cabo de alimentação, nomeadamente o MainStream da VDH, pode fazer num sistema.

Para que não haja duvidas que seja efeito placebo, foi-me apresentado um sistema que conheço muito bem há uns anos e depois foi realizada a troca do cabo de alimentação, neste caso sempre na fonte, sem que eu soubesse e sem me avisarem de nada.

Perguntei logo, o que é que fizeste ao sistema?

A resposta foi VDH Mainstream.... Foi ao ponto de ter comprado um para mim também e ligá-lo em casa à fonte.

SATISFEITISSIMO... Posso dizer que é o equivalente a um upgrade de milhares de euros caso tivesse optado por alteração da fonte para obter resultados semelhantes.

Relativamente ao equipamento para Car-Audio confesso que desconheço por completo as propostas da VDH, mas penso que poderá ser uma hipotese a considerar para quem quer levar as coisas com um outro cuidado.

Boas Audições.."



http://forum.caraudiopt.com/index.php?topic=21050.0
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Artigo sobre cabos de corrente. - Página 2 Empty Re: Artigo sobre cabos de corrente.

Mensagem  Carlomar 13/4/2012, 23:02

O nosso colaborador MCA do AudioPT escreveu aqui:
http://www.audiopt.net/t9661p540-ptphones-um-hibrido-com-classe

"Para os cépticos dos cabos e boas tomadas de alimentação, recomendo que mudem de ideias. Inclusive cheguei à conclusão que será mesmo por aí que se deverá começar a montar o nosso equipamento de áudio.
Também cheguei á conclusão que a utilização de filtros e outras tranquiboias na rede não são aconselhados, nem tão pouco resolvem qualquer problema, é mais uma treta do mercado que outra coisa... e criam mais problemas que soluções para a reprodução musical em equipamentos áudio.

Este assunto merecia um tópico exclusivo, mas o assunto é tão melindroso que não sei se este se transformaria em vez de um ponto convergente de experiências e ideias num ponto de calorosa e infurtiva discussão. Mas pronto, fica a ideia
"
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Artigo sobre cabos de corrente. - Página 2 Empty Re: Artigo sobre cabos de corrente.

Mensagem  Carlomar 14/4/2012, 00:50

Carlomar escreveu:
Eu construi para mim cabos com estas geometria usando um cabo relativamente "vulgar" da LAPPKABEL LIYCY 7 x 1,5mm.
Poderá tentar arranjar por exemplo na REXEL.

cabos - Artigo sobre cabos de corrente. - Página 2 Cabocorrentecopy

Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Artigo sobre cabos de corrente. - Página 2 Empty Re: Artigo sobre cabos de corrente.

Mensagem  ricardo onga-ku 14/4/2012, 08:31

Carlomar escreveu:O nosso colaborador MCA do AudioPT escreveu aqui:
http://www.audiopt.net/t9661p540-ptphones-um-hibrido-com-classe

[i]"Para os cépticos dos cabos e boas tomadas de alimentação, recomendo que mudem de ideias. Inclusive cheguei à conclusão que será mesmo por aí que se deverá começar a montar o nosso equipamento de áudio.
Também cheguei á conclusão que a utilização de filtros e outras tranquiboias na rede não são aconselhados, nem tão pouco resolvem qualquer problema, é mais uma treta do mercado que outra coisa... e criam mais problemas que soluções para a reprodução musical em equipamentos áudio. "

E um cabo de corrente com uma capacidade elevada não é um filtro?

A minha pergunta continua por responder: será que o aumento de capacidade é significativo quando falamos de metro e meio de cabo?

Ou seja, qual é a quantidade de atenuação nas altas frequências que esse cabo produz, e de que forma é que ela afecta (melhora?) a corrente da rede?
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Artigo sobre cabos de corrente. - Página 2 Empty Re: Artigo sobre cabos de corrente.

Mensagem  ricardo onga-ku 14/4/2012, 09:09

Antes de administrarmos qualquer placebo, perdão Razz, medicamento talvez fosse boa ideia estudar as patologias da rede eléctrica:

cabos - Artigo sobre cabos de corrente. - Página 2 Corrente

Se não estou em erro uma maior capacidade e apenas irá actuar sobre as interferências electromagnéticas (EMI e RFI).
O que eu gostava de saber é qual a intensidade (pF) necessária para que essa acção seja eficaz e, como em qualquer medicamento, se existem efeitos secundários negativos.

E a blindagem não actua apenas no metro, metro e meio de cabo?
O que acontece no 1º cm de cabo (não blindado) dentro do equipamento?
E qual é o diâmetro do referido cabo?
Qual é o diâmetro do cabo que está dentro da parede, qual a sua topologia?

Num dos xôs mais recentes lembro-me de ver um regenerador de corrente da PS Audio.
O aparelho tem piada pois permite monitorizar em tempo real a voltagem e a THD da rede e compará-la à corrente produzida pelo regenerador, chegando mesmo ao requinte de desenhar ambas as senoides.
Curiosamente a voltagem da rede era estável, andava entre os 228,50 e os 229,50V e a THD era de 1,5% (contra os 0,4% produzidos pelo aparelho).

O que me leva à seguinte questão: será que este equipamento vale 4.000€?
Talvez, se as primeiras 7 patologias forem uma constante e de intensidade considerável.

Mas aposto que 90% dos audiófilos melhorava infinitamente mais o desempenho do sistema se em vez de torrar a massa em cabos comprasse um par de colunas decentes e investisse um pouco no posicionamento destas e no tratamento da sala...


Última edição por onga-ku em 14/4/2012, 09:50, editado 1 vez(es)
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Artigo sobre cabos de corrente. - Página 2 Empty Re: Artigo sobre cabos de corrente.

Mensagem  Pierre 14/4/2012, 09:43

onga-ku escreveu:Qual é o diâmetro do cabo que está dentro da parede, qual a sua topologia?

Diâmetro 2,5mm a 0.15€ o metro revestido a pvc, topologia zigzags e aos ss, passando por caixas de junção de 2€, mal ou bem apertados terminando na tomade de parede que nem de aperto mecânico se trata.

Acho que vou encomendar um cabo de sector vindo da barragem do Álqueva! What a Face
Pierre
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Idade : 55
Localização : Elvas
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Data de inscrição : 08/06/2007
Pontos/Reputação : 1079

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Artigo sobre cabos de corrente. - Página 2 Empty Re: Artigo sobre cabos de corrente.

Mensagem  ricardo onga-ku 14/4/2012, 09:45

Pierre escreveu:Acho que vou encomendar um cabo de sector vindo da barragem do Álqueva! What a Face

lol!
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Artigo sobre cabos de corrente. - Página 2 Empty Re: Artigo sobre cabos de corrente.

Mensagem  99112 14/4/2012, 09:53

boas

tecnicamente nao percebo nada de cabos de corrente e era do mais cetico que se pode ser até...experimentar.

as diferenças que provocam no som são enormes, principalmente na fonte.
passei a ter um som mais aberto, palco muito maior e detalhado.
na amplificação, no meu caso, as diferenças já foram menores, passando a ter mais rapidez de ataque e grave.

já agora, passei dos cabos que vêm com os aparelhos para uns Russ Andrews Classic powerKord (+/- 100€ cada).


cumps

99112
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 176
Idade : 49
Localização : Porto
Ocupação : Técnico financeiro
Interesses : som, música, economia e finanças
Data de inscrição : 18/09/2011
Pontos/Reputação : 145

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Artigo sobre cabos de corrente. - Página 2 Empty Re: Artigo sobre cabos de corrente.

Mensagem  ricardo onga-ku 14/4/2012, 10:25

99112 escreveu:boas

tecnicamente nao percebo nada de cabos de corrente e era do mais cetico que se pode ser até...experimentar.

as diferenças que provocam no som são enormes, principalmente na fonte.
passei a ter um som mais aberto, palco muito maior e detalhado.
na amplificação, no meu caso, as diferenças já foram menores, passando a ter mais rapidez de ataque e grave.

já agora, passei dos cabos que vêm com os aparelhos para uns Russ Andrews Classic powerKord (+/- 100€ cada).

Curiosamente o Russ Andrews já foi levado a tribunal (e condenado) por alegar que os seus produtos produziam resultados que eram tecnicamente impossíveis:

http://www.asa.org.uk/ASA-action/Adjudications/2008/3/Russ-Andrews-Accessories-Ltd/TF_ADJ_44177.aspx

É o rei da banha-da-cobra. Cool
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Artigo sobre cabos de corrente. - Página 2 Empty Re: Artigo sobre cabos de corrente.

Mensagem  99112 14/4/2012, 13:30

boas

que melhorou o meu som, melhorou.
nao tenho qq duvida pois comprei usados e tive a oportunidade de experimentar e comparar com os anteriores.

quanto à questão técnica!!!!!!!!??????? não percebo mesmo nada.

interessa-me o desempenho sónico, pois é o que me chega aos ouvidos...
é o que me desperta as emoções e o gosto de ouvir música.


se vende gato por lebre deve pagar por isso, como qualquer pessoa.

cumps



99112
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 176
Idade : 49
Localização : Porto
Ocupação : Técnico financeiro
Interesses : som, música, economia e finanças
Data de inscrição : 18/09/2011
Pontos/Reputação : 145

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Artigo sobre cabos de corrente. - Página 2 Empty Re: Artigo sobre cabos de corrente.

Mensagem  manel1 14/4/2012, 14:01

Carlomar escreveu:
Carlomar escreveu:
Eu construi para mim cabos com estas geometria usando um cabo relativamente "vulgar" da LAPPKABEL LIYCY 7 x 1,5mm.
Poderá tentar arranjar por exemplo na REXEL.

cabos - Artigo sobre cabos de corrente. - Página 2 Cabocorrentecopy


Esse cabo da Lappkabel faz o mesmo efeito que o Van Den Hul, parece que a secção desse cabo é inferior à do Van Den Hul.
Estamos a falar deste cabo? http://www.conrad-uk.com/ce/en/product/601791/

Bom fim de semana

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Artigo sobre cabos de corrente. - Página 2 Empty Re: Artigo sobre cabos de corrente.

Mensagem  Joaquim Rosa 14/4/2012, 23:48

Obrigado a todos os que responderam ao meu Post, aprendi convosco, afinal é para isto que o forum serve, trocar ideias e saberes.
É curioso, estive a ver na área "o meu sistema" e vi que muitas pessoas têm cabos especiais ligados nos seus sistemas.
Na proxima vou fazer eu mesmo o meu cabo de corrente, e faço aqui um post para vos dizer como correu.

Cumprimentos
Joaquim

Joaquim Rosa
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 84
Idade : 54
Localização : Montijo
Ocupação : Técnico de prototipos
Interesses : Audio, Astronomia, ciências,literatura
Data de inscrição : 02/02/2010
Pontos/Reputação : 182

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Artigo sobre cabos de corrente. - Página 2 Empty Re: Artigo sobre cabos de corrente.

Mensagem  ricardo onga-ku 15/4/2012, 08:29

Porque não experimenta antes construir um cabo de interligação?
É de longe aquele que mais influencia o sinal.
Recomendo estes:

Ricardo
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Artigo sobre cabos de corrente. - Página 2 Empty Re: Artigo sobre cabos de corrente.

Mensagem  Mfigueiredo 16/4/2012, 10:31


Em termos teóricos, todas as perturbaçãos na rede eléctrica devem ser corrigidas na filtragem da fonte de alimentação. É suposto, à saída desta fonte haver apenas corrente contínua sem (com o mínimo de) "ripple" e com tensão de valor estável.

Se a filtragem não for competente......Não acredito que os cabos corrijam essa incompetência. Mas há sempre muito mais para lá do que já se sabe!!!
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Artigo sobre cabos de corrente. - Página 2 Empty Re: Artigo sobre cabos de corrente.

Mensagem  ricardo onga-ku 16/4/2012, 11:22

Não posso deixar de transcrever esta cena inesquecível do filme de animação O Panda do Kung-fu:

Sr. Ping (o pai)
Acho que é altura de te contar uma coisa que já te devia ter contado há muito tempo
...
O ingrediente secreto da minha Sopa do Ingrediente Secreto
O ingrediente secreto é
...
Nada.

Po (o panda)
Hã?

Sr. Ping
Ouviste bem.
Nada!
Não existe nenhum ingrediente secreto!

Po
Espera, espera!
É só assim, uma sopa de massas normal?
Não lhe pões um molho especial?

Sr. Ping
Não é preciso.
Para tornares alguma coisa especial, só tens de acreditar que é especial.


ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Artigo sobre cabos de corrente. - Página 2 Empty Re: Artigo sobre cabos de corrente.

Mensagem  Joaquim Rosa 16/4/2012, 16:36

onga-ku escreveu:Não posso deixar de transcrever esta cena inesquecível do filme de animação O Panda do Kung-fu:

Sr. Ping (o pai)
Acho que é altura de te contar uma coisa que já te devia ter contado há muito tempo
...
O ingrediente secreto da minha Sopa do Ingrediente Secreto
O ingrediente secreto é
...
Nada.

Po (o panda)
Hã?

Sr. Ping
Ouviste bem.
Nada!
Não existe nenhum ingrediente secreto!

Po
Espera, espera!
É só assim, uma sopa de massas normal?
Não lhe pões um molho especial?

Sr. Ping
Não é preciso.
Para tornares alguma coisa especial, só tens de acreditar que é especial.



lol!

Joaquim Rosa
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 84
Idade : 54
Localização : Montijo
Ocupação : Técnico de prototipos
Interesses : Audio, Astronomia, ciências,literatura
Data de inscrição : 02/02/2010
Pontos/Reputação : 182

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Artigo sobre cabos de corrente. - Página 2 Empty Re: Artigo sobre cabos de corrente.

Mensagem  Joaquim Rosa 16/4/2012, 16:49

onga-ku escreveu:Porque não experimenta antes construir um cabo de interligação?
É de longe aquele que mais influencia o sinal.
Recomendo estes:


Ricardo

Nesse campo já estou servido, tenho uns Qed silver signature, devem ser melhores do que o Cat 5 Very Happy
Tenho aqui uns unifilares com 57% de prata e 43 % de cobre que devem ser uma boa experiência para fazer umas pontes para os terminais das colunas ou até uns de interligação algo rijos Laughing
Se estiver interessado...?

Cumprimentos
Joaquim

Joaquim Rosa
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 84
Idade : 54
Localização : Montijo
Ocupação : Técnico de prototipos
Interesses : Audio, Astronomia, ciências,literatura
Data de inscrição : 02/02/2010
Pontos/Reputação : 182

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Artigo sobre cabos de corrente. - Página 2 Empty Re: Artigo sobre cabos de corrente.

Mensagem  ricardo onga-ku 16/4/2012, 20:33

Agradeço a oferta mas não sou grande amigo da bricolage...as minhas soldaduras são uma verdadeira vergonha.

Cumprimentos,
Ricardo
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Artigo sobre cabos de corrente. - Página 2 Empty Re: Artigo sobre cabos de corrente.

Mensagem  Carlomar 16/4/2012, 20:58

manel1 escreveu:
Carlomar escreveu:
Carlomar escreveu:
Eu construi para mim cabos com estas geometria usando um cabo relativamente "vulgar" da LAPPKABEL LIYCY 7 x 1,5mm.
Poderá tentar arranjar por exemplo na REXEL.

cabos - Artigo sobre cabos de corrente. - Página 2 Cabocorrentecopy


Esse cabo da Lappkabel faz o mesmo efeito que o Van Den Hul, parece que a secção desse cabo é inferior à do Van Den Hul.
Estamos a falar deste cabo? http://www.conrad-uk.com/ce/en/product/601791/

Bom fim de semana
Sim é esse cabo com sete condutores.
Eu usei este 7x1,5 mas poderia perfeitamente ter usado 7x1mm.
Depois a secção da fase e do neutro vai ser multiplicada por três, pelo que eu diria que ainda é secção a mais.

cabos - Artigo sobre cabos de corrente. - Página 2 Sam1869

Não posso dizer que tenha o mesmo efeito que o Van Den Hul pois nunca os comparei, e não gosto de falar daquilo que não sei, pois isso seria especular.

Apenas digo que tem o mesmo tipo de construção.

Cumpr.
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Artigo sobre cabos de corrente. - Página 2 Empty Re: Artigo sobre cabos de corrente.

Mensagem  manel1 16/4/2012, 21:16

Obrigado Carlomar, um destes dias em que tenha um pouco mais de tempo vou experimentar.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Artigo sobre cabos de corrente. - Página 2 Empty Re: Artigo sobre cabos de corrente.

Mensagem  Carlomar 16/4/2012, 21:45

Viva amigo Mfigueiredo,

Já abordamos pessoalmente este tema, e foi evidente que temos diferenças de opiniões e podemos perfeitamente viver com essas diferenças e ainda assim mantermos a nossa amizade pois partilhamos algo em comum que é o gosto pela musica, e também pelo Diy.

O Amigo é um homem sensato e ao expressar a sua opinião, fá-lo com modéstia, sem querer fazer parecer que é dono de toda a verdade e perceber-se que tenta usar uma linguagem que não fira ninguém sem ironia, sem sarcasmo, o que ajuda a manter um clima saudável para a troca de opiniões neste tema sempre tão sensível que são os cabos.

Acho que é assim que deve ser. cabos - Artigo sobre cabos de corrente. - Página 2 403861
È bonito quando se conseguem expressar diferenças de opinião com elevação.



Quero aqui destacar uma coisa que disse e que concordo:
Mfigueiredo escreveu:
Não acredito que os cabos corrijam essa incompetência. Mas há sempre muito mais para lá do que já se sabe!!!

Claro que se a filtragem a seguir á retificação estiver mal calculada, não é um cabo que o vai corrigir.


Este também é o meu ponto de vista:

Há muita coisa na natureza que ainda não entendemos, e para as quais a ciência atual ainda não tem respostas.
Será que, por não haver uma explicação técnica, deixamos de acreditar no que vemos ou no que ouvimos?

Ou dito de outra maneira, será que só acreditamos naquilo que compreendemos?


O mesmo se passa na alta fidelidade.

Não tem que haver uma explicação técnica para tudo. Se existir essa explicação eu tentarei compreende-la.
No entanto, a mim basta-me perceber que ouço diferenças, e que elas existem, mesmo que a ciência ainda não as saiba explicar.
Se essas diferenças permitirem que se desfrute mais do prazer de ouvir musica, tanto melhor.

È a minha modesta opinião.

Cumprimentos a todos.


Última edição por Carlomar em 16/4/2012, 21:53, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : ortografia)
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Artigo sobre cabos de corrente. - Página 2 Empty Re: Artigo sobre cabos de corrente.

Mensagem  Carlomar 16/4/2012, 22:05

99112 escreveu:
...interessa-me o desempenho sónico, pois é o que me chega aos ouvidos...
é o que me desperta as emoções e o gosto de ouvir música.


se vende gato por lebre deve pagar por isso, como qualquer pessoa....
cabos - Artigo sobre cabos de corrente. - Página 2 253862
Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Artigo sobre cabos de corrente. - Página 2 Empty Re: Artigo sobre cabos de corrente.

Mensagem  Carlomar 16/4/2012, 22:27

manel1 escreveu:Obrigado Carlomar, um destes dias em que tenha um pouco mais de tempo vou experimentar.
Acredite que não é fácil "enfiar" três condutores de 1,5 nos bornes de uma ficha Schuko.

Atenção que alguns cabos de 7 condutores não matem a geometria de manter o condutor central em toda a sua extensão.
O LappKabel que mostrei mantem sempre o condutor central Azul em toda a extensão.

A blidagem deve ser ligada apenas do lado da ficha schuko.
O fio central azul deve ser ligado á terra nas duas extremidades.
Para ser franco, não tentei outras configurações possíveis com este cabo.

Depois conte-nos o resultado.
Mesmo que no seu sistema não encontre diferenças deve dizê-lo aqui. Sou defensor da verdade.


Eu tenho um amigo que experimentou um filtro se sector em determinado sistema e o efeito era benéfico. Quando experimentou na sua casa e no seu sistema o efeito foi contrário.

Por isso nestas coisas, é fundamental experimentar primeiro, principalmente se estiverem envolvidas grandes despesas.

No Diy a grande vantagem é que muitas vezes podemos experimentar com o mínimo de custos.

cumpr.

Carlomar
Carlomar
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 794
Localização : V.F.Xira
Interesses : Audio - Diy
Data de inscrição : 03/09/2007
Pontos/Reputação : 1519

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Artigo sobre cabos de corrente. - Página 2 Empty Re: Artigo sobre cabos de corrente.

Mensagem  Mfigueiredo 17/4/2012, 10:05



Boas!

Amigo Carlomar! É sempre um prazer trocar ideias em temas em que participa. Este é um assunto bastante polémico e é fácil encontrarem-se, por vezes, opiniões opostas. Temos de as ir limando a ver se se chega a uma situação de acordo, o que significaria ter-se encontrado um ponto comum de conhecimentos e experiências.

No meu caso tenho ainda mais uma variável para juntar à já de si difícil solução: A capacidade auditiva vai diminuindo, eheheh! Nada que não seja normal, mas lá que é chato, isso é!

Um abraço!
Mfigueiredo
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Localização : Viseu
Interesses : Música e o resto
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : 607

Ir para o topo Ir para baixo

cabos - Artigo sobre cabos de corrente. - Página 2 Empty Re: Artigo sobre cabos de corrente.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos