Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!?

+3
Wireless
SOUND
facso
7 participantes

Ir para baixo

Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? Empty Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!?

Mensagem  facso 17/5/2010, 18:29

olá a todos caros colegas foristas...

estive em Aveiro na exposição gostei muito do que ouvi em algumas salas. Fiquei deleitado com a sala da ultimate audio onde estavam as colunas TAD com electrónica KARAN... ai se eu fosse milionário...

adorei mesmo... para mim foi o melhor som que ouvi na exposição! espectacular mesmo! com um realismo assustador.

fiquei tambem muito supreendido com o "poder" dos pequenos amplificadores NuForce... que podem ter o tamanho de uma calculadora, mas que tocam como "coisas" bem grandes. a meu ver só com um problema...era sala a menos para tão grande coluna (uma torre Focal).


algum dos caros colegas esteve também presente?

cumprimentos a todos.
facso
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 403
Ocupação : Bastante!
Interesses : Diversos, mas este é um grande...
Data de inscrição : 21/04/2010
Pontos/Reputação : 595

Ir para o topo Ir para baixo

Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? Empty Re: Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!?

Mensagem  Convidad 17/5/2010, 18:38

Se o equipamento exposto pela ultimate audio erá o mesmo do audio-show em lisboa (e parece-me que sim) então trata-se de um som deveras impressionante. Estive lá a ouvir o Steve Ray Vaughn, (Couldn't Stand the Weather) no gira monstro da Kuzma, e o realismo era assustador, realmente muito bom. Mas para além de ter que ser abastado, teria que mudar de casa para albergar todo aquele equipamento. Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? Icon_biggrin

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? Empty Re: Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!?

Mensagem  facso 17/5/2010, 18:58

boa tarde caro António...

deveras impressionante devo dizer
!!!

e apesar de crer que o equipamento diferia um pouco da exposição que mencionou, pois as TAD eram as monitores ( que são grandes á brava na mesma) e muito muito muito, muito caras também ( penso que cerca de 30.000€) segundo me informaram.
a fonte era um escandaloso leitor de CD PlayBack (de uns bons milhares de euros também) e a electrónica KARAN ( que eu desconhecia) mas pela qual automaticamente me apaixonei imediatamente, também muitíssimo cara! (pre e power)

eu penso que tirei pelo menos uma foto e um vídeo a essa sala com uma maquina que não é minha, mas assim que a tenha aqui em casa vou tentar postar para todos os caros colegas que não foram poderem ver também

não está ao alcance de todos... fiquei fascinado.
facso
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 403
Ocupação : Bastante!
Interesses : Diversos, mas este é um grande...
Data de inscrição : 21/04/2010
Pontos/Reputação : 595

Ir para o topo Ir para baixo

Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? Empty Re: Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!?

Mensagem  SOUND 18/5/2010, 09:51

Como podem calcular eu nao estive la Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? Icon_lol mas apos ter visto os videos de altissima qualidade sonora, do JVH, fico com a sensacao de que os sistemas da Meridian e da Nuforce devem ter arrasado a concorrencia Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? Icon_lol estarei enganado? Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? Icon_razz


http://www.hificlube.net/Sections/Details.aspx?articleID=23481§ionID=4











.
SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Localização : Neverland
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1074

Ir para o topo Ir para baixo

Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? Empty Re: Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!?

Mensagem  Wireless 18/5/2010, 15:53

Carissimos Facso e António,

Antes demais gostava de agradecer a todos os que se deslocaram a Aveiro! A julgar pelas reacções in loco o resultado foi do agrado de uma grande maioria o que nos deixa realmente satisfeitos e justifica o esforço que a Ultimate Audio tem feito no sentido de proporcionar audições de qualidade.

Aqui ficam umas fotos...

Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? DSC_7100
Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? DSC_7096

Sistema:
Colunas. TAD Compact Reference one
Preamp: Karan KAS-450
Power: Karan Acoustics KAL-Ref MkII
Leitor CD: Playback Designs MPS-5
Cabos: Kubala Sosna Elation e Emotion
Rack Symposium Isis
Bases Symposium Ultra

Ao vosso dispor para eventuais esclarecimentos!

Miguel Carvalho
Ultimate Audio
Wireless
Wireless
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 122
Idade : 45
Localização : Lisboa
Ocupação : ULTIMATE AUDIO
Interesses : AUDIO
Data de inscrição : 25/06/2007
Pontos/Reputação : 21

http://www.ultimate-audio.eu

Ir para o topo Ir para baixo

Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? Empty Re: Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!?

Mensagem  SOUND 18/5/2010, 18:30

SOUND escreveu:Como podem calcular eu nao estive la Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? Icon_lol mas apos ter visto os videos de altissima qualidade sonora, do JVH, fico com a sensacao de que os sistemas da Meridian e da Nuforce devem ter arrasado a concorrencia Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? Icon_lol estarei enganado? Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? Icon_razz


http://www.hificlube.net/Sections/Details.aspx?articleID=23481§ionID=4



Venham dai esses comentarios, mesmo que acutilantes Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? Lol







.









.
SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Localização : Neverland
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1074

Ir para o topo Ir para baixo

Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? Empty Re: Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!?

Mensagem  facso 18/5/2010, 19:36

disseram-me que a TAD é uma marca de colunas elite da pioneer...

será isto verdade?

cumprimentos a todos
facso
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 403
Ocupação : Bastante!
Interesses : Diversos, mas este é um grande...
Data de inscrição : 21/04/2010
Pontos/Reputação : 595

Ir para o topo Ir para baixo

Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? Empty Re: Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!?

Mensagem  joevalve 18/5/2010, 19:59

de acordo com a informação que disponho, a TAD está ligada à Pioneer, não sei a que nivel.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? Empty Re: Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!?

Mensagem  joevalve 18/5/2010, 20:20

acerca do show de aveiro, que teve uma fraca participação popular (o que foi excelente para quem se propunha ouvir as coisas com calma) apenas direi o seguinte acerca dos sistemas que eu posso comprar:

é inacreditável como é que um maço de tabaco toca assim acolitado por umas colunas da JM Lab (91 dbs). este nuforce icon é mesmo um caso à parte, estou até convencido que se o escondessem muita gente iria pensar que outro amplificador estaria a tocar. o cd player da nuforce também me pareceu muito bom (1400 euros salvo erro) e ainda por cima colocaram música conhecida mais terra a terra e tiveram a gentileza de colocar cds a pedido.

outra grata surpresa o conjunto digital da Pro-Ject em que por cerca de 1000 euros se podia ouvir um som muito muito bom onde umas colunas alemãs da Canton brilhavam (para além de serem lindas). Em vinil a coisa esteve também muito bem.

outra boa surpresa as colunas monitoras da Xavian que o MikeF colocou a acolitar o gira discos do Rui Borges.

Na demonstração dos cones, gostei muito das colunas Proac D28. quanto aos cones as opiniões naturalmente dividem-se, era interessante fazer a demonstração do principio ao fim sempre com a mesma faixa. Isso foi proposto por um forista mas o demonstrador recusou, o que é estranho.

Sobre os sistemas que não posso comprar, direi apenas que mesmo que tivesse dinheiro não compraria nenhum deles, então o da Imacustica era mesmo para esquecer lembrando a célebre frase "a montanha que pariu um rato" (mas deve ser defeito meu).

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? Empty Re: Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!?

Mensagem  SOUND 18/5/2010, 20:51

vinilsuporter escreveu:acerca do show de aveiro, que teve uma fraca participação popular (o que foi excelente para quem se propunha ouvir as coisas com calma) apenas direi o seguinte acerca dos sistemas que eu posso comprar:

é inacreditável como é que um maço de tabaco toca assim acolitado por umas colunas da JM Lab (91 dbs). este nuforce icon é mesmo um caso à parte, estou até convencido que se o escondessem muita gente iria pensar que outro amplificador estaria a tocar. o cd player da nuforce também me pareceu muito bom (1400 euros salvo erro) e ainda por cima colocaram música conhecida mais terra a terra e tiveram a gentileza de colocar cds a pedido.

outra grata surpresa o conjunto digital da Pro-Ject em que por cerca de 1000 euros se podia ouvir um som muito muito bom onde umas colunas alemãs da Canton brilhavam (para além de serem lindas). Em vinil a coisa esteve também muito bem.

outra boa surpresa as colunas monitoras da Xavian que o MikeF colocou a acolitar o gira discos do Rui Borges.

Na demonstração dos cones, gostei muito das colunas Proac D28. quanto aos cones as opiniões naturalmente dividem-se, era interessante fazer a demonstração do principio ao fim sempre com a mesma faixa. Isso foi proposto por um forista mas o demonstrador recusou, o que é estranho.





Sobre os sistemas que não posso comprar, direi apenas que mesmo que tivesse dinheiro não compraria nenhum deles, então o da Imacustica era mesmo para esquecer lembrando a célebre frase "a montanha que pariu um rato" (mas deve ser defeito meu).




Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? 268391

Caro Jose Mario, obrigado pelos teus comentarios. Apreciei muito a tua sinceridade, os forums sao mesmo para isto (troca de experiencias). Ja suspeitava que os Nuforce tinham feito boa figura, ate a partir dos videos do JVH se nota que tocam muito bem Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? Icon_biggrin . Quem nao gostar dos comentarios negativos que se aguente a bomboca ou entao dedique-se a pesca Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? 807962
SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Localização : Neverland
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1074

Ir para o topo Ir para baixo

Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? Empty Re: Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!?

Mensagem  joevalve 18/5/2010, 21:30

caro sound

a opinião pessoal é apenas isso "pessoal" ao qual eu acrescento que o homem é sempre o fruto das suas circunstâncias. não pretendo "dizer mal" de nada, apenas livremente expressar aquilo que eu "ouvi" em função do meu gosto pessoal.

com uma ou outra excepção, eu diria que a nivel de high-end puro e duro as coisas andaram ela por ela, não havia assim grandes diferenças entre eles, independentemente dos seus preços. há sistemas que só tocam bem em salas grandes e esses factor é muito importante, sendo certo que se notava que alguns sistemas precisariam de mais espaço para se poderem exprimir melhor.

o que eu tenho pena é que havendo uma crise monetária a nivel nacional, estando o país cada vez mais pobre, porque é que não aparecem neste tipo de eventos mais equipamentos de preço acessível ? não seria mais prático e produtivo fazer um show com esse tipo de equipamentos, sei lá até 3000, 5000 euros por sistema? à entrada havia vários equipamentos mas estavam a maioria deles em exposição estática, confesso não me debrucei muito sobre eles.

quantas pessoas que visitaram o show estariam na disposição e com possibilidades de comprar por exemplo o sistema das TAD (para não falar noutros) em que só as colunas custavam o preço dum bom carro ?

depois não se podem queixar que a malta só compra mptretas e coisas do género, se só dão a conhecer o highend. eu se fosse expositor colocaria, por exemplo, o preço nos equipamentos de modo bem visível com as características respectivas, pelo menos ficávamos com uma ideia da relação qualidade/preço.

por último referir que entre a malta conhecida destas andanças foi realizado um almoço de convívio num restaurante self service próximo e que serviu em muitos casos para descobrirmos o personagem por detrás do nick e que teve continuação pela noite dentro pois como costumo dizer "há vida para além do hi-fi".

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? Empty Re: Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!?

Mensagem  Racional 18/5/2010, 21:33

vinilsuporter escreveu:de acordo com a informação que disponho, a TAD está ligada à Pioneer, não sei a que nivel.

Caro vinilsuporte
A TAD Technical Audio Devices é o departamento profissional para autofalantes da Pioneer e estão considerados como os mais
sofisticados e performantes no estado actual da técnica.

Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? Tad


Última edição por Racional em 18/5/2010, 21:41, editado 2 vez(es)

Racional
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 118
Data de inscrição : 08/02/2010
Pontos/Reputação : 241

Ir para o topo Ir para baixo

Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? Empty Re: Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!?

Mensagem  facso 18/5/2010, 21:36

vinilsuporter escreveu:

o que eu tenho pena é que havendo uma crise monetária a nivel nacional, estando o país cada vez mais pobre, porque é que não aparecem neste tipo de eventos mais equipamentos de preço acessível ? não seria mais prático e produtivo fazer um show com esse tipo de equipamentos, sei lá até 3000, 5000 euros por sistema? à entrada havia vários equipamentos mas estavam a maioria deles em exposição estática, confesso não me debrucei muito sobre eles.

quantas pessoas que visitaram o show estariam na disposição e com possibilidades de comprar por exemplo o sistema das TAD (para não falar noutros) em que só as colunas custavam o preço dum bom carro ?

depois não se podem queixar que a malta só compra mptretas e coisas do género, se só dão a conhecer o highend. eu se fosse expositor colocaria, por exemplo, o preço nos equipamentos de modo bem visível com as características respectivas, pelo menos ficávamos com uma ideia da relação qualidade/preço.

Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? 253862
facso
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 403
Ocupação : Bastante!
Interesses : Diversos, mas este é um grande...
Data de inscrição : 21/04/2010
Pontos/Reputação : 595

Ir para o topo Ir para baixo

Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? Empty Re: Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!?

Mensagem  SOUND 18/5/2010, 22:23

vinilsuporter escreveu:
o que eu tenho pena é que havendo uma crise monetária a nivel nacional, estando o país cada vez mais pobre, porque é que não aparecem neste tipo de eventos mais equipamentos de preço acessível ? não seria mais prático e produtivo fazer um show com esse tipo de equipamentos, sei lá até 3000, 5000 euros por sistema?
quantas pessoas que visitaram o show estariam na disposição e com possibilidades de comprar por exemplo o sistema das TAD (para não falar noutros) em que só as colunas custavam o preço dum bom carro ?

depois não se podem queixar que a malta só compra mptretas e coisas do género, se só dão a conhecer o highend. eu se fosse expositor colocaria, por exemplo, o preço nos equipamentos de modo bem visível com as características respectivas, pelo menos ficávamos com uma ideia da relação qualidade/preço.





Jose Mario, eu nao estou muito por dentro do mercado de hi-fi portugues, como ja decerteza constataste. No entanto gostaria de comentar o seguinte: ha cerca de 2 anos, numa revista de audio inglesa, um leitor perguntava porque e que esta apenas fazia testes a equipamentos high-end, a resposta do audio reviewer foi de que estes equipamentos eram os que mais se vendiam, e os equipamentos de entrada nao tinham expressao nas vendas. Provalmente e tambem o que se passa em Portugal.
SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Localização : Neverland
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1074

Ir para o topo Ir para baixo

Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? Empty Re: Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!?

Mensagem  SOUND 18/5/2010, 23:49

Ou seja , ha crise mas nao e para todos. A crise e so para os tesos Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? 943847 Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? 807962 Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? 807962 Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? 807962
SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Localização : Neverland
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Data de inscrição : 28/05/2007
Pontos/Reputação : 1074

Ir para o topo Ir para baixo

Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? Empty Re: Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!?

Mensagem  Convidad 18/5/2010, 23:55

SOUND escreveu:Ou seja , ha crise mas nao e para todos. A crise e so para os tesos Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? 943847 Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? 807962 Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? 807962 Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? 807962

Estava a ver que não chegavas lá..... Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? 807962

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? Empty Re: Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!?

Mensagem  Kryll Garnash 19/5/2010, 11:38

Costumava encarar este tipo de demos como uma oportunidade unica de experimentar aquilo que nunca poderia comprar. Á muito que não ia a nenhum e depois de ter visitado o show de Aveiro concluo que mesmo que podesse, não compraria nada. Ou estou a ficar velho e chato ( exigente ), ou o que tenho em casa é melhor do que pensava ou então passa-se algo errado. Na sala da B&W fiquei impressionado com a estética das colunas, todas elas. O som? Parecia que tinha acabado tudo de sair da fábrica... TAD com Karan tambem foram os meus favoritos, pena a má qualidade de algumas gravações, mas isso como verifiquei acabou por ser regra geral em todo o show. Na sala da Ajasom, vi uma parafernália de equipamento que nunca mais acabava. Só a fonte eram 4 caixas!!! E pensar que existem pessoas que acusam o AV de ser, pasmem, complicado. Para que tanta coisa para só ouvir musica? O som? No meio de tanta caixa devem ter-se esquecido de ligar alguma. Na sala da imacustica tal como alguem escreveu antes a montanha pariu um rato. Uma vez mais ficou provado que " naves espaciais " não servem para tocar musica. As colunas decerto será necessário ser Mágico para as conseguir vender aqueles preços. O amp, pela estetica e funcionalidade e por ser compravel esteve bem. Nas salas mais pequenas foi onde tive as maiores surpresas. Sonus Faber no seu melhor. No geral, achei um show fraco e tendo em conta este e outros que se fazem neste mundo fora, parece-me que a musica perdeu importância em favor do equipamento propriamente dito. É pena, mas compreendo que os fabricantes queiram tentar justificar os preços que praticam. Em meu entender, não conseguem...

Kryll Garnash
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 34
Localização : Ourem
Data de inscrição : 25/09/2007
Pontos/Reputação : 14

Ir para o topo Ir para baixo

Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? Empty Re: Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!?

Mensagem  JVH_HIFICLUBE 19/5/2010, 12:02

Caro Kryll (parente da Krell?)

Talvez se for rever a matéria dada, visionando os videos na minha reportagem (com auscultadores de preferência), mude de ideias. Havia por lá coisas a tocar bem, na medida em que é possível montar num dia um equipamento complexo numa sala estranha: Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? Kopfschuettel


http://www.hificlube.net/Sections/Details.aspx?articleID=23481&sectionID=4



Saudações audiófilas



JVH-HIFICLUBE.NET

JVH_HIFICLUBE
Imprensa
Imprensa

Número de Mensagens : 75
Data de inscrição : 22/06/2009
Pontos/Reputação : 86

Ir para o topo Ir para baixo

Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? Empty Re: Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!?

Mensagem  Convidad 19/5/2010, 12:10

Estou em querer que os próprios expositores nem sempre ficam satisfeito com os resultados que conseguem atingir. Mas mesmo que nem tudo nos agrade, penso que é de elogiar o esforço e dinheiro despendido num mercado bastante difícil. Pelo menos tentam.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? Empty Re: Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!?

Mensagem  facso 19/5/2010, 17:29

também estou completamente de acordo com o colega António silva...

cumprimentos!
facso
facso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 403
Ocupação : Bastante!
Interesses : Diversos, mas este é um grande...
Data de inscrição : 21/04/2010
Pontos/Reputação : 595

Ir para o topo Ir para baixo

Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!? Empty Re: Highend Show® 2010 - AVEIRO e que tal?!?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos