Fórum audiopt.net
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Meu Sistema e a doença (mitigada) da upgradite!

+2
Mr.Spock
Machado
6 participantes

Ir para baixo

O Meu Sistema e a doença (mitigada) da upgradite! Empty O Meu Sistema e a doença (mitigada) da upgradite!

Mensagem  Machado 9/6/2008, 18:35

Descrevo aqui a minha maquinaria e um bocadinho do historial que levou à sua composição:

Material:
"Eléctricos": PRIMARE - SPA21, DVD30 c/ SDI
"Caixotes": PROAC - Studio 140 para o par frontal, Studio 130, para as "traseiras", Subwoofer Response ER1 e Central Response CC2 + Laterais Monitor Audio
Filtro de corrente Isotek Mini Sub, com cabo Supra LoRad
Cabos: Interconet: Van den Hull Integration para o canal frontal, QEd Qunex 3 para os restantes Canais e Audioquest (em Standby)
Cabos: Colunas: QED XT 350 (bicabladas frontais e central) e QED Silver Anniversay para as traseiras (a precisar de upgrade?) e cabo de Origem PROAC para o Subwoofer (já lá esteve o QED PERFORMANCE MSW PMSW6 - terá sido asneira substitui-lo...)
Projector: Hitachi PJTX-200 com Ligação HDMI ao Cinemateq
Scaler Cinemateq Picture Optimizer Plus HD c/ SDI
(mais algumas velharias, que ainda não tive coragem de dar ou vender)

Melhoriazinha ponderada em perspectiva: Power A31.2 ou 33.2 (sei que são sucessores do A30.2, mas ainda não descobri qual a diferença entre eles, para além do peso, o que deve dar alguma garantia de débito de corrente, não é?) a controlar pelo SPa21.

Como um homem não é de ferro e tem que fazer jus à eterna insatisfação, para melhorar as prestações, que tal "saltar" para umas QUAD 2905, como colunas frontais? Ou talvez não combinassem com a restante tralha PROAC e fosse mais ajuizado mudar para as ProAc D28/D38, quando chegar a hora. Se chegar!... É preciso ter Calma, como diz o outro!

Este gosto nasceu em 1978, quando adquiri, na base americana das Lajes - vítima de alguma especulação à mistura - um "receiver" Pioneer SX-950 (que ainda funciona, e bem) - http://www.classicaudio.com/forsale/pio/SX950.html- acompanhado de um gira-discos Pioneer PL-400 e altifalantes - eram mesmo colunas, na altura, da gama não muito alta, mas quase quadrados e enormes, também da Pioneer. A maluqueira saíu-me cara: cerca de 9 meses de salário na altura (85 contos) e ainda mais violenta para quem começara a trabalhar há poucos anos. Depois, no início de '90 adicionei-lhe um leitor de CD's e substitui os caixotes por umas Mission 765. Está ainda tudo por cá, a aguardar nem sei o quê. Ainda se conseguem ouvir mas o equipamento mais recente é que manda.


Última edição por Machado em 12/6/2008, 02:48, editado 3 vez(es)
Machado
Machado
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 53
Localização : Pico - Açores
Interesses : Música, Canto, Leitura, Fotografia
Data de inscrição : 07/06/2008
Pontos/Reputação : 31

Ir para o topo Ir para baixo

O Meu Sistema e a doença (mitigada) da upgradite! Empty Re: O Meu Sistema e a doença (mitigada) da upgradite!

Mensagem  Mr.Spock 9/6/2008, 23:47

Machado escreveu:

Como um homem não é de ferro e tem que fazer jus à eterna insatisfação, para melhorar as prestações, que tal "saltar" para umas QUAD 2905, como colunas frontais? Ou talvez não combinassem com a restante tralha PROAC e fosse mais ajuizado mudar para as ProAc D28/D38, quando chegar a hora.

Meu amigo :

Não lhe vou dar novidade nenhuma mas ainda há bem pouco tempo estive a ouvir calmamente umas Proac D38 durante cerca de 2 horas e ...não tem mesmo nada a ver com as Studio 140 Wink
Nem mesmo as D28 que fui ouvir pouco tempo depois. Aliás, fruto talvez das D28 estarem mais rodadas (dito pelo vendedor), gostei mais da gama média comparativamente às D38. Mas estas últimas em dinâmica, escala ...meu Deus !

Quanto às Quad a crítica está aí a colocá-las num pedestal embora no audioshow confesso que não gostei. Mas nos audioshows temos de dar um certo desconto. Sobretudo oiça e volte a ouvir as Quad quando estiver para decidir. A mudança de sonoridade pode ser um choque cyclops

Se está habituado e gosta de Proac, talvez a melhor solução esteja na propria marca.
E peço desculpa mas ainda não consegui gostar das 140, daí que o salto para as D28 ou D38 valha inegavelmente a pena.

Na minha opinião claro está Wink

Mr.Spock
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 423
Data de inscrição : 06/04/2008
Pontos/Reputação : 161

Ir para o topo Ir para baixo

O Meu Sistema e a doença (mitigada) da upgradite! Empty As dúvidas

Mensagem  Machado 10/6/2008, 02:26

Mr. Spock,

Agradeço-lhe muito a sua resposta e opinião, vinda de quem tem mais experiência e oportunidade de ouvir e comparar (por cá é mais difícil - Açores). Até mesmo esteticamente as D38 combinariam melhor com as restantes ajudantes do cinema e SACD multicanal - as 140 passariam para trás. E, juntando o Power Primare 31.2 ou 33.2 à conversa (o tal de que não sei as diferenças) naturalmente ganharia outro som, e subiria um degrau. O pior é a paridade euro/Libra que não se manifesta aqui. Continua a Imacústica a tê-las no seu catálogo por 4900€ - D28 e 7150€ - D38, quando no Reino Unido a parelha está em 3250£/4495£ o que se traduz em 4.085€/5.650€, um bocadinho(!) Mad menos que em Portugal, sobretudo as D38. Será que a Imacústica não acompanha as variações cambiais? É pena. Em Italia, aqui: http://www.newaudio.it/pro_ac.htm - estão por uns preços que não se entendem.
E comparativamente com umas B&W (803?), som diferente, com certeza...
Machado
Machado
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 53
Localização : Pico - Açores
Interesses : Música, Canto, Leitura, Fotografia
Data de inscrição : 07/06/2008
Pontos/Reputação : 31

Ir para o topo Ir para baixo

O Meu Sistema e a doença (mitigada) da upgradite! Empty Re: O Meu Sistema e a doença (mitigada) da upgradite!

Mensagem  Mr.Spock 10/6/2008, 22:32

Bom, temos de nos cingir à nossa realidade.
O salto ( e olhe que é mais que um degrau...), tem um custo claro.

Wink

Mr.Spock
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 423
Data de inscrição : 06/04/2008
Pontos/Reputação : 161

Ir para o topo Ir para baixo

O Meu Sistema e a doença (mitigada) da upgradite! Empty Re: O Meu Sistema e a doença (mitigada) da upgradite!

Mensagem  Machado 14/6/2008, 00:49

Soube que a Imacústica vai reduzir um bocadinho o tamanho da nota. Talvez assim esteja tentado a dar o salto. Mas o ideal seria quando for ao Porto - vou 2/3 vezes por ano a Coimbra - ouvir as "tentações" comparadas com as Studio 140. Creio que o Power Primare A33.2 ainda não está disponível em toda parte: Sabem se já chegou às nossas "praias"? Refiro o salto para este para funcionar com o SPA21. Talvez "case" melhor... Vamos lá a ver se consigo passar da ideia ao acto.

Restariam umas ProAc Studio 130 que poderia passar a quem estivesse à procura de umas.
Também tenho umas Mission 765 (quase) inactivas, que me deram muitas alegrias. Há-de haver quem se lembre que sucederam às célebres "Argonaut" Não sei se ainda valem coisa que se veja.

E nesta espectativa (também) vamos vivendo!...
Machado
Machado
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 53
Localização : Pico - Açores
Interesses : Música, Canto, Leitura, Fotografia
Data de inscrição : 07/06/2008
Pontos/Reputação : 31

Ir para o topo Ir para baixo

O Meu Sistema e a doença (mitigada) da upgradite! Empty Re: O Meu Sistema e a doença (mitigada) da upgradite!

Mensagem  joevalve 14/6/2008, 12:11

caro machado

a pressa na vida é por vezes nefasta. em audio passa-se o mesmo, o desejo de ter, de mudar, de possuir feito incorentemente só nos traz prejuizos.

por isso dou-te um conselho, vai com calma, não idealizes coisas que depois não sabes se se vão concretizar. às vezes colocamos muitas expectativas numas colunas só porque são bonitas, são a última novidade e depois de as ouvirmos ficamos decepcionados pois elas não correspondem eventualmente aos nossos desejos mais íntimos.

em audio há que ouvir, comparar, experimentar. só depois devemos dar o salto se o novo upgrade for significativamente superior ao instalado. mudar por mudar revela-se por vezes trágico e com o consequente custo económico.

eu compreendo que viver nos açores deve ser complicado em termos de oferta audio, isso deve ser tipo "deserto", mas como vens ao continente logo dissiparás algumas dúvidas. nada substitui a audição no nosso ambiente doméstico, mas no teu caso isso é mais ou menos utopia, logo tens de estar bem municiado para poder comparar.

há muitas marcas de colunas no mercado, compreendo que no teu caso a escolha seja ainda mais dificil, mas já que gostas das Proac que ao menos as possas disfrutar em toda a sua plenitude. e há sempre o mercado de usados que em muitos casos se revelam altamente compensadores em termos económicos.

quanto às antigas Mission 765, só tu poderás saber o que elas valem por comparação com as actuais. os portes para o continente não devem ser nada meigos, se as venderes se calhar é preferivel ser no mercado local. as minhas actuais vieram da madeira e foi uma fortuna que paguei pelo seu envio.

cumps

jose mario

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1180
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1354

https://sites.google.com/site/joevalve/

Ir para o topo Ir para baixo

O Meu Sistema e a doença (mitigada) da upgradite! Empty Re: O Meu Sistema e a doença (mitigada) da upgradite!

Mensagem  Machado 19/6/2008, 14:42

Pede-se o favor de um conselhozinho: Acham que, para "upgradar" o sistema, e já que estou tentado a juntar à dança o Primare A31.2 ou 33.2 (o primeiro é capaz de já ter morrido), em termos de colunas, ficaria mais bem servido - já estou a "ouvir" alguém a dizer, como os nossos jornalistas de pacotilha: pois, "melhor servido" é que é, e não é, não senhor! mas não é de Português que aqui se trata - com umas Electrostáticas, tipo Martin Logan Vantage (as Clarity foram à vida, não foram?) ou como tenho ProAc, subir a parada nesta marca. Opiniões, aceitam-se, pagando-se com um Verdelho ou Licor de Amora, quando alguém vier para estes lados, pode ser? É que estou muito longe dos locais ideais para ouvir, e outros ouvidos mais "rodados" podem ajudar.
Machado
Machado
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 53
Localização : Pico - Açores
Interesses : Música, Canto, Leitura, Fotografia
Data de inscrição : 07/06/2008
Pontos/Reputação : 31

Ir para o topo Ir para baixo

O Meu Sistema e a doença (mitigada) da upgradite! Empty Re: O Meu Sistema e a doença (mitigada) da upgradite!

Mensagem  Mr.Spock 21/6/2008, 20:06

Já dei a minha opinião, reforço dizendo que, para o meu gosto pessoal, não troco colunas de caixa por colunas de painel.

Já agora veja o que leva este compincha audiofilo espanhol a vender as suas Proac 140

http://www.mundohi-fi.com/forum/viewtopic.php?t=14194

Mr.Spock
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 423
Data de inscrição : 06/04/2008
Pontos/Reputação : 161

Ir para o topo Ir para baixo

O Meu Sistema e a doença (mitigada) da upgradite! Empty Re: O Meu Sistema e a doença (mitigada) da upgradite!

Mensagem  Machado 16/11/2010, 13:28

Upgrade! Upgrade!

Passei a contar com mais companhia na Sala de Audição: Para o som frontal, acrescentei o Primare Pre30 e o Power A33.2 da mesma marca. E também as ProAc D38, que vão mandar as Studio 140 para trás substituindo as 130 (para ajudar a envolvência e "ambiência da sala de concertos" ou os "efeitos" dos filmes.) Parece que sou de ideias fixas! Mas como a combinação Primare/ProAc não soava mal! Juntei-lhes cablagem (heresia!?) Chord Chorus 2 XLR entre a fonte, o prévio e o Power e mais uns cabinhos de corrente Powerchord. (Aqui, embarquei no "canto da sereia" o que me leva a pensar se não deveria completar a tolice com uns Chord Epic 2 para as colunas, em vez dos QED bicablados).

Também veio no lote o R20, andar de phono para o Gira-Discos (um Pioneer fracote, e que já não ouço há imenso tempo). Quando houver paciência, há-de-se ligar para matar saudades de alguns "velhinhos".

Por falar em ambiência, quando a escuta não é em SACD Multicanal, "contruo" alguma adicionando ao som stereo (CD ou DVD em PCM Stereo) um pozinho do SPA21 com DSP multicanal - creio que Neo ES 6.1 Music - para as laterais e traseiras (fica em 7.1) e, francamente, gosto. Pode não ser muito "purista" ou desvirtuador do verdadeiro sabor da audição em stereo, mas o diabinho do SPA21 consegue fazer milagres, e soa melhor ao ouvido que muitas gravações em SACD!!!

Como fiz uma asneira na adaptação da sala, com o desnível da zona em que tenho as colunas e electrónica, para a zona de audição, arranjei uns "suportes" sólidos em granito da mesma altura do desnível, mas sinto que as D38 poderiam soar melhor no chão, embora o pórtico de graves seja diferente das Studio. Enfim, minudências! Nem quero crer que me esteja a preocupar com isto, mas se assim não fosse, não justificava a "eterna insatisfação"!

O que está na calha, num futuro não muito longínquo, espero, será uma fonte multi-formato com Blu-Ray para os bonecos e som de alta definição BR-Audio e SACD. Será que vou encalhar de novo num BD Primare que deve estar a sair para substituir o DVD30? E o SPA22 para substituir o SPA21? Pois não é de sonhos que também se faz a nossa vida de audiófilos+melómanos??? Assim classifico os confrades/participantes neste fórum pois creio que com os ensinamentos do Mestre Holbein e, entre outros, o Onga-ku, vamos passando – eu próprio incluído - a ser menos "audiotas"...
Machado
Machado
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 53
Localização : Pico - Açores
Interesses : Música, Canto, Leitura, Fotografia
Data de inscrição : 07/06/2008
Pontos/Reputação : 31

Ir para o topo Ir para baixo

O Meu Sistema e a doença (mitigada) da upgradite! Empty Re: O Meu Sistema e a doença (mitigada) da upgradite!

Mensagem  manel1 16/11/2010, 17:33

Viva

Parabéns pelas aquisições, também eu sou um apreciador do som das colunas Proac.
E como soam as novas aquisições? Foi um grande salto ou uma ligeira diferença?

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2073
Localização : Lamego
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Data de inscrição : 02/12/2009
Pontos/Reputação : 2465

Ir para o topo Ir para baixo

O Meu Sistema e a doença (mitigada) da upgradite! Empty Re: O Meu Sistema e a doença (mitigada) da upgradite!

Mensagem  EkvalkppK 16/11/2010, 20:11

Boas amigo Machado!

Mais um açoriano por cá, é com grande satisfação, os meus sinceros parabéns pelo seu sistema e novas aquisições!

Eu por cá também vou dando sinais de "upgradite", já adquiri as minhas novas colunas XTZ 89 Front, são umas colunas magníficas, boa relação qualidade/preço! As quais ainda se encontram em período de rodagem!

Saudações audiófilas!
EkvalkppK
EkvalkppK
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 363
Idade : 49
Localização : São Miguel - Açores
Ocupação : Técnico Comercial
Interesses : Hi-end, Car audio, DIY, Música com excelente qualidade.
Data de inscrição : 25/02/2009
Pontos/Reputação : 629

Ir para o topo Ir para baixo

O Meu Sistema e a doença (mitigada) da upgradite! Empty Re: O Meu Sistema e a doença (mitigada) da upgradite!

Mensagem  Machado 21/11/2010, 20:30

Pois houve melhorias notórias - não foi assim uma coisa abissal, mas nota-se outra autoridade no controle do som, há mais transparência, espacialidade e focagem, a definição é maior. Se antes podia ouvir música durante horas, agora apetece ouvir durante dias (assim se conseguisse!!!) - não cansa!

Ai, tanta música para ouvir e a vida tão curta (onde é que ouvi algo parecido??!!)

Alguém conhecedor me dê uma opinião sobre se ter elevado as colunas - já de si granditas (!!) - com os suportes de granito que coloquei para pô-las ao nível dos ouvidos, por ter a zona de audição rebaixada, poderá ter afectado muito os graves. Já fiz experiências: já as tive no chão, pareceu-me que aí tinham mais um bocadinho, mas agora deslocar 40kgs para mais comparações não é muito apetecível! Tenho ainda próximas as Studio 140. Como estas estão no chão noto nelas mais graves, mas mais ribombantes. Estão um bocado afastadas das paredes do fundo e laterais.

Agradecido.

Machado
Machado
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 53
Localização : Pico - Açores
Interesses : Música, Canto, Leitura, Fotografia
Data de inscrição : 07/06/2008
Pontos/Reputação : 31

Ir para o topo Ir para baixo

O Meu Sistema e a doença (mitigada) da upgradite! Empty Re: O Meu Sistema e a doença (mitigada) da upgradite!

Mensagem  Machado 21/11/2010, 21:15

Olá EkvalkppK,

Aqui deste lado, com o mar a dividir-nos sinto-me mais solitário, porque não conheço muitos audiófilos por cá...

Quero significar que não conheço muitos que valorizem a MÚSICA - exactamente em maiúsculas, mais ainda mais se for reproduzida com qualidade.

Parece que está tudo satisfeito com os mp3 e Ipods - música portátil para ouvir em trânsito. Para mim ouvir musica é, a maioria das vezes, como um cerimonial! Muita gente pensará que também é uma questão económica, mas não é preciso super-equipamentos para ouvir "grande" música. Poderá ajudar, sobretudo se forem criteriosos e estiverem informados na escolha do material.

Como é que se combate a ideia, sobretudo junto das novas gerações, que basta "obturar" os ouvidos com auscultadores ou "in-ear phones" para aceder às emoções que a música transporta?

Abraço do Pico!

Machado
Machado
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 53
Localização : Pico - Açores
Interesses : Música, Canto, Leitura, Fotografia
Data de inscrição : 07/06/2008
Pontos/Reputação : 31

Ir para o topo Ir para baixo

O Meu Sistema e a doença (mitigada) da upgradite! Empty Re: O Meu Sistema e a doença (mitigada) da upgradite!

Mensagem  ricardo onga-ku 21/11/2010, 21:45

Machado escreveu:Olá EkvalkppK,

Aqui deste lado, com o mar a dividir-nos sinto-me mais solitário, porque não conheço muitos audiófilos por cá...

Quero significar que não conheço muitos que valorizem a MÚSICA - exactamente em maiúsculas, mais ainda mais se for reproduzida com qualidade.

Parece que está tudo satisfeito com os mp3 e Ipods - música portátil para ouvir em trânsito. Para mim ouvir musica é, a maioria das vezes, como um cerimonial! Muita gente pensará que também é uma questão económica, mas não é preciso super-equipamentos para ouvir "grande" música. Poderá ajudar, sobretudo se forem criteriosos e estiverem informados na escolha do material.

Como é que se combate a ideia, sobretudo junto das novas gerações, que basta "obturar" os ouvidos com auscultadores ou "in-ear phones" para aceder às emoções que a música transporta?

Abraço do Pico!

Talvez esse combate passe pela educação do gosto musical; quanto mais complexa for a música pior soará nos auriculares e em mp3. Wink
ricardo onga-ku
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Localização : Terra d'Angles
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos/Reputação : 4662

Ir para o topo Ir para baixo

O Meu Sistema e a doença (mitigada) da upgradite! Empty Re: O Meu Sistema e a doença (mitigada) da upgradite!

Mensagem  Machado 22/1/2011, 17:05

Machado escreveu:
Alguém conhecedor me dê uma opinião sobre se ter elevado as colunas - já de si granditas (!!) - com os suportes de granito que coloquei para pô-las ao nível dos ouvidos, por ter a zona de audição rebaixada, poderá ter afectado muito os graves. Já fiz experiências: já as tive no chão, pareceu-me que aí tinham mais um bocadinho, mas agora deslocar 40kgs para mais comparações não é muito apetecível! Tenho ainda próximas as Studio 140. Como estas estão no chão noto nelas mais graves, mas mais ribombantes. Estão um bocado afastadas das paredes do fundo e laterais.

Agradecido.



Alguma opinião mesmo a frio?
Machado
Machado
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 53
Localização : Pico - Açores
Interesses : Música, Canto, Leitura, Fotografia
Data de inscrição : 07/06/2008
Pontos/Reputação : 31

Ir para o topo Ir para baixo

O Meu Sistema e a doença (mitigada) da upgradite! Empty Re: O Meu Sistema e a doença (mitigada) da upgradite!

Mensagem  Machado 22/1/2011, 17:07

Ainda não tive paciência de anexar fotos...
Machado
Machado
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 53
Localização : Pico - Açores
Interesses : Música, Canto, Leitura, Fotografia
Data de inscrição : 07/06/2008
Pontos/Reputação : 31

Ir para o topo Ir para baixo

O Meu Sistema e a doença (mitigada) da upgradite! Empty Re: O Meu Sistema e a doença (mitigada) da upgradite!

Mensagem  Machado 2/6/2020, 16:04

Ponto da Situação, incluindo a actualização de há já vários anos:

Primare BD32 - Leitor universal para Blu-Ray e Streaming.
Primare SPA23 - Amplificador Multicanal (com o Pré Amplificado Pre30 e A33.2) dá para som 7.1, embora não seja o fundamental da questão...)
Projector Panasonic - PT-AT6000
Servidor Streaming - Roon Nucleus
Streamer (extra) - Project Stream BoxS2 Ultra
DAC e PRE (extra) - Pre Box S2 Digital
Switch de Rede - Bonn N8 Silent Angel
Mais uns cabinhos novos, claro, ou não teria alimentado a mania condignamente.

Fiquem bem e ouçam só aquela música que subsistiu à prova do tempo... ou as novidades não-efémeras das promoções, pelas editoras, de "artistas" que não sobrevivem uma semana!...
Machado
Machado
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 53
Localização : Pico - Açores
Interesses : Música, Canto, Leitura, Fotografia
Data de inscrição : 07/06/2008
Pontos/Reputação : 31

Ir para o topo Ir para baixo

O Meu Sistema e a doença (mitigada) da upgradite! Empty Re: O Meu Sistema e a doença (mitigada) da upgradite!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos