Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

XCJ: Sistema AV

+4
José Trigueiro
falp
NFCDS
xcj
8 participantes

Ir para baixo

XCJ: Sistema AV Empty XCJ: Sistema AV

Mensagem  xcj 18/7/2007, 15:19

Olás!

Vou criar uma thread para vos apresentar o sistema AV e outra para o de audio 2 canais.

Os meus sistemas tentam ambos ser uma boa relação qualidade preço, não gosto mesmo dos equipamentos de eléctronica de "consumo" e de como as marcas que estão nesse mercado passam o factor qualidade para segundo plano, tentando sempre vender o maior numero de "features" por €, por outro lado também não posso gastar toneladas de dinheiro em material high-end bem como às vezes as diferenças milimétricas em qualidade e astronómicas em preço passam-me ao lado (mas isso pode ser defeito meu) , por isso estes sistemas tentam ser um bom compromisso.


Sistema AV na sala de estar (o de 2 canais fica noutra thread):
Eis o habitat do sistema, já se vê algo parecido com um ar condicionado no tecto I love you e as colunas traseiras, o que eu gostava mesmo era de ter uma sala dedicada para cinema , não tendo essa possibilidade estes foram os compromissos que fizemos:
XCJ: Sistema AV Living10

Este é o sistema, num básico movel do ikea, as Kef , o sub da Energy e o
gato que insistiu que tinha de aparecer na foto.

XCJ: Sistema AV Oppli11

Hardware e sua história...

Frontais:
Kef Q65.2 - Comecei por ter umas B&W 602 mas achava-as um bocado brutas e por vezes estridentes, a seguir passei para umas Kef Q55 que adorava o som delas mas só tinha resposta em graves a altos volumes, finalmente cheguei às Q65.2 e tenho estado feliz até agora.

Central:
Kef Q95.2 - Quando tinha as B&W tinha a CC6, quando vieram as Q55 troquei para esta.

Subwoofer:
Energy ES12 - antes tinha um B&W AS500 que tinha muito pouco efeito, desde que troquei para este nunca mais senti falta de sub, penso que há subs com graves mais controlados no mercado,não que este não consiga ter uns graves controlados.

Surround:
Bose 301 Serie IV - Completamente mal casadas com as Kef em termos de tonalidade, além de serem colunas que funcionam à custa de reflexões que lixam um bocado o posicionamento desejado num sistema de surround, esta situação é suposto ser uma situação temporaria até um amigo meu me vender umas Kef Q15.2 (da mesma série que eu tenho à frente para tomarem o lugar das Bose).Para filmes lá vão fazendo o seu papel, mas para musica em multicanal nem por isso.

Olhando para o movel:
XCJ: Sistema AV Oppli_10
Fontes à esquerda e direita e processamento/power no centro, começando pelas consolas:

Xbox 360: É actualmente a consola que uso mais, e também consegue ler HD WM9 que adoro usar para contemplar o efeito dos tweaks que faço no projector.

Xbox: Serve de principalmente de media center, só não tem CPU para HD.

Playstation 2: Não está na foto, está neste momento a calibrar o laser num amigo de um amigo, fica na prateleira esquerda de baixo.

Passando para as da direita:

Leitor DVD:
Denon 2910 - Tudo em um! É neste sistema o meu leitor de cds (usando os seus dacs), o meu leitor de DVDs , de SACDs e DVDs audio, só não lê formatos mpeg4(divx/xvids/etc), só será substituído quando a Denon tiver um leitor que além destas funções todas aínda lê HD-DVD e Blueray.

VHS:
Sony SLV E-811 - Na altura era bastante bom, hoje quase nunca é usado, no entanto como temos muitos VHS's fica ali, além de que através do scaler aínda se consegue ter uma imagem bastante boa dos VHS's.

Processamento / Power:
Receiver:
Rotel RSX972 - muito simples, minimalista, 5x75W RMS de power ou 2x100W, descodifica PCM, DD e DTS, os efeitos de DSP's são uma trampa e nunca os uso, de resto é o meu segundo receiver (antes tinha um Onkyo que já não me lembro do modelo) e não faço planos de trocar, este aparelho é o meu: pré+power, é o meu descodificador de formatos surround e o meu rádio.

Scaler: DVDO VP30 - Este pequeno aparelho faz maravilhas com a imagem, além de hub/switch das minhas fontes de imagem de entrada tem duas saídas uma VGA que está a fazer pixel match com o painel do LCD e uma HDMI que está ligada ao projector.Este aparelho manda sinais de output até 1080P e processa sinais de entrada em quase todos os formatos e optimiza-os para o display que queiramos.

Displays:
Na foto do movel vê-se o meu LCD:
Samsung LE32N71- Serve para o uso normal dia a dia, seja para ver TV, jogar, ver algumas séries em divx, tem apenas ligado o power, cabo RF (antena) e um cabo VGA que lhe manda exactamente a sua resolução nativa (1366x768).Tomou o lugar da minha Philips CRT de 32" mais pouco tempo depois de ter trocado o meu projector digital pelo projector CRT (houve uma inversão de tecnologias Laughing ).

E o projector:
XCJ: Sistema AV Barco10
XCJ: Sistema AV Barco_10

Barco Graphics 808s - Fonte de controversia no seio familiar e amigos, mas redime-se sempre quando as pessoas o vêem a funcionar, passado o choque inicial do tamanho as pessoas aprendem a amar o gigante I love you a tecnologia de projecção CRT tem muita coisa que se lhe diga, tinha uma thread bastante completa no hififorum que de posso-a trazer para aqui caso estejam interessados.Resumindo muito , este projector consegue resolver resoluções até 1600x1200 e ter contraste até 30000:1.Antes usava um Benq PE 7800 e antes desse um Infocus X1.

Mal possa abro uma thread para o sistema de 2 canais no esctritorio e complemento alguma informação sobre ligações e cablagens deste.

Obrigado por lerem, se tiverem sugestões para tweaks / melhorias apitem!

Upgrade path:
Surrounds:Bose para Kef Q15.2 (assim que um amigo não precise delas e as venda).
Projector: Barco 1209 (neste momento a ser montado pelo meu dealer na Suécia Cool )
Scaler: DVDO-VP30 para VP50 ou CrystallioII ou Lumagen Radiance.
Consolas: PS2 para PS3 (vou precisar de um HDCP stripper e que ela desça muito o preço).
HD:
Blueray ou HD-DVD - Vou deixar a guerra acabar, a poeira assentar e depois logo decido , era bom que a Denon fizesse um dual format.
E power box HD quando existir.
xcj
xcj
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 86
Data de inscrição : 17/06/2007
Pontos/Reputação : 4

Ir para o topo Ir para baixo

XCJ: Sistema AV Empty Re: XCJ: Sistema AV

Mensagem  Convidad 18/7/2007, 16:09

Parabéns pelo sistema e pela forma como o organizaste.

Tenho uma questão a colocar no que diz respeito ao surround, não propriamente sobre as colunas bose, mas pela forma como estão colocadas, lateralmente ao sofá. O surround resulta dessa forma?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

XCJ: Sistema AV Empty Re: XCJ: Sistema AV

Mensagem  NFCDS 18/7/2007, 16:11

Excelente sistema AV cheers

Imagino os problemas que tiveste (WAF) por causa do Barco Shocked

A instalação do LCD na parede está muito... profissional. Os cabos ficaram à vista ou estão tapados pela coluna central?

Relativamente ao futuro upgrade BR/HD-DVD, segundo a reportagem do hificlube, a Denon irá lançar um leitor híbrido: www.hificlube.net/common/ver_artigo.asp?id_artigo=1686&seccao=Arquivo&subseccao=Reportagem
NFCDS
NFCDS
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 81
Idade : 49
Localização : Almada
Data de inscrição : 31/05/2007
Pontos/Reputação : -5

Ir para o topo Ir para baixo

XCJ: Sistema AV Empty Re: XCJ: Sistema AV

Mensagem  falp 18/7/2007, 16:12

Estão giras as tuas coisas...!

Conselho... afasta as colunas da parede... pelo chega-as à face do móvel!

Se puderes afastá-las do canto fá-lo tb!
falp
falp
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1301
Idade : 52
Localização : Almada, PT, UE
Data de inscrição : 30/05/2007
Pontos/Reputação : -15

Ir para o topo Ir para baixo

XCJ: Sistema AV Empty Re: XCJ: Sistema AV

Mensagem  xcj 18/7/2007, 16:40

Thanks a todos,

Krell: Sim, no caso específico das Bose como elas usam reflexos, eu oiço sons dos tweaters vindos de traz, fazem reflexos na parede, quando tiver Kef atrás é que virá mesmo de lado, é isso ou mudar a disposição da sala Crying or Very sad , nos sistemas 7.1, se quizeres ver um filme com o receiver a tocar só em 5.1 será para as colunas laterais que o som surround vai, e depois há as colunas dipolares que se montam de lado, mas acabam por funcionar como as bose porque usam os reflexos da divisão para direccionar o som.

NFCDS: Sim tive muitos What a Face , mas o projector defende-se a si proprio quando trabalha, agora até para ver um filme com qualidade ranhosa em divx em que por mim via só no LCD ela pergunta logo "então pq é que não estamos a ver isto no projector!?"
Quanto ao LCD se olhares para a foto em perspectiva vez que está escondido pela central, os cabos video para o PJ e audio para as surround é que vão por conductas. A foto por baixo do Barco mostra a saída de uma.

falp: do canto não posso mesmo, da parede vou experimentar, mas queria perceber mais ao menos a teoria, quanto mais afastadas da parede menos graves, certo? Achas que ficam com um som mais controlado afastadas?
xcj
xcj
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 86
Data de inscrição : 17/06/2007
Pontos/Reputação : 4

Ir para o topo Ir para baixo

XCJ: Sistema AV Empty Re: XCJ: Sistema AV

Mensagem  José Trigueiro 19/7/2007, 15:12

Olá, XCJ

Parabéns por esse sistema. Montei numa canto de uma divisão espaçosa da minha casa uma "salinha" de cinema (cerca de 3x5,5m) que julgo dar-me tanto gozo como o que aí tens, salvaguardando o facto do meu pj ser o "velhinho" Infocus 4805.

Tenho duas questões para ti:

1 - Que tela usas? Ou projectas directamente na parede?

2 - Não tens problemas com os reflexos das paredes aquando do uso desse pj crt? Para a sua visualização a sala tem que estar completamente às escuras ou não?

Lembro-me desse tópico sobre pjs crt no Forumhifi, mas nunca o li com atenção, daí as minhas perguntas.

Cordialmente

José Trigueiro (Zé Caixão no Forumhifi)

José Trigueiro
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 88
Idade : 57
Localização : Açores - Terceira
Ocupação : Pai de família
Interesses : Pai de família não tem hobbies
Data de inscrição : 04/06/2007
Pontos/Reputação : 20

Ir para o topo Ir para baixo

XCJ: Sistema AV Empty Re: XCJ: Sistema AV

Mensagem  xcj 20/7/2007, 13:31

Olá José, gracias.

1-Por enquanto parede, WAF aproval pending para a tela, há muito trabalho a fazer em relação a isso Smile

2-Sim, tem de estar às escuras, e sim, como é uma sala branca tenho muitos problemas com reflexos , os mesmos que tinha com os DLP's.
Consegue-se ter luz ambiente em cenas claras, quando temos pessoas em casa e não estamos a ver um filme podemos ter qq coisa a dar e ter luz ambiente, agora em filmes é sempre às escuras, a luz ambiente mata o detalhe em zonas escuras.
Idealmente queria era uma divisão só para cinema, mas como não tenho, faço estes compromissos.

Na tua casa se puderes ter paredes e tecto escuro + uma tela fixa com uma moldura preta não olhes para trás!
xcj
xcj
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 86
Data de inscrição : 17/06/2007
Pontos/Reputação : 4

Ir para o topo Ir para baixo

XCJ: Sistema AV Empty Re: XCJ: Sistema AV

Mensagem  José Trigueiro 21/7/2007, 09:57

xcj escreveu:
(...)
Na tua casa se puderes ter paredes e tecto escuro + uma tela fixa com uma moldura preta não olhes para trás!

Foi o que fiz. A Maria não gostou muito do resultado final affraid , mas eu fiz-lhe lembrar a promessa dela de que naquele canto eu podia fazer o que queria e o assunto morreu.

A minha tela é um pladur pintado com a tinta cinza claro da ScreenGoo (é feio), fixa à parede por uma moldura de madeira, sendo o restante da parede de fixação todo forrado com um pano de flanela preta. As paredes laterias e uma grande estante que faz de parede traseira possuem calhas de correr junto ao tecto com umas mantas finas baratuchas verde escuro compradas num Modelo. Quem não sabe pensa que são cortinas. Só o tecto não foi tratado, pois aí o WAF podia sobrepôr-se... Embarassed

Mas como já disse, tive a sorte de conseguir arranjar um cantinho onde pude colocar o objectivo à frente das considerações estéticas.

José Trigueiro
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 88
Idade : 57
Localização : Açores - Terceira
Ocupação : Pai de família
Interesses : Pai de família não tem hobbies
Data de inscrição : 04/06/2007
Pontos/Reputação : 20

Ir para o topo Ir para baixo

XCJ: Sistema AV Empty Re: XCJ: Sistema AV

Mensagem  José Trigueiro 21/7/2007, 10:05

Só mais um pormenor.

Nos primeiros tempos usei o pladur pintado só com uma tinta branca da Robbialac. Não tinha os níveis de luminosidade e contraste que tenho agora, mas a imagem era totalmente limpa e ultra-detalhada. Com a ScreenGoo (um pouco) e com as telas em geral (especialmente as de maior ganho) o grão de emulsão da tinta torna-se visível, especialmente em cenas de céu e com varrimentos rápidos, tendo-se a impressão de se perder algum detalhe ultra-fino.

José Trigueiro
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 88
Idade : 57
Localização : Açores - Terceira
Ocupação : Pai de família
Interesses : Pai de família não tem hobbies
Data de inscrição : 04/06/2007
Pontos/Reputação : 20

Ir para o topo Ir para baixo

XCJ: Sistema AV Empty Re: XCJ: Sistema AV

Mensagem  xcj 24/7/2007, 14:05

Hmm, isso é interessantíssimo, o screen-goo forma uma textura granulada? O truque do grão é conhecido para aumentar o sharpness na propria fotografia dos filmes, mas isso que estás a descrever não me soa nada bem, parece-me o meso truque mas aplicado permanentemente ao teu ecran! Consegues tirar fotos que exemplifiquem? Qual a versão da screen goo que compraste? Se calhar até se criava uma thread na secção de imagem, acho que isso pode benefeciar muita gente!

Em relação ao tecto o truque é dizeres que o tecto de uma cor mais escura faz a divisão parecer mais alta! Wink
xcj
xcj
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 86
Data de inscrição : 17/06/2007
Pontos/Reputação : 4

Ir para o topo Ir para baixo

XCJ: Sistema AV Empty Re: XCJ: Sistema AV

Mensagem  José Trigueiro 24/7/2007, 14:45

A textura é muito finamente granulada, sendo o "grão" achatado e emulsionado numa camada única. Aliás, a secagem desta tinta é muito lenta (seis meses!!!) e a cor e textura variam muito com o tempo, especialmente nos primeiros dois-três meses. Acaba por ficar com uma cor branco sujo. Podes ver mais pormenores desta "aventura" aqui http://forumhifi.com/board/index.php/topic,2583.0.html.

Quando ao "grão" que se vê em algumas passagens, este é muito pequeno e é do tipo de "grão de vidro" que se vê em muitas telas, especialmente as de grande ganho. Sei disso porque comprei uma tela destas por engano (vi mal a sua referência pirat ). No entanto, é uma coisa mesmo muito pontual e não incomodativa, tanto como o é o grão digital tremeluzente que se vê em algumas passagens, também de céu ou nuvens, devido ao "feitio" do meu singelo pj. Basta dizer que os ganhos pela utilização da Screengoo anulam por completo qualquer inconveniente associado.

Quanto ao tecto, como este é obliquo, começa nos 2,6 m e a quatro metros de distância (onde estou sentado) já deve ir nos 3,5-4 metros de altura. Não me incomoda nada.

Já tive fotografias no meu canto do cinema exposta no Forumhifi e não gostava de as exibir de novo. Se quiseres manda uma mensagem com o teu mail e mando-te fotos das soluções que usei.

Quanto à versão da tinta que usei, já não me lembro, mas sei que usei a calculadora do próprio site ( http://www.goosystems.com/index.php?cont=which ) e acabei por aplicar a mesma tinta que o forista Tom2005 (compramos a meias).

O Tom2005 comprou a tinta aqui http://www.screengoo.de/. O site é alemão, mas o Tom entendeu-se com eles via mails em inglês.

José Trigueiro
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 88
Idade : 57
Localização : Açores - Terceira
Ocupação : Pai de família
Interesses : Pai de família não tem hobbies
Data de inscrição : 04/06/2007
Pontos/Reputação : 20

Ir para o topo Ir para baixo

XCJ: Sistema AV Empty Re: XCJ: Sistema AV

Mensagem  Palmas 25/7/2007, 08:45

Pois eu tenho mais perguntas:
qual a distancia de projecção, largura da imagem e distancia de visualização?

Quanto às telas, pela minha experiencia chegam a ter muito impacto na imagem. Dois projectores iguais, mas telas diferentes podem parecer que têm resoluções diferentes.
Palmas
Palmas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 143
Idade : 58
Localização : Braga-Porto-Coimbra
Ocupação : Sim
Interesses : Também
Data de inscrição : 01/06/2007
Pontos/Reputação : 0

Ir para o topo Ir para baixo

XCJ: Sistema AV Empty Re: XCJ: Sistema AV

Mensagem  José Trigueiro 25/7/2007, 10:21

No meu caso estou a cerca de 3,8-4,0m de distância e a base da tela tem 1,92 cm, se não me falha a memória.

O projector está mesmo por cima de mim, ou seja a cerca de 4m da tela.

José Trigueiro
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 88
Idade : 57
Localização : Açores - Terceira
Ocupação : Pai de família
Interesses : Pai de família não tem hobbies
Data de inscrição : 04/06/2007
Pontos/Reputação : 20

Ir para o topo Ir para baixo

XCJ: Sistema AV Empty Re: XCJ: Sistema AV

Mensagem  xcj 26/7/2007, 15:15

José, a thread no hififorum já não tem as imagens. Se aínda as tiveres e queiras/possas por-las online era bom fazer uma thread.

Palmas o famoso herdeiro de Barcos4Free Wink , no caso do meu 808 tenho 2.30 de distancia das lentes à parede e uma imagem de 2 metros de largura, a largura depende de como aproveitas a face dos tubos, o recomendável é usar o máximo possível para o desgaste ser igual e bem espalhado. No meu estão ao máximo.
xcj
xcj
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 86
Data de inscrição : 17/06/2007
Pontos/Reputação : 4

Ir para o topo Ir para baixo

XCJ: Sistema AV Empty Re: XCJ: Sistema AV

Mensagem  José Trigueiro 26/7/2007, 15:31

xcj escreveu:José, a thread no hififorum já não tem as imagens. Se aínda as tiveres e queiras/possas por-las online era bom fazer uma thread.
(...)

Vou entrar de férias e verei o que se arranja.

Já agora algumas curiosidades de quem nada pesca de pjs crt - qual o contraste e luminosidade do teu pj? E a resolução? Como comparas a imagem de um pj crt com um dlp ou um lcd? De quando em quando é que tem que se afinar um pj crt? E o afino tem que ser feito por um profissional? É difícil fazê-lo? Um pj crt é muito barulhento?

José Trigueiro
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 88
Idade : 57
Localização : Açores - Terceira
Ocupação : Pai de família
Interesses : Pai de família não tem hobbies
Data de inscrição : 04/06/2007
Pontos/Reputação : 20

Ir para o topo Ir para baixo

XCJ: Sistema AV Empty Re: XCJ: Sistema AV

Mensagem  xcj 26/7/2007, 16:38

Contraste varia se as camaras onde as lentes são acopladas aos tubos têm líquido lá dentro ou apenas ar (Air Coupled (AC) ou Liquid Coupled LC). OS LC's são os que têm melhor contraste, é normal falar-se em valores de 10000:1 a 30000:1 em projectores CRT, impossível com qualquer outra tecnologia de projecção actual.

Luminosidade varia do tamanho dos tubos existe 3 classes comuns, os de 7",8" e 9" (existe também de 12" mas não são comuns), quanto maior a face do tubo maior o brilho.O meu é de 8" e tem 1000Ansi Lumens de pico.

Resolução: 7" e 8" dão normalmente até 1600x1200 (resolução PC, mas podes por uma imagem 16:9 em formatos HDTV standart ou não standart, eu no meu de 8" estou a usar 1400x960@75Hz para PAL e 60hz para NTSC.Os de 9" dão até 2500x2000, o que é superior a qualquer FULL HD!

A comparação é fácil, o nível de preto é mesmo preto e não cinzento escuro, e não se vê pixeis! Podes aproximar-te da parede à distância que queiras e não vês pixeis, aparte disso os LCD e DLP's têm defeitos de imagens associados (vertical banding, pannel registration e arco-iris) que os CRT não têm. Experimenta ver um sinal HD num Smile

O afino faz-se uma vez, ou sempre que queiras mudar o sinal que lhe envias ou alterar o tamanho do ecran.Se te decidires em um ou dois tipos de sinais memorizas as configurações dos mesmos e o projector vai buscar-las sempre que recebe esses tipos de sinais.Não é necessário andar a ajustar periodicamente, no entanto como tudo é ajustavel é natural que uma pessoa se sinta tentado a fazer experiencias.

O meu foi todo ajustado por mim e não sou profissional, os barco têm um setup muito intuitivo que é bastante acessível, os forums preenchem as lacunas, nos nacionais estou ao vosso dispor.Nos internacionais tens dezenas de pessoas dispostas a ajudar.No entanto há varias coisas a ajustar e para as aprender há uma curva de aprendizagem.

Quanto ao barulho varia conforme o modelo e marca, tem a ver com o design do chassis, o numero de ventoinhas, rotações das mesmas, etc, o barco 808 que eu tenho é mais silencioso que os DLP's que tive.

Para quantificar as diferenças e características entre marcas e modelos consulta este link:

http://www.curtpalme.com/Projector_Rankings.shtm
xcj
xcj
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 86
Data de inscrição : 17/06/2007
Pontos/Reputação : 4

Ir para o topo Ir para baixo

XCJ: Sistema AV Empty Re: XCJ: Sistema AV

Mensagem  José Trigueiro 27/7/2007, 10:00

Gracias pelos esclarecimentos. Realmente estou impressionado. Pensava que quando substituísse o meu 4805 fosse para outro dlp, talvez outro Infocus, mas de alta resolução. Mas depois da tua descrição, essa direcção de evolução ficou em questão.

José Trigueiro
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 88
Idade : 57
Localização : Açores - Terceira
Ocupação : Pai de família
Interesses : Pai de família não tem hobbies
Data de inscrição : 04/06/2007
Pontos/Reputação : 20

Ir para o topo Ir para baixo

XCJ: Sistema AV Empty Re: XCJ: Sistema AV

Mensagem  xcj 27/7/2007, 14:28

A proposito, o no forum hifi tens uma thread bastante completa sobre o assunto com links muito uteis, e se explorares o site "www.curtpalme.com" tens muita informação e tuturiais.
xcj
xcj
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 86
Data de inscrição : 17/06/2007
Pontos/Reputação : 4

Ir para o topo Ir para baixo

XCJ: Sistema AV Empty Crt é que esta a dar.

Mensagem  Farmamen 30/11/2007, 15:56

Ois,

XCJ, parabéns grande sistema.

Eu pessoalmente adoro crts.

Recentemente montei em casa dos papás um Barco 808s. Uma compra directamente da terra do chocolate ou Barco Motherland.

O bicho tem filtros de correcção nas lentes e tb o montei ( en cima de uma pequena mesa) sozinho.

Recentemente estou de olho num irmão gémeo, pois se este tb tiver os tubos impecáveis tb o compro.

Estou desejoso para voltar a Portugal no Natal e ligar a minha Ps3 ao Barco com o meu fresquinho hdfury (directamente de HongKong)

Futuramente envio imagens do sistema.

Abraço a todos e "CRT Rules"

Farmamen
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 7
Data de inscrição : 30/11/2007
Pontos/Reputação : 8

Ir para o topo Ir para baixo

XCJ: Sistema AV Empty Re: XCJ: Sistema AV

Mensagem  xcj 30/11/2007, 17:47

É bom não me sentir sozinho na doença! cheers

Eu ja uso desde o ano passado um conversor DVI-D para VGA , do moome, taiwanês muito conhecido no avsforum.com, e que agora também vende no www.curtpalme.com.

Eu agora ando com uma situação amarga para resolver, tinha encomendado (e pago) um barco graphics 1209s ao meu "dealer" e o mesmo morreu num acidente de automovel, agora ando a ver se resolvo o assunto com o irmão mas a situação está mal parada.Suspect

Já pensaste em converter o 808 para liquid coupled?
xcj
xcj
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 86
Data de inscrição : 17/06/2007
Pontos/Reputação : 4

Ir para o topo Ir para baixo

XCJ: Sistema AV Empty O gémeo chegou

Mensagem  Farmamen 30/11/2007, 21:40

Acabei de ir buscar o Gémeo!!!!

Trás um modulo externo Video Data Selector e um Universal VGA Interface.

Os tubos estão lindos branquinhos, branquinhos!!!

Funciona, mas vamos ver apos o instalar aqui no meu estúdio. Deve ser uma boa fonte de peças ou mesmo um futuro negócio, para já tou doido para o pôr a projectar.

Farmamen
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 7
Data de inscrição : 30/11/2007
Pontos/Reputação : 8

Ir para o topo Ir para baixo

XCJ: Sistema AV Empty 808lc

Mensagem  Farmamen 30/11/2007, 21:45

xcj,


Olha qto a liquid couple, ainda na sei sou um bocado ainda ver nos três tubos Smile.

Mas tb há um site aqui na Bélgica de um autêntico Guru da Barco

http://www.arbeysledge.freehomepage.com/

o Belga é um cromo a sério, e diz que é só hobby, hummm.

Se tiveres dúvidas ou precisares de partes de substituição fala com ele.

Tem tb uma boa colecção de 808lc paravenda entre outros.

"CRT RULES"

Farmamen
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 7
Data de inscrição : 30/11/2007
Pontos/Reputação : 8

Ir para o topo Ir para baixo

XCJ: Sistema AV Empty Re: XCJ: Sistema AV

Mensagem  xcj 3/12/2007, 12:01

Boas, já ligaste a PS3 ? Forçaste a NTSC? É que as fontes HD em PAL têm o sinal mal formatado , precisas de um scaler para o corrigir, ou então tens de compensar electronicamente.

O defeito do sinal PAL é ficar com menos largura, porque o sinal tem uma frame mais larga que a imagem util.

Se precisares de ajuda a calibrar apita.
xcj
xcj
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 86
Data de inscrição : 17/06/2007
Pontos/Reputação : 4

Ir para o topo Ir para baixo

XCJ: Sistema AV Empty Estou maluco!!!!!

Mensagem  Farmamen 20/12/2007, 18:41

Hoje comecei os testes com a Ps3 e o projector...na estou a perceber nada liguei a ps3 por hdmi com o fury e apenas o tubo verde e vermelho apresentam imagem o azul parece desligado ( imagem muito tenue)

Não sei o que fazer, alguém tem sugestão?

Farmamen
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 7
Data de inscrição : 30/11/2007
Pontos/Reputação : 8

Ir para o topo Ir para baixo

XCJ: Sistema AV Empty Re: XCJ: Sistema AV

Mensagem  Nochnoi gost 21/12/2007, 02:10

(1) Passa pf a pergunta para o forum home cinema, este topico é do xcj e do seu sistema

(2) Especialistas CRT é no AVSForum.com, mas:

(3) Para te dar uma ajudinha, como ligas HDMI nele ? compraste o HDMI stripper para Barco? O HDMI stripper foi soldado internamente ao amplificador de video de cada tubo, ou é externo e liga às RGBHV neg sync da Barco? Se for externo ja testaste outro port no Barco? Ja testaste a VGA-->RGB normal com um PC pex para ver se sucede o mesmo? é fundamental que o testes com outra fonte de sinal...
Nochnoi gost
Nochnoi gost
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 525
Idade : 52
Localização : Lisboa...
Interesses : Estou neste forum, certo :)?
Data de inscrição : 07/06/2007
Pontos/Reputação : 190

Ir para o topo Ir para baixo

XCJ: Sistema AV Empty Updates para breve.

Mensagem  xcj 9/4/2012, 16:43

Olá a todos, passaram uns bons anos desde que fiz o post e vou partilhar dentro em breve um update do sistema, sistema este em que poucos são os componentes que aínda são os mesmos.
xcj
xcj
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 86
Data de inscrição : 17/06/2007
Pontos/Reputação : 4

Ir para o topo Ir para baixo

XCJ: Sistema AV Empty Re: XCJ: Sistema AV

Mensagem  manel1 10/4/2012, 07:24

Venham daí os upgrades e de preferencia com fotos para não cansar tanto a vista Laughing

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

XCJ: Sistema AV Empty 5 anos depois!

Mensagem  xcj 30/4/2012, 01:06

Olá a todos, achei interessante a ideia de fazer uma actualização passados estes anos todos, é curioso que a maior parte das coisas que tinha previsto para upgrades no post original concretizaram-se, e muitas outras que não estavam previstas na altura. Na altura o HD era algo aínda experimental (pelo menos para mim), hoje é banal e agora o experimental é o 3D.

Começo por mostrar uma foto geral da sala (que também ela própria sofreu alguns upgrades).

XCJ: Sistema AV Cimg3910

Nessa foto já se vê que o projector é outro, agora uso um JVC X3, que podem ver melhor na foto abaixo (o equipamento em cima é o emissor de sincronismo para os oculos 3D por infra-vermelhos):

XCJ: Sistema AV Cimg3911

Este projector para quem não conhece usa a tecnologia DILA que permite um contraste e nivel de pretos equivalente aos projectores CRT.

Abaixo fica uma foto geral do móvel onde está todo o sistema (excepto displays e colunas e subwoofer).

XCJ: Sistema AV Cimg3912

O móvel em si também sofreu upgrade, o equipamento infelizmente já não cabia no movel anterior, depois de procurar em vários sítios optei por juntar dois moveis do ikea e alterar-los , tirei as pernas e as gavetas, mandei fazer prateleiras extra e montei-as nas partes onde estariam as gavetas. Também se vê que a coluna central é agora uma KEF Q9c. As colunas frontais são as mesmas mas estão um bocado mais à frente (sugestão dada neste post por outro colega forista que gostei e apliquei) por fim a TV é agora uma de 40" LED 3D (Samsung C7000).

Começando pelo "coração do sistema" , o receiver e o processador de video:

XCJ: Sistema AV Cimg3915

O Rotel foi substituído por um Denon AVR4806 que quando o ouvi pela primeira vez em multicanal com um DVD que já tinha, parecia-me que as colunas e o DVD em sim eram novos, o som era completamente diferente mais aberto e cheio de pormenores que antes não ouvia.

O processador de video foi tal como tinha previsto no post original substituido por um VP50 (cuja diferença principal é processar fontes 1080P, o VP30 tinha output 1080P mas só processava até 1080i).

Continuando com as fontes standard:

XCJ: Sistema AV Cimg3913

O video VHS e o leitor de DVD continuam a ser os mesmos e a ter o mesmo tipo de uso, mas agora também uso um leitor de blueray 3D (Samsung C5900 que foi oferecido na compra da TV).

Passando às fontes gaming/multimedia/tv:

XCJ: Sistema AV Cimg3916

Esta parte do movel é a que tem de facto mais equipamento concentrado, na prateleira de baixo continua a velhinha XBOX1 que raramente é ligada mas continua a funcionar, logo acima temos uma Xbox 360 (que não é um upgrade da branca mas sim uma versão unmoded). Acima está a PS3 (tal como previsto para upgrade no post original) mas não contará como upgrade dado que a PS2 continua no sistema). Acima da PS3 temos à esquerda a box da ZON (Iris que é HD, outra coisa que estava à espera já no post original). À direita temos um PC ATOM ION 330 (da Asrock) que corre uma versão do XBMC sobre linux (XBMC Ubunto), este equipamento é sem qualquer duvida a fonte mais usada neste sistema, uso o XBMC para ouvir musica (MP3, OGG, FLAC,etc) para ver filmes em HD ou 3D (formato side-by-side) para ver séries em SD ou HD e fotos.

Entre a 360 e a PS3 está também um HDMI matrix (a mesma coisa que um switch mas com dois outputs que podem estar a usar a mesma fonte ou fontes diferentes).

E por ultimo:

XCJ: Sistema AV Cimg3914

A velha Xbox branca, que embora a caixa ainda seja a mesma, a motherboard já foi trocada devido a uma avaria, ao seu lado está uma WII e por baixo a velha PS2 que ainda é usada hoje em dia!

As colunas traseiras são as KEF Q15 que no post original tinha mencionado que estava à espera que ficassem disponíveis, o subwoofer é o mesmo ainda e foi relocalizado para o lado do sofá dado que o móvel roubou-lhe o espaço, esta localização deu-lhe um grave mais forte (tive que baixar o volume dele). Os cabos nas fotos das secções do sistema como são de um angulo baixo podem-se ver um tanto desorganizados, como ainda vou fazer umas alterações no path do video e audio não os prendi ainda nas posições definitivas, quando estiver tudo tiro fotos novas e da parte traseira do móvel também (as alterações do móvel incluíram também uma pequena estrutura para prender cabos que vou mostrar também quando estiver tudo terminado). E nessa altura farei também um esquema que mostra o caminho do audio e video e as ligações usadas em cada troço.

Este equipamento sistema usa rede local estruturada, tendo um switch pequeno na parte de trás do móvel, estando ligados por ethernet o PC,a PS3,Xbox 360 (branca, a preta está por wifi) e a xbox1, a TV e o Blueray (usando estes dois a ligação para fazerem upgrades de firmware automáticos), o switch é apenas 10/100 para quem tenha duvidas de os 100MBit/s chegam para HD fiquem a saber que chegam e sobram.

E por fim, um pormenor que é importante, todo os componentes excepto WII e PS2 são comandados por um único comando da logitech (Harmony 785).

É tudo, prometo que o próximo update não será daqui a cinco anos Smile
xcj
xcj
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 86
Data de inscrição : 17/06/2007
Pontos/Reputação : 4

Ir para o topo Ir para baixo

XCJ: Sistema AV Empty Re: XCJ: Sistema AV

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos